Mais recursos para a educação nunca serão demais

06/06/2011 at 15:24 8 comentários

 O jornal O Estado de S. Paulo (A educação e o lucro das estatais, 05/06) mais uma vez bate na tecla de que a educação brasileira não enfrenta problema de escassez de recursos, mas que esses problemas decorrem da forma como os recursos são gastos.

Entretanto, o mesmo jornal e outros órgãos de comunicação afirmam todo o tempo que faltam investimentos em áreas como infra-estrutura, indústria e outros setores nos quais a iniciativa privada pode desenvolver negócios mais lucrativos. Na partilha dos recursos nacionais, como sempre, a área social é relegada a segundo plano.

Embora existam, sim, problemas com o gerenciamento dos recursos destinados à educação, não é menos verdade que o dinheiro atualmente aplicado é insuficiente para suprir as grandes necessidades educacionais brasileiras.

Recursos para a educação nunca serão demasiados. Com mais verbas é possível melhorar e ampliar a infra-estrutura de nossas escolas; mais dinheiro significa mais recursos tecnológicos para as escolas públicas; mais recursos financeiros permitem melhorar a remuneração dos professores, cujo piso salarial nacional (inegável e histórica conquista) ainda é baixo; uma carreira profissional atraente, de acordo com as necessidades dos profissionais da educação, não se fará sem considerável aporte de verbas.

Nós, da APEOESP, assim como a nossa confederação nacional, a CNTE, estamos na linha de frente da luta pela ampliação dos investimentos em educação, juntamente com muitas outras entidades da sociedade civil. Participamos de forma ativa da organização e realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE), onde foi a aprovada a resolução de lutar pela aplicação do equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até 2014. Emendas no mesmo sentido, apenas com diferenças nos prazos (entre elas uma do Conselho Nacional de Educação), foram protocoladas no Congresso Nacional, onde tramita o projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação (2011-2020).

Também apoiamos a emenda que prevê a aplicação de 50% dos lucros advindos da exploração do pré-sal na educação, por entendermos que essa riqueza nacional deve financiar o setor determinante para a continuidade do desenvolvimento nacional com distribuição de renda, oportunidades para todos e justiça social.

Hoje o Brasil avança rumo a um futuro melhor. Poderá avançar mais, com mais segurança, quanto melhor for a sua base educacional. Esta é a lição que muitas outras nações nos deixaram ao longo da história, sobretudo na segunda metade do século passado e início deste. Trilhar este caminho exige determinação e vontade política. E não entramos nesse jogo para perder.

About these ads

Entry filed under: Artigos. Tags: .

APEOESP obtém liminar em mandados que garantem inscrição para prova de mérito

8 Comentários Add your own

  • 1. Marisa  |  06/06/2011 às 19:23

    BOA TARDE!
    MAIS UMA VEZ VENHO PROCURAR UMA LUZ….
    COMO FICAM AS CATEGORIA “L” E “O”?
    OBRIGADA.

    Resposta
    • 2. apeoesp  |  07/06/2011 às 21:58

      Prezada professora Marisa,
      Esta questão ainda não está definida. Estamos lutando para que a lei 1093/09 seja revogada.
      Bebel

      Resposta
  • 3. Rose  |  07/06/2011 às 01:33

    Boa noite,
    São muitos os ataques a nossa categoria, mas ouço falar pouco nas inconstitucionais seis faltas médicas e na resolução de atribuição de aulas baseada no “perfil do professor”? Nada é falado, porém há colegas perdendo emprego por absolutismo de alguns diretores. O diretor escolhe o seu horário de trabalho e agora está despoticamente escolhendo o horário do professor! Absurdo.

    Resposta
    • 4. apeoesp  |  07/06/2011 às 22:09

      Prezada professora Rose,
      Temos falado, sim, e muito, em ambas as questões. A revogação da lei 1041/08 é um dos pontos de nossa plataforma para o plano de carreira.
      Bebel

      Resposta
  • 5. Felipe Rodrigues  |  10/06/2011 às 01:26

    Boa Noite Bebel, tudo bem? … Bom, sou professor categoria L, passei no concurso e já escolhi minha escola, porém não consegui escolher na minha cidade (santo andré), estando assim na diretoria de mauá. Preciso muito saber se ingressando eu terei direito ao artigo 22 no começo do ano para tentar voltar para santo andré pois a distância entre minha casa e a escola eh muito grande. Gostaria também de saber se essa lei do piso será válida a partir do ano que vem. Obrigado Bebel!

    Resposta
    • 6. apeoesp  |  13/06/2011 às 15:05

      Prezado professor Felipe,
      Deverá ingressar com mandado de segurança. Procure o departamento jurídico.
      Esperamos a aplicação da lei do piso o mais rapidamente possível.
      Bebel

      Resposta
  • 7. Rosimari Russo  |  23/06/2011 às 14:09

    Cara Colega

    Minha companheira de trabalho,ouviu de um representante da APEOESP,que o secretário da educação ira eliminar todas as categorias,deixando assim a atribuição como era,por pontuação.Gostaria de saber se isto é verdade
    Desde já,agradeço a atenção

    Resposta
    • 8. apeoesp  |  25/06/2011 às 16:08

      Prezada professora Rosemari,
      Não tenho essa informação, mas nossa luta é para que todos tenham condições dignas de contratação e de trabalho.
      Bebel

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 3,335,438 hits

Comentários recentes

apeoesp em Quem ataca os nordestinos tram…
apeoesp em Em defesa dos professores e da…

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 427 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: