Inscrições para remoção

07/04/2012 at 01:38 54 comentários

(matéria publicada no jornal Agora – resumo)

06/04/2012

Inscrição para professor mudar de escola começa na 3ª

Cristiane Gercina
do Agora

A Secretaria de Estado da Educação abrirá, na próxima terça-feira, as inscrições para os professores que queiram mudar de escola.

A lista com as vagas será publicada no “Diário Oficial” do Estado e também estará disponível no site da Educação, mas o professor poderá indicar qualquer unidade escolar, mesmo que não apresente vagas iniciais, pois poderá concorrer às vagas que serão abertas caso haja transferência de algum outro docente da unidade.

Podem participar do processo de transferência os professores efetivos.

Quem está em estágio probatório, ou seja, é professor recém-contratado da rede estadual, não pode pedir para mudar de escola.

Esse pedido poderá ser feito apenas depois de passar pelo estágio probatório, que tem duração de quase três anos.

Entry filed under: Artigos. Tags: .

Mais uma parcial sobre o pagamento do bônus Mais de 50% dos professores que participaram da enquete no site da APEOESP afirmam que não receberam o bônus

54 Comentários Add your own

  • 1. Heloísa  |  07/04/2012 às 17:58

    Será que não daria para a SEE publicar junto com as vagas disponíveis o valor que a escola recebeu no SARESP?

    Resposta
  • 2. Carla  |  07/04/2012 às 23:38

    Olá Bebel,
    O sidicato entrará com mandato de segurança coletivo para que os professores em estagio probatorio possam participar da remoção?
    Ou cada professor que queira deverá procurar o sindicato e entrar na justiça individualmente?
    Desde ja obrigada.

    Resposta
    • 3. apeoesp  |  10/04/2012 às 02:59

      Prezada professora Carla,
      Sim, vamos estudar esta possibilidade, embora não tenhamos tido êxito em processos coletivos quanto a este ponto, mas sim nos processos individuais.
      Bebel

      Resposta
  • 4. João Santos  |  08/04/2012 às 01:00

    Boa noite, a Apeoesp pretende entrar com madado de segurança coletivo, visando a participação dos professores ingressantes e que se encontrem em estágio probatório, no concurso de remoção, ou devemos entrar com madados individuais.

    João

    Resposta
    • 5. apeoesp  |  10/04/2012 às 02:58

      Prezado professor João Santos,
      Sim, vamos estudar essa possibilidade. Entretanto, em processos coletivos já não tivemos êxito neste ponto anteriormente, mas temos conseguido em processos individuais.
      Bebel

      Resposta
      • 6. Fernanda  |  10/04/2012 às 18:36

        Olá Prof. Bebel
        Me informei junto a apeoesp que mesmo estando no período de estágio probatório é para eu me inscrever no processo de remoção e quando indeferirem minha inscrição aí é que procedo com ação judicial, é isto mesmo? Terei tempo para entrar com ação judicial após a inscrição indeferida?

      • 7. apeoesp  |  12/04/2012 às 03:00

        Prezada professora Fernanda,
        A preocupação central deve ser a de garantir o seu direito. Quando a justiça lhe der ganho de causa ela também lhe garantirá os prazos.
        Bebel

  • 9. Junior Gabriel  |  08/04/2012 às 13:23

    Bebel, bom dia?

    Ingressei este ano como efetivo em um lugar distante da minha cidade. Estava com esperanças para a remoção mas pelo que vejo, nesta reportagem, não poderei fazer. Isso procede mesmo? Tem alguma outra forma para que eu consiga me inscrever nesta remoção?
    Abraços,

    Junior Gabriel

    Resposta
    • 10. apeoesp  |  10/04/2012 às 02:56

      Prezado professor Junior Gabriel,
      Somente por meio de ação judicial individual. Procure o departamento jurídico na sua subsede.
      Bebel

      Resposta
  • 11. Anderson  |  08/04/2012 às 23:04

    Boa Noite Bebel,
    Gostaria de saber se o professor em estagio probatório,pode tentar a participação através de um mandato de segurança,ou de alguma outra forma?
    Grato .
    Anderson

    Resposta
    • 12. apeoesp  |  09/04/2012 às 10:11

      Prezado professor Anderson,
      Sim, pode. Procure o departamento jurídico na sua subsede.
      Bebel

      Resposta
  • 13. Junior  |  08/04/2012 às 23:22

    Olá Presidenta, sou ingressante, esse será meu primeiro ano, ouvi dizer que após o primeiro ano poderia entrar na justiça, pois moro no litoral e trabalho no metrô conceição, gostaria de saber se isso confere e se conferir, como seria esse processo e quando posso entrar na justiça. Grande Abraço.

    Resposta
    • 14. apeoesp  |  09/04/2012 às 10:10

      Prezado professor Junior,
      Procure o departamento jurídico da APEOESP, na sua subsede.
      Bebel

      Resposta
  • 15. Carolina  |  10/04/2012 às 15:10

    Puxaa 25 vagas na minha região e eu tão longe de casa !!!
    Não acredito que não poderei participar da remoção, pq entrei através do último concurso que tem tantas limitações.
    TRISTEEEEE com essa situação, mto TRISTE!!!
    Esse mandado de segurança tem que ser feito em qual momento? Antes do período de inscrição ?? Que aliás são só 5 dias.

    Resposta
    • 16. apeoesp  |  12/04/2012 às 03:03

      Prezada professora Carolina,
      O mandado de segurança é feito após o indeferimento da inscrição ou se a inscrição for impedida.
      Bebel

      Resposta
  • 17. Thaisa  |  10/04/2012 às 21:02

    Olá, Bebel!

    Sou ingressante e consegui fazer minha inscrição pra remoção. Agora, pelo que andei lendo, será indeferido. Quando devo entrar com o mandado de segurança individual? Só quando acabar as inscrições?

    Resposta
    • 18. apeoesp  |  12/04/2012 às 02:57

      Prezada professora Thaisa,
      Somente após o indeferimento.
      Bebel

      Resposta
  • 19. Shirlei  |  10/04/2012 às 23:53

    Se eu entrar com um mandado de segurança individual para o concurso de remoção eles liberarão o acesso à inscrição? Pois ao entrar no gdae não tem a opção para remoção e acredito que o prazo seja muito curto para conseguirmos essa liberação até o dia 16/04. Tem alguma outra forma de nós ingressantes conseguirmos participar da remoção se não conseguirmos fazer a inscrição? Pois o artigo 22 nós não podemos participar, pois não tinhamos feito a inscrição.

    Resposta
    • 20. apeoesp  |  12/04/2012 às 02:55

      Prezada professora Shirlei,
      A questão do prazo não deve ser o centro da preocupação, e sim a garantia do seu direito. Procure o departamento jurídico da APEOESP na sua subsede.
      Bebel

      Resposta
  • 21. Aline  |  11/04/2012 às 11:08

    Olá Bebel, tudo bem?
    Gostaria de saber se para entrar com mandato de segurança coletivo precisa sair as inscrições indeferidas primeiro, ou se já pode entrar antes mesmo de sair indeferida? Obrigada

    Resposta
    • 22. apeoesp  |  11/04/2012 às 16:05

      Przeada professora Aline,
      É preciso que a inscrição seja indeferida.
      Bebel

      Resposta
  • 23. Edemir  |  11/04/2012 às 14:55

    Boa tarde!
    Apenas uma duvida, no começo do ano no periodo da atribuiçao de aulas pelo artigo 22, fiquei sabendo que a liminar/mandado de segurança que permitia esta atribuição tambem estendia o direito a remoção, isto é verdade?
    Prof. Edemir.

    Resposta
    • 24. apeoesp  |  12/04/2012 às 02:39

      Prezado professor Edemir,
      Não. O estágio probatório foi a única situação que a justiça não reconheceu no mandado de segurança coletivo, daí a necessidade das ações individuais, nos casos em que a inscrição não é aceita.
      Bebel

      Resposta
  • 25. Walmir  |  11/04/2012 às 19:47

    Boa tarde Bebel!
    Sou professor ingressante e me encontro no estágio probatório, hoje entrei em contato com a minha subsede da apeoesp e me disseram para aguardar, que por enquanto eles não tinham posição nenhuma sobre o concurso de remoção e a pessoa que me atendeu disse para eu já me inscrever, no entanto quando entro no sistema gdae com o login e a senha que possuo, é como se eu ainda fosse um candidato a ingresso e no sistema não aparece nenhum campo para realizar a inscrição. O que faço agora?
    Obrigado!

    Resposta
    • 26. apeoesp  |  12/04/2012 às 02:34

      Prezado professor Walmir,
      Você deve protocolar requerimento dirigido á CGRH (ex-DRHU) solicitando informações por escrito sobre a situação. Com base nessas informações escritas poderá ingressar com mandado de segurança individual.
      Bebel

      Resposta
  • 27. cristiane_al@hotmail.com  |  11/04/2012 às 22:17

    Tenho colegas que não conseguiram se remover no primeiro ano e não entraram com o mandado de segurança. Há realmente essa necessidade? Eu pretendo me remover.

    Resposta
    • 28. apeoesp  |  12/04/2012 às 02:20

      Prezada professora Cristiane,
      Sim, é necessário, para que possa tenhar a chance de se remover.
      Bebel

      Resposta
  • 29. gisele  |  12/04/2012 às 00:05

    gostaria de saber como faço para me inscrever no processo de remoção sou ingressante ainda estou no estagio probatório entrei nesse ano de 2012 sera que consigo pelo menos a inscrição pelo que vi ela vai acontecer pelo GDAE e não sei se já vão barrar a inscrição logo de cara e outra duvida teve uma turma que ingressou antes que a minha no ano passado 2011 e vocês conseguiram uma liminar coletiva para que eles pudessem participar da remoção porque não tentaram esta ano sendo que somos do mesmo concurso de ingresso?, porque participamos do mesma atribuição de aula que foi totalmente incoerente antes mesmo de terminamos os curso de formação e sermos realmente considerados aptos.

    Resposta
    • 30. apeoesp  |  12/04/2012 às 02:15

      Prezada professora Gisele,
      Você deve tentar a inscrição. Se não for aceita, deve tentar obter um documento, no sistema ou não, que explicite os motivos da não aceitação. Isto é base para o mandado de segurança. Se a inscrição for aceita, mas for depois indeferida, o mesmo procedimento.
      Bebel

      Resposta
    • 31. Carla  |  12/04/2012 às 13:49

      Gisele, a APEOESP não conseguiu que os ingressantes do ano passado se removessem estou tentando desde 2011 entrei com mandado de segurança e não deu em nada vou tentar esse ano de novo, mas não sei não!!!!

      Resposta
  • 32. Aristela  |  12/04/2012 às 01:37

    Boa Noite , Bebel.
    Sou professora ingressante e gostaria de saber como devo proceder para entrar com mandato de segurança individual. Estou longe de minha cidade e me sinto injustiçada, pois lá existem dois cargos q foram para remoção na cidade onde vive toda minha familia e tenho casa, no meu caso posso tbm tentar por união de conjuge. Mas, estou impedida por ser ingressante. Não é justo ter gastos extra para manutenção se em minha cidade existe os cargos e, eu não poder participar do concurso de remoção. Estou trabalhando para me sustentar fora de casa!!!!
    Por favor, aguardo orientações urgente, pois estou em uma cidade de dificil locomoção.

    Resposta
    • 33. apeoesp  |  12/04/2012 às 02:00

      Prezada professora Aristela,
      Somente com a inscrição negada é que o mandado de segurança pode ser ajuizado, por meio do departamento jurídico da APEOESP, na subsede da região.
      Bebel

      Resposta
  • 34. Aristela  |  12/04/2012 às 02:07

    Mas, como faço para me inscrever?? No GDAE não aparece a opção inscrição para remoção quando entro com minha senha e login, penso que é porque sou ingressante e não me dão a possibilidade de me inscrever… estou preocupada???
    Desculpa a insistência, mas nao sei com quem me orientar???

    Resposta
    • 35. apeoesp  |  12/04/2012 às 02:47

      Prezada professora Aristela,
      Se a tela demonstrar com clareza que não está sendo permitida sua inscrição e puder imprimi-la, isto poderá servir de base para a ação judicial individual. Se não, deve ingressar com requerimento junto à CGRH (ex-DRHU) pedindo esclarecimentos por escrito sobre o problema.
      Bebel

      Resposta
    • 36. João Santos  |  13/04/2012 às 11:20

      Professora Aristela, tive o mesmo problema, tente o link gerar acesso no gdae e clique na opção remoção, pode ser que de certo.

      Resposta
  • 37. Max  |  13/04/2012 às 00:53

    Acredito que, se o texto se refere “em concurso regionalizado” e se eu fiz inscrição para uma região e assumi em outra, então deixou de ser, abrindo precedente jurídico. O que acha?

    Resposta
    • 38. apeoesp  |  13/04/2012 às 13:35

      Prezado professor Max,
      As duas regiões são> Capital/Grande São Paulo e Interior.

      Resposta
      • 39. Max  |  13/04/2012 às 16:49

        Pois é, fiz a inscrição para o interior e assumi na grande São Paulo. Consegui fazer a inscrição, quero ver se vão indeferir.

  • 40. Shirlei  |  14/04/2012 às 00:33

    Existe alguém que conseguiu se remover em estágio probatório?

    Resposta
    • 41. apeoesp  |  15/04/2012 às 01:56

      Prezada professora Shirlei,
      Apenas com ação judicial.
      Bebel

      Resposta
  • 42. samanta  |  16/04/2012 às 03:04

    Acredito que, mais da metade dos professores ingressantes se sentiram injustiçados devido a escolha de cargo nesse concurso. Tive que assumir em outra cidade, percorro quilômetros para chegar ao meu local de trabalho, enquando a minha primeira opção de escolha na época, está disponível para remoção, visto que a pessoa que fez a escolha nessa escola não assumiu o cargo…REVOLTANTE…
    Acho que o Governo deveria ser coerente e assumir que foi uma grande furada relaizar a escolha antes do término do cursinho e, abrir uma excessão aos inúmeros prejudicados desse concurso…
    Realizei minha inscrição para remoção, sei que terei que entrar com mandado de segurança e gostaria de saber se tem um tempo mínimo de filiação ao sindicato para isso…
    Grata

    Resposta
    • 43. apeoesp  |  17/04/2012 às 03:12

      Prezada professora Samanta,
      Não, não há um tempo mínimo de filiação.
      Bebel

      Resposta
  • 44. Thaisa  |  13/05/2012 às 16:03

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se já saiu alguma notícia de indeferimento no concurso de remoção.
    Onde consigo ver isso? Em qual parte do Diário Oficial?
    Se ainda não saiu nada, há alguma previsão?
    Obrigada.

    Resposta
    • 45. apeoesp  |  13/05/2012 às 20:53

      Prezada professora Thaina,
      Ainda não tenho esta informação. Vou buscá-la junto à SEE.
      Bebel

      Resposta
      • 46. Thaisa  |  14/05/2012 às 17:15

        Obrigada, Bebel! Espero seu retorno com a informação.

  • 47. Reginaldo  |  18/05/2012 às 21:54

    Boa noite, Bebel

    Estou com uma dúvida…Sou ingressante 2012, tenho união de cônjuge, sei que não posso remover antes do estágio probatório a não ser via mandado de segurança, porém com relação ao estágio probatório precisaria de um esclarecimento. Muitos falam que são três anos, mas eu ainda não me dei conta certinho, por isso gostaria de saber:Nós poderemos remover apenas no ano de 2015? Porque a inscrição para remoção é geralmente em abril…Terei que esperar todo esse tempo? Ou 2014, já posso pedir remoção?

    Resposta
    • 48. apeoesp  |  19/05/2012 às 19:09

      Prezado professor Reginaldo,
      O Estado só aceita a inscrição para a remoção após o final do estágio probatório (3 anos). Para conseguir a inscrição, de fato é necessário o mandado de segurança individual.
      Bebel

      Resposta
  • 49. Custodio  |  14/05/2013 às 16:42

    Boa tarde.

    Por favor, solicito informações sobre o Concurso de Remoção de 2013, para assumir na nova UE em 2014.

    Grato.

    Resposta
    • 50. apeoesp  |  15/05/2013 às 15:53

      Prezado professor Custodio,
      Ainda não disponho dessas informações.
      Bebel

      Resposta
  • 51. Jaqueline Lima  |  07/06/2013 às 15:07

    Boa tarde ,

    Gostaria de saber se ja existem informações disponíveis em relação ao concurso de remoção docente 2013 , já que estamos em junho e nada ainda. Alguma previsão?
    Grata,
    Jaqueline

    Resposta
    • 52. apeoesp  |  08/06/2013 às 16:32

      Prezada professora Jaqueline,
      Deve ocorrer após a aprovação na ALESP do PLC 15/13 que cria novas regras para concurso público.
      Bebel

      Resposta
  • 53. Caroline  |  09/08/2013 às 12:32

    Bom dia Bebel,

    mesmo entrando com mandato de segurança, nós, em estágio probatório, temos a possibilidade de conseguir remoção para 2014? a secretaria da unidade escolar onde atuo informou que, pelo menos até o ano passado, 2012, o professor em estágio probatório que pediu remoção, conseguiu!
    Você tem alguma informação?
    Agradeço a sua atenção,

    Profª Caroline.

    Resposta
    • 54. apeoesp  |  09/08/2013 às 22:56

      Prezada professora Caroline,
      Sim, há muitos casos de vitórias judiciais nestes casos. Sabemos, por outro lado, que há estudos que poderão permitir a remoção durante o estágio probatório, mediante mudança no decreto. Por enquanto, são especulações, mas a nova de concursos abre esta possibilidade.
      Bebel

      Resposta

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 3,268,069 hits

Comentários recentes

apeoesp em Tire suas dúvidas sobre a atri…
apeoesp em ORIENTAÇÕES PARA PEB II…

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 426 outros seguidores

