Professores devem ingressar com mandados de segurança individuais

24/01/2012 at 21:48 67 comentários

Medida se combina com a ação coletiva que já tramita no TJ

A APEOESP orientou suas subsedes a auxiliar e a incentivar todos os professores que desejarem impetrar mandados de segurança individual para a aplicação composição da jornada de trabalho prevista na lei do piso.  O objetivo é que a justiça determine ao Estado que aplique à jornada de cada um destes professores o que diz a lei 11.738/08 quanto à composição da jornada docente.

A iniciativa se combina com a ação coletiva da APEOESP que já tramita no TJSP e que tem liminar favorável (ver texto abaixo).  Ela vem sendo discutida no Tribunal de Justiça e poderá ter definições quanto ao mérito a partir do dia 30/01.

Modelo da ação individual e demais documentos podem ser obtidos em www.apeoesp.org.br, a partir da noite desta terça-feira, 24/01.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

A disputa jurídica sobre a aplicação da jornada do piso na rede estadual de ensino continua Atenção: liminar da APEOESP não foi cassada!

67 Comentários Add your own

  • 1. ED  |  24/01/2012 às 21:53

    NÃO BRINQUEM COM NOSSA INTELIGÊNCIA…MAIS UMA TERRÍVEL DERROTA CONTRA NOSSA CLASSE E VC ME VEM COM ESSE DE MANDADOS INDIVIDUAIS…………..TÔ FORA, ISSO AQUI É UM BARCO MAIS QUE FURADO………

    Responder
    • 2. apeoesp  |  25/01/2012 às 04:48

      Prezado professor Ed,
      A maior derrota é a que pessoa inflige a sim mesma.
      Não estamos derrotados, não nos sentimos derrotados, e continuamos lutando.
      Esta luta, porém, é para quem tem consciência de sua importância e é solidário com sua categoria e com a escola pública. Os demais, estão mesmo fora.
      Bebel

      Responder
      • 3. cristiano  |  26/01/2012 às 13:28

        A questão explicada pela física: CONTRA A FORÇA NÃO HÁ RESITÊNCIA.

      • 4. apeoesp  |  27/01/2012 às 14:42

        Prezado professor Cristiano,
        Uma questão que não vem da física: contra a força, existem a ética, o compromisso, a decência, a vontade de lutar e melhorar a educação e a sociedade.
        Bebel

    • 5. Geraldo Rondelli  |  25/01/2012 às 09:49

      Ed, você já esteve dentro alguma vez?

      Responder
  • 6. Andre Veras  |  24/01/2012 às 22:11

    Pago muito caro, para descobrir que tenho que lutar pelos meus direitos sozinho, muito obrigado por nada APEOESP.

    Responder
    • 7. apeoesp  |  25/01/2012 às 04:43

      Prezado professor André,
      Parece que você não entendeu nada. A APEOESP está lutando, há muito tempo, e já conquistou uma liminar que está em pleno vigor.
      O governo faz seu papel entrando com recursos para cassar esta liminar. Há uma batalha jurídica e estamos lutando.
      Você não é obrigado a ingressar com mandado de segurança. Isto é uma atitude voluntária de cada professor. Mas precisa estar solidário com sua categoria e consciente da importância desta luta. Não parece ser o seu caso.
      Bebel

      Responder
    • 8. Geraldo Rondelli  |  25/01/2012 às 09:47

      Andre Veras, bom dia. Não entendi o “por nada”!

      Responder
  • 9. renato  |  24/01/2012 às 22:26

    Acho que se o fator professor não ocorrer, já ganhamos essa parada. A APEOESP procedeu de forma muito competente e cabe apenas ao juíz (que também se mostrou competente) e, principalmente, aos PROFESSORES manter o foco em direção à conquista. E quando digo professores, me refiro ao conhecido e típico professor despolitizado da rede que aceita tudo, que se contenta com qualquer migalha, o professor do sim senhor, aquele com complexo de vira-lata. INFELIZMENTE MUITO COMUM NO NOSSO MEIO. Esse fator pode, mais uma vez, atrapalhar essa possibilidade de vitória histórica e revigorante da nossa categoria frente ao GOVERNO do Estado. NUNCA DEVERÍAMOS NOS ESQUECER QUE SEMPRE FOMOS PROFUNDAMENTE DESRESPEITADOS POR ESSES GOVERNOS PSICOPATAS DO PSDB; especialmente os professores do Estado.
    Não devemos voltar às aulas enquanto nossos direitos continuarem a ser estuprados pelas manobras de burocratas incompetentes que vivem de bajulação e de máscaras para iludir a população.
    Os dias do SERRA já estão contados com o MEGAESCÂNDALO de corrupção da “Privataria Tucana”; só falta agora o picolé de chuchu.

    Responder
    • 10. apeoesp  |  25/01/2012 às 04:29

      Prezado professor Renato,
      Obrigada pela sua contribuição.
      União e mobilização são chaves da vitória.
      Você pode contribuir para esta luta. Ingresse com mandado de segurança individual e incentive mais colegas a fazê-lo.
      Bebel

      Responder
  • 11. Mônica dos Anjos  |  24/01/2012 às 22:51

    E agora com a suspensão da liminar, perdemos? Meu Deus que injustiça, ontem entrei no twitter do Padula e sentir ironia em suas respostas.

    Responder
    • 12. apeoesp  |  25/01/2012 às 04:17

      Prezada professora Monica,
      A SEE mente quando fala em suspensão da liminar. A liminar da APEOESP está em vigor. A decisão final ainda não foi dada.
      Você pode contribuir para esta luta. Ingresse com mandado de segurança individual e incentive mais colegas a fazê-lo.
      Bebel

      Responder
  • 13. Mary Ferreira  |  24/01/2012 às 23:09

    Bebel…
    Sinto muito em expressar minha posição agora….
    Eu tinha mt esperança….mas tenho certeza de que já perdemos…
    Sinto muito…..perdemos tempo desde sexta-feira passada tendo ansiedade e nervosismo.
    Acho a a APEOESP deveria ser sincera em dizer isso…
    Não há + nada o que fazer bebel….vamos ser transparentes….PERDEMOS.
    Agraeço a Vc a disponibilidade e a vontade de responder todas as dúvidas da nossa classe….continuo sendo associada da APEOESP…mas esssa…………….já era!!!

    Responder
    • 14. apeoesp  |  25/01/2012 às 04:09

      Prezada professora Mary,
      Com alegria e confiança, discordo.
      Querem nos impor a derrota. Vamos aceitá-la, simplesmente, ou vamos lutar.
      Nada está perdido. Ainda não foi dada a última palavra.
      Você pode contribuir para esta luta. Ingresse com mandado de segurança individual e incentive mais colegas a fazê-lo.
      E, depois de tudo, ainda temos as ruas a nos esperar.
      Bebel

      Responder
  • 15. Mônica  |  24/01/2012 às 23:15

    Olá Bebel, o que você acha de verdade,temos chance de chegar a vitória.Todos os professores estão esperandopor notícias, e se na verdade o governo ganhar mais essa ,não sei de verdade o que vai acontecer com a rede, pois estamos muito descontente com tudo isso.Más muito obrigada por tudo sempre acreditei no sindicado.

    Responder
    • 16. apeoesp  |  25/01/2012 às 04:07

      Prezada professora Monica,
      Estou confiante na vitória, mas sobretudo ciente de que estamos fazendo a luta justa.
      Obrigada pelo apoio.
      Você pode contribuir para esta luta. Ingresse com mandado de segurança individual e incentive mais colegas a fazê-lo.
      Bebel

      Responder
  • 17. LUIZ CANDIDO DE OLIVEIRA  |  24/01/2012 às 23:33

    Prezada presidenta,

    Em quais circunstâncias o Mandado de Segurança é eficaz e, que benefícios podem apresentar para a categoria, se já foi ingressado com Mandado de Segurança coletivo? Os professores que seguirem tais orientações talvez possam sofrer retaliações por parte da direção ou mesmo de outras autoridades, mesmo que indiretamente.

    Luiz

    Responder
    • 18. apeoesp  |  25/01/2012 às 04:04

      Prezado professor Luiz,
      Nenhum professor pode sofrer retaliação por exercer seu direito de recorrer à justiça. Isto é crime é motivaria outro processo.
      O mandado de segurança individual é eficaz porque pode gerar liminar que suspenda este processo de atribuição de aulas e amplie o debate no judiciário.
      Bebel

      Responder
  • 19. Wagner  |  25/01/2012 às 01:22

    A Apeoesp, como representante legítima da categoria, não pode por si só ingressar com o mandato de segurança? Qual a necessidade do ingresso individual?

    Prof. Wagner (Itanhaém)

    Responder
    • 20. apeoesp  |  25/01/2012 às 03:16

      Prezado professor Wagner,
      A AOPEOESP, como representante da categoria, já ingressou com ação e temos a liminar favorável à aplicação da lei do piso. Os mandados individuais, como diz o texto, se combinam com esta iniciativa da entidade. É volume e é movimento.
      Bebel

      Responder
  • 21. ericleslealEricles  |  25/01/2012 às 01:23

    Olá, Bebel. É preciso sair detrás do computador e começar articular o que nós vamos fazer no dia 30, segunda-feira. Essa semana não virou em nada. Afinal onde é que será julgada a liminar concedida a Apeoesp? Será no TJ, na praça da Sé.Precisamos levar nossas panelas para a batucada. Por que a Apeoesp não veicula na mídia televisiva informes à população. O que vocês, afinal estão esperando.Estamos nos articulando nas redes sociais, já vocês não fazem nada.

    Responder
    • 22. apeoesp  |  25/01/2012 às 03:15

      Prezada professora Ericles,
      Acho que você não me conhece o suficente para concluir que fico apenas atrás do computador. Estou aqui, a essa hora da noite, porque respeito os cerca de 18 mil professores que têm entrado por dia neste blog em busca de respostas para suas dúvidas, inclusived você, professora. Fora isto, articulo, e muito, em defesa da nossa categoria.
      Não concordo que esta semana não virou nada. Você precisa entender o processo da luta. Se dependesse da SEE, nem mesmo resolução 8 haveria. O secretário passou meses enrolando para não cumprir a lei. Conquistamos um liminar que os forçou a buscar alternativas. Depois um ultimato do juiz que os forçou a soltar a resolução. Agora essa resolução está em questão.
      Divulgamos, sim, informes pela TV, como na segunda-feira, mas os preços são proibitivos e não podemos colocar o mesmo número de inserções que as grandes empresas. Vamos veicular outro comunicado na quarta-feira da semana que vem. Mas é engano pensar que é falta de informação na mídia. Pelo contrário, todos os jornais estão fazendo ampla cobertura dos fatos. O problema é que temos um governo que se recusa a aplicar as leis que nos favorecem.
      Precisamos preparar movimentos que signifiquem um ganho para o movimento. Pequenas manifestações podem produzir efeito contrário e não mostrar toda a força da categoria. Neste momento a batalha é jurídica e temos pessoal capacitado para enfrentá-la. Temos, cada um de nós, que conversar com nossos colegas para que estejam preparados para outras frentes de batalha.
      Um exemplo: ingressem com os mandados de segurança individuais. Isto também é mobilização. E precisamos de todos e todas.
      Bebel

      Responder
    • 23. Geraldo Rondelli  |  25/01/2012 às 10:03

      Ericles, preste atenção! Você está batendo na pessoa errada.

      Responder
      • 24. maria lopes  |  26/01/2012 às 15:54

        O prof Ericles nao esta batendo na pessoa errada, afinal, todos os professores que conheco estao com um ar de insatisfacao e profundo abatimento no rosto resultado de ANOS de massacre. Enquanto isso a “presidenta” da apeoesp estampa o site da associacao dos professores como uma subcelebridade de merda!
        Ela poderia ter mais respeito e compostura dado o cenario de pos-guerra que vivemos e se apresentar pelo nome de rg, ao inves desse apelido sem nocao……………..francamente….

  • 25. Junior  |  25/01/2012 às 01:52

    Tribunal de Justiça suspende liminar e autoriza jornada instituída pela Secretaria

    Responder
    • 26. apeoesp  |  25/01/2012 às 03:04

      Prezado professor Junior,
      Não sei se você está disseminando esta afirmação com boas ou más intenções, mas ela não é verdadeira.
      A liminar está em vigor e o julgamento do mérito da ação ainda irá ocorrer. Nem mesmo a SEE questiona a liminar, contra a qual não cabem mais recursos.O governo agora quer provar que a resolução 8 atende à liminar. O desembargador deu uma liminar (decisão provisória) que admite esta possibilidade, mas isto ainda será julgado na segunda feira. O que o governo conseguiu foi evitar que a atribuição fosse suspensa. Se a decisão de segunda for que a resolução 8 não atende à liminar, terá que haver nova atribuição a aplicação correta da jornada do piso.
      Bebel

      Responder
  • 27. Corrdenador  |  25/01/2012 às 02:04

    Realmente é uma disputa de Davi e Golias, complicado como tudo fica mais fácil quando se tem o poder nas mãos, esquecem-se que são todos seres humanos e que o poder que lhes é concedido deve ser exercido em prol de quem os elegeu. Lamentável mais esta disputa, se o bem comum fosse a razão dela, todos sairiam ganhando. Sr governador, será que não é hora de pensar e ver que um País se faz de “homens e livros”, quem ensinará?

    Responder
    • 28. apeoesp  |  25/01/2012 às 02:54

      Prezado Coordenador,
      Obrigada pela sua análise.
      Esta nossa batalha coloca em relevo muito mais que a contabilidade de horas para cá e para lá. Ela coloca em discussão uma concepção de educação, de valorização dos professores e de qualidade de ensino. Tenho certeza de que uma parte considerável da população, sobretudo depois da atitude do governo Alckmin na favela do Pinheirinho e da relutância em reconhecer o papel pedagógico da jornada do piso (deixando de cumprir decisões judiciais e dando péssimo exemplo) está se questionando sobre a verdadeira natureza deste governo. Nós somos educadores e nosso exemplo é importante. Defender até o fim a aplicação justa das leis e o Estado democrático de direito faz parte deste exemplo.
      Bebel

      Responder
    • 29. Geraldo Rondelli  |  25/01/2012 às 10:01

      Coordenador, é bom lembrar que na história bíblica Davi ganhou. Mas ele foi para o enfrentamento. É isso que precisa continuar acontecendo

      Responder
  • 30. Paulo Cezar dos Santos  |  25/01/2012 às 02:06

    È, parece que mais uma vez , o governo ganhou , dificilmente se voltará atras do que já está feito, pois dia 30 voltaremos ao trabalho, e creio que em função de não prejudicar o ano letivo dos alunos ficaremos na mesma , trabalhando mais e ganhando menos,
    infelizmente cantamos vitória antes da hora. a decisão do Juiz era para 5ª feira , agora já passou para segunda , enfim nada vai acontecer…. Que desanimo !!!!!!

    Responder
    • 31. apeoesp  |  25/01/2012 às 02:46

      Prezado professor Paulo Cezar,
      Cada professor engajado na luta pela jornada do piso agora é importante para disseminar na categoria vontade de lutar pelos seus direitos. Não podemos desanimar nem desanimar os demais. Ainda há muita luta pela frente.
      Bebel

      Responder
  • 32. Vera Lucia  |  25/01/2012 às 02:09

    Boa Noite Bebel,

    Preciso tirar uma dúvida, trabalhei desde abril a 21/12/2011, tenho direito a receber férias? pois até agora não veio nada em meu hollerit, sou cateoria L, faço parte da rede desde abril de 2007, com aulas atribuidas em agosto de 2007. Obrigado

    Vera LUcia

    Responder
    • 33. apeoesp  |  25/01/2012 às 02:45

      Prezada professora Vera Lúcia,
      Você só adquire direito a férias em abril de 2012.
      Bebel

      Responder
  • 34. victor  |  25/01/2012 às 03:42

    nao aguenta a verdade ne por isso que apagou meu post. vc so quer elogios???

    Responder
    • 35. apeoesp  |  25/01/2012 às 05:47

      Prezado professor Victor,
      Não sei do que o senhor está falando.
      Bebel

      Responder
  • 36. Luis  |  25/01/2012 às 04:48

    Senhora Maria Izabel,

    Tenho algumas perguntas:
    Os professores categoria O que estão cumprindo a quarentena poderão participar da atribuição no dia 27/01 (DE Centro-Oeste)?
    Mesmo constando contratação a partir de julho de 2012?
    Na hora da atribuição devemos entrar com Mandato de Segurança referente a Lei do piso na DE?
    Grato

    Responder
    • 37. apeoesp  |  25/01/2012 às 05:50

      Prezado professor Luis,
      Podem, sim. A SEE informou que a data no sistema está errada, mas que isto não impede a atribuição.
      Para mandado de segurança, procure a subsede da APEOESP.
      Parabéns pela iniciativa
      Bebel

      Responder
  • 38. Prof. Pedro (Diadema)  |  25/01/2012 às 10:03

    Professora Maria Izabel Noronha!
    É verdadeque a .iminar não cabe mais recurso, mas também é verdade que a justiça sabe as brechas na lei que impede o cumprimento da liminar por parte do governo.
    Por que será que só dia 24 o TJSP concedeu ação de agravo para não cumprir a liminar?
    Bebel, vamos entrar sim com mandado de segurança individual, mas para que tal fato ocorra, é necessário a visita dos dirigentes regionas da APEOESP as escolas para esclarecer os professores. Neste momento temos condições de fazer isto?
    Não existe recusa na orientação da APEOESP, existe falta de vontade política nas subsedes!
    Em outros comentários afirmei que corriamos um serio resco de manobra por parte do governo e aconteceu. Está ai a truculencia e o autoritarismo de Alkmin, Hermam, Padula e companhia (TJSP).
    Cada vez mais, esta cambanda impurra os professores para o trabalho escravo na educação e com os nossos alunos sem condições de aprendizagem nas escolas sucateadas.
    Grato.
    Prof. Pedro (Diadema)

    Responder
    • 39. apeoesp  |  25/01/2012 às 11:00

      Prezado professor Pedro,
      Obrigada.
      Vamos reforçar as orientações às subsedes para que tenham papel ativo neste processo.
      Bebel

      Responder
  • 40. Fernanda  |  25/01/2012 às 10:48

    Bom dia Bebel,
    Por favor peça a SEE que informe a diretoria de ensino Leste 2 sobre a atribuição dos profs cat O que estão cumprindo quarentena. Segundo fui informada por eles quem teve contrato encerrado em 20/12/12 não participará da primeira atribuição. Isso deve ser feito urgentemente, caso contrário seremos prejudicados. Você disse que a SEE informou a todas as DREs mas parece que a Leste 2 ainda não foi informada. Obrigada.

    Responder
    • 41. apeoesp  |  25/01/2012 às 10:56

      Prezada professora Fernanda,
      Farei isto amanhã novamente (hoje é feriado na capital). A SEE refirmou nesta semana que todos os professores da categoria O que conseguiram a nota na prova participam da atribuição inicial.
      Bebel

      Responder
  • 42. ROSANA  |  25/01/2012 às 15:29

    OLÁ ! BEBEL

    SE DEPENDER DE DOCENTES PARA ENTRAR COM MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL EM RELAÇÃO À LEI DO PISO, INFELIZMENTE ESTAMOS PERDIDOS!TU SABES QUE A CLASSE DE DOCENTES É EXTREMAMENTE DESUNIDA!
    JURO QUE GOSTARIA DE NÃO AFIRMAR ISSO, MAS É A GRANDE REALIDADE! SENTI NA PELE NA “GREVE DE 2010” TAL DESUNIÃO, PORQUE EU PARTICIPEI DA GREVE!!!
    O CAMINHO É A CONTINUAÇÃO DO EMPENHO DO JURÍDICO DA APEOESP TANTO DA “CAPITAL COMO DO INTERIOR”.

    COMO ASSOCIADA DA APEOESP AGRADEÇO PELAS CONQUISTAS!!!

    VC ACHA REALMENTE QUE OS DOCENTES VÃO ENTRAR COM MANDADO DE SEGURANÇA EM RELAÇÃO À LEI DO PISO???

    SEI QUE TEMOS QUE NOS UNIR! MAS BEBEL É IMPROVÁVEL QUE OS DOCENTES FAÇAM VALER SEUS DIREITOS!!!
    CONFIO NA SUA FORÇA COMO PRESIDENTA DA APEOESP SOMENTE!

    ROSANA

    Responder
    • 43. apeoesp  |  26/01/2012 às 02:32

      Prezada professora Rosana,
      Os mandados de segurança individuais são um reforço na luta, não o único meio. Continuamos lutando coletivamente, como sempre. Obrigada.
      Bebel

      Responder
  • 44. Renata  |  25/01/2012 às 16:15

    Caros colegas….. não devemos agir dessa maneira, colocando a culpa no sindicato. Estamos acompanhando o desenrolar da situação, e observamos se tem alguém agindo de má fé, é o governo. Eles tem toda a justiça do seu lado, afinal quem é que manda…. Tudo que é para o governo cumprir é muito difícil não só na esfera da educação…. Nesse momento devemos nos unir e não ficar um contra o outro, afinal não podemos entrar no jogo deles. Eles querem nos enfraquecer, desanimar… e desmotivados seremos alvos fáceis.
    Vamos confiar no sindicato, se não ganharmos… paciência. Mas, não foi por falta de luta e otimismo. Embora, tenho muita fé na justiça dos homens, e também na justiça de DEUS.
    Segunda feira vamos ver nossos objetivos serem concretizados!!!!!

    Responder
    • 45. apeoesp  |  26/01/2012 às 02:18

      Prezada professora Renata,
      Muito obrigada. Suas palavras mostram que você tem consciência do processo que está se desenrolando, do papel do sindicato e do papel de cada professor nesta luta.
      Bebel

      Responder
  • 46. Maria Imaculada Teixeira Gutierrez  |  25/01/2012 às 17:14

    Bebel, a vitória da Apeoesp foi, sem dúvida, muito gratificante para a categoria ainda despolitizada (como você bem disse). Aqui na cidade de Embu Guaçu onde (ainda) impera o ) voto de cabresto (até o “presidente” do nosso PT veio do antigo PFL!!!) os professores sequer sabem o que é militância. Eu, pós saída de uma depressão e denunciando o diretor da U. E. onde sou titular de História (a depressão foi pelas atitudes irregulares dele) imprimi em minha casa o Apeoesp Urgente nº 9 e levei para a escola com 15 cópias, mas eu sou apenas militante. Orientei vários professores sobre como fazer o Requerimento para o diretor da Escola, fiz o meu e protocolei, ensinando aos colegas como fazer.
    Entretanto hoje, apesar de ser feriado na cidade de São Paulo (aniversário da cidade), devido à EMERGÊNCIA DA SITUAÇÃO, fiquei muito chateada ao ligar na subsede de Taboão da Serra e em todos os telefones da Apeoesp Central e NÃO ENCONTRAR AO MENOS UM PLANTÃO PARA ME INFORMAR SE EU DEVO PREENCHER MEU MANDADO DE SEGURANÇA E ENTREGAR ONDE? PARA QUEM? Concordo com você que a Apeoesp conseguiu a vitória com a liminar da lei 11738/08, mas hoje é um dia que DEVERIA ter um PLANTÃO, ainda que com UM(A) ADVOGADO REVESANDO NA CENTRAL, para INFORMAR A CATEGORIA (“DESESPERADA”) com a sacanagem da SEE. A crítica é construtiva pois vi que a vitória conquistada pela Apeoesp foi, de fato, magnânima! Teremos tempo de entregar nossos mandados individuais? Para QUEM E ONDE devemos entregar?
    Obrigada A LUTA CONTINUA!!!

    Responder
    • 47. apeoesp  |  26/01/2012 às 02:47

      Prezada professora Maria Imaculada,
      Muito obrigada pelo apoio. Quanto ao plantão, apenas na capital houve feriado. Em todas as demais subsedes houve fucionamento normal, inclusive com a presença dos advogados, conselheiros, diretores e funcionários que dispõem de todas as informações.
      O mandado de segurança deve ser entregue nas subsedes da APEOESP.
      Bebel

      Responder
  • 48. SILMARA PAULA DOS SANTOS  |  25/01/2012 às 17:50

    ´PREZADA MARIA iZABEL, que tal pedir em uma greve a demissão do SR, Herman e também do ´Pádula?????

    Responder
    • 49. apeoesp  |  26/01/2012 às 01:55

      Prezada professora Silmara,
      No momento oportuno discuremos a questão da greve e todos os nossos movimentos.
      Bebel

      Responder
  • 50. SILMARA PAULA DOS SANTOS  |  25/01/2012 às 17:53

    PROFESSORES INGRESSANTES E EXPERIENTES, conhecam via google o sorriso maroto do Pádula.

    Responder
  • 51. rosângela  |  25/01/2012 às 18:19

    Em que condições, nós professores receberemos nossos alunos no dia 1º… sinceramente o desanimo e o fardo da luta cansada e sem esperanças impede o lançar de um sorriso…
    Sofremos de todas as maneiras possiveis… e agora, quando a apeoesp aparentemente consegue fazer valer alguma coisa… a SEE, mais uma vez, consegue manipular as ações e nos massacrar…( desculpe pelo aparentemente, mas estou sendo sincera… nunca acreditei no nosso sindicato até agora…. diante de tantas manifestações a nosso favor por parte de vçs).
    A apeoesp, tem feito muito até agora, e Bebel, esses comentarios dos professores são plausiveis de compreensão…. estamos todos cansados, irritados de tanta chicotada… e de mãos atadas…. pois infelizmente em um pais como o nosso… em que um jogador de futebol sem estudo algum ganha mais que um professor e é tido como uma celebridade….é dificil de acreditar que ganharemos essa luta…é dificil acreditar que esse julgamento de segunda, o juis olhara por nós professores e não para os importantes orgão do governador Geraldo e seus escravos bem pagos da SEE…
    Mas ainda assim, queridos professores… diante de tanta falta de esperança… ainda tenho a fé em DEUS para me valer… e que Ele interceda diante da nossa luta e permita que ganharemos essa juntamente com a coragem da apeoesp….
    O que precisamos agora é ter fé… sei que diante da situação é dificil ter um lapso de esperança…. mas agora se faz necessário…. não podemos nos separar agora… estamos no mesmo barco… se um cai… todos caimos….

    Responder
    • 52. apeoesp  |  25/01/2012 às 19:44

      Prezada professora Rosangela,
      Ainda há luta pela frente e sempre haverá com este tipo de governo. Não podemos desanimar. Temso que ficar unidos pois confiamos na vitória.
      Você pode apoiar a nossa luta ingressando com mandado de segurança individual e incentivando outros professores a também fazê-lo.
      Bebel

      Responder
  • 53. Maycon Rosa de Carvalho  |  26/01/2012 às 13:47

    Não sei o motivo pelo qual a apeoesp não entrou imediatamente após a decisão judicial com o mandado de segurança coletivo com faria qualquer sindicato que se preze. O fato é que o jurídico da apeoesp parece ser lento demais. Esperar que cada um dos mais 200 mil professores impetrem com mandado de segurança individual é mera ilusão; se temos um sindicato o que se espera é faça o seu pape com mais eficiência.

    Responder
    • 54. apeoesp  |  27/01/2012 às 14:40

      Prezado professor Naycon,
      Não existe esta hipótese que você está aventando. A ação coletiva da APEOESP já existe, conquistou liminar, e as decisões que vêm sendo tomadas se referem a ela.
      Os mandados de segurança individuais são precaução e, como o nome diz, preservam os direitos de cada um que ingressar.
      Mas é voluntário. A APEOESP não quer obrigar ninguém a fazê-lo.
      Bebel

      Responder
  • 55. daniela  |  26/01/2012 às 18:04

    calculo matematico da SEE:
    calcula-se o mes de 4 semanas.= 28 dias (7×4)
    desses 28 trabalha-se 5. 5×4=20 dias
    se cada semana vale 40 h, então: 40×4=160 horas/mes.
    33,3% de 160 = 53,28h
    sobram 107,12 h para serem divididas em 4 semanas= 27,18h.
    27,18h é o nº de horas a serem trabalhadas na semana = 1638 min.

    33 aulas de 50 min= 1650min= 27,30h/semana.

    mas tem um porém…
    o mes não tem 4 semanas redondas. eventualmente trabalhamos de 1 a 2 dias a mais no mes. (fora daqueles 5×4).

    vamos supor que estejamos num mes de 31 dias e tenhamos trabalhado 22 dias…

    se 5 dias correspondem a 40 horas, trabalhamos mais 13h20min.

    2 dias correspondem à 16 aulas do cronograma de 33 aulas semanais. (apenas 8 por dia).

    13h20min são 800 min a mais no mes.
    800min dentro de uma hora/aula de 50 min = 16 aulas

    dividindo estas 16 aulas em 4 semanas da 4 aulas (16/4=4)
    33 menos 4 são 29.
    destes 29 tira-se 3 = que correspondem ao htpc. e voilá temos 26
    aulas semanais.

    cadê estes minutos na conta da SEE? se eles usaram a matematica usemos também…

    Responder
  • 56. Max Alan Dias Nobre  |  26/01/2012 às 18:38

    olá boa tarde.

    Tenho uma pergunta e gostaria de ser esclarecido. Para entrar com mandato de segurança o que é necessario fazer?
    É necessario advogado? ou não estou completamente equivocado em relação a isso?
    Desculpe pela ignorancia . Por favor peço esclarecimento do mesmo.
    GRATO.

    Responder
    • 57. apeoesp  |  27/01/2012 às 02:20

      Prezado professor max,
      Você deve entrar em contato com o departamento jurídico na sua subsede. Veja como contatar em http://www.apeoesp.org.br.
      Bebel

      Responder
  • 58. Yara  |  27/01/2012 às 02:06

    PROFESSORES DEVEM INGRESSAR COM MANDADOS DE SEGURANÇA INDIVIDUAIS. É UM ABSURDO! APEOESP SENDO O NOSSO REPRESENTANTE. CADÊ A CREDIBILIDADE DA APEOESP?RECLAMAMOS DO GOVERNO, ASSIM COMO A APEOESP O GOVERNO NÃO GOVERNA SÓ EXISTE UMA EQUIPE BRIGANDO PELO PODER E MICROFONE. QUEREM OS NOSSOS VOTOS, MAS NÃO ESTÃO TENDO POSTURA E LOGO PERDEM A CREDIBILIDADE GERAL. VAMOS TENTAR MUDAR ISSO?QUE TAL IRMOS TODOS PARA RUA SEM MEDO DE REPRESSÃO E SEM PARTIDO POLITICO SENDO O ÚNICO PARTIDO: EDUCAÇÃO! LUTAR É PRECISO.

    Responder
    • 59. apeoesp  |  27/01/2012 às 12:42

      Prezada professora Yara,
      Acredito que críticas e sugestões são todas importantes. Mas há críticas descabidas e creio que a sua seja uma delas.
      Não estamos substituindo nenhuma luta ou responsabilidade do sindicato pelos mandados de segurança individuais. Estamos solicitando aos professores que também participem da luta que ora estamos travando, com seus mandados individuais. Isto ajuda no processo de luta coletiva que temos desenvolvido, e não é de hoje.
      A APEOESP, como representante dos professores, tem pautado esta questão junto à Secretaria da Educação desde quando o STF definiu pela constitucionalidade da lei, inclusive no que toca à jornada. Em todas as assembleias e atos que realizamos no segundo semestre do ano passado esta questão estave pautada. Em todas as audiências públicas com o secretário da Educação ou seus representantes, pressionamos por uma solução, na presença de centenas de professores. Em novembro, porém, diante da inação da SEE, recorremos à justiça, e ganhamos liminar.
      Não sei porque você se refere a partido político, porque não há partido político envolvido na nossa luta. Somos nós, professores, organizados na APEOESP, que definimos e conduzimos a nossa luta. E iremos para as ruas no momento apropriado porque, neste instante, a luta está se dando dentro do tribunal.
      Bebel

      Responder
  • 60. Jose Luiiz do prado  |  07/02/2012 às 17:59

    gostaria do modelo do mandato de segurança para distribuir para os professores desta U.E.
    Obrigado Professor José Luiz

    Responder
    • 61. apeoesp  |  09/02/2012 às 00:42

      Prezado professor José Luiz,
      Pode ser conseguido na subsede.
      Bebel

      Responder
  • 62. Maria Aparecida da Silva  |  10/02/2012 às 21:37

    Sr_a Presidenta da Apeoesp.

    Gostaria que a senhora me esclarecesse esta pergunta:
    O associado da Apeoesp tem direito a auxílio funeral?
    Sei que a spprev paga um salário referente ao do funcionário aos familiares ou a quem fizer o sepultamento.
    A APAMPESP TAMBÉM AJUDA NO AUXÍLIO FUNERAL GOSTARIA DE SABER SE TAMBÉM TEMOS ESSA AJUDA OU VCS SÓ SABEM DESCONTAR NOS HOLLERITS?
    Preciso deste esclarecimento pois perdi minha irmã e minhas sobrinhas não ficaram com pensão.
    Desde já agradeço aos esclarecimentos.

    Maria Aparecida da silva (associada tb a apeoesp)
    Guarujá, 10 /02/2012.

    Responder
    • 63. apeoesp  |  13/02/2012 às 17:49

      Prezada professora Maria Aparecida,
      Infelizmente, a APEOESP não conta com este tipo de benefício para seus associados. Felizmente, porém, a APEOESP desenvolve um grande trabalho em defesa de seus 184 mil associados, que algumas outras entidades não desenvolvem com a mesma amplitude e intensidade.
      Desta forma são sabemos “só descontar” nos holerites, mas sabemos lutar, e muito, pelos professores e pelas professoras.
      Bebel

      Responder
  • 64. Luciana Teresa Candido  |  18/02/2012 às 23:39

    Gostaria de agradecer V.Sª. e a equipe da sede Sto. Amaro e especial Dra. Andrea e antecessora Dra. Patrícia que atualmente encontra-se na sede centro então promovida por todos os atendimentos ora a mim Profª Luciana. e mais a Dra. Cristina Galo em especial, não tenho como expressar através de apenas palavras a eterna gratidão. Vces cumprem com o espírito democrático do direito e fazem realizar a justiça verdadeira a carreira do professor.

    Parabéns, parabéns!!!!!!!!!

    Responder
    • 65. apeoesp  |  21/02/2012 às 11:18

      Prezada professora Luciana,
      Obrigada em nome da diretoria, das citadas advogadas e da APEOESP. Temos um departamento jurídico competente que, lembramos, age sob o comando de uma diretoria que tem compromisso com a categoria.
      Bebel

      Responder
  • 66. Sandra Regina Santana  |  02/05/2016 às 11:35

    PREZADA BEBEL GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO DEMORA PARA DAR ENTRADA NO MANDATO DE SEGURANÇA EM RELAÇÃO A CARGA HORÁRIA ,SENDO QUE TODA A DOCUMENTAÇÃO FOI ENTREGUE NO DIA 26/04/2016 NA SEDE CENTRAL DA APEOESPE

    Responder
    • 67. apeoesp  |  04/05/2016 às 21:06

      Prezada professora Sandra,
      Não há um prazo padrão. A maior ou menor celeridade depende do volume de processos que dão entrada, pois nosso jurídico tem um número grande, porém limitado de funcionários.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,859,400 hits

Comentários

apeoesp em
apeoesp em Temer, inimigo da educação, ve…

%d blogueiros gostam disto: