Umes-SP responde ao secretário da Educação e apoia APEOESP

10/02/2012 at 19:03 10 comentários

A Diretoria da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas/SP emitiu nota em que comenta as declarações feitas pelo secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, no jornal Folha de S. Paulo, edição de 10/02., acusando a APEOESP de “não pensar nos alunos”.

Consideramos muito importante a manifestação da Umes e agradecemos o apoio da entidade.  A luta pela implementação da jornada do piso interessa não apenas aos professores, mas também aos estudantes, pois terá impactos positivos na qualidade do ensino.

Clique no link para acessar o documento.

12 02 10 -Apoio Apeoesp

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Carta à Folha de S. Paulo sobre as declarações do secretário da Educação Estudantes e qualidade do ensino em primeiro lugar

10 Comentários Add your own

  • 1. fabio nobre  |  10/02/2012 às 20:50

    Bebel, quando você vai fazer uma matéria paga na capa de um jornal com grande circulação ou em horário nobre na tv, falando do nosso posicionamento como relação ao piso?

    Responder
    • 2. apeoesp  |  11/02/2012 às 12:07

      Prezado professor Fábio Nobre,
      A imprensa escrita tem publicado nossas posições, sem necessidade de matéria paga. Quando ocorrem erros como o da Folha, pressionamos e em geral há uma retificação, como a que foi feita hoje, 11/02, na Folha.
      Temos publicado anúncios pagos na TV bandeirantes e, agora, será na TV Globo.
      Bebel

      Responder
  • 3. Cristiane  |  11/02/2012 às 00:37

    Quem é a favor de uma Educação de qualidade, professores bem qualificados, respeitados e bem remunerados está ao lado da Apeoesp nesta e em tantas outras lutas que tivemos e vencemos.

    Responder
  • 4. Edgar Lopes  |  11/02/2012 às 03:16

    Boa noite, Sra presidente, começo está pequena carta com muita tristeza no coração, estou vendo a cada dia a educação definhar no Brasil e principalmente no estado de São Paulo.Não falarei do governo , pois é o que vários companheiros gostariam de ler, mas sim do compromisso do educador e da Apeoesp no papel do desenvolvimento do país Sra. presidente.
    Ontem fui a atribuição em minha diretoria de ensino, nestes três anos que faço a prova, foi a primeira vez que não atingi a pontuação mínima.Mas o que vou denunciar, não importa se você atinge ou não a pontuação.Quero deixar bem claro que sou totalmente contra a essa dita prova, o governo tem que abrir vagas em concursos públicos, só assim começaremos a ter o início de uma educação melhorada.
    Ao chegar em minha diretoria, (como sou licenciado em física, faço a prova de física),olhei no quadro on line e tinham 1400 aulas aproximadamente distribuídas nos três períodos (M/T/N), aos poucos fui vendo as aulas de física diminuírem, ou seja, minguarem.
    Chega a minha dita hora, da escolha ou atribuição, acredite se quiser, das 1400 aulas sobraram 126 aulas, todas no período matutino, vespertino e noturno zero aulas.
    Para quem foram essas aulas?
    Quem as pegou?
    A resposta é muto simples os professores licenciados em matemática.Não sou contra professores de matemática, atribuirem aulas de física, se no seu diploma ele tiver o direito de dar aulas de física sendo reconhecido pelo MEC.
    Mas o que anda acontecendo Sra. presidente, é uma palhaçada, um descaso com a educação, profissionais que em seu histórico possuem carga horária acima de 160 horas/aula em física atribuindo nessa área.
    Então minha pergunta é:
    Porque faço a prova de física?
    Se na hora da atribuição não tenho direito a elas, se vão para profissionais de outras áreas.
    Matemática não é Física, Sra. presidente e vice versa, física como já fora provado é uma ciência e utiliza a matemática como ferramenta.
    Isto vêm acontecendo debaixo dos olhos da Apeoesp, há muito tempo, e não vejo está entidade a qual pertenço fazer nada a esse respeito.
    Então ao meu olhar, prejudico poucos em pró da maioria,
    Mas quando juramos em nossa colação, construir um país melhor, colaborar para o desenvolvimento do conhecimento, ser educador.Não está sendo cumprido por esses profissionais, diretorias de ensino e Apeoesp.
    Ouço dizer aos cantos, que não existem professores de física, mentira existem sim, é que a maioria mais de 90%, ou está lecionando em universidades, ou em escolas particulares de renome.
    Sra. presidente nasci na periferia, tenho um compromisso com a educação, escolhi a escola pública como ideologia.
    Agora estou sem trabalho, para dar sustento a minha família, porque atribuíram as aulas nas quais eu teria como direito, por fazer a prova e ser licenciado em minha área a física.
    Sou licenciado e bacharel em física, estudei em universidade pública, tenho mais de 4000 horas/aulas em minha área.Faço mestrado na parte da manhã, por isso não posso pegar aulas nesse período.
    Gostaria de saber Sra. presidente, qual seria a resposta que a Sra. e a Apeoesp, dará a nós professores da área de física?
    Eu não iria fazer está carta, mas fui muito incentivado por colegas de minha área.
    Ano passado, em meados de agosto, um colega de mestrado, que trabalha, na rede, foi atribuir em uma escola 12 aulas de física.Chegando a escola tinha esse colega e mais um Sr.(ele físico e o Sr. matemático).
    Para quem foi atribuído as aulas?
    Ao professor de matemática, a diretora alegou que ele tinha mais pontos e era mais antigo.Só que as aulas eram de física, um fez a prova de física o outro de matemática.
    Pois bem, voltando a minha atribuição.
    Eu disse:
    que não podia pegar as aulas no período matutino, porque fazia mestrado, nesse período, então a supervisora me ofereceu as aulas de matemática, agradeci disse muito obrigado, mas tenho um compromisdso sério com a educação.
    Quero deixar bem claro que não tenho nada contra os profissionais da área de matemática.
    Mas o que está acontecendo nesse estado, é um assassinato a educação.
    Como vamos falar para nossos alunos sobre ética, se não somos éticos diante deles e da sociedade.
    Segundo Paulo Freire e Gaston Bachelard, somos intermediadores, educadores, não podemos perder nunca o príncipio ético.
    Sei que a demanda é maior que a oferta , na área de física, os alunos não podem ficar sem professores, temos que suprir a demanda.
    Mas o que não admito, é que na hora da atribuição, escolher aulas depois de um profissional de outra área.
    A Apeoesp, deveria olhar com atenção e carinho para isso, faça a distribuição primeiro para os profissionais da área de física.
    Sra. presidente, matemática possui 6 aulas sala, enquanto física 2 aulas sala, veja a diferença.
    Mesmo precisando muito, com contas para pagar, não atribui aulas de matemática, não estudei essa área.
    Sou ético, sou profissional, tenho compromisso com a educação, não engano as pessoas.Muitos podem dizer que que sou tolo, mas tenho princípios e ideologia, odeio a lei do Gerson.
    Acredito em um Brasil melhor, reclamamos sempre que somos enganados pelos governantes, mas também não estamos enganando nossos alunos, pais e sociedade, vendendo o que não é.
    Digo porque tenho gabarito para isso, sou pesquisador na área da educação.
    Bem Sra. presidente termino aqui minha singela indignação.
    Aguardo uma resposta sua ou da Apeoesp, em relação a esses acontementos e que não podem mais acontecer, muito obrigado pela atenção Edgar.
    Sr

    Responder
    • 5. apeoesp  |  11/02/2012 às 16:20

      Prezado professor Edgard,
      O processo de atribuição de aulas na rede estadual é complexo, mal organizado, injusto e cheio de contradições. O que você cita é uma das contradições. Há outras.
      Neste ano nós, da APEOESP, conseguimos alguns avaanços pontuais. O fato é que a provca dos OFAs veio apenas para complicar ainda mais o que já estava complicado. Quanto à atribuição das disciplinas correlatas, acho que teremos que nos debruçar sobre este problema parsa chegarmos às melhores soluções, que resguardem os diversos direitos envolvidos.
      Veja: a APEOESP não é governo e não faz leis. Não podemos ser colocados no mesmo pé de igualdade com a SEE e seus órgãos. Não fazemos regras nem leis. Nosso papel é lutar pelos direitos dos professores.
      Bebel

      Responder
    • 6. apeoesp  |  11/02/2012 às 23:13

      Prezado professor Edgard
      Há muitas coisas erradas na rede estadual de ensino. Muitas delas prejudicam todos os professores e algumas prejudicam professores e um ou outro segmento da categoria. Procuramos lutar por todos, mas nem sempre conquistamos aquilo que almejamos.
      O sistema de atribuição de aulas que vivenciamos é massacrante para os professores. há muitas injustiças e nem sempre as aulas são distribuidas de forma correta.
      A APEOESP está ciente de todos esses problemas. Vamos discutir esta questão das disciplinas correlatas e definir uma posição para a próxima atribuição.
      Bebel

      Responder
  • 7. CRIS  |  13/02/2012 às 22:26

    Bebel qdo de fato sairá na justiça a decisão do piso? Caso seja favoravel a nós professores, HAVERÁ NOVA ATRUIBUIÇÃO AINDA EM 2012?

    Responder
    • 8. apeoesp  |  15/02/2012 às 00:46

      Prezada professora Cris,
      Ainda não temos precvisão desta decisão. Esperamos que a justiça determine nova atribuição.
      Bebel

      Responder
  • 9. Edgar  |  14/02/2012 às 21:08

    Boa noite Sra. Presidente, obrigado pela resposta, mas vou tomar a liberdade de usar as suas próprias palavras.Se a atribuição é má organizada, injusta e cheia de contradições.Agora não seria a hora de mudar essa situação?Melhoria e qualidade na educação não é só aumento salarial, salas com menos alunos, material pedagógico, mas também profissionalismo.Minha reclamação está voltada a relação, que faço uma prova de física e na hora da atribuição perco para professores que fizeram a prova de matemática.
    Só peço com muito carinho uma atenção por parte da Apeoesp em relação ao que está acontecendo.
    Sra. Presidente não acredito que a Apeoesp deixará para resolver isto na próxima atribuição ano que vêm.
    A próxima atribuição será a semana que vêm ou depois do carnaval.
    A LDB, alega que toda e qualquer criança/adolescente terá direito a educação em suas respectivas disciplinas por profissionais que preencham os pré requisitos, me desculpe 160 horas/aula não é pré requisito para lecionar qualquer disciplina.
    Gostaria que a Apeoesp uma entidade na qual já disse pertenço e acredito que seja justa sempre em suas tomadas de decisões, fizesse algo para ajudar os profissionais da área de física.
    O que peço é ter o direito de escolher na atribuição com profissionais que fizeram a mesma prova.Não podemos ajudar muitos e prejudicar poucos,Estou me sentindo prejudicado e peço mais uma vez gentilmente a interferência da Apeoesp nas atribuições das próximas semanas.Não sei Sra presidenta conversar com as diretorias que façam primeiro a atribuição por área depois, se não tiver profissional suficiente que seja dividida com outros profissionais.Não estou querendo tirar o direito dos outros mas que seja mantido o meu direito.Muito obrigado pela atenção em toda as vezes que precisei Edgar aguardo resposta, abs.

    Responder
    • 10. apeoesp  |  15/02/2012 às 13:28

      Prezado professor Edgard,
      Quem acompanha a luta da APEOESP sabe que não lutamos apenas por reajuste salarial. No momento estamos, por exemplo, empenhados em melhorar a jornda de trabalho do professor e suas condições de trabalho.
      As regras da atribuição de aulas estão contidas na resolução 89 e assim foi feito desde a primeira fase. Não é possível simplesmente mudar a regra com a atribuição em andamento.
      O assunto será debatido por nós, para firmarmos posição e inteferirmos para que as regras mudem, se esta for a deliberação da categoria.
      Bebel

      Responder

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