Secretário da Educação foi duramente criticado nos “pólos” da SEE

28/02/2012 at 17:18 21 comentários

O secretário da Educação, Herman Voorwald, retomou na segunda-feira, 27/02, a prática de reunir-se com professores indicados pelas direções das escolas e, agora, também como membros da comunidade, igualmente escolhidos pelos diretores. São os chamados “pólos” criados pela atual gestão. A nova rodada de reuniões se iniciou pelas regiões do Rio Pequeno e da Lapa, ambas na capital.

Apesar de dizer que realiza essas reuniões para ouvir os professores nessas reuniões, o que vemos é que as opiniões e propostas da nossa categoria são totalmente desconsideradas pelo secretário, isto quando ele, simplesmente, não atribui aos próprios professores, supostamente, a origem de decisões que os prejudicam. É o caso, por exemplo, das férias repartidas, que o secretário da Educação disse ter implantado em atendimento a sugestões de professores nos “pólos” realizados no ano passado, o que não é, absolutamente, verdade.

Nas reuniões dos “pólos” realizadas no dia 28/02 a APEOESP esteve presente, manifestando nossas posições e cobrando do secretário a implantação de medidas que melhorem a educação estadual e valorizem seus profissionais. O secretário foi duramente criticado, não apenas pela APEOESP. Sofreu críticas pela não implantação da jornada do piso; precariedade no regime de contratação dos professores da categoria O; desligamento dos professores da extinta categoria L; baixos salários; más condições de trabalho nas escolas; férias repartidas e outros problemas da rede estadual de ensino, para as quais a Secretaria da Educação não apresenta soluções eficazes.

Diante das cobranças, o secretário teve a desfaçatez de dizer já cumpre a jornada do piso, apenas com a redução das aulas da jornada integral de 33 para 32. Também o secretário adjunto, professor João Palma, foi instado a se pronunciar sobre questões como legalidade e legitimidade, tendo que se explicar em relação ao fato da Secretaria da Educação não aplicar a jornada prevista na lei do piso, apesar da sentença favorável da justiça estadual ao mandado de segurança impetrado pela APEOESP.

Onde houver uma reunião de “pólo”, aonde o secretário da Educação for, lá estará a APEOESP, para realizar o contraditório e apresentar os pleitos da categoria. Não vamos deixar o secretário ludibriar os professores e a comunidade, como tenta fazer com a Resolução SE 8, dizendo que ela cumpre a lei do piso.

Queremos este debate muito bem feito, com clareza e informações verdadeiras, para que sejam assegurados os direitos dos professores, na perspectiva da garantia da qualidade da educação nas escolas estaduais paulistas.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Estado não vai recorrer da liminar ganha pela APEOESP contra estorno de parte dos salarios da extinta categoria L Liminar de mandado de segurança individual afirma não ter valor legal a resolução SE 8

21 Comentários Add your own

  • 1. ericleslealEricles  |  28/02/2012 às 18:04

    Já vimos que este secretário veio mais pra confundir do que explicar.É o típico Rolando Lero da escolinha do professor Raimundo.Chega de blá, blá,blá, senhor, secretário. O que queremos é a implantação do piso e aumento salarial.

    Responder
  • 2. fabio nobre  |  28/02/2012 às 19:19

    Inocente é você Bebel, que perde o tempo com o PSDB. Isso em no jogo de Xadrez chama-se ganho de tempo. é o que o secretario esta fazendo. Esta enrolando ate ele voltar com algo novo e mirabolante para gastar dinheiro publico a seu favor, atraves de licitações direcionadas visando a próxima campanha.

    Isso em uma situação de guerra e não de diplomacia, pois eles já rasgaram todos os acordos.

    Guerra, Bebel. Acorda.

    Greve comigo agora, só se eu ver sangue nos olhos das professoras, para fazer igual as ultimas duas 2008 e 2010 eu estou fora.

    Preocupe-se em colocar ódio nos corações das professoras, pois a situação para a maioria esta confortável, na minha percepção.

    Responder
    • 3. apeoesp  |  28/02/2012 às 20:12

      Prezado professor Fábio,
      Já estamos em guerra, companheiro. Participe dela. Ajude a organizar a greve dos dias 14, 15 e 16 de março e trabalhe para que ela continue a partir do dia 16 de março, pela jornada do piso e demais reivindicações.
      Bebel

      Responder
      • 4. Hugo  |  29/02/2012 às 19:01

        Bebel,

        Me diga como rebater os argumentos do Secretário na carta aberta que ele publicou no site da SEE.
        Os advogados do Estado são inventam todo tipo de brechas na lei para fazer valer a vontade deles.
        É absurdo como o Secretário teve a pachorra de dizer que é a APEOESP que fez uma manobra.

        Mas tem um problema que gostaria que você pudesse me esclarecer. Li todo o material da APEOESP, inclusive a resposta do juiz, mas não achei onde e como rebater a manobra aritmética que a SEE fez em relação aos 10 minutos.
        Qual o ponto legal nos ampara, comprovando definitivamente que os 10 min (diurnos) e 15 min (noturnos) não são de trabalho extra classe?

        E VAMOS À LUTA!!!!!!!!!

      • 5. apeoesp  |  02/03/2012 às 01:14

        Prezado professor Hugo,
        Publiquei resposta, ponto por ponto, neste blog.
        Bebel

  • 6. Flavio  |  29/02/2012 às 20:09

    Carta aberta. E agora Bebel???
    Srª Bebel
    e sobre a carta aberta do Secretario, o que o Sindicato tem a dizer?

    Carta aberta: Secretário fala sobre Lei do Piso
    .

    http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/carta-aberta-secretario-fala-sobre-lei-do-piso-e-plano-de-valorizacao-da-carreira-do-professor-para-toda-rede-de-ensino
    .
    (…)A consequência desse apelo não poderia ter sido outra senão sua recusa por parte de nossos docentes, que, com discernimento, profissionalismo e comprometimento com nossos alunos, proporcionaram, na semana que antecedeu o início do ano letivo, uma atribuição de aulas tranquila.(…)

    Responder
    • 7. apeoesp  |  02/03/2012 às 01:16

      Prezado professor Flávio,
      Publiquei resposta, ponto por ponto, neste blog.
      Bebel

      Responder
  • 8. Mario Luiz Adao Souza  |  01/03/2012 às 00:59

    Qual e a politica afirmativa que devemos empregar neste momento crucial nesta batalha..

    Responder
    • 9. apeoesp  |  02/03/2012 às 00:57

      Prezado professor Mário,
      No dia 14/03 vamos entrar em greve e vamos levar o caso aos tribunais superiores a Brasília.
      Bebel

      Responder
  • 10. suraya caram  |  01/03/2012 às 01:11

    BEBEL, vc viu a carta aberta do secretário atacando a Apeoesp?

    http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/carta-aberta-secretario-fala-sobre-lei-do-piso-e-plano-de-valorizacao-da-carreira-do-professor-para-toda-rede-de-ensino

    Estava hoje no e-mail de muita gente !!!

    Responder
    • 11. apeoesp  |  02/03/2012 às 00:44

      Prezada professora Suraya,
      Publiquei resposta, ponto por ponto. Veja no blog.
      Bebel

      Responder
  • 12. Magali de Cássia Merenda  |  01/03/2012 às 02:50

    Cara Bebel

    Hoje(29) ao verificar os meus email, me deparei com um em especial: da Secretaria da Educação, que continue dizendo que quer dialogar com os professores, e que o Sindicato(citou o nome) não esperou e entrou com ação sobre a jornada, e que eles estão seguindo a lei do piso, que vão dar aumento em 4 anos num total de 42porcento e por ai vai. Ah falou também que a Apeoesp queria que o ano letivo não começasse mas que isso vocês não conseguiram, pois os professores tiveram bom senso, etc etc.É demais. Mandei uma resposta dizendo que a Apeoesp participou de todos os polos, apresentou propostas, que não foram ouvidas, e se não tivesse a participação do sindicato não haveria o mandado para a ação do piso.E falei da luta árdua da apeoesp para melhores salários, condições de trabalho, e etc.
    Diga uma coisa: eles estão mandando o que eles chamam de “carta aberta” agora, para tentar manipular a categoria pois estamos próximos da paralisação? M e diga se essa carta foi menviada em massa. Só pode ser por isso

    Não podemos esmorecer. Um abraço Prof Magali

    Responder
    • 13. apeoesp  |  02/03/2012 às 00:42

      Prezada professora Magali,
      Publiquei resposta a este absurdo, ponto por ponto.
      Bebel

      Responder
  • 14. San  |  01/03/2012 às 10:33

    Cara Presidenta,
    Hoje pela manhã, ao abrir minha caixa de e-mails, tive o desprazer de ler a carta que certamente foi enviada a todos da rede. É lamentável a postura do Secretário que insiste em afrontar o magistério e principalmente a entidade dizendo tremendos absurdos. Gostaria muito que a senhora respondesse a altura.

    http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/carta-aberta-secretario-fala-sobre-lei-do-piso-e-plano-de-valorizacao-da-carreira-do-professor-para-toda-rede-de-ensino

    Responder
    • 15. apeoesp  |  02/03/2012 às 00:35

      Prezado professor San,
      Estamos publicando resposta, ponto por ponto.
      Bebel

      Responder
  • 16. Leoni R Dantas  |  01/03/2012 às 21:03

    Na carta que o Secretário da educação enviou a todos os professores, ele detonou com a Apeoesp e nós não podemos deixar isso sem resposta…

    http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/carta-aberta-secretario-fala-sobre-lei-do-piso-e-plano-de-valorizacao-da-carreira-do-professor-para-toda-rede-de-ensino

    Responder
    • 17. apeoesp  |  02/03/2012 às 00:23

      Prezada professora Leoni,
      Não ficará sem resposta. Estamos publicando um documento que responde, ponto a ponto.
      Bebel

      Responder
  • 18. antonio  |  03/03/2012 às 23:21

    bebel , minha escola esta pronta para paralisação, conte conosco nesse momento de luta , é uma guerra fantástica. vamos todos juntos por uma educação que mude o jeito do brasileiro pensar sobre educação.

    Responder
    • 19. apeoesp  |  04/03/2012 às 14:54

      Prezado professor Antonio,
      Muito obrigada pela sua manifestação. Agradeço em nome de todos os professores, nossos colegas. Realmente, este é o espírito de luta que vai fazer toda a diferença na nossa greve.
      Bebel

      Responder
  • 20. JONES MARTINS DE FREITAS  |  05/03/2012 às 11:42

    PARABÉNS BEBEL , VC É FANTÁSTICA. SICERAMENTE EU FICO EMOCIONADO QUANDO LEIO A SUAS POSTAGENS NO BLOG.
    GOSTARIA DE SABER SE IREMOS RECEBER CARTAZES DA GREVE?

    OBRIGADO PELO EMPENHO!!!

    Responder
    • 21. apeoesp  |  06/03/2012 às 03:40

      Prezado professor Jones,
      Muitíssimo obrigada pelas suas palavras. Os cartazes já foram remetidos às escolas, subsedes e representantes.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,860,816 hits

Comentários

apeoesp em
apeoesp em Temer, inimigo da educação, ve…

%d blogueiros gostam disto: