Professores decidem permanecer em estado de alerta!

29/09/2012 at 14:06 14 comentários

Os professores da rede estadual de ensino se reuniram na Praça da República na tarde da sexta-feira, 28 de setembro, para discutir os próximos passos da campanha salarial e educacional da APEOESP.

A Diretoria da entidade comunicou aos profes­sores presentes que o governo do Estado deve encaminhar à Assembleia Legislativa, após o período eleitoral, projetos de lei que mexem com a vida dos docentes, entre eles alterações no Plano de Carreira e na organização dos concursos públicos da rede estadual de ensino.

Pela manhã, o Conselho Estadual de Represen­tantes da APEOESP (CER) aprovou que a categoria se mantenha em estado de alerta no período entre o primeiro e segundo turnos das eleições municipais e, assim que os projetos derem entrada na Assem­bleia Legislativa, a APEOESP organizará caravanas e vigílias no legislativo para acompanhar a votação e pressionar os deputados no sentido do atendimento de nossas reivindicações.

Além disto, ficou definido que a V Conferência Estadual de Educação da APEOESP, que se realiza em 28, 29 e 30 de novembro definirá um plano de lutas e de mobilização da categoria em torno de suas reivindicações e da defesa da escola pública.

O CER também aprovou um calendário de mo­bilizações, que prevê, entre outras, ações regionali­zadas na Semana do Professor, uma caminhada em defesa da saúde em data a ser confirmada, e um dia de debate nas escolas sobre o Plano de Carreira.

Ações regionalizadas

Na Semana do Professor – que antecede o dia 15 de outubro – as subsedes devem preparar ações regionais para denunciar como os professores estão sendo tratados pelo governo, com a panfletagem de uma carta aberta à população e realização de atos públicos. A carta aberta já está sendo preparada e em breve será encaminhada às subsedes.

As subsedes devem definir datas e locais para as panfletagens, informando a Sede Central pelo e-mail: presiden@apeoesp.org.br.

Caminhada pela saúde

A APEOESP realizará, em novembro, um dia estadual de luta pelo direito à saúde dos professores. Como parte desta mobilização, serão realizadas caminhadas na Capital e demais regiões, da Grande São Paulo e Interior.

Como parte da luta em defesa da saúde dos professores, a APEOSP divulgará na forma de livro a pesquisa realizada em 2010 pelo Grupo Géia durante o Congresso do Sindicato com cerca de 900 professores de todas as regiões do estado. Esta pesquisa apontou o processo de adoecimento que está vitimando a categoria: 57% declararam sofrer de depressão.

De imediato, o Sindicato vai divulgar massiva­mente os resultados da pesquisa à imprensa.

Ensino em tempo integral

Em reunião com a SEE, a APEOESP reivindicou mais uma vez que o gover­no não mais trabalhe com designação e remoção ex-officio. Além disso, reivindicou que  o ensino em tempo integral se inicie no ensino fundamental e não no ensino médio, tendo em vista os problemas que gera neste nível de ensino.

Por outro lado, a APEOESP aguarda resultados de uma ação coletiva que move para que o governo retire do projeto de escola de ensino médio integral a remoção ex-officio dos professores efetivos das unidades escolares onde o projeto é implantado, pois é direito do professor, concursado e que escolheu aquela unidade, ali per­manecer. A ação também solicita que os professores removidos retornem para suas unidades e que haja indenização, quando couber.

O juiz determinou à SEE que forneça explicações sobre o projeto em 72 horas, antes da decisão sobre concessão ou não de liminar.

Além disso, o Sindicato encaminhou uma carta ao governador expondo a posição dos professores sobre este projeto, explicitando que a escola de tempo integral é reivindicação histórica dos educa­dores. Entretanto, não podemos concordar com a forma impositiva e ilegal como o projeto vem sendo implementado, prejudicando professores e alunos.

Atribuição de aulas

Em reunião com a SEE, a APEOESP insistiu na garantia dos 30 dias de férias em janeiro. O Secre­tário informou, contudo, que não há possibilidade de ter atribuição de aulas em dezembro, mas que manteria a atribuição apenas na última semana de janeiro para o processo de atribuição e os 30 dias de férias em julho.

Concurso

Um dos projetos de lei que o governo poderá encaminhar à Assembleia Legislativa refere-se à escola de formação. De acordo com informação da SEE, a escola de formação não será mais etapa do concurso, mas irá para o estágio probatório. O professor toma posse e faz a escola de for­mação durante o estágio probatório, em cursos presenciais.

Em defesa dos professoresda categoria “O”

A APEOESP ingressou com ação coletiva para discutir na Justiça a precária e injusta situação dos professores da categoria “O”, a começar pela sua forma de contratação, por tempo determinado, com quarentena, sem plenos direitos trabalhistas e previdenciários.

Nossa ação questiona de forma incisiva a imposi­ção da “quarentena” a esses professores. Em outra ação, discute o direito dos professores da categoria “O” ao pagamento da sexta-parte e quinquênios. O artigo 129 da Constituição do Estado determi­na o pagamento a todos, mas o artigo 11 da LC 1093/2009 diz que esses professores recebem sempre pelo padrão inicial, o que faz com que não sejam pagos quinquênios e sexta-parte a esses profissionais.

Homenagem à lutados professores

A APEOESP está em entendimentos com o Centro de Tradições Nordestinas para a realização de um evento em homenagem aos professores, por ocasião do Dia do Professor. A data indicada é o dia 21 de outubro, um domingo.

Na medida em que avancem os entendimentos, novas informações serão divulgadas.

Inauguração da bibliotecada APEOESP

A APEOESP está em fase final de constituição de sua biblioteca, com acervo inicial de 4 mil livros. A inauguração está prevista para o dia 18 de outu­bro, como parte das comemorações do mês do professor. Haverá espaços também para que os professores assistam a vídeos, cursos e palestras e para contação de histórias para crianças. Novas informações serão divulgadas em breve.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Reunião no CNE estabelece entendimento em torno da jornada do piso Quase 20% dos professores de São Paulo sofrem de depressão

14 Comentários Add your own

  • 1. Kelly  |  29/09/2012 às 14:34

    Sra. Maria Izabel:

    Desde que as atribuições passaram a ser na U.E., minha vida profissional ficou muito difícil, pois na Escola onde é minha sede, sofro perseguição por parte de minha diretora. Cheguei a conversar com nosso supervisor porque acho que fui prejudicada na atribuição deste ano, mas nada foi resolvido, pois ele é amigo da diretora. Diante disso, gostaria de saber se, no próximo ano, posso deixar minha sede e ir à atribuição na D.E. Sou categoria F.
    Obrigada pela sua atenção.

    Responder
    • 2. apeoesp  |  29/09/2012 às 15:06

      Prezada professora Kelly,
      Tudo depende das regras que vierem a ser definidas. Pelas regras atuais não.
      Bebel

      Responder
  • 3. REGINALDO ORLANDO DE MELO  |  29/09/2012 às 16:01

    BEBEL, ASSUMI MEU CARGO ESSE ANO DE 2012. FIZ A INSCRIÇÃO PARA REMOÇÃO, PORÉM FOI INDEFERIDA. TENHO UNIÃO DE CÔNJUGE, ESTOU ESPERANDO O MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO, PARA DEPOIS ENTRAR INDIVIDUAL, CASO O JUIZ NÃO ACATE O MANDADO COLETIVO . MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE: O SECRETÁRIO FALOU ALGO A RESPEITO DA REMOÇÃSO PARA NÓS ANTES DO ESTÁGIO PROBATÓRIO? EU SEI QUE SEMPRE VOCÊS O QUESTIONA. ESTOU HÁ 500 QUILÔMETROS DA MINHA CASA, APESAR DO CONCURSO SER REGIONALIZADO.

    UM ABRAÇO

    REGINALDO

    Responder
    • 4. apeoesp  |  29/09/2012 às 17:08

      Prezado professor Reginaldo,
      Há concurso de remoção antes da posse dos novos concursados, mas a restrição para quem está em estágio probatório continua. Para mais informações, ligue para 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 5. sergio  |  29/09/2012 às 20:49

    Gostaria de saber mais sobre o periodo integral no ensino fundamental no que se rfefere ao texto.Obrigado.

    Responder
    • 6. apeoesp  |  30/09/2012 às 01:52

      Prezado professor Sérgio,
      Ainda não temos mais informações. É preciso aguardar novas definições da SEE.
      Bebel

      Responder
  • 7. Sandra Oliveira  |  04/10/2012 às 14:48

    Olá, Bebel,

    Ingressei no estado no ano de 2011, ete é o meu segundo ano na rede. Desde então, venho tentando me remover, por meio de ações individuais da Apeoesp. Este ano felizmente, tive a resposta de deferimento de minha inscrição. Entretanto, até agora a SEE não me deu retorno algum sobre o caso, a única coisa que me disseram é que precisavam que a ação judicial chegasse ao fim, para então me dar um parecer.

    Estou, portanto, preocupada, pois este deferimento de participação no concurso de remoção só saiu agora, depois de ingressantes terem escolhido vagas que indiquei na remoção, de modo que duvido muito que o governo refaça o processo e me dê uma das vagas que indiquei.

    Estou a 80 Km de casa, grávida e tirando licença saúde, correndo o risco de ter que exonerar, e pior, sabendo que tenho uma ação ganha.

    Você teria algum parecer desta situação para mim. Como devo proceder?

    Desde já, obrigada.

    Sandra Oliveira.

    Responder
    • 8. apeoesp  |  06/10/2012 às 16:29

      Prezada professora Sandra,
      Infelizmente, não tenho condições de opinar sobre situações individuais como esta. Você precisa recorrer ao departamento jurídico da APEOESP para verificar sua situação específica e para receber informações sobre o que está sendo e o que pode ser feito.
      Bebel

      Responder
  • 9. Eva  |  18/10/2012 às 04:17

    Bom, tenho que comer durante os 40 dias, por esse motivo é provável que arrume outro trabalho e talvez permaneça nele para não ter que ser submetida novamente a humilhação da contratação do categoria O.
    Para quem permanecer desejo sorte, cansei desta palhaçada!

    Responder
    • 10. nane  |  24/10/2012 às 22:18

      Eva… o que foi dessa vez? tem mais bomba contra a categoria o?

      Responder
  • 11. lucivelo  |  24/10/2012 às 19:22

    “Em reunião com a SEE, a APEOESP insistiu na garantia dos 30 dias de férias em janeiro. O Secre­tário informou, contudo, que não há possibilidade de ter atribuição de aulas em dezembro, mas que manteria a atribuição apenas na última semana de janeiro para o processo de atribuição e os 30 dias de férias em julho.”

    Pois é, Bebel, hoje fiquei sabendo do calendário do EJA 2013: SURPRESA! Fim das férias de julho, pois o calendário, com a desculpa de que deve ser diferenciado, vai até 12 de julho de 2013. E agora? Se deu certo em 2012, como o calendário contemplando férias e receso em julho, por que não continuar assim? Pode haver impedimento desse calendário, principalmente pelo compromisso firmado acima, ou não?

    Responder
    • 12. apeoesp  |  25/10/2012 às 11:59

      Prezada professora Lucivelo,
      Sim, o compromisso precisa ser mantido. Vamos imediatamente conversar com a SEE para que esta questão seja resolvida, pois a garantia da Secretaria era de manter o que foi praticado em 2012.
      Bebel

      Responder
  • 13. nane  |  24/10/2012 às 22:23

    Professores! Hoje foi um dia daqueles… ouvi que professores categoria o não terão 13º salário nem férias… sabe de alguma coisa presidenta? Um desabafo uma professora categoria F disse que nunca mais irá paralisar pela categoria o…. gente que culpa nós temos se quando entramos já estava essa palhaçada,,,, o que o governo quer está conseguindo colocar professor contra o outro….

    Responder
    • 14. apeoesp  |  25/10/2012 às 11:51

      Prezada professora Nane,
      Não temos nenhuma informação sobre isto, pois o professor da categoria O tem direito a 13º salário e férias. O que ocorre que todo professor adquire direito a férias quando completa 12 meses de exercício. Se não completar até dezembro o governo não vai pagar as férias em janeiro, exigindo que ingressemos com ação judicial. Infelizmente só podemos fazê-lo mediante o fato consumado.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,931,927 hits

%d blogueiros gostam disto: