Retroativos da promoção na carreira serão pagos no 5º dia útil

01/11/2012 at 12:23 168 comentários

A APEOESP obteve junto à CGRH a informação de que o pagamento retroativo a julho, relativo ao aumento da promoção por mérito, será pago neste quinto dia útil de novembro, por meio de folha suplementar.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Prova do processo seletivo simplificado será realizada no dia 11/11 Orientação sobre a prova para os ACTs, que acontecerá em 11 de novembro

168 Comentários Add your own

  • 1. Andrea  |  01/11/2012 às 16:04

    Muito obrigada, como sempre esse blog vem nos ajudando muito.
    Obrigada

    Responder
    • 2. apeoesp  |  04/11/2012 às 01:23

      Prezada professora Andrea,
      De nada. Sempre disponível para o que puder se útil.
      Bebel

      Responder
    • 3. eloni  |  20/11/2012 às 00:19

      ola, gostaria de saber sobre a informação presta logo acima, porque eu não recebi nenhuma parte referente ao retroativo. O que você sabe sobre o assunto? será que é algum problema com meu pagamento, eu só recebi na folha de pagamento o salario de outubro normal com o aumento de 10,5%.

      Responder
      • 4. apeoesp  |  20/11/2012 às 11:42

        Prezada professor Eloni,
        A SEE havia informado que os retroativos seriam pagos em folha suplementar no início de novembro. Isto não ocorreu e ainda não fixaram nova data.
        Bebel

  • 5. carlos  |  01/11/2012 às 21:18

    gostaria de saber se o professor cat o tem direito a licença saúde acompanhante?

    Responder
    • 6. apeoesp  |  04/11/2012 às 01:10

      Prezado professor Carlos,
      Este direito não é assegurado ao professor da categoria O. Para melhor informação, ligue para 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 7. Ismael de Oliveira  |  01/11/2012 às 21:38

    Eu sou RE e gostaria de saber se os pontos abonados pelas reuniões de representantes da APEOESP podem me prejudicar na avaliação do estágio probatório? Estou muito preocupado…

    Responder
    • 8. apeoesp  |  04/11/2012 às 01:09

      Prezado professor Ismael,
      O direito à representação sindical e à participação devem ser assegurados para todos. Mais ainda, deve ser valorizado. Caso haja desconto destes dias ou prejuizos à sua avaliação, você procurar imediatamente o departamento jurídico.
      Bebel

      Responder
  • 9. Silvio  |  02/11/2012 às 01:35

    Tenho nojo da maneira covarde pela qual essa prova ocorreu este ano…é para realmente ver que somos reféns de um governo covarde e manipulador…e eu que pensava que esse plano de carreira era uma luz no fim do túnel nesse imenso “buraco” que é ser professor estadual….lastimavel

    Responder
  • 10. AURORA SILVA DE ALMEIDA MARCONDES  |  02/11/2012 às 04:14

    Bebel,sou professora readaptada Tenho 54 anos e trabalho na biblioteca da U.E, assinei a aposentadoria em 1/08/2012, completei os 90 dias em 29/10/2012. no 91º dia fui informada que não poderia tirar o afastamento e aguardar a publicação da aposentadoria pela spprev em casa, devido ao parecer 150/2011 que tirou nosso direito.Oque aconteceu com a liminar conquistada pela APEOESP?Ainda está vigorando ou não? Preciso de esclarecimento e orientação!

    Responder
    • 11. apeoesp  |  04/11/2012 às 01:01

      Prezada professora Aurora,
      Não há liminar em vigor. A ação está em tramitação. Para mais informações ligue para 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 12. Rubens  |  03/11/2012 às 17:28

    Olá Bebel, tudo bem? Solicito uma parecer seu a respeito da matéria que veiculou hoje, 03 de novembro de 2012, no Jornal Folha de São Paulo “Agora” na pagina de nº. A11 “Trabalho”onde a colunista Thâmara Kaoru especifica o recebimento em folha suplementar do pagamento referente ao rejuste da prova por mérito. A mesma informa que de 38 mil participantes apenas 3.890 lograram êxito na prova e que irão receber. Bebel com certeza tem alguma coisa por trás das cortinas ai da qual não estamos conseguindo ver. Isso está parecendo o concurso que o caça níquel da OAB faz. Me parece que o Estado (SEE de SP) esta indo para o mesmo caminho. É humanamente impossível passar apenas essa quantidade de professores, meu Deus do céu, não dá para ficar de braços fechados diante disso tudo. Eu fiquei como nota geral com 5,98 pode uma coisa incrivel dessa? Não aproximaram. Meu Deus, maldito PSDB e VUNESP. Penso, lamentavelmente que essa prova já foi comprada. O ano que vem passará apenas 1.000 até ficar nulo, ou seja ninguem passar. Triste ter colegas que estão dizendo isso “não conseguem passar em uma provinha dessas..”. Gostaria de saber se a apeosp tem a intenção de fazer alguma coisa por nós. Obrigado e um abração.

    Responder
    • 13. apeoesp  |  04/11/2012 às 00:35

      Prezado professor Rubens,
      Sim, há uma situação estranha mesmo. O grande problema é que a justiça tem se abstido em situações como esta, alegando que não lhe cabe “subsituir o papel da comissão avaliadora”. Vou fazer nova consulta ao departamento jurídico a respeito e sugiro que você procure o departamento jurídico, na sua subsede, para verificar o que é possível fazer.
      Bebel

      Responder
    • 14. Alessandra Fabiane Brito  |  06/11/2012 às 15:29

      Eu também estou indignada, fiquei com 5,92.

      Responder
    • 15. jorge luis  |  10/11/2012 às 13:49

      Olá amigo eu tb fiquei com 5,93 isso é um absudo

      Responder
      • 16. jorge luis  |  10/11/2012 às 13:50

        absurdo

  • 17. Eliane Ap.S.Solimeo  |  03/11/2012 às 17:54

    Parabéns até que fim.Foi tomada uma providência…

    Responder
  • 18. Maria Regina  |  04/11/2012 às 21:15

    A Apeoesp como sempre não fará nada. A subsede informa que não devíamos ter feito a tal prova. Ora, como não faze-la se o sindicato não veio a público para mostrar o quanto essa avaliação por mérito era um embuste. Há muito tempo critico a postura da Apeoesp. Sinceramente, gostaria ver meu desconto sindical ser gasto para divulgar as irregularidades da SEE, mas isso não é feito. O professor está sozinho. É só respostas evasivas que mostram a incapacidade do jurídico da Apeoesp. Se não é possível reverter nada de tudo de errado que o governo faz com a categoria, qual a finalidade do sindicato que a cada dia está mais desacreditado entre aqueles que representa.

    Responder
    • 19. apeoesp  |  17/11/2012 às 11:23

      Prezada professora Maria Regina,
      Não há respostas evasivas.
      A APEOESP luta politicamente junto à SEE e demais orgãos do governo pelos direiros e reivindicações dos professores. O governo que aí está não se dispõe a negociar na maioria das vezes. Para vencer suas resistências, precisamos de união e mobilização. Precisamos que os professores venham para as ruas, se manifestem, pressionem. Não há força do governo que resista a uma grande mobilização. Infelizmente, por muitas razões, os professores continuam trabalhando normalmente nos dias em que há assembleias e não participam das lutas. Com isto, torna-se muito mais difícil conseguir vitórias.
      Não basta pagar e esperar resultados. O sindicato não funciona assim. Se apenas a diretoria pudesse conquistar as reivindicações dos professores com uma conversa na SEE, não haveria nenhuma necessidade de assembleias e mobilizações.
      Quanto ao departamento jurídico, tem sim conseguido muitas vitórias para a nossa categoria. Mas o departamento jurídico só pode agir quando tem base legal. No caso da prova dissertativa, o judiciário não aceita ações e ficamos de mãos amarradas. A não ser que se consiga indícios de fraude ou algum fato que configure uma base legal para a ação.
      Bebel

      Responder
  • 20. André  |  06/11/2012 às 05:12

    Oi Bebel,tudo bem?Gostaria de parabenizá la pq fiquei hospedado na Casa do Professor este final de semana e vi bastante coisas que estão mudando por lá e gostaria que vc levasse em consideração o que eu escrevi em uma outra ocasião ,talvez não tenha sido por mal que fizeram isso mais a instalação das tvs de lcd que foram colocadas nos quartos estão altas demais,é muito ruim para assitir qq coisa,basta ficarmos hospedados em qq hotel onde tvs de lcd foram instaladas,percebemos que elas ficam no mesmo níve da cama ou um pouquinho mais alta,a maioria das tvs instaladas estão quase no teto,acredito não ter necessidade de terem feito isso,achei de muito mal gosto.A camas ainda continuam ruins a ponto de virar,são poucos os quartos que contam com camas boas.Estou escrevendo não pq quero ser chato,mas pq vejo seu esforço para melhor algo que é patrimônio do professor estadual e gostaria muito de poder colaborar com a minha opinião.Um abraço ,André

    Responder
    • 21. apeoesp  |  10/11/2012 às 21:27

      Prezado professor André,
      Obrigada. Vou pedir que verifiquem essas questões.
      Bebel

      Responder
  • 22. ROSANA  |  06/11/2012 às 13:15

    OI! BEBEL

    POR FAVOR PEÇO-LHE QUE ANALISE O “PARECER CJ/SEE Nº1842/2012 (LÁ DIZ QUE O PERÍODO EM QUE O CONTRATADO ESTIVER TRABALHANDO NÃO PODE SER CONTADO COMO TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO, ISSO PROCEDE? O CATEGORIA “O” PODERÀ OU NÃO ACRESCENTAR O TEMPO DE SERVIÇO NO ESTADO.
    BEBEL TENHO 15 ANOS DE MAGISTÉRIO SE EU TIRAR 32 PONTOS NA “PROVINHA ANUAL” NÃO PODEREI ACRESCER O TEMPO DE MAGISTÉRIO?

    ******ESTOU DESESPERADA E PEÇO -LHE QUE REVEJA COM O JURÍDICO DO SINDICATO ATÉ QUE PONTO ESTE REFERIDO “PARECER” INTERFERE NA VIDA FUNCIONAL DO CATEGORIA “O”.

    GRATA”

    ROSANA (ASSOCIADA)

    Responder
    • 23. apeoesp  |  10/11/2012 às 21:25

      Prezada professora Rosana,
      A APEOESP não aceita este ponto de vista. Porém, só podemos recorrer à justiça em face de casos concretos. Qualquer professor que vier a ser prejudicado por este entendimento deve imediatamente procurar o departamento jurídico da APEOESP.
      Bebel

      Responder
  • 24. ROSANA  |  06/11/2012 às 13:21

    CARA BEBEL

    SOFRI UMA FRATURA EM MEU BRAÇO JÁ ESTOU EM AUXÍLIO- DOENÇA PELO INSS PORQUE SOU CAT. “O”.OCORRE QUE LI O “PARECER CJ/SEE Nº 1842/2012” E LÁ DIZ QUE NOSSA CATEGORIA O NÃO PODE TIRAR MAIS QUE 15 DIAS DE LICENÇA QUE PODE CONFIGURAR FALTA E SER DEMITIDO.

    PEÇO À TI QUE COMENTE SORE O PARECER CJ/SEE Nº1842/2012.

    OBRIGADA!

    Responder
    • 25. apeoesp  |  10/11/2012 às 21:23

      Prezada professora Rosana,
      Isto se aplica apenas a quem já seja aposentado pelp INSS, pois o Estado paga os primeiros 15 dias de licença e os demais dias devem ser cobertos pelo INSS.
      Bebel

      Responder
  • 26. Alessandra Fabiane Brito  |  06/11/2012 às 15:24

    Eu já procurei o departamento jurídico, e sinto muito em lhes informar que não há nada a ser feito. Para mim ficou muito claro o que aconteceu, fomos mais uma vez passados para traz, lesados.
    É só observar o nível do ano passado a parte objetivas foi fácil, complicou um pouco na dissertativa, mas ele viu a caca que fez acabou considerando tudo( quem fez o plano de aula em forma de redação e quem montou um plano com todas as estruturas que um plano deve ser montado também foi considerado).Já esse ano ferrou na objetiva e a dissertativa foi uma situação que todos nós professores em sala de aula vivenciamos, e olha o que aconteceu.
    Quase ninguém conseguiu atingir uma boa nota. A explicação para isso é simples: o ano passado ele somente daria aumento para 20% dos que passassem, ou seja, os professores que se matem entre em eles, este ano todos que passarem receberão aumento, apenas de 10,5%, mesmo assim vamos barrar. ÓBVIO.

    Responder
    • 27. Marcos  |  14/11/2012 às 12:13

      Pertinente sua colocação, tirei 9 na objetiva e 1 na dissertativa, reprovado.

      Responder
  • 28. Paulo Roberto de Oliveira  |  06/11/2012 às 18:59

    Bebel gostaria muito de marcar um dia para falar a vc sobre um assunto que me preocupa: Formação de um coletivo sobre os readaptados. Seria possível?
    Grato

    Responder
  • 30. Cristiane  |  06/11/2012 às 22:13

    Será que farão uma folha complementar? Pois, no demonstrativo de pagamento do dia 07/11 não constam os valores retroativos.

    grata

    cristiane

    Responder
    • 31. apeoesp  |  10/11/2012 às 21:08

      Prezada professora Cristiane,
      Como sabemos, o pagamento não foi feito. Vamos novamente tentar obter uma informação da SEE sobre este pagamento.
      Bebel

      Responder
  • 32. Professor Carlos  |  07/11/2012 às 14:50

    Prezada Senhora,

    Peço por favor de ver junto a SEE a possibilidade de recebermos no 5ª dia últil o 1/3 de férias que é pago no mês de Janeiro.

    Geralmente tem sido pago pelo dia 20, quando nos professores já temos de “voltar” para a escola.

    Peço que veja essa possibilidade.

    Agradeço imensamente.

    Prof Carlos

    Responder
    • 33. apeoesp  |  10/11/2012 às 20:34

      Prezado professor Carlos,
      Vamos levar esta questão ao secretário. Obrigada.
      Bebel

      Responder
  • 34. Prof° Oswaldo  |  07/11/2012 às 18:02

    Boa tarde, Presidente! Gostaria de informações novas, se possível, sobre a possibilidade de aumento salarial, que o secretário disse que estava nas mãos do governador, o que a Apeoesp está fazendo para cobrar isso dele? E sobre as mudanças que seriam mandadas para a Alesp depois das eleições, o que se sabe sobre isso? Sem mais agradeço.

    Responder
    • 35. apeoesp  |  10/11/2012 às 20:33

      Prezado professor Oswaldo,
      Solicitamos e estamos aguardando agendamento de reunião com o secretário da educação para tratar deste e de outros assuntos do interesse da categoria.
      Bebel

      Responder
  • 36. Cristiane Salvador  |  07/11/2012 às 19:22

    Bebel, tem alguma previsão de aumento fora o acordado em 2011? Houve boatos que o governo estaria vendo isso.Você sabe de alguma coisa?

    Responder
    • 37. apeoesp  |  10/11/2012 às 14:39

      Prezada professor Cristiane,
      Sim, o secretário da Educação nos disse que seria encaminhado um projeto, mas nada foi feito até o momento.
      Bebel

      Responder
  • 38. Rosangela  |  07/11/2012 às 22:13

    Olá, tocando em outro assunto, sobre a carga horária para 2013, haverá redução? atenderá as 26 aulas? Parece que o assunto ficou um pouco esquecido depois da prova de mérito.

    Responder
    • 39. apeoesp  |  10/11/2012 às 14:38

      Prezada professora Rosangela,
      Já solicitei reunião com o secretário para tratar do assunto. Claro, parece que ele quer que esqueçamos mesmo, mas não esquecemos.
      Bebel

      Responder
  • 40. Everton  |  08/11/2012 às 01:12

    Olá, Sou professor efetivo, e a escola que escolhi dar aula entrará no regime de plena integral a partir do ano que vem e como a escola não suportará cargo, teria que me remover, porém não possuo 3 anos no estado e não pude pedir remoção. Como não possuo 3 anos também não posso continuar na escola já que este é um requisito para continuar na escola o ano que vem. Como ficará minha situação?

    Responder
    • 41. apeoesp  |  10/11/2012 às 14:35

      Prezado professor Everton
      A “solução” que o governo dá é a remoção forçada de todos os professores da escola e a avaliação “por perfil” para definir que pode permanecer na escola de tempo integral. Somos contra esses procedimentos. Sugiro que procure o(a) advogado(a) na subsede para verificar o que pode ser feito na sua situação específica.
      Bebel

      Responder
  • 42. Magali de Cássia Merenda  |  08/11/2012 às 01:36

    Cara Bebel

    Já comentei outras vezes sobre a prova de mérito. É mais do que lamentável, é um despautério, uma sandice desse governo. Fizeram uma prova ferrada mesmo porém muitos pelo que vi e conversei conseguiram a nota mínima na objetiva. O que fizeram? Nos barraram na dissertativa pois não há acesso a mesma. É muito safadeza. Ainda estou chocada, mas nos primeiros dias fiquei quase doente, Caso seja possível por favor faça algo por nós. Um grande abraço. Prof Magali

    Responder
    • 43. apeoesp  |  10/11/2012 às 14:33

      Prezada professora Magali,
      Nossa única alternativa seria o Judiciário. Porém, o Poder Judiciário se recusa a julgar casos relacionados à correação de provas de concursos e semelhantes. Você pode, se toda forma, conversar com o(a) advogado(a) na subsede para verificar se há alternativa.
      Bebel

      Responder
  • 44. Andrea  |  08/11/2012 às 07:58

    Bom dia, Isabel… o retroativo não foi depositado… o que vai ser feito sobre isso?

    Obrigada
    Andrea

    Responder
    • 45. apeoesp  |  10/11/2012 às 14:31

      Prezada professora Andrea,
      Vamos questionar a SEE sobre o que ocorreu.
      Bebel

      Responder
  • 46. everaldo  |  08/11/2012 às 09:56

    Eu fui aprovado na prova do mérito e não vei nada de retroativo no 5º dia útil de novembro e como há a noticia que viria, gostaria de receber uma posição do sindicato.

    Responder
    • 47. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:57

      Prezado professor Everaldo,
      Vamos questionar a SEE sobre o que ocorreu.
      Bebel

      Responder
  • 48. Cris Bordonalli  |  08/11/2012 às 10:21

    De fato, pagamento na conta e o retroativo está pensando se cai ou não cai…palhaçadaaaaaaaaaaaaaaa!

    Responder
    • 49. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:56

      Prezada professora Cris,
      Vamos questionar a SEE sobre o que ocorreu.
      Bebel

      Responder
  • 50. Gisele  |  08/11/2012 às 11:28

    Onde está o pagamento do retroativo do aumento do mérito? Não há nada creditado em nossa conta…. será que houve algum engano?

    Responder
    • 51. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:44

      Prezada professor Gisele,
      Vamos questionar a SEE sobre o que ocorreu.
      Bebel

      Responder
  • 52. Sandra Regina Toledo Rodovalho  |  08/11/2012 às 13:51

    Boa Tarde Bebel,
    Gostaria de informar que diferente do que a Coordenadoria informou à Apeoesp, o pagamento do retroativo da promoção por mérito não ocorreu no dia de hj. Também não está previsto folha suplementar para consulta. Somente o salário deste mês sofreu o reajuste.
    Abraços

    Sandra Toledo

    Responder
    • 53. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:34

      Prezada professora Sandra,
      Vamos questionar a SEE sobre porque não ocorreu o pagamento.
      Bebel

      Responder
  • 54. Pontes  |  08/11/2012 às 15:25

    não pagaram o retroativo……….

    Responder
    • 55. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:33

      Prezado professor Pontes,
      Vamos questionar a SEE sobre o ocorrido.
      Bebel

      Responder
  • 56. rafael  |  08/11/2012 às 16:33

    Quinto dia útil e nada de retroativo, o que houve?

    Responder
    • 57. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:33

      Prezado professor Rafael,
      Vamos questionar a SEE sobre o que ocorreu.
      Bebel

      Responder
  • 58. André  |  08/11/2012 às 17:05

    Não houve o pagamento do valor retroativo e não existe nenhuma folha suplementar disponível na fazenda…alguém sabe se foi pago a alguém? Ou se existe previsão para o pagamento?

    André

    Responder
    • 59. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:32

      Prezado professor André,
      Vamos questionar a SEE sobre o que ocorreu. Porque não ocorreu o prometido.
      Bebel

      Responder
  • 60. Priscila  |  08/11/2012 às 17:15

    Não recebi os atrasados hoje. Alguém recebeu?

    Responder
    • 61. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:29

      Prezada professora Priscila,
      Vamos questionar a SEE sobre o que ocorreu.
      Bebel

      Responder
  • 62. Prof. Clovis  |  08/11/2012 às 19:30

    Boa tarde,
    Sou RE e os professores que foram aprovados na prova de mérito
    não receberam os atrasados em folha suplementar hoje. Espero orientações para repassar para meus colegas. Obrigado

    Responder
    • 63. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:27

      Prezado professor Cloves,
      Vamos questionar a SEE sobre o que houve.
      Bebel

      Responder
  • 64. Liliana  |  08/11/2012 às 20:13

    Bebel, ainda não saiu nada do retroativo. O que será que houve?

    Responder
    • 65. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:26

      Prezada professora Liliana,
      Vamos questionar a SEE sobre o que houve.
      Bebel

      Responder
  • 66. everaldo  |  08/11/2012 às 21:03

    Gostaria de saber o motivo do governo não ter pago o atrasado hoje, como consta no início dessa página. Obrigado e aguardo uma resposta.

    Responder
    • 67. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:02

      Prezado professor Everaldo,
      Vamos questionar à SEE sobre o ocorrido.
      Bebel

      Responder
  • 68. maria marly s. negreiros  |  08/11/2012 às 21:29

    OLÁ BEBEL, PENSO Q. ESTA PROVA É UMA VERGONHA,ESTÁ NA HORA DA APEOESP ENTRAR C/ UMA AÇÃO DE “INCONSTITUCIONALIDADE”,MAS PARECE Q. APEOESP NÃO TEM INTERESSE…C/O SABEMOS,A PRÓPRIA APEOESP,QUER INCLUIR NO PLANO DE CARREIRA….MARLY

    Responder
    • 69. apeoesp  |  10/11/2012 às 13:01

      Prezada professora Maria,
      Creio que para criticar é preciso primeiro se informar. Quando esta prova surgiu, na forma de decreto, em 2008, a APEOESP ingressou com ação judicial e venceu, o que levou à queda da então secretária Maria Helena Guimarães de Castro. Seu sucessor, Paulo Renato Souza, institucionalizou a prova, por meio de votação na Assembleia Legislativa, com maioria de 2/3 dos deputados. A prova em si não fere a Constituição, o que já foi verificado pelos departamentos jurídicos das diversas entidades. Portanto, não procede falar em ação de inconstitucionalidade. Porém, a prova contém ilegalidades na sua concepção e operacionalização, bem como na forma como ela determina a classificação dos professores. Em relação a isto, temos ações judiciais em trâmite no Tribunal de Justiça de SP. Elas continuam tramitando naquele ritmo do judiciário, que não é o que desejamos.
      Quanto a incluir a prova no plano de carreira, gostaria que a senhora apontasse em que momento a APEOESP sequer aventou esta hipótese, que é completamente inverídica e absurda. É preciso ter mais seriedade e responsabilidade quando se formulam questões, para não partir de premissas falsas como esta. A APEOESP é contra a lei complementar 1093/2009, lutou contra a sua aprovação e vai continuar lutando para que ela seja extinta.
      Por favor, não propague inverdades e participe mais das assembleias e atividades do sindicato. Assim, ficará bem informada e ajudará na luta da categoria.
      Bebel

      Responder
  • 70. Telma  |  09/11/2012 às 10:37

    Não recebemos o aumento retroativo ( PROVA DE PROMOÇÃO POR MÉRITO) na data de ontem, 5º dia útil, quando virá este aumento ??

    Responder
    • 71. apeoesp  |  10/11/2012 às 12:51

      Prezada professora Telma,
      Vamos voltar a questionar à SEE sobre o ocorrido.
      Bebel

      Responder
  • 72. Junior Barbosa  |  09/11/2012 às 18:00

    Boa tarde.

    Sou professor da rede e fui promovido nessa última prova; no entanto só recebi o aumento do mês de referência, ou seja não veio nada retroativo como prometido. nem mesmo em folha suplementar.

    Houve algum engano?

    Obrigado.

    Professor Junior.

    Responder
    • 73. apeoesp  |  10/11/2012 às 12:50

      Prezado professor Junior,
      Vamos questionar à SEE sobre o ocorrido.
      Bebel

      Responder
  • 74. Heleny  |  09/11/2012 às 18:31

    Bebel… o retroativo não caiu… Você tem mais alguma outra informação?
    Obrigada
    Heleny

    Responder
    • 75. apeoesp  |  10/11/2012 às 12:50

      Prezada professora Heleny,
      A informação da CGRH era a de que seria paga em folha suplementar. Vamos voltar a indagar à SEE.
      Bebel

      Responder
  • 76. Marcela  |  09/11/2012 às 21:42

    Olá! Não recebi retroativo da prova de merito. O que acontece?

    Responder
    • 77. apeoesp  |  10/11/2012 às 12:39

      Prezada professora Marcela,
      A informação da CGRH é a de que o pagamento sairia em folha suplementar no quinto dia útil de novembro. Se isto não ocorreu, voltaremos a indagar à SEE como será resolvida a questão.
      Bebel

      Responder
  • 78. Telma Trindade Miranda  |  09/11/2012 às 22:35

    Quanto ao aumento da prova de mérito retroativo de julho, não recebemos, qual a data prevista para este pagamento ?

    Responder
    • 79. apeoesp  |  10/11/2012 às 12:35

      Prezada professor Telma,
      A informação da SEE, confirmada pela CGRH, é a de que o pagamento sairia em folha suplementar no quinto dia útil. Se isto não ocorreu, voltaremos a indagar à SEE quando será feito.
      Bebel

      Responder
  • 80. Marina  |  10/11/2012 às 16:50

    Gostaria de saber se os professores que ingressaram em fevereiro de 2011 poderão participar da remoção em 2013.

    Responder
    • 81. apeoesp  |  10/11/2012 às 20:32

      Prezada professora Marina,
      Há um decreto do governo que veda esta possibilidade. Deve tentar pela via judicial, por meio do departamento jurídico da APEOESP.
      Bebel

      Responder
  • 82. valeria  |  10/11/2012 às 19:33

    Será que ainda será pago os retroativos sobre a prova de promoção por mérito?????

    Responder
    • 83. apeoesp  |  10/11/2012 às 20:23

      Prezada professora Valéria,
      Claro que sim. Está na lei. Vamos nos informar com a SEE porque não foi feito ainda e quando será.
      Bebel

      Responder
  • 84. elaine  |  11/11/2012 às 21:56

    Já foi dif´cil passar na prova mérito, aí só recebemos os 10% e ainda vamos ficar sem o retroatico? É muita injustiça!!!!

    Responder
    • 85. apeoesp  |  18/11/2012 às 14:40

      Prezada professora Elaine,
      O pagamento com vigência em julho é previsto em lei. Terá que ser feito. A SEE, no entanto, ainda não sabe em que data.
      Bebel

      Responder
  • 86. Jane  |  12/11/2012 às 01:10

    Cara Bebel.
    Começo agradecendo a dedicação e o respeito pela nossa categoria. Desejo-lhe saude e muita motivação e aproveito para perguntar sobre o proximo concurso de peb II,há possibilidade de ser realizado ainda em 2012?
    Fraterno abraço.
    jane

    Responder
    • 87. apeoesp  |  18/11/2012 às 14:18

      Prezada professora Jane,
      Muito obrigada. Desejo o mesmo para você.
      Não. O concurso será realizado em 2013.
      Bebel

      Responder
  • 88. Magali de Cássia Merenda  |  12/11/2012 às 02:01

    Cara Bebel

    Gostaria de uma informação: A APEOESP entrou com uma ADIN contra a prova de mérito. Como está ? Caso o Sindicato ganhe( e vai ganhar) como fica a situação dos professores que não tiveram os aumentos de 25 , 22 ou 10 porcento? E essa discrepância entre os valores?A prova acabaria e como ficariam os professores que não tiveram aumento? Obrigada. Prof Magali

    Responder
    • 89. apeoesp  |  18/11/2012 às 14:14

      Prezada professora Magali,
      A ação está parada no STF. Em caso de vitória, cria-se uma situação que nos permite ingressa com ação pleiteando o benefício para todos.
      Bebel

      Responder
      • 90. Paulo  |  18/11/2012 às 23:44

        Entre em http://www.stf.gov.br e no campo de pesquisa digite 4359. Poderá acompanhar a ação, que está parada desde novembro de 2011. Ia fazer uma piada, porém desisti… muito triste!!!

      • 91. apeoesp  |  20/11/2012 às 12:17

        Prezado professor Paulo,
        Infelizmente a morosidade da justiça é bem conhecida. No STF a ADIN da lei do piso, que tinha alcance nacional, ficou parada pelo menos dois anos antes de ser julgada.
        Bebel

  • 92. Renata  |  12/11/2012 às 12:16

    Olá Bebel, professores da categoria 0 pode realizar a prova do mérito, á três anos sou contratada na mesma escola. Caso este ano consiga pegar aulas na mesma unidade escolar, poderei fazer a mesma ?

    Responder
    • 93. apeoesp  |  18/11/2012 às 14:13

      Prezada professora Renata,
      Não. Professores da categoria O não podem fazer a prova de mérito, pois estão fora da carreira.
      Bebel

      Responder
  • 94. Maria  |  12/11/2012 às 14:05

    Prezada Bebel!
    Sou efetiva, porém estou cumprindo o estágio probatório. Ao me inscrever para atribuição de aulas2013 optei pelo artigo 22, porém até o momento não obtivemos resposta sobre deferimento ou indeferimento da inscrição. Há uma data prevista para obtermos resposta desta avaliação? O sindicato já tomou alguma medida judicial para nos favorecer? Como devemos proceder? E em relação aos projetos, é possível me inscrever em outra diretoria de ensino e trabalhar apenas desenvolvendo-os? Como posso realizar isso?

    Responder
    • 95. apeoesp  |  18/11/2012 às 14:16

      Prezada professora Maria,
      Você só conseguirá o artigo 22 mediante ação judicial. Por favor, entre em contato com o(a) advogado(a) na subsede ou ligue para 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 96. Andrea  |  12/11/2012 às 14:51

    Boa tarde, Isabel,
    Gostaria de saber se já tem uma nova data,ou uma previsão para o pagamento do retroativo da prova do mérito.
    Obrigada

    Responder
    • 97. apeoesp  |  18/11/2012 às 14:03

      Prezada professora Andrea,
      Não. A única informação que temos é que será feito por folha suplementar.
      Bebel

      Responder
      • 98. Paulo  |  18/11/2012 às 23:50

        Vão deixar para pagar em dezembro. Assim, junta com o salário e o 13°, muda de faixa e a mordida do leão do IRPF será bem maior: ou seja vamos trocar 6 por meia dúzia e não receber nada. Se tiver sorte, poderá restituir a diferença na declaração do ano que vem .

      • 99. apeoesp  |  20/11/2012 às 12:16

        Prezado professor Paulo,
        Esperamos que isto não ocorra. Estamos pressionando diariamente para obter uma confirmação deste pagamento.
        Bebel

  • 100. Jorge Alexandre Forner  |  12/11/2012 às 15:40

    Olá Bebel,
    Alguma resposta sobre o não pagamento do retroativo?

    Responder
    • 101. apeoesp  |  18/11/2012 às 14:02

      Prezado professor Jorge,
      Não. Apenas que será feito por folha suplementar.
      Bebel

      Responder
  • 102. Marcos  |  12/11/2012 às 16:24

    Nenhuma informação nova, sobre o pagamento do retroativo?

    Responder
    • 103. apeoesp  |  18/11/2012 às 14:01

      Prezado professor Marcos,
      Não. Apenas que será feito por folha suplementar.
      Bebel

      Responder
  • 104. Josi  |  13/11/2012 às 09:29

    Bom Dia!!!
    Gostaria de saber o que está sendo feito para melhorar a situação da categoria “O”, acho um absurdo 2 abonadas,3 justificadas, injustificada e 6 atestados, durante 2 anos, que é o período do contrato…estou quase reincidindo o meu contrato, pois não consigo segurar essas faltas por dois anos.

    Responder
    • 105. apeoesp  |  18/11/2012 às 13:06

      Prezada professora Josi,
      Além das lutas e campanhas que temos feito, onde a questão do professor da categoria O está sempre presente, tramita na justiça ação judicial que impetramos contra a forma de contratação e restrições impostas a este segmento da nossa categoria.
      Bebel

      Responder
  • 106. Silmara E. Ferreira  |  13/11/2012 às 13:20

    Até agora, 13-11, não recebemos o retroativo. Qual a resposta que vcs obtiveram junto à SEE?

    Responder
    • 107. apeoesp  |  18/11/2012 às 12:09

      Prezada professora Silmara,
      Por enquanto, apenas que haverá folha suplementar com os retroativos.
      Bebel

      Responder
  • 108. Cris Bordonalli  |  13/11/2012 às 14:08

    Nosssssssssssssssa…13.11 e estamos no vácuo sem saber notícias…não é possível que o sindicato não consiga obter informações para os professores!!!!!!!!!!!!!

    Responder
    • 109. apeoesp  |  18/11/2012 às 11:46

      Prezada professora Cris,
      A informação que obtivemos é a de que o pagamento será feito em folha suplementar, mas não nos foi informada a data.
      Creio que sua revolta deveria ser direcionada ao Estado, que não cumpre a lei e que não informa com precisão, e não ao sindicato, que está tentando obter as informações.
      Isto dá uma mostra de como este governo nos trata e da necessidade de que todos os professores se mobilizem quando são chamados, para que o governo respeite mais a nossa categoria.
      Bebel

      Responder
  • 110. Bárbara Mariana Altran da Gama  |  13/11/2012 às 22:25

    gostaria de saber se a Apeoesp já se informou junto a SEE sobre os retroativos ,pos só estou vendo resposta que irá se informar e cadê a notícia até agora? tá na lei queremos o retroativos e temos o direito de saber para quando ,já que pelo meu ver Já está atrasado .

    Responder
    • 111. apeoesp  |  18/11/2012 às 11:16

      Prezada professora Barbara,
      Sim, já buscamos a informação. O problema é que a SEE apenas diz que será pago em folha suplementar, mas sem precisar a data.
      Bebel

      Responder
  • 112. everaldo  |  13/11/2012 às 22:35

    Qual foi a posição da SEE sobre o dinheiro retroativo? Já tem alguma resposta?

    Responder
    • 113. apeoesp  |  18/11/2012 às 11:06

      Prezado professor Everaldo,
      Ainda não temos nenhuma informação a respeito, a não ser que será feito por folha suplementar.
      Bebel

      Responder
  • 114. Gerson Consul  |  13/11/2012 às 23:38

    Sou categira F, com 20 anos de estado, que nota minima tenho que ter para se livrar da prova da vergonha ?
    Fui informado por amigos que 32 acertos ja resolve verdade ?

    Responder
    • 115. apeoesp  |  18/11/2012 às 11:00

      Prezado professor Gerson,
      Sim, o mínimo são 32 acertos.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 116. Willians  |  14/11/2012 às 16:26

    Olá pessoal, alguma novidade sobre o retroativo da promoção???

    Responder
    • 117. apeoesp  |  18/11/2012 às 10:35

      Prezado professor Willians,
      Apenas a informação de que sairá uma folha suplementar, mas não dizem quando.
      Bebel

      Responder
  • 118. Mariana Moraes  |  15/11/2012 às 11:11

    15 de novembro!! ainda podemos esperar receber o retroativo ref a prova de merito???? foi prometido e não cumprido até o momento… há novas informações??

    Responder
    • 119. apeoesp  |  17/11/2012 às 11:47

      Prezada professora Mariana,
      O retroativo será pago, porque é previsto em lei o pagamento desde o mês de julho. Não conseguimos ainda saber a data, já que o governo não cumpriu o prometido.
      Bebel

      Responder
  • 120. everaldo  |  15/11/2012 às 12:39

    Alguma novidade sobre o dinheiro retroativo da prova do mérito?

    Responder
    • 121. apeoesp  |  16/11/2012 às 13:33

      Prezado professor Everaldo,
      Ainda não tenho nenhuma informação concreta a respeito.
      Bebel

      Responder
  • 122. Daniela  |  15/11/2012 às 17:00

    Olá Bebel,
    Gostaria de saber se você já tem alguma resposta da CGRH em relação ao retroativo da promoção por mérito.

    Responder
    • 123. apeoesp  |  16/11/2012 às 13:27

      Prezada professora Daniela,
      Infelizmente ainda não me deram nenhuma informação conclusiva.
      Bebel

      Responder
  • 124. Alessandra  |  16/11/2012 às 12:50

    Boa tarde, Isabel,
    Gostaria de saber se já tem uma nova data,ou uma previsão para o pagamento do retroativo da prova do mérito. Já liguei na subsede e eles não sabem informara nada a respeito.
    Obrigada

    Responder
    • 125. apeoesp  |  16/11/2012 às 13:03

      Prezada professora Alessandra,
      Na SEE ninguém ainda sabe dar uma informação precisa sobre isto, infelizmente.
      Bebel

      Responder
  • 126. Paula  |  16/11/2012 às 22:26

    Boa tarde Isabel!!
    A SEE nao sabe dizer nada à respeito… mas e a APEOESP nao vai fazer nada em relação à isso?
    Obrigada.

    Responder
    • 127. apeoesp  |  17/11/2012 às 11:27

      Prezada professora Paula,
      A APEOESP está fazendo, pressionando a SEE pelo pagamento dos retroativos. Entretanto, estamos abertos a sugestões sobre outras iniciativas que possamos tomar. Lembrando que a fase judicial só pode ser iniciada se ficar patente e inquestionável recusa do governo em pagar.
      Bebel

      Responder
  • 128. Maria Regina  |  16/11/2012 às 23:54

    Cadê meu comentário que ficou aguardando moderação um mês??????????????

    Responder
    • 129. apeoesp  |  17/11/2012 às 11:25

      Prezada professora Maria Regina,
      Desculpe-me. Seu comentário, enviado há 14 dias, passou desapercebido em função do alto volume de comentários. Já foi respondido.
      Bebel

      Responder
  • 130. Danielle  |  18/11/2012 às 04:21

    bom dia !
    sou professora categoria O , acertei 28 questões tenho 12.500 pontos , existe possibilidade de ser aprovada na prova para atribuição de aula 2013.
    grata .

    Responder
    • 131. apeoesp  |  18/11/2012 às 10:16

      Prezada professora Danielle,
      Apenas se for PEB I poderá pleitear o uso do tempo de serviço para completar a nota da prova.
      Bebel

      Responder
  • 132. Daniel  |  19/11/2012 às 12:25

    Aionda não recebi o retroativo do merito

    Responder
    • 133. apeoesp  |  20/11/2012 às 12:14

      Prezado professor Daniel,
      A SEE não informou quando será feito. A data que haviam informado, quinto dia útil de novembro, não se confirmou.
      Bebel

      Responder
  • 134. Lais  |  19/11/2012 às 16:38

    Olá, sou categoria O, iniciei um novo contrato no início deste ano e já utilizei todas as faltas que seriam permitidas para o contrato. Caso eu tenha meu contrato rescindido ao final deste ano, vale a quarentena de 200 dias para um novo contrato, ou a de 40 dias como foi no início deste ano?
    Outra coisa, minhas aulas são livres, até quando receberei pagamento pelas aulas, até o fim do ano letivo ou mais?

    obrigada!

    Responder
    • 135. apeoesp  |  20/11/2012 às 11:59

      Prezada professora Lais,
      A quarentena é de 40 dias. Você recebe pagamento enquanto durar o contrato.
      Bebel

      Responder
  • 136. Rita  |  21/11/2012 às 12:32

    Alguma novidade sobre o retroativo do mérito?

    Responder
    • 137. apeoesp  |  21/11/2012 às 16:19

      A CGRH informou que está aguardando uma definição da Secretaria da Fazenda sobre a data da folha suplementar.
      Bebel

      Responder
      • 138. cassia  |  23/11/2012 às 14:49

        onde vejo os professores classificados no merito de sp

      • 139. apeoesp  |  25/11/2012 às 03:14

        Prezada professora Cassia,
        Você deve consultar sua classificação pelo sistema GDAE.
        Bebel

  • 140. Jorge y  |  21/11/2012 às 16:33

    Hoje, é dia 21/11/2012. O pagamento da prova do mérito não ocorreu? E o governo não cumpriu novamente as suas promessas? Assim não da para trabalhar contente, pois somos cobrado o tempo todo por esse governo, como escravo. Vamos esperar até quando? No dia 1° de abril, de 2013 dia da mentira?

    Jorge

    Responder
    • 141. apeoesp  |  25/11/2012 às 11:35

      Prezado professor Jorge,
      A informação que temos é que o pagamento será feito no dia 27/11.
      Bebel

      Responder
  • 142. elaine  |  21/11/2012 às 17:45

    Boa tarde, Bebel!!!
    Então iremos receber? Só não se sabe o dia, é isso?
    Obrigada, por nos manter informados!

    Responder
    • 143. apeoesp  |  25/11/2012 às 11:29

      Prezada professora Elaine,
      A informação que temos é a de que pagamento sairá no dia 27/11.
      Bebel

      Responder
  • 144. André  |  23/11/2012 às 01:40

    Professor tem direito a hora extra pelo tempo do recreio, diz TST
    Do UOL, em São Paulo

    A hora do lanche é a hora mais feliz… para os professores. Ao menos segundo o TST (Tribunal Superior do Trabalho), que concedeu o pagamento de horas extras a um professor que entrou com ação trabalhista contra a faculdade onde trabalhava, cobrando remuneração pelo período do intervalo entre as aulas reservado para a alimentação dos alunos.

    Os ministros da 5ª Turma do tribunal entenderam que, diferentemente do tempo reservado para a preparação de aulas e correção de trabalhos e provas, tarefas inerentes à atividade de professor, a hora do recreio é considerada tempo à disposição do empregador, o que dá direito ao pagamento adicional.

    Com isso, os ministros reverteram decisões de 1ª e 2ª instâncias que haviam negado o pedido, considerado que os intervalos entre 15 e 20 minutos não obrigam o professor a exercer atividades docentes, como receber alunos, por exemplo.

    Por outro lado, a mesma 5ª Turma rejeitou pedido de horas extras feito por uma professora que reclamava da não-remuneração das atividades extraclasse. Os ministros reforçaram que jurisprudência do TST considera “horas de estudo, elaboração e correção de provas e preparação de aulas” como atividades normais da profissão de professor.

    Responder
  • 145. Leda Mota  |  24/11/2012 às 00:44

    Todos que tiveram média 7 na redação e mais de 40 pontos estão aprovados na promoção por mérito?

    Responder
    • 146. apeoesp  |  25/11/2012 às 03:02

      Prezada professora Leda Mota,
      A lista dos aprovados já foi publicada. O pagamento do reajuste já foi feito no holerite de novembro. Os retroativos serão pagos no dia 27/11.
      Bebel

      Responder
  • 147. André Machado  |  24/11/2012 às 10:07

    Olá a todos…
    O pagamento do valor retroativo da promoção será pago no dia 27/11…já está provisionado no banco, é só consultar o extrato para vermos a grande fortuna que iremos receber…uma vergonha!!!!!

    Responder
    • 148. apeoesp  |  25/11/2012 às 03:01

      Prezado professor André,
      Obrigada pela informação.
      Bebel

      Responder
  • 149. Alessandra  |  24/11/2012 às 10:53

    Retroativo provisionado para 27/11

    Responder
    • 150. apeoesp  |  25/11/2012 às 02:53

      Prezada professora Alessandra,
      Obrigada pela informação.
      Bebel

      Responder
  • 151. Sandra Regina Toledo Rodovalho  |  24/11/2012 às 14:09

    Olá Bebel,
    Bom dia!

    Sobre os retroativos da promoção por mérito, acho q o pagamento vai ser dia 27/11, acabei de ver meu extrato do BB e tem um provento para esse dia. Só pode ser tal pagamento.

    Abraços

    Profª Sandra Toledo

    Responder
    • 152. apeoesp  |  25/11/2012 às 00:03

      Prezada professora Sandra,
      Muito obrigada pela informação. É possível que seja mesmo. Na segunda-feira confirmaremos.
      Bebel

      Responder
  • 153. ZEZE  |  24/11/2012 às 14:42

    OI, saiu os atrasados da prova de merito.

    Responder
    • 154. apeoesp  |  25/11/2012 às 00:05

      Prezada professora Zezé,
      Recebemos uma informação de que poderão ser pagos no dia 27. Na segunda-feira confirmaremos.
      Bebel

      Responder
  • 155. Leda Mota  |  24/11/2012 às 15:17

    Quem obteve 7 na redação e 47 acertos está aprovada na promoção por mérito?

    Responder
    • 156. apeoesp  |  24/11/2012 às 23:59

      Prezada professora Leda,
      A lista dos aprovados já foi publicada e o pagamento do reajuste já constou no pagamento que foi feito no quinto dia útil de novembro. Os retroativos serão pagos em folha suplementar, ainda sem data definida. Quanto à nota, sabemos que é preciso ter acertado 60% das questões.
      Bebel

      Responder
  • 157. marli25  |  24/11/2012 às 21:01

    Boa noite,
    por gentileza…gostaria de saber quando e onde sairá o resultado (classificação) da prova realizada em 11/11/12.
    Aguardo retorno
    Grata
    Marli

    Responder
    • 158. apeoesp  |  24/11/2012 às 23:52

      Prezada professora Marli,
      Ainda não temos esta informação. Em geral sai publicada dias antes da atribuição de aulas, em janeiro.
      Bebel

      Responder
  • 159. Mariana Moraes  |  26/11/2012 às 16:34

    Finalmente parece q temos boas noticias… olhei o demonstrativo de pagamento no site da fazenda e ja consta folha suplementar ref o retroativo da prova de merito. Pelo q consta será pago amanhã, dia 27. Q bom!!

    Responder
  • 160. Rita  |  26/11/2012 às 21:38

    Bebel,

    Gostaria de saber se já saiu o retroativo da prova do mérito, pois hoje apareceu uma folha suplementar, mas não sei se é relativo ao atrasado do mérito.

    Desde já agradeço a resposta.

    Responder
    • 161. apeoesp  |  28/11/2012 às 14:15

      Prezada professora Rita,
      Sim, refere-se ao retroativo.
      Bebel

      Responder
  • 162. Liliana  |  26/11/2012 às 21:56

    Mas me diga uma coisa Bebel, o valor provisionado no banco é bem pequeno para ser retroativo de Julho. O que será que houve?

    Responder
    • 163. apeoesp  |  28/11/2012 às 14:15

      Prezada professor Liliana,
      O valor deve corresponder a 10,5% sobre o seu salário em cada mês.
      Bebel

      Responder
  • 164. Liliana  |  26/11/2012 às 22:04

    Então, na folha está discriminado pagamentos de 3 meses: 01/07/2012 A 31/07/2012
    01/08/2012 A 31/08/2012
    01/09/2012 A 30/09/2012
    Atrasados, no entanto, houve desconto do mês de outubro

    IAMSPE A 2,00 PERC. 01/10/2012 A 31/10/2012
    IAMSPE S/ 1/3 DE FERIAS PERC. 01/10/2012 A 31/10/2012

    Descontaram coisas de outubro e não vão nos pagar o mês 10?

    Não entendi.

    Responder
    • 165. apeoesp  |  28/11/2012 às 14:14

      Prezada professora Liliana,
      O mês de outubro foi pago no quinto dia útil de novembro.
      Bebel

      Responder
  • 166. Cris  |  03/12/2012 às 00:08

    Olá professores,

    Ser aprovado nesta prova do mérito foi uma doce ilusão. O aumento de salário significou aproximadamente R$ 175,00. Com o aumento perdi o direito ao vale alimentação de aproximadamente R$ 160,00. Ou seja, ninguém merece… Esse é o mérito prometido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo?

    Responder
  • 167. lucia macerau  |  24/03/2013 às 20:15

    Bebel:sou pensionista de meu marido,comecei a receber a terça/parte mas não recebi os atrasados a senhora poderia me explicar alguma coisa sobre isso.
    obrigada

    Responder
    • 168. apeoesp  |  01/04/2013 às 19:34

      Prezada professora Lucia,
      É preciso entrar em contato com o departamento jurídico, na subsede, para verificar que providências devem ser tomadas.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,805,762 hits

%d blogueiros gostam disto: