Nota à imprensa

21/02/2013 at 17:32 13 comentários

Em nome da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo quero manifestar minha indignação com relação às ameaças e agressões que vem sofrendo a estudante Isadora Faber, de Santa Catarina, bem com sua família.

A estudante, que criou uma página em uma rede social para denunciar o sucateamento da escola pública em que estuda, na cidade de Florianópolis, já teve sua casa apedrejada e recebeu ameaça de morte pela mesma rede social que utiliza para reivindicar melhorias na sua escola. A autora da denúncia exige que a estudante delete a página na internet, sob pena de sofrer um atentado.

Assinalo que a responsabilidade pela situação das escolas é do Poder Público, que deve prover os meios para que professores e estudantes possam desenvolver de forma tranquila o processo educativo. Sem valorização profissional do magistério e condições de trabalho para os professores e de ensino-aprendizagem para os estudantes não será possível melhorar a qualidade do ensino.

A ameaça à estudante se inscreve no quadro geral de violência presente no Estado de Santa Catarina há vários meses. A população catarinense vive em permanente insegurança, sem que as autoridades locais sejam capazes de controlar a situação. O Governo Federal acaba de enviar tropas da Força Nacional para aquele estado, num esforço para combater o crime organizado e reestabelecer a ordem social.

Autoridades federais, estaduais e toda a sociedade não podemos assistir passivamente a este tipo de situação. Devemos assegurar que nada aconteça a esta jovem, que exerce com coragem seu direito de cidadã, denunciando a precariedade da educação pública em seu estado e cobrando das autoridades competentes providências para melhorá-la.

Devemos disseminar a participação social na gestão democrática da educação pública, como forma de construir um sistema educacional que atenda verdadeiramente os anseios e necessidades de todos. Devemos nos orgulhar do trabalho de Isadora Feber e ajudar a protegê-la das forças obscurantistas que querem calar a sua voz. Cabe ao Estado, no seu sentido mais amplo, garantir a segurança e a vida desta pequena cidadã brasileira.

São Paulo, 18 de fevereiro de 2013.

Maria Izabel Azevedo Noronha
Presidente da APEOESP

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

GOVERNADOR VETA LEI QUE DÁ DIREITO AO IAMSPE PARA A CATEGORIA “O” APEOESP realiza ato em defesa dos professores da “categoria O”

13 Comentários Add your own

  • 2. Prof. Sergio Luiz  |  21/02/2013 às 20:22

    Acho que não são só as escolas estaduais de santa Catarina, mas as do Estado São Paulo têm várias que dá nojo.

    Responder
    • 3. apeoesp  |  22/02/2013 às 12:34

      Prezado professor Sérgio,
      Sim, é verdade. Vivemos isto na pele.
      Bebel

      Responder
  • 4. Rubens dos Santos  |  22/02/2013 às 12:28

    mas segundo os nossos políticos a escola avançou nos ultimos 10 anos!/? e só prestarmos a atençao nas condições em que os professores são tratados e veremos e realmente está avançado.
    “alias esta avançando para o descaso”

    Responder
  • 5. Ana Santos  |  24/02/2013 às 03:48

    Por falar em descaso, que não são poucos, alguém tem notícia sobre o bônus?

    Responder
    • 6. apeoesp  |  24/02/2013 às 11:09

      Prezada professora Ana Santos,
      Ainda não há nenhuma informação oficial.
      Bebel

      Responder
  • 7. Luis Carlos  |  24/02/2013 às 22:27

    Olá Bebel! sei que o campo de comentários aqui não é para esse assunto, mas tem dias que preciso de uma resposta aqui no blog e não estou obtendo!
    Sou professor categoria O e consegui 24 aulas, mas terei que desistir das aulas pois vou me mudar da cidade pois recebi uma proposta financeira muito melhor para trabalhar em uma usina! O pessoal da diretoria da escola está me dizendo que eu não posso desistir das aulas pois é a 3ª atribuição. Isso procede? independente de ter ou não uma proposta melhor, eu sou obrigado a trabalhar mesmo que não queira mais?
    Por favor me ajude com essa duvida, tenho poucos dias para responder a proposta de trabalho!
    Desde já agradeço!

    Responder
    • 8. apeoesp  |  27/02/2013 às 14:40

      Prezado professor Luis Carlos,
      Infelizmente, a regra é esta. A APEOESP defende o direito de escolha do professor. Procure o departamento jurídico ou ligue para 11.33506214 para obter informações sobre como proceder.
      Bebel

      Responder
  • 9. Claudinei Braz  |  24/02/2013 às 23:12

    Professora, acho que está-se defendendo a heroína errada. Essa guria tem através de sua página, exposto e até recomendando a demissão de professores, além de difamar a própria escola e perseguir desafetos.

    É justamente por ela ser tão nova que não devemos aplaudi-la ou incentivá-la. Senão, daqui a pouco vai se institucionalizar mais essa agressão aos mestres.

    Responder
    • 10. apeoesp  |  27/02/2013 às 14:38

      Prezado professor Claudinei,
      Nada se resolve com ameaças e violência. Não se trata de incentivar ou condenar. O Estado deve assegurar condições de trabalho e de ensino-aprendizagem para professores e estudantes.
      Bebel

      Responder
  • 11. Gustav  |  25/02/2013 às 19:04

    O que esta estudante vem sofrendo de alguns professores, colegas e gestores é estarrecedor, gostaria eu de ter uma aluna como esta em minha UE.

    Responder
  • 12. ROSANA  |  26/02/2013 às 01:13

    OI! BEBEL
    SOU FORMADA EM LETRAS,ATUO COMO PROFESSORA INTERLOCUTORA DE LIBRAS, TERMINEI A PÓS-GRADUAÇÃO EM LIBRAS, SOU CONTRATADA COMO PEB I CATEGORIA O, SE TENHO A PÓS AGORA E ATUO NESTA ÀREA NO ESTADO, CABE EVOLUÇÃO FUNCIONAL?

    GRATA!

    Responder
    • 13. apeoesp  |  27/02/2013 às 13:19

      Prezada professora Rosana,
      Sim, você tem direito a requerer a evolução funcional pela via acadêmica. Procure a secretaria da sua escola.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,831,336 hits

%d blogueiros gostam disto: