05/04/2013 at 15:12 20 comentários

cartaz 19 04

Entry filed under: Artigos.

Todos pela Educação? Orientações Jurídicas sobre o direito constitucional de Greve – não se deixe intimidar!

20 Comentários Add your own

  • 1. Jorge  |  07/04/2013 às 03:17

    Olá Bebel, preciso de uma orientação,
    Sou professor Categoria O, tenho 10 aulas na escola A e 14 na escola B, preciso deixar 4 aulas da escola A, mas a diretora me disse que perco as 10, essas aulas são em substituição a uma professora que é coordenadora, eu preciso deixar essas 4 aulas pq bate o horário com colégio particular onde fui contratado. Isso procede? Eu realmente tenho que deixar as 10 aulas? Obrigado!!

    Responder
    • 2. apeoesp  |  07/04/2013 às 15:44

      Prezado professor Jorge,
      Pelas normas do Estado, você não pode deixar as aulas parcialmente. Por outro lado, a APEOESP defende o direito de escolha do professor. Oriente-se melhor pelo telefone 11.33506214. Verifique se algo pode ser feito.
      Bebel

      Responder
  • 3. may  |  09/04/2013 às 02:06

    Sou categoria O e quero entrar em greve!Quando fiz parte da categoria L, em 2010, entrei em greve e me disseram que não poderia entrar devido a categoria. Fui até a sala da direção e disse para ela me mostrar a lei, aonde estava escrito que eu não podia! Ninguém soube me explicar. Entrei… fui a única da minha escola que entrei e voltei apenas quando São Paulo voltou.
    Agora que sou categoria O também quero entrar! Se eu entrar mesmo tendo a declaração postada pelo sindicato sobre a legalidade da greve, posso entrar em greve respaldada por este? Sim ou não, pois não adianta eu entrar em greve sem o respaldo da lei. Senão do que valerá meu esforço se ficar fora do sistema, por não ter usado as armas legais.
    Dia 19 , falta médica ou declaração de adesão da greve? Me orientem, obrigada!

    Responder
    • 4. apeoesp  |  10/04/2013 às 00:04

      Prezada professora May,
      Sim, você tem direito a fazer greve. Leia matéria específica que publiquei neste blog.
      Bebel

      Responder
  • 5. Vilma  |  11/04/2013 às 18:41

    Olá Bebel, sou categoria O e estou afastadas por auxilio maternidade após o término da licença tenho direito a 15 dias de licença amamentação? E vamos a greve com certeza.

    Responder
    • 6. apeoesp  |  12/04/2013 às 18:40

      Prezada professora Vilma,
      Sim, vamos à greve.
      O direito à licença é assegurado apenas em casos específicos quando, por exemplo, há risco de morte.
      Bebel

      Responder
  • 7. Silvana  |  18/04/2013 às 23:59

    oi…. Estou precisando de uma orientação sou professora categoria O ,tenho 13 aulas atribuídas das quais 10 são de terceira subistuição e 3 livres mas quero larga-las porque passei no processo seletivo da prefeitura .O que acontece comigo? Preciso saber urgente….Obrigada

    Responder
    • 8. apeoesp  |  19/04/2013 às 09:39

      Prezada professora Silvana,
      Pelas regras da SEE você não pode deixar essas aulas. Ligue para 11.33506214 e oriente-se sobre o que é possível fazer.
      Bebel

      Responder
  • 9. Adriana S. Paes  |  27/06/2013 às 01:36

    Boa Noite, Sou professora de Matemática. Fui categoria “L” até 2011. Meu contrato de categoria “O” – APROVADA – começou em 01/02/2012 e foi prorrogado por mais este ano (na mesma U.E.). Tenho 28 aulas atribuídas (livres). Entretanto precisarei mudar para o interior do Estado de SP. Posso participar de atribuições e pegar aulas para poder largar as que tenho aqui? Precisa ser a mesma quantidade? Ou mais? Como faço? Posso largar essas aulas que tenho atualmente? Se largar e não pegar nenhuma em outra cidade, posso eventuar? E participar da atribuição normalmente a partir do ano que vem? Ou cumpro apenas a quarentena?

    Responder
    • 10. apeoesp  |  30/06/2013 às 14:30

      Prezada professora Adriana,
      Você precisa de uma orientação jurídica, pois creio que esta operação não pode ser feita. Por favor, ligue para 11.33506214 para informar-se sobre como proceder.
      Bebel

      Responder
  • 11. Leandro  |  24/05/2014 às 13:40

    Olá, sou professor categoria “O” e tinha aulas atribuidas no período da manha e noite, tive que deixar as aulas por conflito de agenda das aulas do período da manha, meu contrato foi extinto no dias 20/05/14, quando posso atribuir ou voltar a dar aula, mesmo eventual?

    Responder
    • 12. apeoesp  |  25/05/2014 às 17:42

      Prezado professor Leandro,
      Pela lei atual, terá que permanecer 200 dias fora da rede. Por ter desistido de aulas, o Estado poderá impor um período maior. Terá que recorrer judicialmente. Informe-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 13. Mariangela Machado Morelli  |  21/09/2014 às 10:39

    Boa noite¡
    Sou professora categoria O e quero saber se posso pegar aula atribbuida após ter sido dipensada pelo conselho de escola do projeto PAA só que também tenho classe fora o PAA

    Responder
    • 14. apeoesp  |  21/09/2014 às 11:06

      Prezada professora Mariangela,
      No meu entendimento, nada impede. Informe-se melhor e oriente-se pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 15. julio  |  04/03/2015 às 21:01

    Maria Izabel, boa tarde.
    Meu caso é o seguinte: exercia o cargo professor coordenador, devido a resolução de 31-12-2014 perdi meu cargo desde então, tenho tentado a coordenação em outras escolas, enquanto isso estava nas minhas aulas de permanência e indo as atribuições, aparece então 26 aulas em uma escola fui a essa escola e peguei as aulas, sendo que sou o terceiro professor a a pegar. Agora vem a grande duvida, posso largar estas para ser coordenador se alguma escola me escolher? Outra coisa, não fui informado que para estas aulas seria o terceiro professor a atribuir.
    Desde já agradeço a atenção.

    Responder
    • 16. apeoesp  |  08/03/2015 às 11:49

      Prezado professor Julio,
      Creio que sim, sendo para assumir a função de coordenador. Por favor, informe-se e oriente-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 17. Lelis Regina  |  19/05/2015 às 21:42

    Boa noite.Sou professora categoria O.TENHO 12 AULAS EM UMA ESCOLA.ESTOU AMARRASADA POR CAUSA DESSAS AULAS.Posso deixa las e pegar um bloco bom na DE .Diretoria de Ensino. Grata.

    Responder
    • 18. apeoesp  |  23/05/2015 às 12:15

      Prezada professora Lelis,
      Creio que você não pode deixar aulas atribuídas. Informe-se melhor pelo telefone 11.33506214. Lembrando que nossa categoria está em greve.
      Bebel

      Responder
  • 19. Samuel  |  19/05/2016 às 10:30

    Oi bebel tenho uma dúvida, tenho aula no estado e passei num processo seletivo do município. Gostaria de saber se largando o estado quando poderia pegar as aulas no estado de novo? UNS falam em 5 anos outros em 200 dias, gostaria de saber.

    Responder
    • 20. apeoesp  |  22/05/2016 às 19:56

      Prezado professor Samuel,
      Sim, o Estado ameaça deixar a pessoa 5 anos sem poder atribuir novas aulas, mas isto é abusivo. Por favor, ligue para 11.33506214 e oriente-se melhor.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,910,555 hits

