Melhor Educação para um mundo melhor

04/10/2013 at 20:10 14 comentários

Bebel nyb 1b 2combertyEncontro-me na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, onde participei na manhã de hoje do lançamento da campanha mundial “Melhor Educação para um mundo melhor” (“Better Education for a better world”) na sede da UNESCO, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), como parte da delegação da Internacional da Educação (IE).

O lançamento ocorreu simultaneamente em Nova Iorque e em Paris, onde esteve presente o professor Roberto Franklin de Leão, Presidente da CNTE.

No evento, tive a grande honra e satisfação de encontrar-me com a professora Susan Hopgood, Presidenta da Internacional da Educação e com o professor Combertty Rodriguez, coordenador Geral da Internacional da Educação para a América Latina. A iniciativa é da maior importância para a educação pública em todos os países e coincide com o esforço da CNTE e da APEOESP pela melhoria da qualidade da educação.

No momento está em curso a coleta de dados para uma pesquisa sobre qualidade da educação, além de mais duas pesquisas (com estudantes e pais) sobre violência nas escolas, todas executadas pelo Instituto de Pesquisas Data Popular. Um esforço internacional pela qualidade da educação é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e cultural das nações e, como diz o lema da campanha, melhor educação significa também um mundo melhor.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Governo envia dois novos projetos de lei para a ALESP ALESP aprova projeto que altera a Lei Complementar 1093 (“categorias” F e O)

14 Comentários Add your own

  • 1. Maria Calit  |  05/10/2013 às 12:58

    Bom dia Bebel

    Ainda bem que o mundo est acordando, pois somente com a Educao alcancaremos resultados no futuro.

    Em 4 de outubro de 2013 17:10, WordPress.com

    Responder
  • 2. MARILENA  |  05/10/2013 às 20:52

    BEBEL. bom te ver neste encontro.

    Responder
    • 3. apeoesp  |  10/10/2013 às 15:18

      Prezada professora Marilena,
      Obrigada.
      Bebel

      Responder
  • 4. Emerson Arquimedes  |  06/10/2013 às 17:13

    Bebel, temos um país absurdamente provido de pessoas que pelas intenções estaríamos num ranking muito acima da expectativa, mas ainda podemos e devemos cobrar mais dos nossos governantes.

    Responder
  • 5. Silvio  |  07/10/2013 às 03:02

    Bebel sei que o sindicato já obteve muitas conquistas neste ano de 2013: fim da prova para os F, prova classificatória para os O, remoção para quem está no período probatório,… enfim muitas conquistas.Gostaria que o sindicato também intercedesse a favor dos professores que fizeram o Redefor na UNESP e na UNICAMP pois, estes cursistas não tiveram uma nova oportunidade para concluir o curso assim como tiveram os cursistas da USP. Não sei se você está a par do que aconteceu, mas vou tentar te explicar citando o meu caso.
    O Redefor de Matemática da Unicamp foi um curso extremamente puxado e desgastante. Em alguns dias mesmo depois de dar aula das 7 da manhã até às 11 da noite, eu chegava em casa e em vez de jantar e deitar eu ia cumprir com as atividades da pós até duas, três da manhã para acordar as cinco. Sem contar sábados, domingos, feriados e todo tempo livre que arrumava. E isso foi repetidamente durante todo o curso. E tudo isso para ter uma decepção logo no final do curso.
    Decepção porque percebo uma falta de entrosamento entre a faculdade pública e a escola. Acredito que um centro de excelência com a Unicamp deveria ter como uma de suas preocupações estabelecer uma parceria com a escola pública visto que ambas são, ou deveriam ser para servir a sociedade. E ainda mais agora com a crescente possibilidade de termos cada vez mais alunos de escolas públicas nas universidades públicas dadas as políticas das cotas, deveria aumentar a preocupação da melhoria da educação básica. E penso que esta melhoria deve passar por professores melhor preparados para poder preparar os alunos principalmente em Matemática área com uma deficiência tão grande.
    E essa falta de entrosamento entre Escola e Universidade pode ser notada com o prazo das entregas das atividades: colocar como data de entrega das atividades sexta a noite é algo que denota falta de conhecimento da rotina do professor. E penso que este curso tem como objeto principal o professor, pois este é que diretamente irá transmitir todo o aprendizado do curso para o ator principal da Educação que é o aluno.
    Da mesma forma, colocar a disciplina de TCC junto com o final das disciplinas 7 e 8, junto com a recuperação de até três disciplinas e o pior, tudo isso até 30 de novembro onde ocorre todos os fechamentos da escola também denota muita falta de entrosamento entre Escola e Universidade.
    Isso são pontos que não aparecem na pesquisa de opinião do curso e são coisas que podem ser revistas para as próximas turmas, se elas vierem a existir. Mas o que me incomoda e que acho errado é que foi dada nova chance para quem perdeu os encontros, e não apenas para os que se acidentaram como foi justificado e sim para TODOS que perderam os encontros. E mesmo depois do encontro de reposição foi dada a oportunidade novamente para se justiçar conforme boletim de 13/11/2012.
    Os cursistas que perderam a prova tiveram a oportunidade de fazer a prova substitutiva e os que não obtiveram nota também tiveram nova oportunidade com a prova de recuperação. E como foi dito algumas regras eram sabidas desde o inicio, mas, o regulamento entregue no inicio do curso caiu por terra quando ao invés de ser feita a média aritmética simples entre a nota obtida na recuperação e a média final da disciplina foi adotado três critérios conforme orientação de especialista “Olá Cíntia e demais colegas, como este cálculo faria com que muitos cursistas, mesmo tirando notas boas na recuperação, fossem reprovados adotamos o maior valor dentre as opções:
    1 – Nova média é a nota da recuperação; 2 – Nova média é calculado substituindo a nota da Prova Presencial pela nota da recuperação; 3 – Nova média é a média aritmética entre média que o cursista está e nota da recuperação. Foi usado o maior entre essas três opções As novas médias já estão na planilha de notas para que os cursistas possam conferir..”. Obviamente achei à justificativa e a mudanças de critério muito válidas e não discordo de jeito nenhum delas. Apenas estou pontuando para mostrar que o curso não seguiu um critério único e insubstituível durante todo seu acontecimento. E infelizmente não consigo entender a relutância em oferecer uma nova oportunidade a quem não entregou o TCC. E não estava pedindo “dilatação do prazo” e sim uma nova oportunidade de apresentação. E isso eu pedi 55 dias antes da apresentação do TCC que foi apenas em 26 de janeiro de 2013.
    Penso que a Educação é uma área que constantemente devemos refletir e mudar a todo o momento. Tudo pode ser mudado no decorrer do processo, o modelo do TCC não foi alterado enquanto já tinha sido definido anteriormente? No dia 06/11 tivemos que acessar novamente as notas por conta de informação da coordenação do Redefor que todos os aprovados/reprovados ou de recuperação deveriam acessar novamente a lista? Para a turma de 2010/2011 não foi dada essa nova oportunidade conforme boletim de 22/12/2011 para apresentação em 25/02/2012? Dois alunos da MATEMÁTICA não tiveram oportunidade de apresentar o TCC no dia 02/02/2013, embora tenha sido afirmado categoricamente que não seria dada outra oportunidade depois do dia 26/01/2013?
    Ou seja, tudo isso faz parte do processo: errar, verificar o erro, refazer, nova data de exame, novos prazos… Até a pesquisa de opinião teve seu prazo estendido…
    Logo nada mais justo do que dar nova oportunidade para quem não conseguiu entregar o TCC a tempo. Fica a impressão que o Redefor teve suas duas edições, não vai ter outra e por conta disso tudo será encerrado com brevidade. Segundo o regulamento entregue no começo do curso, todo cursista tem com tempo mínimo 12 meses e máximo 24 meses para integralização do curso. E penso que este é outro item que não foi respeitado, talvez por conta desta “pressa” em encerrar tudo. Parece que a Unicamp tinha interesse apenas enquanto vigorasse o “contrato” com a SEE, depois os professores cursistas deixariam de ser “obrigação”.
    Ressalto que em momento algum escrevo para intimidar, tumultuar ou qualquer coisa do gênero visto que, como disse no inicio, queria apenas uma nova oportunidade como consta em edital do curso. Só não acho justo que os cursistas da USP que não entregaram o TCC ou não obtiveram nota na prova tenha tido oportunidade e os da UNICAMP e UNESP não. A oportunidade deveria ser dada a todos. Só para constar Bebel, mesmo com todas as dificuldades citadas eu fiquei com média geral 9,3 e sei que tem muitos cursistas na mesma situação que a minha.
    Eu acredito que se a APEOESP se debruçar sobre essa injustiça ela será revertida, pois, nós professores só temos ao sindicato para recorrer. Obrigado pela atenção e analise com carinho. Silvio.

    Responder
    • 6. apeoesp  |  10/10/2013 às 15:17

      Prezado professor Silvio,
      Levarei o caso ao Secretário da Educação.
      Bebel

      Responder
  • 7. Renata  |  07/10/2013 às 13:31

    Olá bom dia Bebel, gostaria de saber se a prova para categoria O vai ocorrer este ano de 2014 e se já vai valer a lei que ela não será eliminatória e sim para classificação. Obrigada.
    E alguém já sabe a data que será realizada esta prova?
    Obrigada e boa semana.

    Responder
    • 8. apeoesp  |  10/10/2013 às 15:15

      Prezada professora Renata,
      Tendo a lei já sido aprovada, será agendada a prova para novembro, já classificatória para quem pertence à rede.
      Bebel

      Responder
  • 9. Regina Maria Silva Laurenti  |  08/10/2013 às 00:29

    Parabéns Bebe!
    PARABÉNS E OBRIGADA POR NOS REPRESENTAR!
    Regina Laurenti

    Responder
    • 10. apeoesp  |  10/10/2013 às 14:56

      Prezada professor Regina,
      Obrigada. Sintom-me honrada por representar uma categoria tão especial.
      Bebel

      Responder
  • 11. Eduardo F Costa  |  08/10/2013 às 17:04

    Olá Bebel

    Sei que aqui não é local mais apropriado para o assunto mas será que não haveria uma chance remota de adiar a prova do concurso pelo menos para o final de novembro. Infelizmente o secretário escolheu um data muito ” apertada” para nós que temos que mexer com notas fechamentos de diários geralmente de dois periodos e etc. A bibliografia é ótima mas ao mesmo tempo extensa creio que não é só eu que estou com essa preocupação se for pelo menos para o dia 27 de novembro seria ótimo para todos que creio que isso não irá atrapalhar para a convocação o qual pretendem convocar no próximo ano. Seria muito bom o intermédio da Apeoesp nesta questão. È uma oportunidade muito grande para ser desperdiçada por conta por falta de tempo para preparação visto que sabemos que a resolução com a bibliografia saiu em agosto mas só agora estamos cientes de que esse concurso irá acontecer peça esse prazo um pouco mais longo para fazermos essa prova.

    Grato

    Responder
    • 12. apeoesp  |  10/10/2013 às 14:27

      Prezado professor Eduardo,
      Creio que não existe esta possibilidade, pois os aprovados devem tomar posse em janeiro de 2014.
      Bebel

      Responder
  • 13. Profª Maria Cláudia  |  08/10/2013 às 21:48

    Na escola Amélia Kerr Nogueira não, lá o bicho tá pegando. A diretora nem tá aí para a educação….

    Responder
    • 14. apeoesp  |  10/10/2013 às 14:25

      Prezada professora Maria Cláudia,
      Por favor, procure a subsede da APEOESP na região, relate os problemas, solicite uma ação do sindicato na escola.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,859,400 hits

Comentários

apeoesp em
apeoesp em Temer, inimigo da educação, ve…

%d blogueiros gostam disto: