Entidades nacionais repudiam declarações preconceituosas de Cláudio de Moura Castro

01/11/2013 at 19:36 11 comentários

Plano Nacional de Educação
Carta Aberta ao Senado Federal em Repúdio à Declaração Preconceituosa do Sr. Claudio de Moura Castro
Brasil, 28 de outubro de 2013.
As entidades e os movimentos da sociedade civil que participam dos debates para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) desde a I Conae (Conferência Nacional de Educação, 2010), manifestam seu repúdio e exigem retratação pública à “proposição” desrespeitosa apresentada pelo Sr. Claudio de Moura Castro, em audiência pública realizada no dia 22 de outubro de 2013, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
Na ocasião, buscando reforçar seu argumento de que o PNE é inconsistente devido à participação da sociedade civil, o referido expositor sugeriu, em tom de deboche, que sua proposta ao plano seria oferecer “um bônus para as ‘caboclinhas’ de Pernambuco e do Ceará se casarem com os engenheiros estrangeiros, porque aí eles ficam e aumenta o capital humano no Brasil, aumenta a nossa oferta de engenheiros” (sic).
Preconceituosa, a “proposição” é inadmissivelmente machista e discriminatória. Constitui-se em uma ofensa às mulheres e à educação brasileira, inclusive sugerindo a subjugação das mesmas por estrangeiros. Além disso, manifesta um preconceito regional e racial inaceitável, especialmente em uma sociedade democrática. Entendemos que a diversidade de opiniões não pode significar, de forma alguma, o desrespeito a qualquer pessoa ou grupo social.
Compreendemos, ainda, que tal manifestação representa um desrespeito ao próprio Senado Federal, como Casa Legislativa que deve ser dedicada ao profícuo debate democrático, pautado pela ética e pelo compromisso político, orientado pelos princípios da Constituição Federal de 1988 e de convenções internacionais de Direitos Humanos. A elaboração do PNE, demandado pelo Art. 214 da Carta Magna, não deve ceder à galhofa, muito menos quando preconceituosa.
Por esta razão, os signatários desta Carta esperam contar com o compromisso dos parlamentares e das parlamentares em contestar esse tipo de manifestação ofensiva aos brasileiros e às brasileiras. Nesse sentido, esperamos as devidas escusas do Sr. Claudio de Moura Castro, que com seus comentários discriminatórios desrespeitou profundamente nossa democracia e a sociedade.
Movimentos e entidades signatárias (por ordem alfabética): ABdC (Associação Brasileira de Currículo) Abong (Associação Brasileira de ONGs) Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação ActionAid Brasil Aliança pela Infância Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação) Anpae/DF (Associação Nacional de Política e Administração da Educação – Distrito Federal) Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) Assopaes (Associação de Pais de Alunos do Espírito Santo) Auçuba Comunicação Educação Campanha Nacional pelo Direito à Educação CCLF-PE (Centro de Cultura Luiz Freire – Pernambuco) Cedeca-CE (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará) Cedes (Centro de Estudos Educação e Sociedade) Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) Escola de Gente – Comunicação e Inclusão Fineduca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação) Flacso Brasil (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) Fojupe (Fórum das Juventudes de Pernambuco) FOMEJA (Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos) Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente Geledés – Instituto da Mulher Negra Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) Instituto Avisa Lá IPF (Instituto Paulo Freire) Mieib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil) Mova Brasil (Movimentos de Alfabetização de Jovens e Adultos do Brasil) Movimento Mulheres em Luta do Ceará MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) Omep/Brasil/RS – Novo Hamburgo (Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar) RedEstrado (Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente) Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). UNE (União Nacional dos Estudantes) Unipop (Instituto Universidade Popular)
Anúncios

Entry filed under: Artigos.

SEE publica classificação e orientações para remoção de docentes Edital de convocação para a realização da prova do concurso PEB II

11 Comentários Add your own

  • 1. Adriana Rosa  |  02/11/2013 às 19:30

    Bebel, admiro muito seu trabalho. Gostaria de saber quanto a vice diretora da escola que trabalho( E.E. Amélia Kerr Nogueira). A vice do Período noturno fica só estudando no período de trabalho, ao invés de trabalhar, auxiliar-nos e nos direcionar. O que posso fazer quanto a esse roubo de dinheiro público??? Pois ela não é paga para estudar.

    Adriana Rosa

    Responder
    • 2. apeoesp  |  09/11/2013 às 12:39

      Prezada professora Adriana,
      O único caminho é comunicar o fato à supervisora de ensino ou à diretoria de ensino da região.
      Bebel

      Responder
  • 3. carlos Roberto da Silva  |  04/11/2013 às 00:39

    Cara Bebel, antes de mais nada devo apresentar meu repúdio a esse parlamentar que disse tantas asneiras. agora, o que me deixa mais triste é ver que os colegas, muitas vezes, preferem criticar o sindicato ao invés de criticar um calhorda como esse. Na mentalidade de muitos, você, Bebel, é a ruim. Ninguém critica o estado , o secretário, só pensa em criticar o sindicato. O governo federal, através de iniciativa do Mec, distribuiu os tabletes educacionais. o estado, bicão, colocou como regra que estes aparelhos são de propriedade do estado e se estragarem, o professor tem que pagar. O professor categoria o tem de devolver o aparelho se pegar aula em outra escola. Ora, se ele desbloqueou o aparelho usando o próprio cpf, como o aparelho fica na escola. E muitos colegas, por que sou representante de escola do sindicato, vêm cobrar do sindicato solução para isso. Ora, fico indignado com isso. Muitos cobram de vc sua postura de apoio ao governo federal, inclusive criticaram-na por querer ser tratada como presidenta. Ora, e daí. é do governo federal que ultimamente recebemos o maior apoio, seja pela lei do piso, do pré-sal voltado para educação, do tablete educacional. Fica aqui minha indignação e meu repúdio a essa alienação que domina nossa classe e é através dela que calhordas como esse Moura castro fazem sucesso.

    Responder
    • 4. apeoesp  |  09/11/2013 às 12:28

      Prezado professor Carlos,
      Em primeiro lugar, obrigada pelo apoio.
      Um esclarecimento: Claudio de Moura Castro não é parlamentar. É colaborador da revista Veja, o que explica suas posições reacionárias.
      Em relação à postura de alguns professores, não se pode unanimidade. Temos que ter paciência com os equivocados e mal informados e ignorar o mal intencionados.
      Bebel

      Responder
  • 5. Drika  |  20/11/2013 às 23:47

    Olá, Bebel. Como vai?
    Será que você poderia informar a suposta Adriana, de que usar nome de terceiros, é considerado falsidade de identidade.

    “O crime de falsa identidade está previsto no artigo 307 do Código Penal e diz o seguinte: “Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem”.

    Responder
  • 6. ana paula  |  28/11/2013 às 19:11

    Olá …boa tarde …sou categoria F , gostaria de tirar uma dúvida sobre a nota da prova …..se este ano eu tirei uma nota menor que no ano anterior ….qual nota prevalece ……a maior ….ou a que eu tirei este ano…..
    Pergunto isso porque sei que nos anos anteriores foram assim, porém como mudou de eliminatória para classificatória . gostaria de saber se o critério tb mudou.

    Obrigada
    Ana Paula

    Responder
    • 7. apeoesp  |  01/12/2013 às 14:28

      Prezada professora Ana Paula,
      A nota da prova não faz parte da classificação, mas vale pontos como outros títulos. Prevalece a maior nota.
      Bebel

      Responder
  • 8. aline  |  11/12/2013 às 15:10

    Prezada Bebel,

    Gostaria de saber se há uma previsão um pouco mais precisa sobre o chamamento do concurso para professor peb2.
    Gostaria de perguntar ainda, se depois de chamado os nomes, se há um prazo para correr atrás da documentação.
    Minha pergunta se deve ao fato de estar concluindo a faculdade em Dezembro e temer qUE meu diploma demore a sair.
    Caso ocorra o que posso fazer?
    Desde já agradeço pelos serviço que você presta a nós, professores.

    Responder
    • 9. apeoesp  |  15/12/2013 às 15:48

      Prezada professora Aline,
      Provavelmente serão chamados em dezembro para escolha em janeiro.
      Bebel

      Responder
  • 10. Edna Santana  |  12/12/2013 às 00:00

    Bebel, muitos professores estão dizendo que profs cat O pegarão aulas na sede, por conta desse trecho:

    I – Fase 1 – de Unidade Escolar: os docentes, respeitada a seguinte ordem:
    a) titulares de cargo;
    b) estáveis pela Constituição Federal de 1988;
    c) celetistas;
    d) ocupantes de função-atividade;
    e) contratados e candidatos à contratação que já contem com aulas atribuídas na unidade escolar;

    Isso procede? e quanto à duzentena que teremos que cumprir para quem está no 2º contrato? Os diretores tiveram uma reunião esta semana, e chegaram passando isso para nós.

    Obrigada!

    Responder
    • 11. apeoesp  |  15/12/2013 às 15:43

      Prezada professora Edna,
      Exato. Eu mesma cheguei a confundir-me. Ocorre que isto se refere à Etapa II e não à Etapa inicial da atribuição de aulas. Para os professores da categoria O será no dia 24/01 na DE.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,929,226 hits

%d blogueiros gostam disto: