Sobre recursos quanto a reprovação no concurso de PEB II

19/01/2014 at 20:18 Deixe um comentário

Aqui no blog, bem como em minha página no facebook, alguns professores e professoras consultaram sobre a possibilidade de ingressar com ação judicial para contestar o resultado do concurso para PEB II, devido ao fato de terem tido um total de acertos nas provas objetivas superior ao fixado nas Instruções Especiais 2/2013 e, no entanto, após a aplicação da chamada Curva de Gauss, terem ficado com média inferior à média padrão estabelecida para cada disciplina.

Após muitas análises no Departamento Jurídico da APEOESP, foi fixado o entendimento de que não há base jurídica para questionarmos os resultados do concurso, no que diz respeito à aplicação da Curva de Gauss, uma vez que foi adotado, para este concurso, o parâmetro do desempenho do grupo (candidatos que concorreram para o mesmo cargo/disciplina) e não o critério de 50% de acertos (como era nos anos anteriores).

Assim, só podemos alegar direito líquido e certo para os que tiveram mais de 40 pontos (escore padronizado), ou seja, depois da aplicação da metodologia adotada no item “6”, do Capítulo VIII, das Instruções Especiais do Concurso, e que ainda assim não tiveram a prova corrigida, pois ficaram retidos no “filtro” previsto no item “9” [“Somente será corrigida a prova – parte dissertativa, dos candidatos aprovados na parte objetiva, considerando-se 3,5 (três e meio) vezes o número total de cargos disponíveis para cada Diretoria de Ensino”]. Nesses casos, solicitaremos a correção da prova objetiva e pediremos a classificação posterior dos candidatos.

Analisando, por exemplo, as situações concretas narradas por duas candidatas, verifica-se que seus escores padronizados não atingiram os 40 pontos: uma delas obteve nota/escore padronizado de 36,02 e a outra de 38,63. Infelizmente, por mais que tenham acertado mais de 40 questões, não há base para o Mandado de Segurança, em nenhum dos dois casos.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

SEE divulga a relação de vagas do concurso para PEB II APEOESP ganha liminar que garante participação na atribuição do professor “categoria O” que já cumpriu quarentena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,910,555 hits

%d blogueiros gostam disto: