Novas decisões judiciais favorecem professores da extinta “categoria L” e da “categoria O”

12/02/2014 at 14:15 76 comentários

O Tribunal de Justiça confirmou a sentença de 1º grau em ação da APEOESP para determinar o pagamento das férias aos docentes da antiga categoria “L”, pois estes professores não receberam as férias no mês de janeiro de 2012, após a dispensa e extinção da referida categoria.

O governo poderá ou não recorrer ao Supremo Tribunal Federal. A APEOESP ingressará com pedido de execução da sentença. Será de execução provisória se o governo recorrer e de execução definitiva, caso o governo não recorra.

Categoria O

Também foi julgada procedente a ação que trata do desconto da categoria “O”, relativo ao período de 17 a 31/12/2011, pois houve a extinção do contrato a partir do dia 17/12, mas o Estado pagou até o dia 31/12. Depois, eles descontaram esses dias.

A APEOESP entrou com a ação para suspender os descontos e devolver os valores eventualmente descontados. Essa sentença está sujeita a recurso e a ser encaminhada para o Tribunal de Justiça.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Orientação de perícias médicas para o PEB II aprovado em concurso Retificação sobre a situação de candidatos aprovados no concurso e que ainda não concluíram licenciatura

76 Comentários Add your own

  • 1. renata  |  12/02/2014 às 18:16

    Sra. Presidenta, com relação ao pagamento de dezembro eu não recebi até o dia 31-12 não, no meu holerith está bem claro o pagamento até o dia 18-12.

    Agora uma dúvida que não consigo esclarecer, os contratos encerrados em dezembro, depois de dois anos, teremos ou não pagamento de rescisão contratual agora em fevereiro?

    Por favor responda a minha pergunta, se sim qual a data prevista ou se não teremos nada para receber, pois a angústia é tremenda.

    Responder
    • 2. apeoesp  |  16/02/2014 às 14:20

      Prezada professora Renata,
      Segundo a SEE o pagamento será feito até o final de fevereiro, mas não deu data precisa.
      Bebel

      Responder
  • 3. André Christian Dalpicolo  |  12/02/2014 às 18:30

    Cara Bebel,

    Há alguma previsão para o pagamento da rescisão de contrato do categoria O?
    Sai nesse mês ainda?

    Abraços
    Prof. André Dalpicolo

    Responder
    • 4. apeoesp  |  16/02/2014 às 14:19

      Prezado professor André,
      Segundo a SEE, será paga ainda neste mês.
      Bebel

      Responder
  • 5. Cleber  |  12/02/2014 às 18:50

    Boa tarde Bebel, parabéns pela vitória, pois descontaram de meu pagamento 3 meses seguidos os descontos referentes a esses dias…e ainda estamos aguardando o pagamento das férias…

    Responder
    • 6. apeoesp  |  16/02/2014 às 14:18

      Prezado professor Cléber,
      Obrigada.
      Estamos entrando com a execução da sentença. As férias, segundo a SEE, serão pagas ainda em fevereiro.
      Bebel

      Responder
  • 7. Dani  |  13/02/2014 às 00:14

    pagamento das férias cat o , quando será ?

    Responder
    • 8. apeoesp  |  16/02/2014 às 13:37

      Prezada professora Dani,
      Segundo a SEE, o pagamento está previsto para ocorrer até o final de fevereiro.
      Bebel

      Responder
  • 9. Katia  |  13/02/2014 às 00:20

    Boa noite Bebe!!!
    Sou categiria O e ingressei no Estado em 2010 e ate hoje so recebi fétias em 2012…gostaria de saber se isso esta correto. E esse ano que meu contrato foi extinto, eu receberei férias?

    Responder
    • 10. apeoesp  |  16/02/2014 às 13:36

      Prezada professor Katia,
      Segundo a SEE, o pagamento das férias está previsto para ocorrer até o final de fevereiro.
      Bebel

      Responder
  • 11. Fernanda  |  13/02/2014 às 11:40

    Bom dia Bebel,
    E como fica o pagto dos valores rescisórios de quem trabalhou de fev de 2012 a dezembro de 2013 ?

    Responder
    • 12. apeoesp  |  16/02/2014 às 12:43

      Prezada professora Fernanda,
      A informação da SEE é a de que o pagamento será feito até final de fevereiro. A Secretaria da Fazenda ainda não divulgou a data.
      Bebel

      Responder
  • 13. Cleber Gomes dos Santos  |  13/02/2014 às 13:37

    Bebel, estou com uma dúvida que não é pertinente a este tópico, mas creio que você poderá me informar. Eu ainda tenho a possibilidade de mover uma ação individual referente ao cumprimento da jornada do piso?
    Obrigado,

    Cleber Gomes

    Responder
    • 14. apeoesp  |  16/02/2014 às 12:38

      Prezado professor Cleber,
      Sim, tem. Procure a subsede.
      Bebel

      Responder
  • 15. Rogério  |  13/02/2014 às 15:26

    Ola Bebel!

    Quando acabarem os recursos vamos receber automaticamente ou tem que entrar com requerimento na escola? ( sou categoria O antigo L), vou me efetivar esse ano.

    Desde já agradeço

    Responder
    • 16. apeoesp  |  16/02/2014 às 12:35

      Prezado professor Rogério,
      O pagamento é automático.
      Bebel

      Responder
  • 17. Rogério  |  13/02/2014 às 15:29

    Ola Bebel tivemos alguma informação da Secretária Adjuntas obre o pagamento das férias da categoria O em fevereiro?

    Desde já agradeço.

    Responder
    • 18. apeoesp  |  16/02/2014 às 12:35

      Prezado professor Rogério,
      A informação da SEE é a de que o pagamento será feito até final de fevereiro. A Secretaria da Fazenda ainda não divulgou a data.
      Bebel

      Responder
  • 19. heitor  |  13/02/2014 às 23:17

    Olá professora,
    Gostaria de saber se posso apresentar certidão de conclusão de curso + histórico, pois ainda não recebi meu diploma.

    Responder
    • 20. apeoesp  |  16/02/2014 às 11:58

      Prezado professor Heitor,
      A informação da SEE é a de o pagamento será feito até final de fevereiro, mas a Secretaria da Fazenda ainda não divulgou a data.
      Bebel

      Responder
  • 21. jeffersson  |  13/02/2014 às 23:40

    Boa noite

    E as férias da cat O, cujo contrato foi extinto em dezembro de 2013? Até agora nada!!!

    Grato.

    Responder
    • 22. apeoesp  |  16/02/2014 às 11:58

      Prezado professor Jeffersson,
      A informação da SEE é a de o pagamento será feito até final de fevereiro. A secretaria da Fazenda ainda não divulgou a data.
      Bebel

      Responder
  • 23. rute  |  14/02/2014 às 02:33

    Por favor me tira uma duvida!Como funciona atribuicao de PA e PAA,e porque fui a uma escola que teria atribuição para PA e PAA,quando me informaram que só os professores da casa que poderiam participar- Desculpa nao entendi !desde ja agradeco

    Responder
    • 24. apeoesp  |  16/02/2014 às 11:57

      Prezada professora Rute,
      Não é verdade. A Resolução prevê que num primeiro momento professores sem aulas atribuídas participam, mas em seguida, devem ser aberto para contratações de professores da categoria O. Em reunião com a Secretária Adjunta, ficou definido que as escolas deveriam remeter as vagas para as diretorias de ensino, para abrir mais possibilidades para todos os interessados. Assim, vou entrar em contato com a SEE para que emita um comunicado neste sentido.
      Bebel

      Responder
  • 25. Marcio Augusto  |  14/02/2014 às 03:45

    que fim deu a jornada do piso hoje a coordenadora aviso que voltamos a dar 25 aulas e não mais 24????

    Responder
    • 26. apeoesp  |  16/02/2014 às 11:51

      Prezado professor Márcio Augusto,
      Consideramos o procedimento da SEE ilegal e estamos ingressando com ação judicial em defesa dos direitos dos professores.
      Bebel

      Responder
  • 27. Alexandre  |  14/02/2014 às 07:47

    Bebel as ferias de 2011 foram pagas no inicio de 2012 conforme saiu no holerite mas se esqueceram das ferias de 2010 onde os contratos foram prorrogados. Ate hoje não vi a cor do dinheiro dessas ferias. Ficamos 2 anos direto trabalhando e recebemos apenas 1 ano. Categoria O.
    Nossos contratos findaram em 20/12/2013 e ainda não recebemos também referente 2012 e 2013.
    Fico feliz pelas conquistas, pois sei que temos o direito a reposição desses descontos que fizeram ilegalmente em 2011. grato.

    Responder
    • 28. apeoesp  |  16/02/2014 às 11:50

      Prezado professor Alexandre,
      Reivindicamos diversas vezes a regularização destes pagamentos. Há um compromisso da SEE de providenciar o pagamento das férias até o final de fevereiro e promover as regularizações. Caso as férias às quais você se refere não sejam pagas, procure o departamento jurídico na subsede.
      Bebel

      Responder
  • 29. Daniel  |  14/02/2014 às 13:06

    Bom dia, quero desde já agradecer pela luta, pois para todos nós que tivemos o contrato extinto é muito importante esse pagamento, uma vez que receberemos nossos salários apenas a partir do mês de março. Quanto à devolução daqueles 14 dias que me foram descontados, a minha dúvida é, qual o embasamento legal utilizado pela APEOESP, para que devolvam o dinheiro, uma vez que estávamos sem contrato?

    Responder
    • 30. apeoesp  |  16/02/2014 às 13:26

      Prezado professor Daniel,
      O embasamento, até aqui aceito pela justiça, é o de que os professores não podem ser responsabilizados por um erro do Estado e que uma vez recebido o pagamento, incorporado ao orçamento do servidor, não deve ser retirado. Tratou-se de um recebimento de boa fé e não deveria ser estornado.
      Bebel

      Responder
  • 31. Jacob  |  14/02/2014 às 15:25

    Não acredito que vou receber,visto que o governo do PSDB não cumpre as decisões judiciais e não estão nem aí ! Basta ver que não estão pagando nem as férias que é direito dos Prof. categoria “O” que tiverão seus contratos encerrados!!

    Responder
    • 32. apeoesp  |  16/02/2014 às 13:11

      Prezado professor Jacob,
      Não se trata de uma questão de acreditar. A APEOESP cumprirá seu papel, tomando as providências para a execução das sentenças. Por pressão da APEOESP, a SEE garantiu que as férias serão pagas até final de fevereiro.
      Bebel

      Responder
  • 33. Mariana  |  15/02/2014 às 13:38

    Olá, estou iniciando no estado como contratada, categoria O, desde 28/01/2014, tenho 28 aulas em substituição até dia 19/12. Gostaria de saber “em média” qual será o meu salário e se terei direito a receber em agosto, e, em janeiro/2015 e fevereiro?
    Desde já agradeço!

    Responder
    • 34. apeoesp  |  16/02/2014 às 11:40

      Prezada professora Mariana,
      Não tenho elementos para informar seu provável salário. Por favor, ligue para 11.33506214. Você receberá salários mensalmente na vigência de seu contrato.
      Bebel

      Responder
  • 35. Jones Martins de Freitas  |  15/02/2014 às 13:44

    Quando isso irá acontecer? Somente os que são associados receberam?

    Responder
    • 36. apeoesp  |  16/02/2014 às 11:38

      Prezado professor Alfredo Oliveira,
      Ainda não há data definida. A APEOESP ingressou com os procedimentos para execução da sentença, válida para associados da APEOESP.
      Bebel

      Responder
  • 37. Alfredo Oliveira  |  15/02/2014 às 13:48

    A devolução destes valores ja tem data?

    Responder
    • 38. apeoesp  |  16/02/2014 às 11:38

      Prezado professor Alfredo Oliveira,
      Ainda não. A APEOESP ingressou com os procedimentos para execução da sentença.
      Bebel

      Responder
  • 39. Ana  |  15/02/2014 às 20:46

    Prezada Profª Bebel,

    Neste primeiro momento só podem participar de atribuições os professores categoria O que participaram da prova?

    Responder
    • 40. apeoesp  |  16/02/2014 às 11:28

      Prezada professora Ana,
      Sim. Em outro momento poderá haver a abertura para demais professores. Mantenha-se informada na DRE.
      Bebel

      Responder
  • 41. camila  |  16/02/2014 às 00:00

    OLÁ SOU AFILIADA DA APEOESP E GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE O COMUNICADO QUE AS DIRETORIAS ESTÃO PASSANDO PARA ESCOLAS E NOS FAZENDO ASSINAR. SOBRE A AULA DE PEB I QUE ERAM 24 E AGORA ESTÃO COMUNICANDO QUE PASSARAM PARA 25.COMO DEVO PROCEDER?

    Responder
    • 42. apeoesp  |  16/02/2014 às 11:23

      Prezada professora Camila,
      Embora haja previsão legal, consideramos que a SEE prejudica os professores ao realizar este procedimento após a atribuição de aulas. A APEOESP está ingressando com ação judicial.
      Bebel

      Responder
  • 43. marciatozzi  |  16/02/2014 às 14:10

    como devemos proceder os extintos cat L para receber o dinheiro das férias que nunca nos pagaram e o desconto ilegal que sofremos pois no meu caso em abril de 2012 ainda tive um desconto de 834,00..

    Responder
    • 44. apeoesp  |  23/02/2014 às 16:27

      Prezada professora Marcia,
      A APEOESP pediu a execução das sentenças. Tudo depende de se o Estado recorrerá mais uma vez ou não.
      Bebel

      Responder
  • 45. Katita  |  17/02/2014 às 13:43

    Querida Bebel, bom dia!! É com profunda raiva desse desgoverno que não cumpre as leis que te pergunto….a nossa jornada Peb 1 mudou outra vez ? Então pra nós sobrou mais uma aula? Que é isso , a nossa carga de 24 semanais foi para 25 e a lei do piso ? Ele a dois anos atrás tinha feito uma conta milaborante para explicar o inexplicável e agora sou obrigada e ficar com as 25 outra vez? Não quero nenhuma suplementar ….o sindicato certamente vai fazer algo para reverter essa situação ?Bjos Katita

    Responder
    • 46. apeoesp  |  23/02/2014 às 16:03

      Prezada professora Katita,
      Consideramos esta alteração ilegal. Entre em contato com a subsede para ingressar com ação individual. A ação coletiva não é aceita neste caso.
      Bebel

      Responder
  • 47. Alfredo Oliveira  |  17/02/2014 às 16:02

    Meu contrato foi feito em março de 2013, no entanto em 2014 estou sem aulas atribuídas e nem pretendo ter este ano, tenho direito a essa rescisão de contrato programada para final de fevereiro?

    Responder
    • 48. apeoesp  |  23/02/2014 às 16:00

      Prezado professor Alfredo,
      Sim, tem.
      Bebel

      Responder
  • 49. Sheila  |  17/02/2014 às 17:37

    Olá, o pagamento de férias já está programado para 20/02, entretanto, o pagamento corresponde ao período de janeiro a dezembro de 2013. Gostaria de saber sobre o período de 2012,não será pago? Grata.

    Responder
    • 50. apeoesp  |  23/02/2014 às 15:59

      Prezada professora Sheila,
      Você deve procurar o departamento jurídico para orientar-se sobre como proceder. O estado entende que é obrigado a pagar férias sobre períodos completos de 12 meses de efetivo exercício, o que não é o nosso entendimento.
      Bebel

      Responder
  • 51. meire  |  17/02/2014 às 17:41

    BOA TARDE , BEBEL, TRABALHEI COM CONTRATO EM 2012 E 2013, E AGORA SAIU AS FERIAS, ESTÁ PROVISIONADO PARA O DIA 20/ 02, E PAGARAM SÓ 2013, ESTOU MUITO BRAVA COM ISSO QUE PALHAÇADA, TRABALHEI EM 2012 E 2013 E PAGAM UM PORCARIA PRA NÓS, ESTAVA CONTANDO COM UMA COISA E VEIO OUTRA DÁ UM JEITO BEBEL, ESTÁ COMPLICADO DAR AULAS, ELES PAGARAM PRA UMA COLEGA MNHA TUDO CERTINHO POR QUE AGORA PRA NÓS É ESSA PALHAÇADA AGUARDO SEU RETORNO..

    Responder
    • 52. apeoesp  |  23/02/2014 às 15:53

      Prezada professora Meire,
      O Estado entende que só deve pagar férias relativas a 12 meses de efetivo exercício (até 2013 a lei mudou para exercício apenas). Nós entendemos que devem ser pagas férias sobre os dias trabalhados. Procure o departamento jurídico para ajuizar ação judicial para receber as férias de 2012.
      Bebel

      Responder
  • 53. ADRIANA  |  18/02/2014 às 14:49

    Prezada professora Bebel,
    Gostaria de saber se há possibilidade do pagamento das férias dos cat.L ainda sair este ano?..Sabemos que quanto mais o tempo passa mais correções terão que ser feitas, Obrigada.

    Responder
    • 54. apeoesp  |  23/02/2014 às 15:05

      Prezada professora Adriana,
      Ingressamos com pedido de execução da sentença. Tudo depende de se o Estado recorrerá mais uma vez ou não.
      Bebel

      Responder
  • 55. Alfredo Oliveira  |  19/02/2014 às 12:51

    Sou professor Categoria O e tive meu contrato feito em março de 2013, no entanto em 2014 estou sem aulas atribuídas e não pretendo ter meu contrato será rescindido e terei direito a essa rescisão no final de fevereiro 2014?

    Responder
    • 56. apeoesp  |  23/02/2014 às 14:40

      Prezado professor Alfredo,
      A rescisão contratual é feita ao final do contrato, independente se houve aulas ou não no último período de vigência. O que pode ocorrer é que, devido à ausência de aulas, seu saldo seja praticamente insignificante. Para férias, por exemplo, é preciso estar em exercício, não basta o contrato em vigor.
      Bebel

      Responder
  • 57. Débora  |  19/02/2014 às 13:37

    Bom dia ,Bebel
    Sou professora categoria O gostaria de saber quando vem o pagamento das férias referente ao ano de 2012 ,pois consta em minha folha suplementar o do ano de 2013.E sobre a devolução do salário de 2012.

    Grata

    Responder
    • 58. apeoesp  |  23/02/2014 às 14:38

      Prezada professora Débora,
      O governo alega que a lei prevê pagamento para período completo de 12 meses de exercício (até 2013 a lei falava em efetivo exercício). Defendemos que o professor tem direito a férias por todo o período trabalhado. Você deve procurar o departamento jurídico na subsede para ajuizar ação judicial para recebimento deste direito.
      Bebel

      Responder
  • 59. Vilma  |  21/02/2014 às 03:05

    Ola Bebel sou cat O,recebi minhas ferias porém somente do ano de 2013 e cade as férias de 2012?meu contrato era de 2012 com prorrogação para 2013.

    Responder
    • 60. apeoesp  |  23/02/2014 às 13:54

      Prezada professora Vilma,
      O governo alega que a lei determina o pagamento referente a 12 meses de exercício (até 2012 a lei falava em efetivo exercício). Nós defendemos que o professor deve receber férias sobre todos os meses trabalhados. Procure o departamento jurídico na subsede para orientar-se sobre como proceder. Ou ligue para 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 61. ivone freitas  |  22/02/2014 às 00:15

    Prezada Bebel!
    Eu era antiga categoria L , tenho a portaria S de eventual permanente , como entrou este PAA , não seria viável que esses professores tivessem está 19 aulas no começo do ano. Não seria nem um favor para os professores, mas sim um direito que adquirimos em todo esse tempo de estado que ficou em vão.

    Responder
    • 62. apeoesp  |  23/02/2014 às 13:32

      Prezada professora Ivone,
      Sim, este seria o ideal, mas trata-se de um programa diferenciado. Vamos levar este assunto ao secretário na próxima reunião.
      Bebel

      Responder
  • 63. Adriana Rosa  |  26/02/2014 às 02:56

    Bebel, fui à subsede Santo Amaro e gostaria de registrar um reclamação. A advogada que atende lá é um monstro, muito mal educada. Nos olha como se a consulta que estamos fazendo fosse uma migalha, fiquei constrangida por ser tratada como uma meliante.

    Aguardo uma resposta efetiva, pois fiquei muito mal com a arrogância dela. Ela recebe para nos ajuda e orientar não para ser mal educada!!

    Responder
    • 64. apeoesp  |  02/03/2014 às 16:00

      Prezada professora Adriana Rosa,
      Estou encaminhando sua reclamação ao departamento jurídico para que tome as medidas necessárias, apurando o caso e mantendo-me informada, assim como a você.
      Bebel

      Responder
  • 65. Luciana  |  26/02/2014 às 18:51

    Boa tarde! Agora que recebemos as férias (só as de 2013) receberemos a rescisão contratual? Quando? Receberemos as férias de 2012? Como proceder Bebel? Outra coisa para se filiar ao Sindicato o Categoria O precisa estar com aulas atribuídas? Obrigada.

    Responder
    • 66. apeoesp  |  02/03/2014 às 16:07

      Prezada professora Luciana,
      Vamos cobrar do Secretário este pagamento. Entretanto, sugiro que faça um requerimento na escola cobrando seus direitos. Mediante uma resposta que não a satisfaça, procure o departamento jurídico na subsede.
      Bebel

      Responder
  • 67. André Christian Dalpicolo  |  17/03/2014 às 15:26

    Prezada Bebel,

    Alguma notícia sobre o bonus? Que dia será pago?

    abs
    prof. andré dalpicolo

    Responder
    • 68. apeoesp  |  22/03/2014 às 13:41

      Prezado professor André,
      Segundo informações da SEE, no dia 31 de março.
      Bebel

      Responder
  • 69. ricardo  |  17/03/2014 às 15:37

    Quanto ao concurso, acho que seria interessante mudar a maneira de convocação,pois em minha cidade, tinha 5 vagas p/ Bio, mas foram convocados 5 professores. De 5 apenas 3 escolheram,e sobrou 2 vagas, se tivessem convocados pelo menos 8 ,essas vagas seriamsupridas

    Responder
    • 70. apeoesp  |  22/03/2014 às 13:42

      Prezado professor Ricardo,
      Concordo com você. Já fizemos esta colocação na SEE. Esperamos que a próxima convocação seja mais coerente.
      Bebel

      Responder
  • 71. Silmara  |  08/04/2014 às 23:34

    Boa noite,

    Gostaria de saber se o decreto 60.285 de 24/03/2014 trouxe alguma alteração para que o professor categoria “O” possa evoluir pela via acadêmica. Sou professora Peb I, ingressei na rede estadual em 1994 e trabalhei até 2001. Me afastei da sala de aula em 2001 e retornei em 2010 na categoria O. Não recebo nenhum quinquênio e atualmente me encontro na faixa 1/A e gostaria de saber se isto está correto, já que possuo licenciatura plena em pedagogia (anos iniciais) e pós-graduação em psicopedagogia.

    Grata,

    Silmara Oliveira

    Responder
    • 72. apeoesp  |  12/04/2014 às 13:22

      Prezada professora Silmara,
      Infelizmente, sim. O professor da categoria O é considerado sem vínculo e, portanto, fora da carreira. Lutamos contra esta forma de contratação. Procure o departamento jurídico para ter de volta seu quinquênio.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 73. Sônia  |  18/06/2014 às 06:46

    Bom dia,
    Presada Bebel gostaria de uma informação quanto ao pagamento de férias referente a 2011 e 2012 e rescisão contratual desse período pois as férias pagas em fevereiro deste ano refere-se ao ano de 2013. Sou da extinta cat L q passou a ser O. Necessito de orientações quanto aos procedimentos a serem adotados nesse caso. Grata

    Responder
    • 74. apeoesp  |  21/06/2014 às 14:30

      Prezada professora Sônia,
      Há litigio judicial sobre essas férias. A SEE regularizou vários casos no início deste ano. Por favor, informe-se e oriente-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 75. Sônia  |  18/06/2014 às 06:50

    Outra dúvida quem tem direito ao quinquênio? Isto é quais os critérios serão considerados? Estou na rede desde 2008 da extinta cat. L.
    Grata

    Responder
    • 76. apeoesp  |  21/06/2014 às 14:19

      Prezada professora Sônia,
      O Estado recorreu desta decisão judicial. Ela ainda não pode ser executada. Tem direito ao quinquênio os professores que possuem cinco anos de efetivo exercício na rede estadual de ensino.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,859,400 hits

Comentários

apeoesp em
apeoesp em Temer, inimigo da educação, ve…

%d blogueiros gostam disto: