Retificação sobre a situação de candidatos aprovados no concurso e que ainda não concluíram licenciatura

17/02/2014 at 19:19 32 comentários

Foi publicado no boletim APEOESP Urgente e neste blog que os candidatos aprovados no concurso de PEB II que ainda não possuem diploma poderiam utilizar-se das prorroga­ções de posse para viabilizar o documento. Entretanto, esta é uma informação inexata, na medida em que são possíveis duas pror­rogações, totalizando 60 dias, insuficientes para aqueles que concluem seus cursos no final do primeiro semestre.

Assim estes professores ficarão como rema­nescentes do concurso, podendo assumir vagas que venham a surgir quando já estiverem de posse de seu diploma.

Os que desejarem podem tentar uma saída jurídica

Entry filed under: Artigos.

Novas decisões judiciais favorecem professores da extinta “categoria L” e da “categoria O” Pagamento de rescisão contratual dos professores da categoria O

32 Comentários Add your own

  • 1. Bruno  |  17/02/2014 às 19:40

    Boa tarde,

    Para esses candidatos basta não tomar posse. Precisamos passar pela perícia médica ? Ou se não comparecermos para perícia ou para a posse nossas inscrições serão automaticamente canceladas e arquivadas para possíveis próximas chamadas ? Não precisa assinar nenhum requerimento ou algo que demostre interesse em ainda permanecer na lista ?

    Obrigado,

    Bruno.

    Responder
    • 2. apeoesp  |  23/02/2014 às 15:43

      Prezado professor Bruno,
      O não comparecimento implica em desistência da vaga. Informe-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 3. Marcel  |  17/02/2014 às 23:09

    Bebel, uso este espaço para lhe fazer uma pergunta, é verdade que haverá uma chamada em Março para completar as vagas remanescentes da primeira chamada e uma em Abril que preencherá as 39.000 vagas? Att, Marcel.

    Responder
    • 4. apeoesp  |  23/02/2014 às 15:34

      Prezado professor Marcel,
      A escolha de vagas está prevista em três etapas: a primeira opção, segunda opção e ainda uma terceira fase, onde se buscam preencher as vagas ainda existentes nas DREs. Em abril haverá uma nova convocação.
      Bebel

      Responder
  • 5. fernando  |  17/02/2014 às 23:52

    boa noite.
    Estou no processo de efetivação, mas sou categoria F.
    Na escola que trabalho me informaram que nesse ano só poderei ficar como efetivo e não poderei acumular com F. Está noticia procede?
    grato!

    Responder
    • 6. apeoesp  |  23/02/2014 às 15:32

      Prezado professor Fernando,
      Temos entendimento diferente deste. Você pode acumular até 65 horas semanais. Procure o departamento jurídico na subsede para orientar-se sobre como proceder.
      Bebel

      Responder
  • 7. camila  |  18/02/2014 às 00:44

    Boa noite. Escolhi meu cargo de matemática e quando cheguei na escola fui informada que estava adida, a diretora me disse que para atribuição das aulas entre os 3 candidatos seguirá a ordem de escola do concurso não levando em conta tempo de serviço no magistério.
    Gostaria de informações, pois na minha concepção é realizada uma nova classificação no dia da posse para haver a atribuição.
    Desde já agradeço.

    Responder
    • 8. apeoesp  |  23/02/2014 às 15:30

      Prezada professora Camila,
      Parece-me que o procedimento não está correto. Por favor, procure o departamento jurídico na subsede para receber orientação sobre como proceder.
      Bebel

      Responder
  • 9. Thiago  |  18/02/2014 às 03:57

    Bebel;

    Visitei a escola em que escolhi a vaga em jornada inicial, mas só há 10 aulas livres. As outras aulas foram atribuídas em constituição de jornada para outros docentes.

    Quero saber se na posse minha jornada poderá ser automaticamente a jornada reduzida (o que me interessa, posto que estou acumulando cargos), ou serei obrigado a constituir a jornada de 20 aulas em outra escola (3 escolas), o que me prejudicaria, já que no meu atual cargo já tenho 32 aulas.

    Grato;

    Responder
    • 10. apeoesp  |  23/02/2014 às 15:24

      Prezado professor Thiago,
      Você deve compor sua jornada na escola. Aulas destinadas à carga suplementar de professores efetivos podem ser destinadas à composição da sua jornada de trabalho. Informe-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
      • 11. Thiago  |  23/02/2014 às 23:24

        Mas as aulas não são suplementares. Fazem parte da constituição da jornada dos professores mais antigos na escola. Se eu for obrigado a ficar com a jornada inicial, ficará muito difícil a situação de acumulo de cargo.

        O fato é que a escola teve redução de salas entre um ano e outro e a jornada que foi disponibilizada é incompatível com as aulas livres. A escola não sabe responder se haverá a possibilidade de escolher a jornada reduzida no ato da posse, caso não tenha aulas suficientes.

        Ouvi dizer, por uma pessoa que conheço, que trabalha na diretoria de ensino, que essa redução seria possível em caso de aulas insuficientes. Mas outra pessoa da diretoria não confirmou isso. O fato é que tudo está muito confuso.

        O sindicato poderia organizar as principais perguntas dos professores em relação à posse e encaminhar para a secretaria, que deixa tudo muito confuso.

        Grato pela atenção Bebel!

      • 12. apeoesp  |  24/02/2014 às 19:09

        Prezado professor Thiago,
        Já estamos disponibilizando no site da APEOESP orientações para os professores ingressantes. A partir de amanhã já será possível consultar. Quanto à sua dúvida, consultando o jurídico, sabemos que:
        Se o número de aulas não for suficiente para constituir a jornada de trabalho na unidade escolar onde foi nomeado, o docente será encaminhado para a Diretoria de Ensino para completar a sua jornada de trabalho em outra unidade, mantendo, no entanto, o cargo na unidade onde foi nomeado.
        Bebel

  • 13. Prof;Dil  |  18/02/2014 às 20:04

    Bebel estes professores podem ser chamados no final?

    Responder
    • 14. apeoesp  |  23/02/2014 às 14:50

      Prezada professora Dil,
      Sim, esta possibilidade existe, mas não garantia.
      Bebel

      Responder
  • 15. KÉSIA  |  19/02/2014 às 23:33

    Apeoesp que saída jurídica para esta situação?

    Responder
    • 16. apeoesp  |  01/03/2014 às 15:52

      Prezada professora Késia,
      Poderá haver recurso judicial, mas as chances de vitória são incertas, pois a lei exige a habilitação.
      Bebel

      Responder
  • 17. Valdelice Pereira de Souza Constantino  |  20/02/2014 às 00:31

    Prezada Bebel, perdi meu diploma original e requeri outro, no momento estou apenas com o protocolo, não haverá tempo de chegar a 2ª via do diploma. Será que terá problema? Já faço parte da rede como efetiva, este será meu 2º cargo.

    Abraço e obrigada.

    Responder
    • 18. apeoesp  |  23/02/2014 às 14:21

      Prezada professora Valdelice,
      Já sendo efetiva da rede, sugiro que procure o departamento jurídico para que seja tomada alguma providência legal no sentido de preservar seus direito à posse.
      Bebel

      Responder
  • 19. Erivelto  |  22/02/2014 às 13:36

    Bebel, sobre a perícia médica, é possível alguém ser reprovado por ser míope? Em que condições e embasado em que? Sou míope, uso óculos e fiquei preocupado, por isso levei junto um laudo médico que atesta que tenho visão normal com correção. Mas estavam falando lá na perícia que os médicos tinham instruções para agir assim, e também já haviam reprovado gordos. Estou muito preocupado. Não sou gordo, mas sou míope. E a propósito, já alguma informação de quando irá sair do D.O. o resultado da perícia?

    Responder
    • 20. apeoesp  |  23/02/2014 às 13:21

      Prezado professor Erivelto,
      Você não pode ser reprovado por ser míope, desde que use lentes ou óculos que corrijam a deficiência visual. Se ocorrer, cabe ação judicial. Quanto ao resultado, deverá sair a tempo da posse, prevista para meados de março, segundo a SEE.
      Bebel

      Responder
  • 21. Allan Amorim Monteiro  |  28/02/2014 às 17:28

    Bebel, boa tarde….

    Passei em 34º na D.E de Itapevi, em Educação Física, nesses primeiros 20 mil convocados chamaram 4 professores, entendo que, pela logica dos números, não terão condições de chamar 30 professores, em “apenas” 39 mil vagas. Corro o risco de, mesmo tendo entrado acima da pontuação de corte, ficar sem uma vaga? Como podemos ter acesso ao nº de vagas por D.E para cada disciplina? tem ainda o fato de eu me formar apenas em junho, quais são minhas chances???

    Um abraço.

    Responder
    • 22. apeoesp  |  03/03/2014 às 12:52

      Prezado professor Allan,
      Já solicitamos essas informações à SEE, mas ainda não fomos atendidos. Vamos reafirmar nossa solicitação na próxima reunião com o Secretário. É importante lembrar que o concurso tem validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Muitos candidatos não assumem o cargo, abrindo oportunidade para outros.
      Bebel

      Responder
  • 23. késia  |  06/03/2014 às 00:13

    Bebel, será que quando terminar a faculdade seremos chamados novamente? e depois que tiver o diploma como proceder para voltar a lista de chamada do concurso?

    Responder
    • 24. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:38

      Prezada professora Késia,
      Poderá ser chamada novamente no caso de existência de vagas não preenchidas.
      Bebel

      Responder
  • 25. ludmla  |  06/03/2014 às 21:31

    olá gostaria de saber se haverá possibilidade de nós que assumimos o cargo agora termos direito a carga suplementar ainda este ano… pois eu era categoria o antes de assumir o cargo e não pude acumular os dois e essa jornada inicial de 19 aulas é muito pouco… obrigada

    Responder
    • 26. apeoesp  |  09/03/2014 às 14:00

      Prezada professora Ludmla,
      Nosso entendimento é que você pode acumular, até 65 horas semanais. Informe-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 27. José  |  23/03/2014 às 00:51

    Como usar duas prorrogações de posse, ja pedi uma ( que vence 7de abril…posso pedir outra?

    Responder
    • 28. apeoesp  |  29/03/2014 às 17:32

      Prezado professor José,
      Sim, pode.
      Bebel

      Responder
  • 29. Daniele  |  28/03/2014 às 04:18

    Gostaria de saber se as aulas das cargas suplementares serão enviadas para contabilizar vagas para quem passou no concurso.Obrigada!

    Responder
    • 30. apeoesp  |  29/03/2014 às 17:28

      Prezada professora Daniele,
      Sim, poderão ser, após as aulas livres ocupadas por professores das categorias O e F.
      Bebel

      Responder
  • 31. joaocarlosdiasdesouza  |  29/03/2014 às 02:55

    PROFESSORA BEBEL, SOU AFILIADO AO RENOMADO SINDICATO APEOESP.
    ESTOU TENSO. PASSEI, NO CONCURSO, FUI CONVOCADO PARA A NOMEAÇÃO, ESCOLHI A VAGA, ESCOLHI A ESCOLA, PASSEI PELA PERÍCIA MÉDICA. MAS INFELIZMENTE EU AINDA NÃO TERMINEI A MINHA COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM R2 EM SOCIOLOGIA, SOU BACHAREL EM DIREITO, E LECIONO COMO CATEGORIA O, NO ESTADO. MAS PARA ASSUMIR, AO MEU CARGO, PRECISO DO MEU CERTIFICADO E DO MEU HISTÓRICO ESCOLAR EM R2, QUE É UM CURSO DE EQUIVALÊNCIA A LICENCIATURA PLENA. ESTOU PREOCUPADO, POR QUE NA ESCOLA LÁ ELES, ME INFORMARAM, QUE CASO EU NÃO TENHA OS DOCUMENTOS DA CONCLUSÃO DE CURSO EM R2, EU ESTAREI ELIMINADO DO CONCURSO, POR QUE A MINHA COMPLEMENTAÇÃO EU TERMINO APENAS EM MAIO DESTE ANO. POSSO CONSEGUIR, ENTRAR NESTE OUTRO MOMENTO? AINDA TENHO CHANCES? GRATO PELA ATENÇÃO. JOAO CARLOS. AGUARDO A RESPOSTA.

    Responder
    • 32. apeoesp  |  29/03/2014 às 17:15

      Prezado professor João Carlos,
      A explicação que nos foi dada pela Secretária Adjunta é a que professores nesta situação mantém seu direito na vigência do contrato (dois anos prorrogáveis por mais dois), podendo participar de uma “repescagem” de vagas no final. Por favor, ligue para 11.33506214 para mais informações.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,805,762 hits

