ORIENTAÇÕES PARA PEB II – Questões relativas ao ingresso 2014

01/03/2014 at 16:06 266 comentários

Considerando a recente nomeação dos Professores Educação Básica II, aprovados no Concurso para Provimento de Cargos do Quadro do Magistério, a Secretaria de Legislação e Defesa dos Associados da APEOESP vem, através do seu Departamento Jurídico, esclarecer algumas das questões relacionadas à posse e ao exercício dos nomeados.

1 – Qual é o prazo para tomar posse no cargo?

R. O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do dia 07 de fevereiro de 2014. O prazo para posse é de trinta dias, contados da data da publicação do decreto de nomeação no Diário Oficial, portanto, 08 de março de 2014.

Considerando-se que o dia 08 de março cai em um sábado, o candidato poderá tomar posse até a segunda-feira, dia 10 de março de 2014.

No entanto, para os que requererem prorrogação do prazo para posse, a contagem do prazo de trinta dias começa imediatamente após o término do prazo inicial, isto é, dia 9 de março de 2014, vencendo em dia 7 de abril de 2014.

Resumindo:

Prazo inicial: 10 de março de 2014;
Prazo com prorrogação: 7 de abril de 2014.
2Requerida a prorrogação de prazo para posse, o interessado somente poderá tomar posse no cargo no último dia do prazo?

R. Não. A posse poderá se verificar em qualquer data, dentro do prazo, seja inicial ou seja em prorrogação.
3- E o prazo para o exercício?

R. O prazo de trinta dias para assumir o exercício do cargo começa a ser contado no dia da posse e pode ser prorrogado, a critério da administração, por mais trinta dias.

4 – Quais aulas estão disponíveis para constituição de jornada do ingressante?

R. Com exceção das aulas que constituem a jornada de trabalho dos titulares de cargo, todas as demais estão disponíveis para a constituição de jornada de titular de cargo durante o ano, inclusive a dos ingressantes.

De acordo com o artigo 23 da Resolução SE nº 75, de 28 de novembro de 2013, “no atendimento à constituição da jornada de trabalho do titular de cargo no decorrer do ano, não havendo aulas livres disponíveis na escola, deverá ser aplicada, na unidade escolar e, se necessário, na Diretoria de Ensino, a ordem inversa à estabelecida para a atribuição de aulas, conforme dispõe o artigo 6º desta resolução, até a fase de carga suplementar do professor efetivo.”

Assim, estão disponíveis aulas ministradas por professores:

1 – da categoria “O”;

2 – da categoria “F”;

3 – celetistas;

4 – estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988;

5 – designados nos termos do artigo 22 da L.C. nº 444/85, e

6 – carga suplementar de trabalho docente.

5 – Quais as disciplinas podem ser utilizadas para constituição da jornada do ingressante?

R. Dispõe o artigo 16 da resolução SE nº 75/2013, que “a constituição regular das jornadas de trabalho, em nível de unidade escolar ou de Diretoria de Ensino, dos docentes titulares de cargo dar-se-á… com aulas livres da disciplina específica do cargo no Ensino Fundamental e/ou Médio, sendo que, em caso de insuficiência e/ou atendimento da necessidade pedagógica da unidade escolar, poderão ser complementadas por aulas livres da disciplina não específica da mesma licenciatura plena, bem como com aulas das demais disciplinas de sua habilitação,”

Tomemos por exemplo um professor ingressante titular de cargo de Língua Portuguesa. Dentre as aulas que estejam sendo ministradas por professores relacionados na questão nº 4, este profissional pode ter atribuídas aulas de Inglês, após ter tido atribuído qualquer número de aulas de Português.

Ou um docente ingressante cuja disciplina de concurso foi Sociologia. A unidade escolar disponibiliza apenas quatro aulas de Sociologia. O docente foi nomeado em Jornada Inicial de Trabalho Docente. Após ter a atribuição das 4 aulas de Sociologia, poderá completar a sua Jornada de Trabalho com aulas da disciplina de História e/ou Geografia, no Ensino Fundamental, que estejam disponíveis na unidade onde foi nomeado.

6 – E se não conseguir constituir a sua jornada de trabalho na forma exposta acima?

R. O docente deverá, então, constituir a sua jornada de trabalho docente em outra unidade da Diretoria de Ensino, utilizando-se os mesmos procedimentos que os expostos acima para atribuição em nível de unidade escolar.

7 – Não há nenhuma aula da disciplina do cargo, na unidade escolar onde foi nomeado o docente. Qual o procedimento a ser adotado?

R. O docente, após tomar posse no cargo na unidade onde foi nomeado, terá aulas atribuídas em outra unidade da Diretoria de Ensino, sendo então removido ex-officio para esta unidade. Nesse caso, o docente poderá fazer opção de retorno dentro do prazo de quinze dias.

8 – E se o número de aulas não for suficiente para constituir a jornada de trabalho na unidade escolar onde foi nomeado?

R. Nessa hipótese, o docente será encaminhado para a Diretoria de Ensino para completar a sua jornada de trabalho em outra unidade, mantendo, no entanto, o cargo na unidade onde foi nomeado.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Por um plano de ganho real de salários! APEOESP cobra do Secretário atendimento a demandas da categoria

266 Comentários Add your own

  • 1. Rubens pereira  |  01/03/2014 às 17:42

    Sou professor de educao fsica lotado na Guarulhos Sul, j abri um debate com a APEOESP a respeito das aulas de educao fsica no turno das aulas em especial as aulas do noturno serem feitas no noturno e no no contra turno conforme resoluo do estado para esse roubo do direito educao que a LDB 9394/96 e a Constituio Federal de 1988 outorga aos alunos. A resposta q recebi da APEOESP foi essa resoluo e consequentemente a concordncia com este modelo ditatorial do estado tratar a educao. Grato. Rubens

    Date: Sat, 1 Mar 2014 16:06:24 +0000 To: rubenscelsopereira@hotmail.com.br

    Responder
    • 2. apeoesp  |  03/03/2014 às 13:26

      Prezado professor Rubens,
      Estou buscando mais informações, inclusive sobre legislação, para que possamos debater este assunto.
      Bebel

      Responder
  • 3. Fátima  |  01/03/2014 às 19:45

    Olá Bebel, fiz a escolha do concurso de matemática e peguei uma jornada inicial, porém na escola só tinha disponível 18 aulas, pelo que entendi poderia pegar 2 aulas livres de Física (minha disciplina não específica) e constituiria minha jornada. Só que não foi o que aconteceu, fui obrigada a pegar 6 aulas em outra cidade. Esta semana houve uma reunião nas DEs com esta mudança. Você poderia me explicar o que mudou e por que, já que no dia da escolha foi dito que poderíamos completar com a disciplina não específica? Me senti muito prejudicada e pior vou ter que tirar aula de outro professor, que era exatamente o que eu não gostaria (ja que as 18 aulas que peguei já estão comigo como categoria F). Por favor responda e tire minha dúvida. Obrigado pela atenção

    Responder
    • 4. apeoesp  |  03/03/2014 às 13:27

      Prezada professora Fátima,
      Nosso entendimento é o de que você poderia, sim, completar com aulas de Física. Por favor, procure o departamento jurídico na subsede ou ligue para 11.33506214 para melhor orientação.
      Bebel

      Responder
  • 5. Erika  |  01/03/2014 às 20:59

    Escolhi jornada inicial, mas na escola só tem a jornada reduzida. Minha disciplina é ciências e pelo que entendi posso completar com biologia, certo? Mas o diretor não foi muito solicito comigo e eu sei que na escola há 30 aulas de bio ministradas por um professor cat F.

    Responder
    • 6. apeoesp  |  03/03/2014 às 13:09

      Prezada professora Erika,
      Você tem esse direito. O diretor não pode sonegar aulas. O juiz que nos deu inicialmente a liminar para o direito de escolha do professor, orienta a que qualquer professor que se sinta prejudicado ingresse com ação individual. Procure o departamento jurídico na subsede.
      Bebel

      Responder
  • 7. Mari  |  02/03/2014 às 15:31

    Boa tarde, Bebel
    gostaria que pudesse me esclarecer duas dúvidas.
    A posse foi automaticamente adiada, publicada no DO. A secretária da escola disse que eu não precisava assinar nada, isso procede?

    Vou tomar posse em breve, porém já tenho um cargo PEB-II, gostaria de exonerá-lo e aproveitar(somar) os seus pontos para esse novo cargo. Assim, como procedo para não perder essa pontuação? Tenho que exonerar e tomar posse no mesmo dia OU entrar em exercício no dia da exoneração? Preciso fazer uma declaração no dia da posse de que possuo um cargo mas pretendo exonerá-lo?

    Obrigada, Mari.

    Responder
    • 8. apeoesp  |  04/03/2014 às 13:47

      Prezada professora Mari,
      Por favor, entre em contato com o departamento jurídico na sua subsede ou pelo telefone 11.33506214 para ser orientada sobre os procedimentos corretos.
      Bebel

      Responder
  • 9. adriana  |  02/03/2014 às 18:57

    Olá Bebel, na escola que escolhi só tem um “O” e as aulas não são compatíveis com o meu acumulo, com o cargo da prefeitura, voce saberia me responder se meu acumulo não é compativel com as aulas do “O” a escola pode me dar as aulas do F? que essas sim, são compativeis, ou depois de todo esforço para passar no concurso e pericia vou perder o cargo, mesmo havendo aulas na escola que escolhi? obrigada, adriana

    Responder
    • 10. apeoesp  |  04/03/2014 às 13:51

      Prezada professora Adriana,
      Embora nossa luta seja pela liberdade de escolha do professor, perdemos a liminar. Por outro lado, a lei assegura o acúmulo desde que os horários sejam compatíveis. Está prevalecendo a resolução 75, artigo 7º, que determina que as aulas a serem assumidas são primeiro as do professor da categoria O. Sugiro que entre em contato com o departamento jurídico na subsede ou pelo telefone 11.33506214 para verificar o que pode ser feito.
      Bebel

      Responder
  • 11. alessandra  |  02/03/2014 às 22:55

    Bebel vou precisar ir na escola pedir prorrogação ou será feita automaticamente?Já fiz a perícia mas não saiu publicada. Em relação as aulas,na minha escola só tem 12 aulas.Vou poder completar com as correlatas ou vou ter que ir para DE pegar da disciplina do cargo?

    Responder
    • 12. apeoesp  |  04/03/2014 às 14:00

      Prezada professora Alessandra,
      É prudente que peça a prorrogação, para evitar qualquer problema, a não ser que a escola informe não ser necessário. Quanto à jornada, poderá completar com outra disciplina correlata.
      Bebel

      Responder
  • 13. alessandra  |  03/03/2014 às 00:12

    Bebel acabei de ler algumas instruções que foram para todas as diretórias de ensino em relação ao ingressso e pelo que eu entendi não vou poder completar com outras disciplinas o meu cargo.O exemplo que você disse de um professor que tem sociologia e pegar historia ou geografia não se aplica. De acordo com a instrucão deles o docente que for parcialmente atendido terá que participar da atribuição regular.Se for verdade desculpe o palavrão mas eu to ferrada vou ter que trabalhar em 3 cidade.Cara que palhaçada.

    Responder
    • 14. apeoesp  |  04/03/2014 às 14:04

      Prezada professora Alessandra,
      Vou discutir este assunto com o Secretário da Educação, pois o nosso entendimento é diverso deste.
      No momento, procure o departamento jurídico na subsede.
      Bebel

      Responder
  • 15. maria  |  03/03/2014 às 15:06

    Tudo bem, Bebel!
    Nós professores que entramos na carreira pública no ano de 1998,
    teremos a revisão da URV.
    Abraços!!!

    Responder
    • 16. apeoesp  |  04/03/2014 às 14:22

      Prezada professora Maria,
      A APEOESP, desde o ano de 2010, vem ingressando com inúmeras ações para os seus associados para buscar o pagamento da perda de 17,74% relativa à URV.
      Decisão do STF pôs fim a inúmeras discussões que eram travadas nos processos, como por exemplo, a aplicação obrigatória da Lei Federal n° 8.880/94 e a compensação da perda salarial sofrida com os reajustes posteriores.
      O associado que já tem ação em andamento, deve aguardar o desfecho final do processo, para fins de incorporação da perda nos seus salários e pagamento das diferenças atrasadas (poderão ser cobradas as parcelas vencidas nos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação e as vincendas no decorrer do processo).
      Já os filiados que ainda não ingressaram com a ação, devem procurar o departamento jurídico da APEOESP mais próximo para ingressar com a ação, de forma a pleitear a perda salarial decorrente da falta de conversão dos salários em URV.
      Bebel

      Responder
  • 17. Alberto  |  03/03/2014 às 18:48

    Iniciei como efetivo no Estado e tive que pegar o que tinha na escola – 10 aulas – Jornada Reduzida, Fiquei sabendo que tem um Cat F com 30 aulas Ed. Especial que necessito. Poderia pegar essas 20 aulas livre que estão como Cat F? A Diretora disse que não poderia me dar 20 dessas aulas, só o ano que vem. Isso procede?

    Responder
    • 18. apeoesp  |  04/03/2014 às 14:26

      Prezado professor Alberto,
      SAs aulas são deslocadas dos professores das categorias F e O para a constituição das jornadas dos professores efetivos ingressantes. Neste caso, em princípio, se seu cargo é de educação especial, teria direito sim às aulas. Informe-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 19. Helaine C. O. S.  |  04/03/2014 às 12:49

    Bom dia Bebel, gostaria de saber sobre a data da posse. O resultado apto da perícia saiu dia 25 de fevereiro, fui até a escola e me disseram que eu tinha que trazer o horário da escola onde trabalho para realizar o acúmulo de cargo e aguardar a publicação do diário oficial. Como uma das aulas “chocou os horários” e deverá ser refeita, vou levar o horário na quarta a tarde para publicação que sairá na quinta ou sexta-feira, pois somente depois da publicação que poderei tomar posse. Estou preocupada a respeito do prazo para a posse que dia 10 de março. Porém, vi no site da educação que o prazo para posse foi prorrogado para todos, independente do resultado da publicação da perícia. Esse dado confirma? ou a prorrogação é somente para aqueles que não tiveram seu resultado da perícia publicado?
    Além disso, a diretora informou que na escola tem somente 5 aulas de sociologia, e que as outras 4 aulas, do meu cargo reduzido, será atribuída em nível de diretoria. Tenho dúvidas a esse respeito.
    Obrigado.

    Responder
    • 20. apeoesp  |  04/03/2014 às 14:42

      Prezada professora Helaine,
      O prazo foi prorrogado para todos.
      Você poderá completar a jornada com disciplinas correlatas, se houver na escola. Caso contrário, de fato completará em nível de DRE.
      Bebel

      Responder
  • 21. Mariane  |  04/03/2014 às 18:30

    Boa tarde, Bebel
    no caso de não haver aulas na unidade e ser removida ex-offício, pede-se dentro de 15 dias para retornar à unidade.
    Realmente voltamos para a unidade de escolha sem aulas (e agora criaram o Programa Presença para adidos) ou havendo aulas em outra unidade (outra cidade) eles não nos enviam para a sede, não autorizando retornar? Tenho medo de ter que me deslocar para outra cidade, não possuo carro, é difícil para mim, portanto gostaria de ficar adida na escola da escolha mesmo, será que dá certo?
    Obrigada!

    Responder
    • 22. apeoesp  |  09/03/2014 às 12:45

      Prezada professora Mariane,
      Segundo a SEE, o programa Presença visa justamente evitar esta situação que você relata. Caso tenha que se deslocar para outra unidade distante, ligue para 11.33506214 ou procure o departamento jurídico na subsede para verificar como proceder para ingressar com recurso.
      Bebel

      Responder
  • 23. Renato  |  04/03/2014 às 19:58

    Oi Bebel, Tudo bem?
    Minha mãe é professora aposentada e recebeu um informe (da Apeoesp) sobre o direito de receber um dinheiro: o “bônus” devido a um ganho judicial. Consultando uma lista indicada, consta um dado valor a ser recebido por ela. Ela tem ligado à Apeoesp sem sucesso. Perguntas: É fato este ganho judicial listado como “bônus para aposentados”? Se sim, como ela deve fazer para receber esse dinheiro que faz MUITA falta a ela? Qual o procedimento para resolver esse caso, pois o telefone só dá ocupado… sempre?

    Responder
    • 24. apeoesp  |  09/03/2014 às 12:47

      Prezado professor Renato,
      No próprio site, estão listados os procedimentos para a execução do bônus. Ela deve dirigir-se à subsede da região para preencher os documentos que a qualificarão judicialmente para o recebimento e poderá receber demais orientações. Os endereços e telefones das subsedes podem ser encontrados em http://www.apeoesp.org.br.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 25. KAREN  |  04/03/2014 às 23:34

    DEPOIS DE QUANTO TEMPO APÓS ASSUMIR O CARGO DE PROFESSORA POSSO PEDIR REMOÇÃO?

    Responder
    • 26. apeoesp  |  09/03/2014 às 12:53

      Prezada professora Karen,
      Em qualquer tempo, quando for aberto o processo de concurso de remoção.
      Bebel

      Responder
  • 27. Fernando  |  05/03/2014 às 05:13

    Olá !
    Passei pela perícia no ultimo dia 28 de fevereiro 2014, e agora quero saber se já saiu o resultado dessa perícia que tanto disseram que sairia no diário oficial e até agora nada , e já estou ficando ancioso dimais se saiu me diz o caderno e a página, e como encontrar esse tal de resultado.

    Responder
    • 28. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:00

      Prezado professor Fernando,
      Não tenho conhecimento da publicação do resultado. Por favor, procure a subsede de sua região para melhor esclarecimento ou ligue para 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 29. amanda  |  05/03/2014 às 12:43

    Olá Bebel compareci a pericia, porém um exame estava errado, me disseram que devo aguardar uma nova convocação, é isso mesmo, estou um pouco perdida e não encontro informações em nenhum lugar.
    obrigada

    Responder
    • 30. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:03

      Prezada professora Amanda,
      Sim. Você deve aguardar para que a perícia possa ser completada.
      Bebel

      Responder
  • 31. Prof. André  |  05/03/2014 às 13:36

    Bebel estou indignado. Fui na D.E e saí de lá com as mãos atadas. Os diretores das escolas não estão colaborando ao nos informar os nomes e atribuições de professores de cat O, F e também os efetivos que possuem carga suplementar.
    Peça (exija) para que o estado tenha tudo em mãos para nos informar e de preferência publicada na internet. Existe uma má vontade dos diretores que protegem os seus queridinhos. Com efeito, considera-se injusto o PEBII ser aprovado, escolher a Unidade Escolar na primeira etapa da convocação pela Secretaria da Educação e ser obrigado a ministrar aulas em quatro ou mais escolas, porque os gestores deixaram de encaminhar a Diretoria o saldo de aulas livres para a atribuição do ingressante.

    Responder
    • 32. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:08

      Prezado professor André,
      Temos cobrado com insistência da SEE transparência nas atribuições. Ingressamos com ação judicial e obtivemos liminar que obrigada a esta transparência e o professor tinha liberdade de escolha das aulas. Infelizmente a liminar foi retirada pelo juiz. Agora, mediante indícios concretos, o professor deve ingressar com ação individual. Vamos insistir com a SEE por um processo mais justo e transparente possível.
      Bebel

      Responder
  • 33. Lizi  |  05/03/2014 às 13:36

    Bebel gostaria de saber se todos os aprovados serão convocados, passei em uma boa colocação, porém em minha diretoria só chamaram 6 aprovados, por mim tudo bem pois estou grávida e em licença maternidade, se me chamarem ano que veem será até melhor, o que a senhora sabe sobre a próxima chamada?

    Responder
    • 34. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:09

      Prezada professora Lizi,
      O Secretário assegurou que todos serão chamados enquanto houver vagas disponíveis. A próxima chamada será em abril.
      Bebel

      Responder
  • 35. Andreza  |  05/03/2014 às 15:57

    Boa Tarde! Caso existam aulas livres na escola, o professor ingressante poderá pegar aulas na carga suplementar? Obrigada.

    Responder
    • 36. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:19

      Prezada professora Andreza,
      Em princípio, sim. Informe-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 37. Roberta  |  06/03/2014 às 01:05

    Bebel, boa noite! Quando dois professores assumem juntos dois cargos da mesma disciplina em uma escola, quem irá escolher primeiro as salas que quer atuar? O que vai contar nessa hora é a classificação no concurso ou a pontuação por tempo de serviço???Obrigada pelo esclarecimento!

    Responder
    • 38. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:39

      Prezada professora Roberta,
      A atribuição recai sobre o professor melhor classificado, incluindo todas as pontuações.
      Bebel

      Responder
  • 39. Valdelice Pereira de Souza Constantino  |  06/03/2014 às 01:18

    Prezada Bebel, passei no concurso de inglês e a diretora disse que não há nenhuma aula dessa disciplina na escola em que escolhi o cargo. Então ela me disse que vai tirar de dois professores efetivos de português para compor o meu cargo. Essas aulas são de carga suplementar deles e são aulas de português. Minha pergunta, se não há nenhuma aula de inglês eu não deveria ir escolher na DE? Está correto a forma que a diretora me disse?

    Responder
    • 40. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:40

      Prezada professora Valdelice,
      Não. A jornada pode ser composta na escola com aulas de disciplinas correlatas.
      Bebel

      Responder
  • 41. Joel  |  06/03/2014 às 01:26

    Ola Bebel! Boa Noite! Parabéns pelo blog! Minha dúvida é a seguinte, após ter sido aprovado, nomeado, acúmlo já ter sido publicado no DO, já tomei posse em minha escola, mas me informaram que nestes três dias de planejamento não seria possível me dar o “efetivo exercício”, que isso, ocorreria apenas no primeiro dia com aula/alunos, é isso mesmo? Quais as legislações que tratam sobre isso? Muito obrigado!

    Responder
    • 42. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:41

      Prezado professor Joel,
      Não está correto. Você participará do planejamento já como professor efetivo. Verifique pelo telefone 11.33506214 ou no departamento jurídico, na subsede, como proceder.
      Bebel

      Responder
  • 43. Regina  |  06/03/2014 às 01:34

    Olá Bebel.
    Gostaria de saber a respeito do ingresso,se não tenho aula onde escolhi meu cargo sou obrigada a pegar em outra cidade mesmo que seja muito distante da minha onde já tenho aula?Se participar da atribuição na minha DE for obrigada a pegar posso pedir prorrogação do prazo pra assumir logo depois?Se puder me responda logo,pois estou muito confusa.Abraços.

    Responder
    • 44. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:43

      Prezada professora Regina,
      Se não houver as aulas, terá que esperar o surgimento em outra escola ou DRE. Informe-se melhor pelo telefone 11.33506214 ou na subsede da região.
      Bebel

      Responder
  • 45. Vera  |  06/03/2014 às 03:16

    Boa noite!

    Por favor, ninguém comentará nada sobre a folha de pagamento desse mês? Estão todos reclamando e gostaria de saber se haverá uma folha adicional ou não. Ficaremos calados?

    Responder
    • 46. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:47

      Prezada professora Vera,
      Estamos em contato com a CGRH com respeito a inúmeros erros cometidos nos pagamentos de muitos professores que nos procuraram. Estamos aguardando a resposta da SEE sobre soluções para este problema.
      Bebel

      Responder
  • 47. Daniel Andreoti  |  06/03/2014 às 19:21

    Bebel na minha escola ingressei com 20 aulas só que em 3 periodos e a diretora disse que eu nao poderia pegar as aulas dos categorias F isso procede?
    E eu tenho que ficar somente com 20 aulas se na minha escola tem 32 com categoria O e f o que faço?Aguardo resposta amada lider

    Responder
    • 48. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:57

      Prezado professor Daniel,
      Obrigada.
      Nós defendemos o direito de escolha do professor, para que componha sua jornada da melhor forma possível. Infelizmente nossa liminar judicial foi retirada pelo juiz. A diretora, certamente, quis preservar as aulas do professor da categoria F. Como você se sente prejudicado, o único caminho a tomar é a via judicial, conforme orientação do próprio juiz. Procure o departamento jurídico na subsede.
      Bebel

      Responder
  • 49. Jorge  |  06/03/2014 às 19:54

    Olá Apeoesp,

    Sou professor efetivo e acumulo cargo com a Prefeitura de São Paulo, gostaria, para o próximo ano (2015), reduzir meu número de aulas para 10 (jornada reduzida), uma vez que hoje tenho 20 (inicial). Como posso pleitear isso, uma vez que a SEE não disponibiliza mais essa Jornada?

    Estou no aguardo,

    Obrigado,

    Jorge

    Responder
    • 50. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:59

      Prezado professor Jorge,
      Creio que somente pela via judicial. Porém, deve solicitar primeiro pela via administrativa e ingressar com ação mediante a negativa.
      Bebel

      Responder
  • 51. Erika  |  06/03/2014 às 20:41

    Olá! Fui orientada na escola que nesse primeiro momento não havendo as aulas para a constituição da minha jornada eu sou obrigada a ir para DE, mesmo eu sendo professora de ciências e tendo aulas livres de biologia para compor a jornada.

    Responder
    • 52. apeoesp  |  09/03/2014 às 13:59

      Prezada professora Erika,
      Não. Você pode constituir jornada com disciplinas correlatas. Informe-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 53. ludmila  |  06/03/2014 às 21:40

    olá quero saber se vamos ter direito a carga suplementar ainda este ano… obrigada (tomei posse da jornada de 19 aulas hoje)

    Responder
    • 54. apeoesp  |  16/03/2014 às 13:02

      Prezada professora Ludmila,
      No primeiro ano, o professor efetivo ingressante mantém sua jornada, podendo modificá-la a partir do segundo ano. Informe-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 55. Wanderson  |  07/03/2014 às 03:00

    Boa Bebel!

    No item 4.4 da instruções para posse diz o seguinte: No atendimento ao titular de cargo em nível de unidade escolar / Diretoria de Ensino, deverá ser observada a compatibilização das cargas horárias das aulas com a jornada de trabalho, nas situações de acumulação remunerada.

    Isso significa que devera ser levada em conta o acumulo do professor? portanto ele poderá escolher as salas disponíveis para constituição de jornada?

    Responder
    • 56. apeoesp  |  09/03/2014 às 14:14

      Prezado professor Wanderson,
      Sim, o acúmulo deve ser observado na constituição da jornada de trabalho. Poderão ocorrer conflitos entre as necessidades da escola e as do professor. É preciso dialogar para resolvê-los. Caso não seja possível, a subsede da APEOESP deve ser procurada.
      Bebel

      Responder
  • 57. Aline Conceicao  |  07/03/2014 às 21:13

    Olá Bebel,

    Desde 01 de fevereiro de 2013 até hoje eu estava como professora contratada (categoria O), porém hoje tomei posse do cargo de professora em outra U.E, e, por esse motivo tive que pedir dispensa. Quando será que irei receber férias e outros valores que tenho direito?
    Grata

    Responder
    • 58. apeoesp  |  09/03/2014 às 14:20

      Prezada professora Aline,
      Em geral isto ocorre entre um mês ou dois da rescisão contratual.
      Bebel

      Responder
  • 59. Carlos  |  08/03/2014 às 06:11

    Uma dúvida, após o ingresso do professor, o mesmo passará por um curso de formação pela EFAP. Durante o estágio probatório, e ao final deste curso haverá uma prova final ou não? Será considerado habilitado quem obteve frequência mínima no curso?

    ” 5. O curso será ministrado nas modalidades presencial e à distância e terá duração aproximada de 4 (meses) meses – 360 (trezentos e sessenta) horas, na forma a ser disciplinada em resolução do Sr Secretário da Educação do Estado de São Paulo.

    7. A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos publicará no Diário Oficial do Estado, a relação dos candidatos considerados habilitados e não habilitados na prova de aptidão do Curso de Formação. ” Retirado Publicação no DOE 26/09/2013 e retificação no DOE 04/10/2013. Anexo I alterado, conforme publicação no DOE 10/10/2013. INSTRUÇÕES ESPECIAIS SE Nº 02/2013

    Agora imagine o candidato passar por todas as fases, e em exercício do seu cargo ser submetido a outra avaliação. Absurdo isso.

    Responder
    • 60. apeoesp  |  09/03/2014 às 14:34

      Prezado professor Carlos,
      Na situação anterior este curso fazia parte do concurso, após a aprovação nas provas, e era eliminatório. Agora faz parte do estágio probatório e não elimina. Cremos que a situação melhorou e é mais justa.
      Bebel

      Responder
  • 61. Renan  |  08/03/2014 às 15:51

    Bebel, sou professor ingressante tenho acumulo periodo da manhã na prefeitura e gostaria de saber se tenho prioridade escolher as aulas e o turno de qualquer professor categoria O independente da pontuação ou a U.E. deverá respeitar a pontuação dos professores categoria O, e se é possivél transferir o professor categoria O para outro turno sem prejuízo no número de aulas.

    Responder
    • 62. apeoesp  |  09/03/2014 às 14:38

      Prezado professor Renan,
      A pontuação deve ser respeitada. A transferência deve ser feita com acordo dos envolvidos.
      Bebel

      Responder
  • 63. Luciana  |  09/03/2014 às 02:49

    Bebel, peço que me dê uma informação, por favor. Como ficará o caso dos professores aprovados no concurso para uma DE que afirma não haver nenhuma vaga para a sua disciplina? Se não havia vagas, por que houve concurso para essa disciplina? Agradeço a atenção.

    Responder
    • 64. apeoesp  |  09/03/2014 às 14:42

      Prezada professora Luciana,
      Você tem razão. Também achamos absurdo. Porém seus direitos não cessam. Poderá ser chamada novamente na validade do concurso (dois anos prorrogáveis por mais dois).
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 65. Fátima  |  09/03/2014 às 18:09

    Olá Bebel. Estou cada vez mais em dúvida com relação a constituição da jornada de ingressante. Você diz que podemos pegar correlata e não específica, mas as escolas não permitem que peguemos. Eu vi o papel que a escola recebeu dizendo que só pode ser a atribuída a disciplina específica para jornada. Afinal, quem está correto? Como posso questionar isto na escola? Com base em que lei ou documento? Como já postei anteriormente fui obrigada a pegar aula em outra cidade e tem colegas dizendo que diretores irão atribuir correlata… estou cada vez mais perdida. Onde posso encontrar a lei que diz respeito a esta constituição de jornada? Por favor me ajude. Obrigado.

    Responder
    • 66. apeoesp  |  16/03/2014 às 12:30

      Prezada professora Fátima,
      A resolução de atribuição de aulas (res 75/2013) define que deve ser atribuída também a disciplina correlata. Por favor, ligue para 11.33506214 ou entre em contato com o departamento jurídico na subsede para orientar-se melhor.
      Bebel

      Responder
  • 67. margarete  |  10/03/2014 às 11:57

    Bebel, duas vezes já pedi informações e minha dúvida não é esclarecida. Vou tentar mais uma. Gostaria de saber se receberemos o que nos foi descontado em 28/02/2012, referente ao mes de dezembro/2011, pago integralmente. Recebemos em 20/02/2014 as férias, não é isso?

    Responder
    • 68. apeoesp  |  16/03/2014 às 12:44

      Prezada professora Margarete,
      Creio que já respondi sua pergunta. Esta devolução é objeto de ação judicial da APEOESP. Já ganhamos na primeira instância e tivemos a decisão confirmada. Pedimos execução da sentença, mas o Estado recorreu. Em 20/02 foram pagas as férias.
      Bebel

      Responder
  • 69. Silvana  |  10/03/2014 às 15:14

    Bebel!!! boa tarde!!! os cargos que estão no gdae! realmente existem??? algumas escolas dizem que não existem que não sabem
    de onde tiraram esses cargos?

    Responder
    • 70. apeoesp  |  16/03/2014 às 12:49

      Prezada professora Silvana,
      Pedimos à SEE o quadro completo de cargos por disciplinas e diretorias de ensino, mas não fomos atendidos. Também temos dúvidas sobre a real situação das vagas. Ao que sabemos, quatro mil candidatos não escolheram suas vagas e deve haver novo processo, com as segundas opções.
      Bebel

      Responder
  • 71. Nadia  |  10/03/2014 às 19:04

    Boa tarde Bebel
    Fiz a pericia dia 22/02 e até agora não saiu no DO, mas de alguns colegas que fizeram no mesmo dia já saiu, porque isto aconteceu, tem algum lugar que posso me informar, estou preocupada?

    Responder
    • 72. apeoesp  |  16/03/2014 às 12:53

      Prezada professora Nádia,
      Você deve dirigir-se ao Departamento Estadual de Perícias Médicas, para obter informações sobre sua perícia. Caso haja algum problema, você já deveria ter sido informada.
      Bebel

      Responder
  • 73. Anderson  |  11/03/2014 às 02:53

    Bebel, gostaria de saber como ficou aquela sua promessa de esperar os alunos que ainda vão se formar??? Foi só promessa de político no afã de agradar aos outros, ou isso tem alguma chance de ser verdade???
    Aguardo uma resposta concisa!!!

    Responder
    • 74. apeoesp  |  16/03/2014 às 13:11

      Prezado professor Anderson,
      O candidato que ainda não tem o diploma pode pedir prorrogação da posse por trinta dias, prorrogáveis por mais trinta. Se não for suficiente, continua disponível para vagas que venham a surgir durante a vigência do concurso (dois anos, prorrogáveis por mais dois), após a chamada de todos os demais aprovados.
      Bebel

      Responder
  • 75. Tassiana  |  11/03/2014 às 12:27

    Bebel, também preciso de uma orientação. Fui aprovada no concurso e já escolhi a escola, horas aulas. No entanto não tive todos os exames prontos para a perícia, compareci mas fui avisada que seria remarcado. Como sei o novo prazo que tenho?
    Abraços e obrigada,
    Tassiana

    Responder
    • 76. apeoesp  |  16/03/2014 às 13:21

      Prezada professora Tassiana,
      Você deve manter contato com o DPME e ficar de olho no Diário Oficial.
      Boa sorte,
      Bebel

      Responder
  • 77. professor Rodrigo  |  11/03/2014 às 22:01

    Boa noite, sou professor efetivo no municipio e no estado e fui aprovado nesse concurso, você poderia me informar como que eu faço para conseguir o ponto do concurso para o meu cargo do estado, perguntei na DE não souberam me informar ??

    Responder
    • 78. apeoesp  |  16/03/2014 às 13:33

      Prezado professor Rodrigo,
      Por favor, ligue para 11.33506214 para receber orientações sobre como proceder.
      Bebel

      Responder
  • 79. sandra  |  11/03/2014 às 22:17

    Tenho acúmulo com prefeitura de manhã e na escola onde escolhi tem 18 aulas a tarde se O que posso pegar e 4 de F a noite. A escola quer atribuir 18 de O a tarde e 5 de O de manhã, mas não posso. Perderei o concurso?

    Responder
    • 80. apeoesp  |  16/03/2014 às 13:35

      Prezada professora Sandra,
      Defendemos o direito de escolha do professor, mas a escola está seguindo a resolução de atribuição de aulas. Você corre o risco de ter problemas como o acúmulo. Ligue para 11.33506214 para orientar-se sobre como proceder para preservar seus direitos.
      Bebel

      Responder
  • 81. sandra  |  11/03/2014 às 22:38

    Vou tentar um mandado de segurança.

    Responder
  • 82. Guilherme  |  11/03/2014 às 23:56

    Olá Bebel, estou com uma duvida em relação a constituição da jornada.Bom vamos lá.
    Vou constituir uma jornada de 19 aulas de matemática e a escola oferece essas aulas, aliás a escola oferece 24 aulas para mim, porem gostaria de pegar 18 de matemática e 2 de Física. Assim daria 20 e constituiria a minha jornada, porem a diretora disse que não é possível este tipo de composição ela deve ser constituida inicialmente pela disciplina específica e somente se não atendesse a minha jornada e que poderia compor com as disciplinas correlatas. Isso procede? Ou eu não?

    Responder
    • 83. apeoesp  |  16/03/2014 às 13:42

      Prezado professor Guilherme,
      Embora defendamos o direito de escolha do professor, pela resolução de atribuição de aulas a informação procede. Mais informações pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 84. Aline de Fátima  |  12/03/2014 às 15:44

    Bebel,estou com um problema e gostaria de pedir sua ajuda. Fui tomar posse na escola entretanto ela me falou que poderia me disponibilizar as aulas da tarde pois é o ultimo O da escala, entretanto eu acumulo com a prefeitura exatamente neste turno. Sei também que a escola tem no periodo da manhã são Cat. O. Como eu faço para resolver minha situação? Desde já agradeço sua atenção

    Responder
    • 85. apeoesp  |  16/03/2014 às 14:01

      Prezada professora Aline,
      A diretora está seguindo o que determina a resolução de atribuição de aulas. Ligue para 11.33506214 e verifique se há como resolver esta situação de outra forma. O acúmulo é assegurado desde que haja compatibilidade de horários.
      Bebel

      Responder
  • 86. Nadia  |  13/03/2014 às 18:20

    Oi Bebel, estou preocupada, passei pela pericia dia 22/2 e até agora não saiu o DO qual é o prazo máximo. Agradeço a atenção.

    Responder
    • 87. apeoesp  |  16/03/2014 às 14:32

      Prezada professora Nadia,
      Há vários casos como o seu. Vou levar o problema ao Secretário da Educação.
      Bebel

      Responder
  • 88. Tatiane  |  14/03/2014 às 16:52

    Estou com refluxo, acusou na minha larisngoscopia será que posso ser reprovada na perícia?

    Responder
    • 89. apeoesp  |  16/03/2014 às 14:44

      Prezada professora Tatiane,
      Creio que não, a não ser que comprometa sua capacidade para o trabalho. Se for, deve recorrer.
      Bebel

      Responder
  • 90. grace  |  15/03/2014 às 23:05

    Boa noite, Bebel
    Se eu estiver gestante no momento da perícia, há algum impedimento legal para eu assumir o cargo?
    obrigada

    Responder
    • 91. apeoesp  |  16/03/2014 às 16:20

      Prezada professora Grace,
      Não, pois gestação não é doença, muito menos incapacitante.
      Bebel

      Responder
  • 92. maria  |  17/03/2014 às 01:28

    Boa noite!
    Bebel, sobre o concurso Peb I, Efetivos, estáveis e cat. f, o que sobrar serão as vagas existentes.
    Beijos!!!

    Responder
  • 93. Luiz Gustavo Cardoso  |  17/03/2014 às 19:30

    Boa tarde.
    Sou ingressante por concurso, Língua Portuguesa, mas no momento sou categoria “O” com 30 aulas atribuídas na DE Sul 2, fui informado pela direção da escola onde estou que, quando tomar posse com a carga inicial de 20 aulas, irei perder as 10 remanescentes e terei meu contrato como “O” rescindido e as aulas irão para atribuição na DE, isso procede? Me haviam dito que como “O” eu ficaria com as 10 aulas e poderia participar de atribuição para completar a carga, e agora?

    Responder
    • 94. apeoesp  |  22/03/2014 às 13:35

      Prezado professor Luiz Eduardo,
      Você pode acumular como efetivo e categoria O, mas após ingressar como efetivo na rede estadual de ensino. Informe-se e oriente-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 95. margarete  |  18/03/2014 às 00:08

    Quero agradecer pela resposta à minha pergunta. Bebel, passei no concurso na 254ª classificação. Sei que será difícil, mas não impossível, ser convocada, em Língua Portuguesa na DE de São Vicente. Gostaria de saber, se através da Apeosp os aprovados nesse concurso não poderiam usufruir do Iamspe. Já que lutam para não termos mais que fazer a prova no Processo Seletivo, sou categoria O. Gostaria que todos pudessem ser atendidos mas… Muito grata, pelo tanto que lutam por essa categoria (O).

    Responder
    • 96. apeoesp  |  22/03/2014 às 13:26

      Prezada professora Margarete,
      Não há como garantir o direito apenas aos aprovados no concurso. Como efetivos, todos tem direito. Como categoria O, o governo já concordou, mas a forma como estão encaminhando não permitiu até o momento que fosse efetivado.
      Bebel

      Responder
  • 97. Leticia Shimoda  |  18/03/2014 às 04:29

    Boa noite, fiz a perícia dia 20/02. não saiu resposta de arpovação ou reprovação, mas no dia 16/03 saiu nota no DO de que o meu prazo para tomar posse foi prorrogado em 120 dias. O que isso quer dizer? houve atraso nos resultados ou provavel terei que apresentar mais exames?

    Responder
    • 98. apeoesp  |  22/03/2014 às 12:53

      Prezada professora Letícia,
      Foi uma medida geral, certamente provocada por atrasos dentro do governo.
      Bebel

      Responder
  • 99. pagmartins  |  18/03/2014 às 23:35

    Bebel, Boa noite
    Conforme li em comentários anterior, podemos nos basear pela resolução 75. Pois bem, escolhi uma escola onde constavam 02 cargos de jornada reduzida, escolhi e segui todos os procedimentos. No entanto, fui informado que não há aulas livres, somente em substituição (Cat. F que substitui o coordenador), minha dúvida é se posso utilizar o artigo 16 § 1º, que coloca que na impossibilidade de constituição de jornada com aulas livres o titular poderá, a seu pedido, assumir aulas em substituição. Gostaria de ficar nesta escola, mas a Diretoria de Ensino não autoriza. Já mandei um e-mail para a ouvidoria e para o jurídico da APEOESP. Caso seja possível, entrarei com mandato de segurança. Você poderia me orientar?
    Fico no aguardo

    Responder
    • 100. apeoesp  |  22/03/2014 às 12:47

      Prezado professor Pagmartins,
      Sugiro que ligue para 11.33506214 para ser orientado. Caso prefira, procure o departamento jurídico na subsede.
      Bebel

      Responder
  • 101. Paulo Gouveia  |  20/03/2014 às 15:15

    Bebel
    Boa tarde,
    Gostaria de saber se para ingresso eu posso utilizar o §1º do artigo 16 da resolução 75/2013 e pegar aulas em substituição (a meu pedido), pois gostaria de ficar em uma escola só. As aulas são de substituição de coordenador.
    Fico no aguardo

    Paulo

    Responder
    • 102. apeoesp  |  22/03/2014 às 11:47

      Prezado professor Paulo Gouveia,
      Em princípio, o professor ingressante deve ater-se à sua jornada no primeiro ano. Informe-se e oriente-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 103. Alexandre  |  20/03/2014 às 17:13

    Tenho duas dúvidas. A primeira: na escola que ingressarei, há apenas duas aulas de História e minha jornada é inicial. Li a resolução e entendi que eu poderia constituir a jornada com aulas de sociologia (estou inscrito em correlatas) que estão com professores categoria O. Fui informado que não posso fazer isso! Que devo ir pra compor a jornada da DE. Isso procede? O artigo 16 diz exatamente o contrário! Eles se baseiam numa instrução de 03/01/2013 do CRGH. Instrução é superior à resolução? Minha outra dúvida é sobre a evolução pela via academica: a lei diz que os prof. detentores de títulos vão para os níveis mais elevados do quadro…que eram o IV e o V. Todavia, hoje possuímos 08 níveis e faixas. O professor vai para o nível 07 e 08, que são os mais altos? Grato.

    Responder
    • 104. apeoesp  |  22/03/2014 às 11:45

      Prezado professor Alexandre,
      Entendemos que você pode compor a sua jornada com correlatas. Informe-se melhor e oriente-se pelo telefone 11.33506214 ou na subsede.
      Os professores com titulação acadêmica continuam a ser enquadrados nos níveis IV e V e podem evoluir aos demais níveis utilizando-se de outros mecanismos previstos na carreira. A justificativa é não privilegiar excessivamente este tipo de qualificação acadêmica.
      Bebel

      Responder
  • 105. Danilo  |  21/03/2014 às 14:03

    Bom dia Bebel! por favor me esclareça uma dúvida, foi publicado hoje o resultado da minha perícia médica: apto. Isso já basta, ou seja, isso é o próprio certificado de sanidade e capacidade física para tomar posse ou eu tenho que retirar esse certificado no DPME?
    Danilo

    Responder
    • 106. apeoesp  |  22/03/2014 às 11:29

      Prezado professor Danilo,
      Isto basta. A Diretoria de ensino e a unidade escolar tem acesso ao Diário Oficial. Aconselho tirar uma xerox ou anotar a data e página da publicação.
      Bebel

      Responder
  • 107. RutH  |  21/03/2014 às 19:47

    Boa tarde!
    Gostaria de saber qual é o regime de aposentadoria para o professor que esta assumindo neste concurso.Fui informada pela minha diretora que será pelo INSS.Procede.
    Grata.

    Responder
    • 108. apeoesp  |  22/03/2014 às 11:24

      Prezada professora Ruth,
      Não, de forma alguma. É pela SPPREV.
      Bebel

      Responder
  • 109. Letícia Shimoda  |  21/03/2014 às 20:56

    olá, tenho acompanhado o diário oficial todos os dias. fiz a perícia no dia 20/02, no dia 16/03 saiu a informação no DO de que o prazo foi prorrogado em 120 dias pra eu tomar posse. Nada mais foi dito. MInha colocação é 2º Dir. Sto André. e meus colegas que fizeram perícia no mesmo dia já começaram com suas aulas. porque meu reseultado não sai? atraso ou pode haver algo errado nos exames?

    Responder
    • 110. apeoesp  |  22/03/2014 às 11:21

      Prezada professora Letícia,
      Provavelmente não há algo errado nos exames, pois o médico já teria lhe dito quando da perícia.
      Sugiro que ingresse com solicitação escrita junto ao DPME solicitando informações sobre sua perícia.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 111. maria  |  22/03/2014 às 23:15

    Boa Noite!
    Bebel, você não respondeu a minha pergunta.
    Abraço!!!

    Responder
    • 112. apeoesp  |  30/03/2014 às 13:36

      Prezada professora Maria,
      Não encontrei nenhuma pergunta sua com resposta pendente. Por gentileza, verifique se realmente não a respondi. Se for o caso, repita-a, por favor.
      Bebel

      Responder
  • 113. Rodrigo Marcel  |  26/03/2014 às 16:49

    Boa tarde Presidenta,

    Essa convocação dos 39 mil para Abril, já é para a 2ª opção?

    Responder
    • 114. apeoesp  |  30/03/2014 às 14:58

      Prezado professor Rodrigo Marcel,
      Não. Ainda para primeira opção. Ainda há vagas em diversas diretorias.
      Bebel

      Responder
  • 115. Mara  |  28/03/2014 às 12:34

    Olá Bebel e a todos do site
    Estou esperando ser chamada nesta “segunda leva” pois sou número 17 na lista da minha disciplina e já foram chamados 15. Somente não coloco aqui qual disciplina e diretoria pertenço para não dar “chabu”….. só tenho UM concorrente na minha frente na lista e já tenho ideia da escola que possivelmente vou pegar meu cargo mas não vou escrever o nome aqui senão cria polêmica, tem diretor que não facilita para ninguém, vc sabe como é…..Tenho as seguintes dívidas: –
    I – Quando fiz minha inscrição optei pela jornada REDUZIDA. Correm boatos de que a SEE NÃO VAI MAIS disponibilizar essa opção de jornada. Isso procede??
    II – Eu PRECISO acumular cargo e por esse motivo, somente posso assumir meu cargo no período NOTURNO. Já pesquisei as escolas de minha diretoria e SEI que elas oferecem SOMENTE a opção de JORNADA inicial, OU SEJA, COM 19 AULAS. Sou OBRIGADA a assumir o cargo com as 19????????? E a opção que fiz em minha inscrição?? É letra morta??????
    III – Como será garantido o HTPC para o professor que ACUMULA CARGO? Eu quero ficar com a carga REDUZIDA para fazer SOMENTE UM HTPC.
    IV – No ano que vem (2015) se eu quiser, caso seja OBRIGADA assumir o cargo com a carga INICIAL, posso mudar a jornada????

    Obrigada!!!!

    Responder
    • 116. apeoesp  |  29/03/2014 às 17:27

      Prezada professora Mara,
      Estamos questionando judicialmente a retirada da jornada reduzida. Você só poderá tê-la se não houver aulas suficientes para a inicial.
      Existe orientação da SEE para que seja facilitado o acúmulo de cargos, inclusive com flexibilização de horários de ATPC.
      No próximo ano, em princípio, você poderá tentar mudar a jornada, mas a SEE, como dissemos, vem dificultando esta opção.
      Bebel

      Responder
  • 117. Volner  |  30/03/2014 às 22:24

    Tomei posse em 20/03/2014, a universidade deu prazo de 6 meses para liberar meu diploma, ou ou peço apressamento de registro até 60 dias, o prazo para adiar o exercício é de 30 dias, Agora como proceder?

    Responder
    • 118. apeoesp  |  06/04/2014 às 12:37

      Prezado professor Volner,
      Você pode tentar prorrogar o adiamento por mais 30 dias. Caso não consiga, poderá ainda ser chamado dentro da validade do concurso (2 anos, prorrogáveis por mais 2 anos) na chamada “repescagem”.
      Bebel

      Responder
  • 119. Tatiane  |  31/03/2014 às 14:39

    Estou com uma dúvida, há notícias de que os novos professores serão chamados na segunda quinzena de Abril para dar aula em Julho, em outros comentários do seu Blog, você disse que os professores assumirão em 2015, qual é a informação correta, por favor.

    Responder
    • 120. apeoesp  |  06/04/2014 às 12:43

      Prezada professora Tatiane,
      Há um equívoco. O que está escrito no blog é que a nossa posição, da APEOESP, é a de que os professores assumam somente em 2015 e a levamos ao Secretário da Educação. Entretanto, a Secretaria, baseada em exigência do Ministério Público, está propensa a definir a posse ainda em 2014.
      Bebel

      Responder
  • 121. Edilea Raquel Bulhoes Oliveira  |  03/04/2014 às 09:50

    me ajude por favor !! sua peb II cat F em Física a 15 anos na mesma escola , porém agora passei no concurso p efetivar em Física , mas meu diploma não está sendo aceito ( matemática plena ) ,quer dizer : sou apta par lecionar a disciplina e não para me efetivar ?? por gentileza me ajude , o que posso fazer ? entrar na justiça ? obrigada antecipadamente

    Responder
    • 122. apeoesp  |  06/04/2014 às 13:39

      Prezada professora Edileia,
      Você precisa de uma orientação jurídica. Por favor, procure o departamento jurídico na subsede ou ligue para 11.33506214.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 123. Rosana  |  03/04/2014 às 17:52

    boa tarde, fiz a perícia médica de ingresso no dia 11/03 e até agora não saiu o resultado, isso é normal? demora assim mesmo?

    Responder
    • 124. apeoesp  |  06/04/2014 às 13:46

      Prezada professora Rosana,
      Não deveria demorar tanto. Sugiro que procure o DPME e verifique se há algum problema.
      Bebel

      Responder
  • 125. THAINARA FERNANDA DA SILVA  |  08/04/2014 às 13:46

    Olá

    Olá Bebel,
    Sou Professora que já fiz a perícia medica e o o DPME prorrogou a posse por 120 dias a partir de 17/02/14.
    Gostaria de saber até quando posso tomar posse? assim que sair o laudo ou posso esperar e aguardar até 120 dias?
    Pois minha faculdade está providenciando meu certificado de conclusão e eu fui a única professora que escolheu nesta Unidade Escolar…
    Muito obrigada. Deus Abençoe!!!

    *Se possível mande uma resposta em meu email…

    Responder
    • 126. apeoesp  |  12/04/2014 às 13:19

      Prezada professora Thainara,
      Você não precisa aguardar os 120 dias.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
      • 127. THAINARA FERNANDA DA SILVA  |  12/04/2014 às 13:35

        obrigada BEbel, torço para que consiga ter meu certificado…
        Deus te abençoe na sua luta pelos Professores!!!

    • 128. Jéssica Souza  |  05/05/2014 às 20:23

      Olá Thainara, estou na mesma situação que vc em relação a faculdade, fui chamada agora na segunda chamada. Como vc fez para que o DPME prorrogasse sua posse?

      Responder
    • 129. Lucimara  |  25/07/2014 às 23:21

      Thainara, como você conseguiu essa prorrogação? Você conversou com o perito? Como foi?

      Responder
  • 130. Martha  |  08/04/2014 às 21:25

    Boa noite, me bateu uma dúvida, a partir de que data começamos a receber nosso pagamento, a da posse ou a do exercício? (Para os ingressantes PEB-II).

    Responder
    • 131. apeoesp  |  12/04/2014 às 13:20

      Prezada professora Martha,
      A partir do exercício.
      Bebel

      Responder
  • 132. Veronica  |  12/04/2014 às 16:19

    Olá, gostaria de tirar mais uma duvida: O Do publicou que eu teria 120 dias de prorrogação por conta da pericia a partir de 17/02, pois a minha foi reagendada. Porém no Do já saiu que estou apta. Queria saber se, mesmo apta, posso continuar utilizando esta prorrogação para assumir, ou se perco o direito dela assim que apareço como apta no DO. Ninguem sabe me informar isto ao certo. Obrigada.

    Responder
    • 133. apeoesp  |  18/04/2014 às 12:04

      Prezada professora Veronica,
      Tudo depende do motivo da prorrogação. Se a prorrogação está vinculada à publicação do resultado da perícia, quando este é publicado não há mais razão para a prorrogação existir. Entretanto, se não há nenhuma determinação para que cesse a prorrogação, entendo que ela continua válida. Sugiro que você procure pessoalmente o departamento jurídico na sua subsede ou ligue para 11.33506214 para que não pairem dúvidas.
      Bebel

      Responder
      • 134. Veronica  |  22/04/2014 às 12:23

        Obrigada, você me deu uma nova luz.

  • 135. Ricardo Gomes Silveira  |  16/04/2014 às 01:07

    Olá Bebel, estou aguardando ansiosamente a nova convocação do concurso PEB-II. Você tem alguma notícia nova sobre datas…???
    Grato,
    Ricardo Gomes

    Responder
    • 136. apeoesp  |  18/04/2014 às 12:39

      Prezado professor Ricardo,
      A SEE afirma que publicará as vagas em abril e chamará no início de maio.
      Bebel

      Responder
  • 137. Luciana Oliveira  |  26/04/2014 às 19:49

    Boa tarde presidenta,
    Em 12 de dezembro de 2013 meu contrato categoria o foi encerrado por ter 4 faltas injustificadas. Não tive direito a defesa. Fui tratada como um nada em minha diretoria de ensino. Enfim, o fato de extinguirem meu contrato pelo resultado de falta aula registrarem como injustificadas, pode me impedir de tomar posse no concurso?? Creio que serei a próxima. Pois, convocaram até o 12 e sou 19. Estou desanimada, trabalho muito estou sempre atualizada,
    fiz 2 pós, 2 graduações, estou indo para a terceira graduação e a falta de respeito com o docente revalece. Obrigada.

    Responder
    • 138. apeoesp  |  27/04/2014 às 14:43

      Prezada professora Luciana,
      Você deve procurar o departamento jurídico na subsede ou ligar para 11.33506214 para orientar-se.
      Bebel

      Responder
  • 139. Luciana Oliveira  |  27/04/2014 às 15:11

    Ok. Muito obrigada.

    Responder
  • 140. Ana Maria Massa De Maria Perrone  |  28/04/2014 às 10:46

    Olá Bebel, bom dia!

    Como devo proceder quanto à perícia médica no caso de:

    – Já ter feito a perícia no dia 27/02/14, ter sido APROVADO e;
    – Ser chamado para mais um cargo nessa segunda chamada, que deverá ocorrer em maio?
    Ressalto que meus exames encontram-se retidos no local da perícia (rua Itapeva).

    Aguardo suas orientações.

    Obrigada,

    Ana Maria Perrone

    Responder
    • 141. apeoesp  |  03/05/2014 às 13:06

      Prezada professora Ana Maria,
      Entendo que você pode simplesmente tomar posse, se já está aprovada na perícia. Porém, informe-se melhor e oriente-se pelo telefone 11.33506214, pois a legislação pode prever que é necessário nova perícia, por se tratar de outro cargo.
      Bebel

      Responder
  • 142. Rosi  |  30/04/2014 às 15:18

    Bebel, sou categoria F reprovada no concurso e gostaria de saber se os 30.000 professores chamados para escolha de vagas, irão assumir ainda este ano. O que a APOESP está fazendo para que este ingresso seja o ano que vem? Pois caso o ingresso aconteça ainda este ano irá virar uma bagunça, a não ser que seja realizada uma nova atribuição em nível de diretoria para as categorias F, O e demais, pois fui obrigada a pegar aulas livres em minha unidade de controle, sendo que muitos professores que participaram nas diretorias pegaram aulas em substituição para não correrem o risco perde-las durante o ano letivo. Outro detalhe é que, muitos professores tem Prefeitura, já acomodaram seus horários e este ingresso vai criar muito transtorno. O justo é que este ingresso aconteça o ano que vem, e depois o saldo de aula seja enviado para as diretorias e que as atribuições aconteçam em nivel de Diretoria em 2015.
    Aguardo sua resposta.
    Fique com Deus.

    Responder
    • 143. apeoesp  |  03/05/2014 às 14:14

      Prezada professora Rosi,
      Já aprovamos em CER e assembleia posição para que o ingresso seja em 2015 e a levamos ao Secretário. A SEE mantém a decisão de dar posse ainda neste ano e tem apoio do Ministério Público para isto.
      Bebel

      Responder
  • 144. Gabaldo  |  30/04/2014 às 19:22

    Boa tarde,Bebel!!!
    Atuo como professor auxiliar e fui chamado agora na segunda chamada do concurso,poderei continuar com as aulas de auxiliar ou terei de deixá-las?
    Grato,

    Responder
    • 145. apeoesp  |  03/05/2014 às 14:19

      Prezado professor Gabaldo,
      Não. Você pode acumular até 65 horas semanais de trabalho, desde que haja compatibilidade de horários.
      Bebel

      Responder
      • 146. Francisco junior  |  18/07/2014 às 11:17

        Bom dia, tenho a mesma dúvida, no caso de incompatibilidade, posso reduzir algumas aulas, e se posso o que eu faço primeiro, tomo posse ou reduzo?

      • 147. apeoesp  |  19/07/2014 às 12:32

        Prezado professor Francisco Junior,
        Você deve tomar posse e conversar com o diretor da escola para atribuir as aulas de forma a não colidirem os horários. O assunto deve ser resolvido no âmbito da escola. Obviamente, você poderá tentar mandado de segurança, se sua solicitação não for atendida, porém, verifiquei que o judiciário tende a considerar-se não apto a resolver a questão, que considera de âmbito administrativo, já que a lei garante a acumulação, desde que haja compatibilidade de horários.
        Sugiro que converse antes na Diretoria de Ensino ou na própria escola.
        Bebel

  • 148. Suelen  |  01/05/2014 às 01:18

    Bebel..
    Passei no concurso em primeiro lugar e fui obrigada a pegar jornada reduzida, só que agora na segunda chamada apareceu jornada inicial na mesma escola que estou.
    Minha dúvida é:fui bem colocada porém peguei carga inferior ao que precisava e que passou bem depois terá a oportunidade que não tive.Isso é correto? A carga maior não deveria ser disponibilizado para os primeiros e as demais para segunda chamada? Como faço para entrar com ação judicial se possível?
    Desde já agradeço.
    Suelen

    Responder
    • 149. apeoesp  |  03/05/2014 às 14:33

      Prezada professora Suelen,
      Você deve procurar o departamento jurídico na subsede da APEOESP na sua região.
      Bebel

      Responder
  • 150. Marta  |  05/05/2014 às 13:55

    Bom dia, nesta 2ª chamada, ainda não fui convocada, mas há somente 3 pessoas até minha colocação, o que muito provavelmente entro na próxima convocação, minha dúvida é se no ato da perícia médica estiver grávida, gera restrição a minha aprovação na perícia?

    Responder
    • 151. apeoesp  |  11/05/2014 às 14:01

      Prezada professora Marta,
      Não, porque gravidez não é uma enfermidade, nem é incapacitante para o trabalho. Confirme ligando para 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 152. Thiago  |  05/05/2014 às 22:47

    Babel,
    Estava viajando desde 24 de abril e só retornei hoje as 18 hrs e, para minha surpresa, fui convocado para comparecer hoje as 14 hrs na diretoria de ensino. O que devo fazer para assumir?
    Obrigado,

    Thiago

    Responder
    • 153. apeoesp  |  11/05/2014 às 14:22

      Prezado professor Thiago,
      Compareça à DRE e explique sua situação. Se for preciso, protocole documento.
      Bebel

      Responder
  • 154. Andressa Meyer  |  04/06/2014 às 23:47

    Boa Noite,
    Passei no concurso para PEB II, e fui chamada, já escolhi a escola. Mas a minha faculdade está em greve, por isso não tenho o diploma.
    Poderia me informar se teria algo a fazer sobre isso?
    Muito obrigada!
    Andressa

    Responder
    • 155. apeoesp  |  08/06/2014 às 14:16

      Prezada professora Andressa,
      Você deve procurar a diretoria de ensino e solicitar prorrogação da posse, quando for chamada, por trinta dias, prorrogáveis por mais trinta.
      Bebel

      Responder
  • 156. Denis Moreira  |  05/06/2014 às 14:02

    Fui aprovada no concurso e já escolhi a escola, horas aulas. No entanto não terei todos os exames prontos para a perícia do dia 13/6, segunda chamada, como devo proceder?

    Responder
    • 157. apeoesp  |  08/06/2014 às 14:01

      Prezado professor Denis,
      Por favor, entre em contato com a Diretoria de Ensino e com o DPME para verificar como proceder.
      Bebel

      Responder
  • 158. claidir  |  08/06/2014 às 20:26

    E esse curso de formação,ao final tem uma avaliação,quem não conseguir a media perde o cargo?Isso não ficou claro?

    Responder
    • 159. apeoesp  |  14/06/2014 às 13:06

      Prezado professor Claidir,
      Não. Não perde. A prova não é eliminatória.
      Bebel

      Responder
  • 160. Carolina Sousa  |  24/06/2014 às 23:58

    Boa Noite! Sou professora ingressante do concurso PEB II SP, e tenho uma dúvida em relação a posse do cargo, que é a seguinte; No ato da posse preciso apresentar o diploma de licenciatura da minha disciplina,
    o que eu tenho em mãos é o certificado de conclusão de curso e histórico escolar.
    Já fiz o requerimento de apressamento do documento junto a faculdade no dia 08 de maio de 2014, porém o prazo para entregar é de 05 meses, ou seja não terei o diploma no momento de assumir o cargo.
    Gostaria de saber como faço para conseguir tomar posse com o certificado de conclusão de curso, até o meu diploma ficar pronto lá em Brasília?
    Tenho conhecimento de que algumas pessoas da primeira chamada estavam na mesma situação e conseguiram tomar posse com certificado, tendo um prazo de 120 dias para entregar o diploma, só não sei como faço para conseguir o mesmo direito, e não encontro esta informação no edital.

    Atenciosamente,

    Carolina.

    Responder
    • 161. apeoesp  |  29/06/2014 às 14:50

      Prezada professora Carolina,
      Você deve apresentar-se com o certificado, para obter o prazo de apresentação do diploma. Para mais informações, ligue para 11.33506214 ou dirija-se à sua diretoria de ensino.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 162. Claudia de Aguirre Parisoto  |  09/07/2014 às 20:32

    Passei em dois cargos, Ciências e Biologia. Quando fui escolher a escola na Diretoria de Ensino, optei por jornada inicial nos dois cargos. No dia em que fui tomar posse, o diretor me informou que eu só poderia tomar posse de Ciências, pois havia uma professora efetiva que estava trabalhando em outra escola, de tempo integral e resolveu voltar, pegando as aulas que me foram atribuídas. Entrei em contato com a Diretoria e eles me disseram que tenho que tomar posse. Mas e quanto às aulas? Essa professora poderia voltar nesse momento? Como a Diretoria atribui aulas não livres? Como devo proceder para entrar em exercício? Estou muito preocupada e ninguém me concede informações exatas.

    Aguardo.

    Atenciosamente.

    Responder
    • 163. apeoesp  |  13/07/2014 às 13:54

      Prezada professora Claudia,
      A DE errou ao atribuir aulas que não eram livres. Por outro lado, a professora efetiva tem direito às aulas. Isto prevalece. Se for associada da APEOESP, ligue para 11.33506214 e verifique como proceder.
      Bebel

      Responder
      • 164. Claudia de Aguirre Parisoto  |  13/07/2014 às 15:32

        Olá, Bebel! É uma pena eu ser prejudicada por erro alheio. Entrarei em contato com a APEOESP.

        Muito obrigada!

  • 165. carla  |  14/07/2014 às 00:28

    Fui tomar posse mas so tem 10 aulas de categoria O tarde e noite como tenho acumulo de manha na etec como professora não posso pegar as aulas da próxima professora da lista de atribuição que é F mas de manha.Devido a ter acumulo posso pegar mais 8 aulas de outro professor F ou ficar com aulas de outra disciplina não específica.
    Obrigado
    Carla

    Responder
  • 166. Maykon  |  14/07/2014 às 22:57

    tenho uma duvida eu tenho 19 aula de PAA, 3 PA e 10 aulas de substituição de um professor efetivo.
    eu sou categoria O se na escola onde eu dou aula um F ficar ocioso eu perco todas as minhas aulas?

    Desde já obrigado

    Responder
    • 167. apeoesp  |  19/07/2014 às 14:24

      Prezado professor Maykon,
      Pela ordem de classificação essas aulas podem, sim, ser atribuídas a um professor da categoria F.
      Bebel

      Responder
  • 168. jaqueline  |  24/07/2014 às 02:35

    Bebel,fui considerada não apta pelo DPME, entrei com requerimento de revisão e ganhei quando publicou o apto dia 19 tomei posse no dia 21 de julho de 2014, e descobri que estou melhor classificada que a professora que tomou posse antes de mim, o critério utilizado para a escolha dessas aulas qual seria?A legislação não diz nada a respeito?Eu serei lesada?

    Responder
    • 169. apeoesp  |  27/07/2014 às 14:37

      Prezada professora Jaqueline,
      Você poderia pedir para voltar a atribuição. Consulte o departamento jurídico na subsede ou ligue para 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 170. Fábio  |  04/08/2014 às 17:38

    Olá Bebel… Quando será esse curso de formação? Qual site acessar para obter informações??

    Responder
    • 171. apeoesp  |  04/08/2014 às 18:23

      Prezado professor Fábio,
      Durante o estágio probatório. Os professores serão convocados pela SEE. Não há como obter essa informação no momento porque os sites da SEE estão fora do ar.
      Bebel

      Responder
  • 172. RUBENS  |  11/08/2014 às 13:14

    Olá Bebel… Quanto ao curso de formação, o mesmo é remunerado? Caso afirmativo, existe um valor determinado? Desde já agradeço.

    Responder
    • 173. apeoesp  |  16/08/2014 às 14:41

      Prezado professor Rubens,
      O curso não é remunerado.
      Bebel

      Responder
  • 174. Rafaela  |  13/08/2014 às 03:28

    Olá… Gostaria de saber sobre o primeiro pagamento para os professores que ingressaram recentemente… Recebemos o primeiro pagamento assim que se cumpre o primeiro mês?

    Responder
    • 175. apeoesp  |  16/08/2014 às 13:13

      Prezada professora Rafaela,
      Deveria ser assim, mas geralmente não ocorre. Provavelmente uma folha suplementar será feita ao longo do mês ou o pagamento sairá acumulado no quinto dia útil do mês seguinte. Trata-se de problemas de prazos, para que a escola informe os dados de assiduidade no sistema.
      Bebel

      Responder
  • 176. Leandro da Silva  |  18/08/2014 às 16:16

    Olá, tomei posse no dia 22/07/2014 e entrei em exercício no dia 30/07/2014 com o certificado de conclusão de curso.
    No dia 15/08/2014 a diretora da escola onde ministro aulas me ligou e solicitou o diploma, mas segundo informações eu teria 120 dias para entregar o mesmo. Diante desse fato a diretora informou que ficarei sem pagamento até que eu apresente o diploma.
    Pergunto: Está correto esse procedimento?

    Leandro

    Responder
    • 177. apeoesp  |  23/08/2014 às 13:30

      Prezado professor Leandro,
      Não está correto. Procure o departamento jurídico da APEOESP na subsede ou ligue para 11.33506214 para orientar-se.
      Bebel

      Responder
  • 178. Angela  |  21/08/2014 às 11:55

    Bom dia! Sou professora ingressante (iniciei dia 04/08) no momento da escolha eu trabalhava em outra escola (particular) e escolhi a jornada reduzida, existe a possibilidade de conseguir mudar para jornada inicial de 20 aulas?

    Responder
    • 179. apeoesp  |  23/08/2014 às 12:09

      Prezada professora Angela,
      Sim, existe. Aponte essa opção para a próxima atribuição de aulas.
      Bebel

      Responder
  • 180. Angela  |  21/08/2014 às 12:00

    Bom dia! Sou professora ingressante e estou cursando Mestrado em Educação na Metodista que é particular, eu tenho direito a algum benefício para suprir as taxas do curso? Quais são os critérios para fazer cursos de Mestrado ou Doutorado pela rede?

    Responder
    • 181. apeoesp  |  23/08/2014 às 12:01

      Prezada professora Angela,
      Reproduzo abaixo notícia publicada no mês de fevereiro:
      “O governo paulista vai custear bolsas de pós-graduação para professores, supervisores e diretores da rede estadual de ensino. Os projetos aprovados receberão, por mês, R$ 1,3 mil nos cursos de mestrado e R$ 1,6 mil nos cursos de doutorado. Os interessados têm até o dia 10 de abril para se cadastrarem no site do “Programa Mestrado e Doutorado”.
      As bolsas integram o plano de Formação Continuada de Educadores da Secretaria da Educação, realizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (Efap), que pertence à pasta.
      Para participar, o servidor deve optar por cursos voltados à disciplina ministrada em sala de aula, ou que desenvolvam novas metodologias de ensino. Precisa ainda ser titular de cargo efetivo, portador de licenciatura plena, estar em efetivo exercício em unidade da rede pública estadual e ser aluno de pós-graduação, no mestrado ou doutorado.”
      Há uma dificuldade no momento, pois os sites do governo estão fora do ar, no meu entendimento por uma interpretação exagerada da lei eleitoral. procure informar-se na Diretoria de Ensino da região.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
    • 182. Marcos  |  18/01/2015 às 17:58

      Ola Sra. Angela!
      Ano passado assumi o cargo de jornada inicial de 19 aulas. E para este ano de 2015 eu me inscrevi no momento de fazer a inscrição para atribuição a ampliação para 24 aula.
      Eu queria saber qual a diferença entre Ampliação e Carga suplementar?

      Responder
      • 183. apeoesp  |  25/01/2015 às 10:54

        Prezado professor Marcos,
        A ampliação da jornada de trabalho é a atribuição de aulas para que o professor atinja uma jornada de trabalho superior àquela na qual está inscrito. A carga suplementar de trabalho é o número de horas prestadas pelo docente além daquelas fixadas para a jornada de trabalho a que estiver sujeito.
        As horas prestadas a título de carga suplementar de trabalho são constituídas de horas em atividade com alunos, horas de trabalho pedagógico na escola e horas de trabalho pedagógico em local de livre escolha do docente. A retribuição pecuniária por hora prestada a título suplementar de trabalho ou a título de carga horária corresponde a 1/120 do valor fixado para a Jornada Inicial de Trabalho Docente, considerando-se para este fim o mês de cinco semanas (artigo 35 da L.C. 836/97), e de acordo com o nível em que estiver enquadrado o servidor.
        Bebel

  • 184. Edilaine  |  02/09/2014 às 00:17

    Boa noite Bebel,
    Sou professora ingressante e estou terminando o mestrado. A dúvida é: o mestrado só valerá após o estágio probatório?

    Responder
    • 185. apeoesp  |  06/09/2014 às 12:28

      Prezada professora Edilaine,
      Sim, só valerá após o estágio probatório para evolução na carreira. Conta pontos para a atribuição de aulas.
      Bebel

      Responder
  • 186. Karen Korsakas  |  03/09/2014 às 21:23

    Boa noite, Bebel!

    Você saberia me informar, por gentileza, quantas ATPC’s semanais o professor com jornada reduzida deve cumprir e se há a obrigatoriedade de mudar para jornada inicial no próximo ano ou é possível manter a reduzida.

    Grata desde já,
    Karen

    Responder
    • 187. apeoesp  |  06/09/2014 às 12:03

      Prezada professora Karen,
      Deve cumprir 2 ATPCs. O Estado tenta forçar o fim da jornada reduzida, mas quem já nela está tem o direito de permanecer.
      Bebel

      Responder
      • 188. Karen Korsakas  |  06/09/2014 às 14:06

        Muito obrigada pelos esclarecimentos, Bebel. Abraço!

  • 189. vera  |  06/09/2014 às 15:34

    Boa tarde,gostaria de saber se quem assumiu neste ultimo concurso vai poder levar a pontuaçao de o para a atribuição do ano que vem?

    Responder
    • 190. apeoesp  |  13/09/2014 às 15:58

      Prezada professora Vera,
      Defendemos que sim. Se não ocorrer, o professor deve procurar o departamento jurídico da APEOESP.
      Bebel

      Responder
  • 191. Thaiss  |  07/09/2014 às 10:47

    Bebel gostaria de saber como devo proceder para trazer minha pontuação de professor categoria o, para o meu cargo efetivo? Assumi meu cargo em julho e para assumir extingui meu contrato. Obrigada

    Responder
    • 192. apeoesp  |  13/09/2014 às 15:49

      Prezada professora Thaiss,
      Peça para a secretária da sua escola verificar na sua classificação e o tempo já foi considerado. Se não foi, protocole requerimento à CGRH para que seja computado. Fizemos contato com SEE para que isto seja resolvido. A SEE suspendeu as inscrições pra que essas questões sejam corrigidas. Caso não seja resolvido, a APEOESP tomará as providências jurídicas necessárias.
      Bebel

      Responder
  • 193. Cezar Augusto Sampaio  |  11/09/2014 às 16:52

    Bom dia Bebel, tudo bem ?
    Assumi meu cargo este semestre iniciando com jornada inicial, tenho 20 aulas de Física, e gostaria de saber se nesta inscrição que inicia em 12/09/2014 eu poderei optar pela redução da jornada para apenas 10 aulas e pegar aula suplementar em outra escola.
    Não sei se ingressante tem este direito.

    Agradeço a atenção.

    Responder
    • 194. apeoesp  |  13/09/2014 às 13:03

      Prezado professor Cezar,
      A partir da segundo atribuição o ingressante tem direito, sim, a modificar sua jornada. Oriente-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 195. Adalberto de Alencar Celso  |  14/09/2014 às 02:26

    Bom dia Bebel, espero que esteja bem. Por gentileza retire, se puder, uma grande dúvida. Fui chamado no dia 09/09/2014, para realizar pericia, pois fiz aquele pedido de reconsideração, até ai tudo bem. Mas o edital de 12/09/2014 diz assim:Fica suspenso por sessenta dia a contar de 03/06/2014, o prazo para posse do referido candidato.
    Agora a pergunta, a data citada esta correta, visto que realizei a pericia neste mês?Outra questão, o meu nome saiu duas vezes no edital, há algo de errado?

    Responder
    • 196. apeoesp  |  21/09/2014 às 12:40

      Prezado professor Adalberto,
      Provavelmente a data de junho se refere à sua chamada, mas a prorrogação deveria contar da data da perícia. Também não deveria ter saído duas vezes seu nome no edital.
      Por favor, ligue para 11.33506214 e verifique o que fazer diante dessas irregularidades.
      Bebel

      Responder
  • 197. Júlio César  |  14/09/2014 às 03:04

    Bebel,
    É possível acumular dois cargos efetivos + categoria O?
    Neste ano, eu rescindi meu contrato de O que permeava em 1 ano, quando fui chamado no concurso. Até o presente momento não recebi valores rescisórios, o pagamento acontece apenas quando o contrato venceria, ou seja, em 2015, ou este valor já deveria ter sido pago?

    Ao aguardo,

    Abraços

    Júlio César

    Responder
    • 198. apeoesp  |  21/09/2014 às 12:35

      Prezado professor julio,
      Não, não é possível acumular mais de dois cargos de professor. É possível acumular um cargo de professor e uma função (categoria O ou F).
      Bebel

      Responder
  • 199. Suli  |  15/09/2014 às 06:19

    Bebel necessito de orientação. Tive estas publicações a respeito de meu cargo. Transcrevo a mesma na integra.
    Associado: SUELI ANTUNES NOYA SOARES

    Publicações localizadas a seu respeito: 105

    Sequência Data
    (da mais recente
    para a mais antiga) Seção Assunto Página
    1 30/08/2014 2 EDUCACAO II 88
    Declarando SEM EFEITO, a nomeacao dos interessados
    processada pelo Decreto de 6, publicado
    em 7-2-2014, em virtude de nao terem tomado posse dentro
    do prazo legal

    2 22/08/2014 2 GESTÃO PÚBLICA 01
    Despacho do Chefe de Gabinete, de 21-08-2014
    13313677 – SUELI ANTUNES NOYA SOARES – SGP-
    106904/2014- Fica suspenso por 30 (trinta) dias a contar de
    21-08-2014, nos termos do artigo 53, inciso II da Lei 10.261/68,
    o prazo de posse do referido candidato ao cargo de Professor de
    Educacao Basica II, da Secretaria da Educacao.

    3 24/07/2014 2 GESTÃO PÚBLICA 06
    Decisoes Finais Sobre Inspecao de Saude para Fins
    de Ingresso
    NOME-RG-CARGO-DECISAO-CSCF
    SUELI ANTUNES NOYA SOARES – 13313677 – PROFESSOR
    EDUCACAO BASICA II – NAO APTO – 36166/2014

    4 24/06/2014 2 GESTÃO PÚBLICA 04
    As decisoes proferidas nos pedidos de reconsideracao estao
    amparadas pelos artigos 43 e 45 do Decreto 29.180/88.
    SUELI ANTUNES NOYA SOARES – 13313677 – Fica
    convocado(a) a comparecer neste Departamento de Pericias
    Medicas do Estado, sito a Avenida Prefeito Passos, s/n , para
    a realizacao de pericia medica para fins de Reconsideracao
    de Ingresso, munido de prova de identidade, conforme data e
    horario especificado. Cargo: Professor de Educacao Basica II, da
    Secretaria da Educacao. Dia 30-06-2014 as 10h30.
    SUELI ANTUNES NOYA SOARES – 13313677 – Protocolo
    SGP/80136/2014. Fica suspenso por 30 (trinta) dias a contar de
    14/06/14, nos termos do artigo 53, inciso II da Lei 10.261/68, o
    prazo de posse do referido candidato ao cargo de Professor de
    Educacao Basica II, da Secretaria da Educacao.

    5 21/05/2014 2 GESTÃO PÚBLICA 05
    Despachos do DPME, de 20-5-2014
    DECISOES FINAIS SOBRE INSPECAO DE SAUDE PARA FINS DE INGRESSO
    NOME-RG-CARGO-DECISAO
    SECRETARIA DA EDUCACAO
    –SUELI ANTUNES NOYA SOARES – 13313677 – PROFESSOR
    EDUCACAO BASICA II – NAO APTO

    Como pode ter uma publicação de 30 de agosto de 2014 tornando sem efeito a minha nomeação em virtude de não ter tomado posse dentro do prazo legal, se em 22 de agosto de 2014 ter uma suspensão de prazo de posse conforme transcrevo na íntegra
    Fica suspenso por 30 (trinta) dias a contar de
    21-08-2014, nos termos do artigo 53, inciso II da Lei 10.261/68,
    o prazo de posse do referido candidato ao cargo de Professor de
    Educacao Basica II, da Secretaria da Educacao.
    Saliento que o recurso cujo protocolo é SGP-
    106904/2014- ainda não foi publicado se apto ou não apto e este prazo já está vencendo no próximo dia 19/09/2014. Como devo proceder ?

    Responder
    • 200. apeoesp  |  21/09/2014 às 12:24

      Prezada professora Suli,
      Infelizmente, somente agora pude ver sua dúvida. Sugiro que neste dia 21/08, logo pela manhã, entre em contato com o DPME para solicitar um posicionamento sobre o resultado de sua perícia.
      Espero que neste meio tempo já tenha sido publicada sua aptidão para a posse.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 201. renan  |  15/09/2014 às 12:45

    Ola Bebel.
    Gostaria de saber se doação de sangue e falta médica são computadas para efeito de assiduidade no estagio probatório?

    Responder
    • 202. apeoesp  |  21/09/2014 às 12:21

      Prezado professor Renan,
      Não são computadas.
      Bebel

      Responder
  • 203. Helaine  |  15/09/2014 às 16:03

    Olá Bebel, ingressei na vaga do concurso em março, minha disciplina é sociologia. Optei pelo carga reduzida. Na escola onde escolhi só tinha 5 aulas, pois as restantes foram atribuidas para o professor de história para completar a carga horaria dele. Então peguei as outras 4 aulas em outra escola. Esses dias o professor que substituia o professor de história que não apareceu na escola desde o inicio do ano (pois esta com licença saude), desistiu das aulas. Então a diretora ofereceu as aulas a uma professora de pedagogia. Gostaria de saber se a diretora não deveria ter oferecido as aulaspara mim primeiro, já que sou a unica efetiva na escola de sociologia?
    Outra coisa, é que os cadernos do professor do 3 bimestre já chegaram pois muitos professores já receberam, fui perguntar e disseram que ainda não havia chego. Acredito que irão entregar para a outra professora de pedagogia que tem aula atribuída de sociologia na escola. Como faço?
    Obrigado.

    Responder
    • 204. apeoesp  |  21/09/2014 às 12:17

      Prezada professora Helaine,
      Sim, você tem razão. A escola precisa seguir a ordem de classificação. Oriente-se pelo telefone 11.33506214 sobre o procedimento a adotar para reaver essas aulas.
      Bebel

      Responder
  • 205. Marcilene Gregório  |  15/09/2014 às 23:06

    Boa Noite, Bebel.

    Nesta segunda atribuição poderei mudar de sede ou precisa esperar a remoção? Poderia explicar como funciona o art.22 para o ingressante?

    Responder
    • 206. apeoesp  |  21/09/2014 às 12:02

      Prezada professora Marcilene,
      Para mudar de sede você precisa do concurso de remoção. Estamos cobrando da SEE informações sobre a data de remoção e poderemos até mesmo ingressar com ação judicial.
      O artigo 22 permite que você substitua um professor afastado durante um ano em outra escola.
      Bebel

      Responder
  • 207. claudionor francisco da silva  |  16/09/2014 às 23:39

    Onde posso receber informações do sindicato sobre a remoção! O que a Apeoesp fará pelos sindicalizados sobre esse golpe da SEE? Qual posição do sindicato?

    Responder
    • 208. apeoesp  |  20/09/2014 às 10:34

      Prezado professor Claudionor,
      Questionamos oficialmente a SEE e estamos preparando ação judicial.
      Bebel

      Responder
  • 209. Adriana Oliveira Borba Gomes  |  17/09/2014 às 23:16

    Boa noite Bebel!
    Assumi em julho desse ano na diretoria de Itapecerica, optei por jornada reduzida.
    Também trabalho como F na diretoria sul 3, na função de Mediadora. Na escola em que sou mediadora tem vaga para eu levar meu cargo de efetiva. Posso pedir remoção e optar por continuar com jornada reduzida no cargo efetivo?
    Escuto muito os colegas dizerem que esse ano não terá remoção e se tiver não poderei me remover com jornada reduzida sou obrigada a ampliar na remoção, isso é verdade?
    Desde já agradeço.

    Responder
    • 210. apeoesp  |  20/09/2014 às 10:21

      Prezada professora Adriana,
      Estamos lutando para que haja remoção. Provavelmente, teremos que ingressar com ação judicial.
      Para utilizar jornada reduzida, também será necessária ação judicial individual.
      Bebel

      Responder
  • 211. Elza Hipolito Ferreira  |  19/09/2014 às 22:05

    olá Dona Izabel; o edital de peb I está estipulando máximo de 46 anos. isso é legal?
    Outra coisa; a diretora da escola em que leciono disse que pode indeferir abonada e folga de serviço prestado ao cartório na eleição; já que sou voluntária. isso procede?

    Responder
    • 212. apeoesp  |  20/09/2014 às 09:27

      Prezada professora Elza,
      O departamento jurídico examinou o edital e não encontrou essa limitação de idade. Poderia citar em que trecho encontrou este ponto, por favor? Em segundo lugar, a escola só está obrigada por lei a abonar as faltas obrigatórias, ou seja, geradas por convocação da justiça eleitoral. O seu caso pode ser discutível do ponto de vista jurídico, mas é uma causa que eventualmente podemos perder.
      Bebel

      Responder
      • 213. Elza Hipolito Ferreira  |  20/09/2014 às 17:57

        Dona Izabel, votei na senhora para se manter na presidência, e votaria 10 vezes mais; é sempre tão atenciosa com os professores; digo isso pela cat O.
        Leia suas perguntas e as respostas que as destinam.
        Bem quanto ao meu caso refiro-me ao edital de PEB I; Ítem II; letra D. Refere-se à prestação de serviço militar e restrição quanto ao limite de idade; até 46 A.
        Atenciosamente. elza.commuitossonhos

      • 214. apeoesp  |  21/09/2014 às 11:25

        Prezada professora Elza,
        Muito obrigada pelas suas palavras.
        O que ali está dito é que, se a pessoa for do sexo masculino e tiver idade inferior a 46 anos, deve estar em dia com o serviço militar. Veja:
        “d) estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino e com idade inferior a 46 anos;”
        Bebel

  • 215. Cristina  |  26/09/2014 às 16:40

    Boa tarde Bebel. Gostaria de saber se existe um prazo após o ingresso para pedir remoção para outra escola?

    Responder
    • 216. apeoesp  |  26/09/2014 às 20:20

      Prezada professora Cristina,
      Em princípio, não. A restrição á remoção durante o estágio probatório já não existe.
      Bebel

      Responder
  • 217. IZAIAS S. RAPOSO  |  08/10/2014 às 04:08

    BOA NOITE BEBEL.GOSTARIA DE SABER SE A TRANSFERENCIA DE PONTUAÇAO DE PEB 2,CAT F,PARA O CARGO EFETIVO É TRANSFERIDO O TEMPO DE MAGISTERIO,O TEMPO DE SERVIÇO E O TEMPO DE FUNÇAO.

    Responder
  • 218. IZAIAS S. RAPOSO  |  08/10/2014 às 04:26

    BOA NOITE BEBEL,EM RELAÇAO A PERGUNTA ANTERIOR,SE É TRANSFERIDO TODO O TEMPO DE FUNÇAO DE PEB 2,CAT. F, PARA O CARGO EFETIVO

    Responder
    • 219. apeoesp  |  11/10/2014 às 11:41

      Prezado professor Izaias,
      O tempo como categoria O é incorporado apenas para efeito de atribuição e aposentadoria. É preciso ação judicial para que conte para todas as demais finalidades.
      Bebel

      Responder
  • 220. Elisandra  |  11/10/2014 às 18:30

    Boa tarde , meu apto saiu no último dia 07/10/2014 e fui impedida de tomar posse , pois a sul 3 diz que meus prazos se inspiraram ,se DPME suspendeu a posse prorrogando realmente tenho que pedir uma autorização para o governador .

    Responder
    • 221. apeoesp  |  18/10/2014 às 13:23

      Prezada professora Elisandra,
      Por favor, ligue para 11.33506214 ou procure o departamento jurídico na subsede para orientar-se sobre como proceder.
      Bebel

      Responder
  • 222. Geuzinei  |  12/10/2014 às 15:10

    Boa tarde Bebel, gostaria que tirasse uma dúvida. Passei neste último concurso, fiz minha escolha e ao chegar na escola para tomar posse fui informada que minhas aulas de física estavam compondo a carga horária de outro professor de matemática e que não poderiam ser atribuídas para mim. Claro que achei estranho e penso que talvez não seja verdade, porém para não ter intriga logo de cara preferi ir até a D.E. onde peguei as aulas em outra escola. Fiquei em ex offício com opção de retorno. Agora quero retornar para a escola que escolhi, sei que as aulas serão atribuídas para mim, tenho ótima pontuação ( mais de 19 pontos), estou no magistério a muito tempo. Quando fui me inscrever no gdae aparece a eu como a escola de ex offício. Não desejo ficar nesta escola. Quero saber onde participarei da escolha, ainda não confirmei minha inscrição no gdae.
    Desde já agradeço.

    Responder
    • 223. apeoesp  |  18/10/2014 às 13:07

      Prezada professora Geuzinei,
      Por favor, ligue para 11.33506214 ou procure o departamento jurídico na subsede para informar-se e orientar-se sobre como proceder.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 224. Evandro Almoster  |  22/10/2014 às 03:14

    Boa Noite Bebel

    Tomei posse no dia 07/07/2014 e entrei em exercício dia 14/07 no ato da posse apresentei o Histórico escolar e certificado de conclusão, porem não fui informado pela diretora que poderia ter pedido prorrogação do exercício por não ter o diploma em mãos.
    Hoje 4 meses depois e com processo na justiça para liberação do diploma , aguardando decisão judicial , uma vez que pedi apressamento do diploma e a Faculdade ainda não resolveu meu caso , e está vencendo o prazo de 120 dias .Estou sem receber salario e fui chamado pela direção da escola para ser informado que perderei meu cargo e além de tudo sairei sem receber nada pelo período trabalhado , e que para receber terei que mover ação contra o Estado , isso é correto??? aguardo resposta.

    Responder
    • 225. apeoesp  |  25/10/2014 às 15:45

      Prezado professor Evandro,
      Legalmente, sim. O diploma é condição para o exercício do cargo. Se for associado da APEOESP, procure imediatamente o departamento jurídico na subsede para ingressar com mandado de segurança.
      Bebel

      Responder
  • 226. Cristiane  |  04/11/2014 às 17:07

    Boa tarde.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida: Caso eu opte pelo artigo 22 no ato da incrição para atribuição de aulas e nao tiver aulas disponiveis na nova DE eu perco ou mantenho as minhas aulas atribuidas em minha DE original?

    Responder
    • 227. apeoesp  |  09/11/2014 às 19:31

      Prezada professora Cristiane,
      Por favor, para melhor informação, ligue para 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 228. thiago apontes  |  09/11/2014 às 19:36

    olá, gostaria de saber se existe possibilidade do governo chamar mais professores do ultimo concurso realizado?

    Responder
    • 229. apeoesp  |  15/11/2014 às 13:23

      Prezado professor Thiago,
      Sim, existe, mas não neste ano, segundo informam. Estamos pressionando para que a chamada seja feita ainda em 2014.
      Bebel

      Responder
  • 230. Julio S. Andrade  |  17/11/2014 às 17:51

    Vocês não parecem estar lutando para convocação ainda em 2014. As vagas existem, os professores estão aprovados e nem no último boletim consta que a manifestação em 05/12 deve reivindicar por uma 3° chamada ainda em 2014, para assumirmos os cargos já em 2015. Vamos pra SEE dia 05/12, contra o as atitudes do governo e do sindicato!

    Responder
    • 231. apeoesp  |  20/11/2014 às 14:01

      Prezado professor Julio,
      Sua impressão, quando diz “parece”, não significa muita coisa, concretamente. Há pelo menos quatro meses vimos insistindo com a SEE para que realize a convocação.
      A resposta é sempre a de que ainda há professores para tomar posse da última chamada. É preciso compreender que nós, do sindicato, não somos o governo. Não podemos simplesmente sentar na cadeira do Secretário e realizar a convocação. Nesses meses, convocamos pelo menos três assembleias, com baixo comparecimento. Assembleias grandes, massivas, são uma forma de pressão muito importante para que o governo atenda nossas reivindicações. Apenas conversas com o Secretário ou com a Secretária Adjunta tem como limite a vontade do governo.
      Gostaria muito que você, por discordar das “atitudes do sindicato” pudesse dizer então o que deveríamos fazer para obrigar o governo a convocar os concursados. Aliás, se tem a fórmula para resolver essa questão, já deveria ter proposto.
      Quanto ao dia 5/12, suas afirmações contra o sindicato são tão incoerentes que se “esqueceu” de dizer que este ato público foi proposto e está sendo organizado pelo sindicato, mas você quer comparecer a ele para criticar o próprio sindicato. Nosso adversário é o governo, professor. Se critica o sindicato, enfraquece a luta em sua própria defesa.
      Bebel

      Responder
      • 232. Elza Hipolito Ferreira  |  20/11/2014 às 15:40

        DONA MARIA IZABEL COMO VAI?

        Muitos sábias suas palavras como sempre. Fico arretada, com esse s colegas que cobram do sind, e se esquecem que também fazem partem e tem que dar a cara prá bater ao invés de só querer por a dos outros.
        Sou representante de escola e sei como funciona, ao assinar a ata ouví de profs ; você quer passear né??? e outros comentários maledicentes ; então colega, é duro lutar por uma categoria tão desunida e despolitizada (claro que isso se aplica a alguns).
        Prezado colega Júlio; vamos à luta no dia 5 de dezembro; mas com sentimento de equidade.

        Abçs EHF

      • 233. apeoesp  |  22/11/2014 às 10:42

        Prezada professora Elza,
        Muito obrigada.
        Sim, é preciso ter muita paciência e consciência do nosso papel. Quando vejo a história da APEOESP, todas as nossas lutas, os sacrifícios e o que conquistamos, muitos desses direitos já incorporados e que muitos pensam que caíram do céu, vejo que a luta vale a pena. Não estou no sindicato em busca de glória ou de reconhecimento, mas imbuída da tarefa de defender a categoria e a escola pública. Meu reconhecimento, e todos os que lutam juntos conosco, são as conquistas alcançadas e as experiências vividas, que nos enriquecem e nos tornam pessoas melhores.
        Bebel

  • 234. Janaina  |  29/11/2014 às 15:00

    Bom dia! tenho uma dúvida sobre a contagem de tempo e os pontos para atribuição. Fui categoria OFA (O) por 4 anos e agora me efetivei, gostaria de saber como levo os pontos para o cargo de efetivo. Por que minha pontuação como efetiva esta bem menor que do que quando era O, leva-se o tempo de magistério e função e UE??

    Responder
    • 235. apeoesp  |  01/12/2014 às 19:48

      Prezada professora Janaina,
      Entendemos que sim. Você deve protocolar requerimento à SEE. Haverá indeferimento.Você deve então procurar o departamento jurídico na subsede.
      Bebel

      Responder
  • 236. selma  |  28/12/2014 às 13:51

    bom dia,ingressei em julho como efetiva e no final do ano marquei 20 aulas de ciências, gostaria de saber se posso ir para a diretoria para constituir a jornada de mais 6 aulas de matemática, obrigada.

    Responder
    • 237. apeoesp  |  03/01/2015 às 22:16

      Prezada professora Selam,
      Em princípio, sim, como correlata, se tiver 160 horas no currículo.
      Bebel

      Responder
  • 238. Mara  |  03/01/2015 às 14:38

    Prezada senhora.
    Gostaria de saber se eu teria que ter feito inscrição em minha DE. Passei no último concurso e estou esperando a próxima chamada. Temos alguma data prevista?
    Obrigada

    Responder
    • 239. apeoesp  |  04/01/2015 às 13:19

      Prezada professora Mara,
      Não. Os professores remanescentes de concurso já estão automaticamente inscritos para a atribuição de aulas.
      Bebel

      Responder
  • 240. elena  |  14/01/2015 às 11:33

    Olá! Ampliei minha jornada de 24 para 32 esse ano, participo da atribuição tendo na escolas 32 aulas, mas uma professora irá assumir depois do dia 21/01/2015 minha constituição de jornada irei perde?
    PS:as aulas para a professora que irá assumir seria a constituição de jornada de 08 aulas e mais 8 livres total 16,mas o cargo dela são 20 aulas

    Responder
    • 241. apeoesp  |  17/01/2015 às 11:06

      Prezada professora Elena,
      Tudo depende da classificação de cada uma. Naturalmente a constituição de jornada precede a ampliação. Se a classificação dela for superior á sua você pode, sim, perder aulas.
      Bebel

      Responder
  • 242. Lucilene Souza  |  28/05/2015 às 21:18

    Ola por favor preciso de ajuda,gostaria de saber a seguinte dúvida ,estou em 2 escolas porém tenho mt mais aulas na minha sede,mas estou com problema no ATPC ele choca com o horário para eu ir para um emprego que eu tenho ,pedi para fazer 1 atpc em minha sede e 1 na outra escola que tbm vou msm tendo menos aulas mas estaria cumprindo o atpc e estaria por dentro do que passa da outra escola ,mas a diretora falou que sou OBRIGADA a cumpri só em minha sede ,isso é vdd? tem uma lei na qual eu possa me basear e mostrar a ela? obrigada!!!!

    Responder
    • 243. apeoesp  |  30/05/2015 às 18:23

      Prezada professora Lucilene,
      O ATPC se realiza na escola onde o professor tem mais aulas. Para melhor informação, ligue para 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 244. Bia Lamas  |  10/06/2015 às 19:23

    Olá, por favor poderia informar quais os direitos de um professor designado para o ano todo que prdeu seu cargo para um professor removido de outro municipio?
    Obrigada!!!

    Responder
    • 245. apeoesp  |  10/06/2015 às 21:30

      Prezada professora Bia Lamas,
      Você precisa de uma orientação jurídica. Será melhor informada ligando para 11.33506214.
      Obrigada.
      Bebel

      Responder
  • 246. Maria Lúcia F. Perli  |  12/06/2015 às 11:38

    Sou a primeira professora efetiva na classificação de minha escola, e não consigo ampliar na escola pois os cargos foram ocupados, portanto tenho que pegar carga suplementar após 25 anos de trabalho sem conseguir ampliar a jornada . Absurdo……

    Responder
    • 247. apeoesp  |  14/06/2015 às 13:25

      Prezada professora Maria Lúcia,
      É mais exemplo de como esse Governo faz uma péssima gestão na rede estadual de ensino.
      Bebel

      Responder
  • 248. Jorge  |  16/06/2015 às 18:02

    O curso de formação para ingressantes é obrigatório porém não remunerado. Isso configura trabalho gratuito e compulsório e a APEOESP não vai se manifestar publicamente?

    Responder
    • 249. apeoesp  |  21/06/2015 às 13:44

      Prezado professor Jorge,
      Vou consultar o departamento jurídico a respeito, mas em princípio não temos esse entendimento. Está previsto na lei do concurso e faz parte da avaliação do estágio probatório para que possa se efetivar. Não é trabalho regular do professor.
      Bebel

      Responder
  • 250. izaias  |  21/06/2015 às 14:51

    Bom dia! concordo, mas deveria ter sido feito antes de se efetivar…Izaias

    Responder
  • 251. Marcelo  |  02/07/2015 às 14:28

    Prezados, boa tarde.
    Ingressei na metade de 2014 (2ª chamada) terei direito a férias?!

    Responder
    • 252. apeoesp  |  05/07/2015 às 13:18

      Prezado professor Marcelo,
      O direito a férias é adquirido quando se completam 12 meses de exercício.
      Bebel

      Responder
  • 253. Marcia Oliveira  |  03/09/2015 às 17:25

    BOA TARDE!

    EM RELAÇÃO À CARGA SUPLEMENTAR, TENHO MINHA CARGA BASE E A SUPLEMENTAR. NO CASO DA LICENÇA MATERNIDADE, O VALOR DESSA CARGA SUPLEMENTAR TAMBÉM SERÁ PAGO COMO O SALÁRIO BASE É, OU NÃO? PERCO ESSA CARGA E TAMBÉM NÃO RECEBO POR ELA?

    Responder
    • 254. apeoesp  |  05/09/2015 às 12:32

      Prezada professora Márcia,
      Por favor, para melhor informação e orientação, ligue para 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 255. Debora  |  05/02/2016 às 20:58

    Eu era PEBI e PEBII efetivo e por incompatibildade de horário tive que exonerar de PEBI. Gostaria se poderia reconduzir a faixa/nivel do cargo exonerado PEBI?

    Responder
    • 256. apeoesp  |  06/02/2016 às 14:14

      Prezada professora Débora,
      Creio que não, devido à exoneração, mas você deve informar-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 257. Pedro A Milani  |  09/02/2016 às 10:55

    Bom dia Bebel..
    Sou efetivo de ciências, e tenho carga reduzida. Pela lei do piso, tenho que ter 9 aulas com alunos, porem na disciplina são multiplos de 4, e não quero suplementar. Como proceder?obrigado

    Responder
    • 258. apeoesp  |  09/02/2016 às 15:32

      Prezado professor Pedro,
      Este é um dos problemas criados por uma resolução feita para não cumprir a lei do piso. Por favor, ligue para 11.33506214 ou 3350.6070 e verifique como proceder.
      Bebel

      Responder
  • 259. Maria Helena  |  16/04/2016 às 21:52

    boa noite Bebel,
    estou indo tomar posse em uma escola que tem dois cargos, um dos cargos ja estou nele como designada. Como o ano letivo ja iniciou e ja contratou os dois professores, será que mesmo assim eu posso tomar posse no outro cargo e ficar como designada no que ja estou? eu tenho esse direito?

    Responder
    • 260. apeoesp  |  17/04/2016 às 13:02

      Prezada professora Maria Helena,
      Você precisa de uma orientação qualificada. Por favor, ligue para 11.33506214 e recebe todas as informações necessárias.
      Bebel

      Responder
  • 261. Osiel Oliveira  |  24/01/2017 às 19:11

    tive minha posse prorrogada e outro professor que passou depois de mim no concurso e que escolheu seu cargo em minha UE pegou as aulas que seriam minhas, agora poderei retornar.E a duvida que tenho é ,posso tirar as aulas desse professor ,afinal se não fosse a prorrogação por parte do DPME eu teria pego essas aulas

    Responder
    • 262. apeoesp  |  25/01/2017 às 13:24

      Prezado professor Osiel,
      Creio que não poderá retomar as aulas, pois a classificação é respeitada no momento da atribuição. Mas você precisa de orientação jurídica especializada. Se for associado da APEOESP, ligue para 11.33506070/6104/6228 e oriente-se melhor.
      Bebel

      Responder
  • 263. Matheus  |  22/06/2017 às 01:04

    Boa noite.
    Sou efetivo com jornada integral, fui convocado para a escolha de hoje e peguei um cardo com jornada reduzida, então vou acumular cargo, porém no primeiro cargo tenho 28 aulas no período da tarde e na escola que escolhi o segundo cargo as aulas são no periodo da manha, até ai tudo bem, mas o atpc na escola do segundo cargo é no periodo da tarde. A escola pode deixar que eu cumpra o atpc no periodo da manha? Se isso não for possível posso perder o cargo por causa do atpc?

    Responder
    • 264. apeoesp  |  25/06/2017 às 13:37

      Prezado professor Matheus,
      Você deve conversar na escola para que isto seja possível. Caso não consiga, terá que tentar uma medida judicial. Se for associado da APEOESP, poderá fazê-lo pelo sindicato.
      Bebel

      Responder
  • 265. Adri  |  23/09/2017 às 22:52

    Boa tarde!Na aprovação do concurso diretor estadual o ponto do concurso serve apenas para a mesma função apenas?Não pode ser utilizado para atribuição de aulas PBII?
    Serve para alguma evolução?Em que momento.Obrigada!!!

    Responder
    • 266. apeoesp  |  24/09/2017 às 15:20

      Prezada professora Adri,
      A pontuação em concursos contam na classificação para a atribuição de aulas se forem para disciplinas da mesma área de atuação (5 pontos), o que não é o caso.
      Na evolução funcional pela via não acadêmica, somente podem utilizados pontos em concursos que não foram já utilizados no provimento do próprio cargo do qual é titular.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,928,794 hits

%d blogueiros gostam disto: