Encerrada a votação na enquete. Dilma obteve 67,8% dos votos válidos; Aécio, 32,0%

23/10/2014 at 19:46 40 comentários

Encerrada a votação na enquete da APEOESP sobre o segundo turno da eleição presidencial, tivemos os seguintes resultados:

Dilma Rousseff – 803 votos – 65,2% do total de votos – 67,8% dos votos válidos.

Aécio Neves – 380 votos – 30,8% dos votos totais – 32,0% dos votos válidos.

Brancos – 14 votos – 1,15% dos votos totais.

Nulos – 34 votos – 2,72% dos votos totais.

Total de votantes: 1.231

A enquete foi realizada entre os frequentadores do Portal da APEOESP e deste blog.

Não possui rigor estatístico, por se tratar de amostragem, nem se trata de pesquisa de intenção de voto.

O sistema foi programado para aceitar apenas um voto provindo de cada aparelho (computador, notebook ou tablet).

Os votos digitados após as 17h00 foram desconsiderados para efeito deste resultado

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Irresponsabilidade do Governo Estadual provoca falta d´água em escolas estaduais Nota de Pesar

40 Comentários Add your own

  • 1. Prof° Oswaldo  |  24/10/2014 às 01:15

    Boa noite, Bebel! É muito trise saber que tem professor que vota no Psdb, não consigo entender isso, será que eles não sentem na pele o quão nocivos a nós professores eles são.

    Responder
    • 2. apeoesp  |  25/10/2014 às 14:06

      Prezado professor Oswaldo,
      Pois é, também fico estarrecida e lamento muito por isso.
      Bebel

      Responder
    • 3. Aracajú  |  26/10/2014 às 15:00

      E o quão nocivo foi o PT com os roubos? O partido roubou o país inteiro bem diferente de “ser nocivo” apenas pra um grupo de professores.

      Responder
      • 4. apeoesp  |  02/11/2014 às 12:48

        Prezado professor Aracajú,
        Há acusações de corrupção contra todos os partidos. Por que se refere apenas ao PT? Você desconhece o escândalo da compra de votos para reeleição de FHC? Desconhece o escândalo das privatizações da empresas estatais, das quais nunca se soube onde foi parar o dinheiro? Desconhece o mensalão do PSDB? Desconhece os desvios do dinheiro do metrô e outros órgãos do governo de SP? Desconhece os desvios de dinheiro da saúde em Minas Gerais no governo de Aécio Neves? Desconhece o superfaturamento da Cidade Administrativa em MG? Desconhece a construção de aeroportos em terras da família de Aécio Neves?
        São tantos escândalos que eu ficaria muito tempo aqui enumerando-os.
        Isto não é ser “nocivo”? Ou sua capacidade de discernimento é limitada apenas ao PT?
        Bebel

  • 5. Laura  |  24/10/2014 às 03:10

    Bebel,já estou desesperada não consigo realizar minha inscrição,pois meu contrato é de 2013,e se encerra agora em dezembro…Li que a Apeoesp entrou na justiça,porém até agora não conseguimos nada relacionado ao assunto,somente não conseguimos nos escrever!!!O prazo já se encerra dia 30/10,professores no mesmo caso que eu realmente ficaram sem trabalhar?há alguma novidade?grata.

    Responder
    • 6. apeoesp  |  25/10/2014 às 14:06

      Prezada professora Laura,
      Levamos o caso ao Secretário da Educação, que manteve sua decisão. Ingressamos com ação judicial, não obtivemos liminar e aguardamos a decisão da justiça.
      Bebel

      Responder
  • 7. rubens celso pereira purificação  |  24/10/2014 às 14:09

    É lamentável q no nosso meio ainda exista masoquistas q encontram não sei o q nesta desgraça q por mais d 2 décadas nos oprime, nos humilha e estão a serviço do neoliberalismo cruel nas figuras d Alkimin, Serra e Aécio. Estamos perdidos. Rubens

    Responder
    • 8. Aracajú  |  26/10/2014 às 15:02

      E o que dizer do partido que roubou o país inteiro que acaba sendo bem diferente de “ser nocivo” apenas pra um grupo de professores. Pense mais no coletivo ao invés do próprio umbigo.

      Responder
      • 9. apeoesp  |  02/11/2014 às 12:49

        Prezado professor Aracajú,
        Creio que quem pensa no próprio umbigo é o senhor, por ver seu candidato derrotado.
        Bebel

  • 10. Evandro  |  24/10/2014 às 16:26

    Bebel, como todos devem saber, o estado não pode contratar professores enquanto existirem os aprovados do concurso a espera de sua vaga.

    Em tese, o governo faz concursos de faz de conta e depois aprova na Assembleia Legislativa a renovação dos contratos dos professores categoria O, V e S.

    Caso o estado esteja renovando mediante contrato temporário ou beneficiar os professores de 2013 a realizar a inscrição, acionarei a Justiça com um mandado de segurança em cima do estado e concomitantemente denunciarei o caso ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas.

    Havendo professores concursados aguardando nomeação e surgindo vaga para o referido cargo, os concursados tendem a ser priorizados em relação a funcionários contratados.

    Portanto, se for necessário derrubar os contratados para que eu possa ser efetivado, como cidadão e em pleno direito entrarei com esse recurso.

    Eu gostaria de saber se poderei utilizar o jurídico do sindicato para me ajudar, sou sindicalizado. Obrigado. Tenha uma ótima semana presidenta.

    Responder
    • 11. apeoesp  |  25/10/2014 às 14:01

      Prezada professor Evandro,
      A posição do Sindicato é a de que os concursados devem ser convocados para assumir todas as vagas existentes.
      Para uma ação judicial, é necessário haver base legal, ou seja, no presente caso, é preciso que todas as aulas que serão colocadas para atribuição configurem cargos para serem preenchidos por professores concursados.
      Obviamente,havendo esta base legal, o sindicato ingressará com ação judicial.
      A SEE alega que aguarda a posse de todos os concursados já chamados e o processamento de um grande número de solicitações de aposentadorias para contabilizar as vagas existentes e realizar nova chamada.
      Bebel

      Responder
      • 12. Marcel  |  26/10/2014 às 22:48

        Bebel, boa noite.
        Não dá para engolir que os alunos e bacharéis (por causa de contratos) escolherão antes que os remanescentes. Não tem lógica. Por isso que a educação está uma bosta, qualquer um pode ser professor. Degradante. O sindicato deveria entrar em um acordo com o estado para não renovar os contratos dos:
        – ALUNO ÚLTIMO ANO LICENCIATURA,
        – BACHAREL FORMADO,
        – 50% LIC, e;
        – ALUNO QUALQUER SEMESTRE.

        O estado não é obrigado a renovar. Como você disse, o contrato PODE ser renovado, ou seja, renova se o estado quiser.

        Faça o favor para a nossa educação, peça para que o estado os dispensem.

      • 13. apeoesp  |  02/11/2014 às 12:40

        Prezado professor Marcel,
        As duas últimas resoluções de atribuição de aulas asseguram que as aulas que forem destinadas a estudantes e bacharéis podem ser requisitadas a qualquer tempo por um professor habilitado.
        Já realizamos uma briga judicial para que o Estado não possa contratar pessoas nessas condições, mas não obtivemos decisão favorável.
        Bebel

    • 14. Val  |  26/10/2014 às 16:11

      Prezado Prof Evandro e Sra. Bebel, também estou indignada com essa situação. Quer dizer que eu passei no concurso e ficarei com as aulas que sobrarem dos contratados que não passaram ou que nem prestaram a prova?
      Obrigada pelo espaço.

      Responder
      • 15. apeoesp  |  02/11/2014 às 12:42

        Prezada professora Val,
        Lutamos para que os contratos fossem prorrogáveis por mais um ano. Antes a validade era de apenas um ano. Como iremos agora pedir ao Estado que interrompa contratos em vigor. Temos que ter coerência frente a um Estado que, ele sim, pratica seguidas incoerências.
        Bebel

  • 16. oswaldo david dos santos  |  24/10/2014 às 18:49

    Que pena!!!! Bom seria que Aécio tivesse ganhado, não porque ele seja o mais preparado, etc. Mas para que o PT (O partido mais incomPTente que existe, pudesse ter a chance de se reciclar, melhorar. Estão há 12 anos no poder e o que ele, enquanto partido, conseguiu. Respondo: Muito, muito pouco, considerando as demandas de um país como o Brasil. Que pena!!!! Oxalá, as eleições neste próximo domingo desmintam este lamentável resultado. Abraços a todos.

    Responder
    • 17. apeoesp  |  25/10/2014 às 13:55

      Prezado professor Oswaldo,
      Publico sua opinião por ser este um espaço livre de debates, mas absolutamente não concordo com ela.
      O PT não está há 12 anos no poder de forma ilegítima. Os candidatos do PT são eleitos pelo povo e o povo os tem reconduzido por serem, justamente, competentes. Ou o senhor é daqueles que acham que o povo não sabe votar e que só deve ser respeitado se votar no seu candidato?
      Se a Presidenta Dilma for reeleita, e acredito que será, isto mostrará que a população não está de acordo com o que o senhor pensa.
      Bebel

      Responder
      • 18. Prof° Oswaldo  |  26/10/2014 às 00:29

        Bebel, esse cara apesar de ser meu chara, não deve ser professor, pois falar esse punhado de asneiras, não pode estar sentido o peso do governo tucano nas nossas costas, ou tem algum cargo de confiança. É muito triste isso….

      • 19. decio  |  29/10/2014 às 22:54

        Concordo com o professor David, Dilma foi reeleita graças a difamação dos dois candidatos, tanto Aécio quanto da Marina, ganhou graças a campanha forte do ex-presidente em exercício Luiz Inácio que continua mandando por trás dos bastidores.
        Tanto um quanto outro não são bons, porém durante anos o PT fez um discurso de moralidade e de não corrupção, e fez exatamente o contrário.
        As pessoas votaram em Dilma, mas não porque gostam mais desse ou daquele, mas simplesmente pela falta de opção.
        Os mais “ignorantes” (menos informados votaram na Dilma), basta para isso verificar quem votou na Dilma, ou a senhora acha que metade do Brasil é classe média?

      • 20. apeoesp  |  02/11/2014 às 11:51

        Prezado professor Décio,
        Creio que todos os brasileiros merecem respeito. As eleições existem para que a população escolha quem vão governar o país, os estados e os municípios e quem irá representá-la nos parlamentos. A mesma população que escolheu Dilma para governar o Brasil, escolheu governadores de diversos partidos (inclusive PSDB e PSB, partidos de Aécio e Marina) e deputados e senadores que não apoiam o governo. Por que umas escolhas são legítimas e outras não? Por que em São Paulo, cujos eleitores reelegeram um Governador que está nos deixando sem água,com diversas acusações de corrupção em seu governo, a eleição não é questionável?
        No meu entender, Dilma e não os demais candidatos, foi a mais atacada. Nos debates, foi continuamente desrespeitada, como Presidente, como mulher, mãe, avó.
        Lamento que o processo eleitoral não se encerre, porque o inconformismo de quem diz defender a democracia impede que passemos às grandes tarefas que nos esperam, inclusive em São Paulo, estado mais rico da federação e que paga a seus professores os mais baixos salários entre 24 profissões de nível superior pesquisadas.
        Chegamos ao cúmulo de PSDB pedir auditoria nas eleições baseado em mensagens de redes sociais e pessoas na avenida Paulista pedindo a volta da ditadura. Espero que o bom senso prevaleça ou o país pode ingressar em um processo político extremamente grave.
        Bebel

      • 21. Ricardo  |  01/11/2014 às 20:28

        acabar com a filosofia e a sociologia nas escolas é acabar com a formação critica…

      • 22. apeoesp  |  02/11/2014 às 11:11

        Prezado professor Ricardo,
        Concordo com você. Lutaremos para que o currículo seja aprimorado e não para que se retirem disciplinas que ajudam na formação integral dos estudantes. É preciso maior articulação e diálogo entre as disciplinas e não a sua extinção.
        Bebel

  • 23. Maria  |  24/10/2014 às 21:59

    Boa noite Bebel, esta semana foi de muito debate nas Unidades Escolares onde trabalho sobre as propostas dos candidatos a presidente para a educação. Existe uma duvida muito grande entre os professores sobre A PROPOSTA DA PRESIDENTE DILMA, QUE DIZ SE ELEITA VAI FAZER MUDANÇAS PROFUNDAS NO CURRICULO DO ENSINO MÈDIO, mas não fala como vai fazer essas mudanças. Bebel de acordo com militantes do candidato do PSDB, ESSSAS MUDANÇAS VÃO SIGNIFICAR O DESEMPREGO DE MILHARES DE PROFESSORES POIS DISCIPLINAS VÃO SER RETIRADAS DO CURRICULO DENTRE ELAS FILOSOFIA E SOCIOLOGIA ENTRE OUTRAS. Bebel a senhora esteve presente no encontro que a presidente teve aqui em São Paulo com os professores, a senhora tem alguma informação sobre essa proposta? Muitos professores já não sabe mais se vão votar na candidata Dilma preocupados com essas mudanças.

    Responder
    • 24. apeoesp  |  25/10/2014 às 13:50

      Prezada professora Maria,
      Justamente por não haver detalhes sobre o que será feito, os partidários do PSDB não podem afirmar nada sobre desemprego de professores. O que a Presidenta afirmou é a necessidades dessas mudanças e que irá promovê-las, porém, como sempre tem sido feito nesses 12 anos, com ampla discussão e debates com professores, estudantes, funcionários e sociedade civil. Um exemplo é o PNE, que resultou da CONAE e de amplos debates. Não há nada sobre retirada de Filosofia, Sociologia ou outras disciplinas. A Presidenta citou essas duas disciplinas, de forma casual, apenas como exemplo de que há, muitas vezes, excessivo número de disciplinas. Se você assistir a esse trecho, que está disponível na internet, verá que ela mesma afirma que não está falando especificamente dessas disciplinas, mas apenas exemplificando.
      Sabemos que o ensino médio precisa de ajustes profundos. É, hoje, o elo mais fraco da educação básica. Entretanto, não aceitaríamos, de forma alguma, que isso fosse feito de cima para baixo nem que significasse desemprego para a nossa categoria. Tudo o mais é puro terrorismo eleitoral.
      Bebel

      Responder
      • 25. Maria  |  25/10/2014 às 21:28

        Obrigada Bebel pelas informações, gostaria de acrescentar minha opinião sobre esta questão do fracasso do ensino médio, trabalho a muito tempo ministrando aulas no ensino médio e posso fala com conhecimento de causa, o problema do fracasso de ensino médio, não e o numero de disciplinas estudadas , mas a péssima formação que esses alunos trazem do ensino fundamental, recebemos alunos no 1° ano que não sabem ler nem escrever, outros não sabem nem as 4 operações em matemática, desta forma não adianta fazer reforma no ensino médio sem, verificar que formação esses alunos estão tendo no ensino fundamental. um abraço.

  • 26. Bruno  |  27/10/2014 às 09:39

    Cara Bebel , quando irá ter a terceira chamada ?.Ainda a vagas suficientes para os concursados, e uma injustiça que nós aprovados sejamos os ultimos a escolher. Fica aqui minha revolta, pois o sindicato deveria já ter entrado com um mando de segurança coletiva.

    Att. Prof Bruno

    Responder
    • 27. apeoesp  |  02/11/2014 às 12:30

      Prezado professor Bruno,
      Não há previsão de terceira chamada ainda. Temos cobrado com insistência da SEE e nossa luta é para que todos os aprovados sejam chamados.
      Bebel

      Responder
  • 28. Marcos  |  27/10/2014 às 22:56

    Olá Bebel, esta ocorrendo algo estranho, sou categoria 0, pois exonerei meu cargo efetivo por ser muito distânte de minha cidade, abri contrato em 2013 como categória 0, por esse motivo não consegui fazer inscrição para artibuições 2015, mas no dia 17/10, retornei ao Gdae e apareceu uma inscrição Peb1, na primeira diretória que começei como eventual. Me informei e me disseram que essa inscrição seria como categoria S, pedi ao meu Goe para verificar e me foi dito que minha categoria S, FOI EXCLUÍDA.
    Mesmo assim fiz minha inscrição pelo Gdae e recebi um e-mail confirmando minha inscrição. Porém, me foi dito que seria erro do sistema e essa inscrição não vale nada. Também acho o mesmo pois minha categoria S esta no sistema como excluída….ou pode ser reativada????
    Abraço!

    Responder
    • 29. apeoesp  |  02/11/2014 às 12:12

      Prezado professor Marcos,
      Meu entendimento é que o sistema pode errar, mas seu direito como professor deve prevalecer. Você deseja ministrar aulas e tem direito a exercer sua profissão. Cabe ao Estado zelar pelo bom funcionamento do sistema. Se ele falhar a seu favor, não lhe cabe responsabilidade sobre isto. Sugiro que aguarde e faça a sua atribuição, se o sistema permitir.
      Bebel

      Responder
  • 30. Fernanda  |  29/10/2014 às 21:10

    Presidenta, os pedidos das aposentadorias sairão todos antes de dezembro? Seria possível o sindicato exigir um apressamento nessas liberações? Obrigada.

    Responder
    • 31. apeoesp  |  02/11/2014 às 11:54

      Prezada professora Fernanda,
      Estamos “em cima” da SEE e da SPPREV para que os processos sejam agilizados. Os dois lados acusam-se mutuamente pelos atrasos, mas estamos pressionando sempre.
      Bebel

      Responder
  • 32. Claudio Renato Amadio Guerrero  |  30/10/2014 às 17:40

    Professora Bebel, na atribuição de aulas a diretora tem o direito de escolher para o professor? Sou o primeiro a escolher, ela pode alegar que pedagogicamente eu tenho que pegar aulas diferentes das que eu escolhi? em relação a montagem da horário, quem define janelas, a diretora pode lançar diversas janelas para um único professor em detrimento ao acerto de horário de outros mesmo não havendo acumulo de cargo?
    Obrigado.

    Responder
    • 33. apeoesp  |  02/11/2014 às 11:32

      Prezado professor Claudio,
      Pelas regras da SEE o diretor é responsável pela atribuição na escola e tem amplos poderes. Neste ano de 2014 ganhamos uma liminar (depois cassada) pela qual o direito de escolha dos professores foi respeitado. Pretendemos fazer o mesmo no próximo ano.
      Bebel

      Responder
  • 34. Edna Santana  |  31/10/2014 às 00:30

    Olá Bebel,gostaria que de saber sua opinião neste caso: Quando, em 2012 fomos todos rebaixados à categoria O, eu estava internada em tratamento cirúrgico de um câncer, quando, óbvio, perderia o IAMSPE. Pedi a continuação por não ser um caso banal, e ter que fazer exames importantes, além de ser assistida por médicos especialistas, e foi me dado permissão limitada. Porém o acompanhamento pós câncer, exige exames anuais depois de um tempo, e eu estava passando uma vez por ano para controle. Mas esse mês, após ter feito todos os exames, fui marcar oncologista e descobri que me bloquearam. Estou com exames em mãos, e torcendo para estar tudo bem, pois não posso mais contar com meus médicos!
    Bebel, você acha que neste caso, cabe algo? obs. Estou aguardando a 3ª chamada – caso, eu for reprovada na perícia por este motivo (estou super bem, mas eles verão o CID…), como passarei nos meus médicos para pegar um laudo que estou bem, e levar no DPME? Se já não tenho mais direito?
    Gostaria que opinasse, pois não sei o que fazer! Obrigada!

    Responder
    • 35. apeoesp  |  02/11/2014 às 11:31

      Prezada professora Edna,
      Procure imediatamente o departamento jurídico na sua subsede (veja endereços e telefones em http://www.apeoesp.org.br) para que seja ajuizado mandado de segurança.
      Já entramos em acordo com a Superintendência do IAMSPE sobre minuta de contrato para que todos tenham direito à assistência médica, mas o projeto está parado no governo.
      Boa sorte.
      Bebel

      Responder
  • 36. Diego  |  31/10/2014 às 10:48

    Bebel, eu nunca dei aula no estado e sou aprovado no concurso faltando pouco para ser convocado. Alguns colegas professores me disseram que posso buscar um certificado de aprovação na minha diretoria de ensino. Confere essa informação?

    Responder
    • 37. apeoesp  |  02/11/2014 às 11:21

      Prezado professor Diego,
      Sim, procede.
      Bebel

      Responder
  • 38. marcos  |  05/11/2014 às 12:19

    Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado, eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga no meu ponto de vista
    — Cid Gomes
    Este ser está sendo cotado para ser ministro da Educação.

    Responder
  • 39. Prof° Oswaldo  |  06/11/2014 às 12:09

    Bom dia, Bebel! O mês de outubro já foi, o mê de novembro está passando e gostaria muito de saber quando vocês vão se reunir com o governo para traçar um plano de aumentos salariais para os próximo quatro anos? Para tratar também da aplicação da lei do piso, principalmente no que tange a redução de jornada? O momento é esse, se deixar passar teremos quatro anos de seca , conto com seu habitual emprenho. Obrigado!

    Responder
    • 40. apeoesp  |  09/11/2014 às 18:54

      Prezado professor Oswaldo,
      A reunião foi realizada e publiquei o relato aqui no blog.
      Quanto às questões que você levanta, reuniões com a SEE não suficientes para conquistá-las. Somente uma forte greve poderá nos levar a conquistas, quando a categoria estiver disposta a realizar este movimento.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,804,952 hits

%d blogueiros gostam disto: