19/12/2014 at 11:21 95 comentários

informa urgente 19 12 3

Entry filed under: Artigos.

Resoluções da SEE trazem avanços conquistados com nossa luta

95 Comentários Add your own

  • 1. MARILENA  |  19/12/2014 às 20:41

    Essa foi uma grande vitória… Além de readaptados, e terem que que submeter a diminuição de seus salários, a perda de sua saúde e ainda sofrerem para de aposentarem, a sua auto estima fica aonde….
    Bebel… aproveito este momento p/ afirmar que enviei (duas vezes) uma solicitação para o seu email e até o momento nenhuma resposta…..

    Responder
    • 2. apeoesp  |  20/12/2014 às 13:48

      Prezada professora Marilena,
      De fato, uma grande vitória.
      Vou solicitar que verifiquem o e-mail e os encaminhamentos dados a sua mensagem.
      Bebel

      Responder
  • 3. lucas  |  20/12/2014 às 01:57

    Olá Bebel, Ontem 19/12 a Folha de São Paulo anunciou que o Governador trocará o secretário da Educação, com essa mudança os remanescentes do concurso correm algum risco de não serem mais convocados já que foi o atual secretário que disse que prorrogaria a validade do concurso por mais dois anos.
    Obrigado!

    Responder
    • 4. apeoesp  |  20/12/2014 às 13:45

      Prezado professor Lucas,
      Creio que este risco não existe, mas vamos aguardar para ver. Lutaremos para que o concurso seja prorrogado e que todos sejam chamados.
      Bebel

      Responder
  • 5. Olga  |  20/12/2014 às 05:36

    Olá Bebel
    Vou passar umas sugestões que acho que seria viável e interessante passar para SEE:
    1 – Acabar com a duzentena e fazer os professores cumprir apenas quarentena, os que não fizeram a inscrição que possam fazer no dia 02/02/2014 no cadastro emergencial nas DREs

    2 – Remanescentes do concursos escolher 1° que os Cat O, pois os mesmos estarão pegando aulas livres o que fica mais fácil para efetivação, e também são remanescentes de um concurso ou seja tem um peso maior, isso deve ser revisto pela SEE

    3 – Adiar o inicio das aulas para o dia 9/02 ou iniciar a atribuição mais cedo, pois se verificarmos a atribuição está muito apertada com o inicio das aulas

    Responder
    • 6. apeoesp  |  20/12/2014 às 13:43

      Prezada professora Olga,
      Todos esses assuntos já foram exaustivamente discutidos com o Secretário. Não cedem. Por isso estamos com duas ações judiciais em trâmite no TJSP.
      Bebel

      Responder
  • 7. CARLOS OLIVEIRA  |  20/12/2014 às 08:30

    FOLHA DE SÃO PAULO, 20/12/2014

    ADMINISTRAÇÃO
    Governador decide trocar o secretário de Educação em SP
    DE SÃO PAULO – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), decidiu trocar o secretário de Educação. O posto era ocupado por Herman Voorwald desde 2011.
    Oficialmente, o governo diz que a informação é “mera especulação”, mas aFolha apurou que Alckmin procura um nome para o cargo.
    Algumas das opções consideradas são Barjas Negri ex-ministro da Saúde de FHC, e Valéria Souza, profissional de carreira na pasta.
    Interlocutores apontam descontentamento tanto do governo quanto de Voorwald.

    Responder
    • 8. apeoesp  |  20/12/2014 às 13:42

      Prezado professor Carlos,
      Ambos os nomes são muito ruins. Barjas Negri foi um dos idealizadores do FUNDEF, que focou investimentos no ensino fundamental e atrasou em muitos anos a ampliação do acesso à educação infantil, ao ensino médio, à educação de jovens e adultos e outras modalidades. Valéria Souza está aplicando este modelo de ensino em tempo integral que prejudica professores e estudantes e não melhora o ensino.
      Vamos esperar para ver. Seja quem for o(a) Secretário(a), nossa luta não muda, pelo atendimentos de nossas reivindicações e pela qualidade da educação pública estadual.
      Bebel

      Responder
  • 9. Renata  |  21/12/2014 às 03:31

    Bebel, minha pergunta não tem nada a ver com o assunto, mas, se possível gostaria de uma resposta.
    Fiquei sabendo que alguns professores vão receber uma graninha no dia 30/12, inclusive, muito professores da minha escola, porém, na minha conta e nem no site da fazenda não tem nada provisionado.
    Como alguns recebem e outros não ?
    Obrigada

    Responder
    • 10. apeoesp  |  28/12/2014 às 12:56

      Prezada professora Renata,
      Não tenho informação a esse respeito. De que se trata. Possivelmente deve ser o dinheiro referente à promoção por mérito (prova de mérito).
      Bebel

      Responder
  • 11. Edna  |  21/12/2014 às 16:16

    Bebel gostaria de saber por que os professores remanescentes escolheram por ultimo? Existe a possibilidade de isso ser alterado, pois é injusto sermos os últimos

    Uma outra coisa e quanto a aposentadoria, existem inúmeras aposentadorias, será que até a atribuição saem essas aposentadorias para que sobre aulas o suficiente para todos os profs?

    Responder
    • 12. apeoesp  |  28/12/2014 às 12:37

      Prezada professora Edna,
      Nossa luta é por uma lista unica de classificação pelo tempo de serviço e pontos. A SEE explica, porém, que não se deve unificar professores com contrato em vigor com os demais.
      Bebel

      Responder
  • 13. Professor Thiago  |  23/12/2014 às 16:39

    Presidenta, gostaria que o sindicado repudiasse publicamente a indicação de Cid Gomes para ministro da educação. É um insulto de Dilma colocar como ministro o homem que disse: “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado”

    Me sinto enojado e enganado por defender o voto no PT no segundo turno. Sei que somos professores da rede estadual, mas também nossas lutas devem ser em âmbito federal.

    Responder
    • 14. apeoesp  |  28/12/2014 às 12:18

      Prezado professor Thiago,
      Não poderei publicar, ainda, uma posição pelo sindicato sem ouvir meus companheiros de diretoria, sobretudo os mais próximos. O período não é propício, tendo em vista o recesso de final de ano. Pessoalmente, penso que haveria escolhas melhores.
      Bebel

      Responder
    • 15. Michelle  |  29/12/2014 às 10:11

      Engraçado…. vc falam tanto do Alckmin que agora temos um inimigo maior. Óbvio que a Bebel não fará nada, ela é militante do PT. Bando de professores inocentes.

      Responder
      • 16. apeoesp  |  03/01/2015 às 22:33

        Prezada professora Michelle,
        Não entendi sua colocação. Poderia esclarecer melhor ao que se refere?
        Bebel

  • 17. ROSANA  |  24/12/2014 às 13:49

    OI! BEBEL
    POR FAVOR EM QUE DATA SAIRÁ A “RESOLUÇÃO DE ATRIBUIÇÃO P/ 2015?OU CONTINUARÁ A MESMA DO ANO PASSADO??
    **** O PROFESSOR (CATEGORIA “F”), COMO DEVE PROCEDER P/ MUDAR DE “SEDE” OU SEJA, IR P/ OUTRA UNIDADE ESCOLAR? ME ORIENTE POR GENTILEZA, TRABALHO EM OUTRA CIDADE E MORO EM OUTRA…ME AJUDE!!!
    GRATA!
    BOAS FESTAS E MUITO SUCESSO EM 2015!!!

    Responder
    • 18. apeoesp  |  28/12/2014 às 12:14

      Prezada professora Rosana,
      Ainda não temos informação sobre a data da publicação. A SEE informou que permanecerá basicamente o mesmo conteúdo, com alterações pontuais.
      Haverá concurso de remoção em 2015.
      Boas festas!
      Bebel

      Responder
  • 19. Claudinei  |  25/12/2014 às 17:14

    Seria possível os remanescentes escolherem 1° que os Cat o?

    Responder
    • 20. apeoesp  |  28/12/2014 às 12:10

      Prezado professor Claudinei,
      Lutamos por uma lista única de classificação para todos os temporários, pelo critério de tempo de serviço e pontos. A SEE insiste em segmentar.
      Bebel

      Responder
  • 21. Emaculada  |  25/12/2014 às 21:02

    Existe alguma posição sobre o concurso?
    Achei um desrespeito muito grande não querem chamar para 2015 e mais desrespeito ainda colocar os remanescentes como últimos na atribuição, ou seja Bacharel, estudantese quem nnão passou no concurso estará na frente. Isso é errado já que é para misturar tudo então que misture direto.

    Responder
    • 22. apeoesp  |  28/12/2014 às 12:09

      Prezada professora Emaculada,
      De acordo com a SEE, a terceira chamada será realizada no segundo semestre de 2015, com ingresso em 2016. Antes, haverá concurso de remoção e novo balanço das vagas. Nós, da APEOESP, não desejamos ingresso no meio do ano, pois causa tumultos para a aprendizagem dos alunos e desemprego professores temporários que ocupam as aulas livres.
      Lutamos por uma lista de classificação única, por segmento, com tempo de serviço e pontos.
      Bebel

      Responder
  • 23. Jucilaine  |  26/12/2014 às 13:24

    Prezada Bebel, bom dia!
    Sei que estamos em período de festas e férias, mas acho que está demorando muito para a secretaria da educação publicar o resultado da parte objetiva do concurso para PEB I.
    Pelo que eu saiba, esse ano, a secretaria não abriu nenhum outro processo para atribuir aulas ao professores. Não consigo entender, como eles irão conseguir fazer tudo isso em apenas um mês, vai começar as aulas em Fevereiro e quais serão os professores que irão dar aula? Até agora eles não publicaram o resultado da parte objetiva da prova, depois tem o prazo para os recursos, correção da parte dissertativa, período para recurso de novo, sem falar dos outros tramites normais para terminar todo esse processo. Será que Janeiro será suficiente para tudo isso?
    Por favor, precisamos que a secretaria da educação publique um cronograma de como será feito esse processo… afinal, finalizar todo esse processo, não irá beneficiar só os professores, mas primeiramente os alunos que não podem começar as aulas sem professores.
    Precisamos que as ações deste concurso sejam mais transparentes, pois da maneira que está sendo levado, muitas dúvidas estão surgindo e a vunesp não tem informações para nos passar, apenas que estão corrigindo as provas…
    Um abraço e boas festas!

    Responder
    • 24. apeoesp  |  28/12/2014 às 12:01

      Prezada professora Jucilaine,
      esta situação nos preocupa também. Questionamos várias vezes a SEE, que afirma que haverá tempo hábil. Esperamos que os resultados sejam ainda publicados antes do final deste ano.
      Bebel

      Responder
      • 25. Jucilaine  |  28/12/2014 às 14:31

        É, infelizmente temos que esperar e torcer para tudo dar certo!
        Feliz Ano Novo!
        Jucilaine

  • 26. Jucilaine  |  26/12/2014 às 13:28

    Corrigindo…
    No caso, acredito que o quadro de professores efetivos e das outras categorias, não serão suficientes para suprir toda a demanda, já que todo ano, o Estado abre a famosa provinha para contratar os professores temporários…
    Boas Festas!
    Jucilaine

    Responder
    • 27. apeoesp  |  28/12/2014 às 12:02

      Prezada professora Jucilaine,
      Sim, e além disso tudo ainda querem impedir parte dos professores da categoria de obterem aulas.
      Boas festas.
      Bebel

      Responder
  • 28. Denise  |  28/12/2014 às 17:16

    Olha ler o que leu de sua parte é um completo absurdo.
    1° Prefeitura chama no meio do ano e sempre foi assim, e não atrapalha o andamento das escolas.
    2° Durante o ano professores saem de licença, morrem, Aposentam ,professores vão para vice e para coordenação e vem outros profs em seu lugar e isso não atrapalha o andamento da escola
    3° A maioria dos professores em duzentena são os aprovados no concurso, a Senhora sabendo disso apoia que sejam chamados apenas para 2016 e não me venha com essa de apeoesp luta pelo fim da duzentena que não é isso que queremos.
    Saiu uma lista com os inúmeros cargos vagos, se vai ter uma chamada para o PEB 1 e vão assumir no meio do ano qual é o problema de ter uma outra para o PEB 2 e assumir no meio do ano?
    Eu perdi aula esse ano 2 vezes, peguei aula já sabendo que isso iria acontecer, desempregada não fiquei pois pude eventuar.

    Outra coisa a atribuição é bem injusta, os remanescentes por ultimo, e a senhora diz que luta por uma lista unica, só que nos ja sabemos essa lista não vai existir, já que os remanescentes vão participar que seja primeiro, ao menos um privilegio por ter passado em um concurso já que irão continuar como O.
    Bom para finalizar a Senhora não representa os professores e vou me desfiliar da apeoesp, não aguento mais o descaso e o desrespeito de um sindicato que não ouve os professores, pois se ler comentário por comentário veremos que as opiniões são todas contrarias ao que a senhora quer.

    Responder
    • 29. apeoesp  |  03/01/2015 às 22:27

      Prezada professora Denise,
      Em primeiro lugar, os professores PEB I não assumirão no meio do ano letivo e sim em seu início. Se, por desorganização do Estado, forem assumir no meio do ano, também nos manifestaremos contra.
      Em segundo lugar, não somos o Estado. Não é o sindicato que organiza a atribuição de aulas. Para nós, haveria uma lista unica para efetivos e outra lista unica para temporários, cujo critério principal seria a experiência, medida pelo tempo de serviço.
      Estranha-me que você diga que os temporários não querem o fim da duzentena. É a primeira vez que tomo conhecimento disto. Creio que sua opinião não representa a maioria.
      Não somos sindicato da prefeitura de São Paulo, mas um sindicato estadual. Nossa posição fale para todos os sistemas onde tempo filiados e temos manifestado isto sempre. Um ingresso ou outro esporádico durante o ano não causa os efeitos que tememos, mas ingresso em massa, sim. É posição aprovada em assembleia e vamos continuar a defendê-la até que eventualmente mude.
      Lamento que você pretenda se desfiliar da APEOESP. Lembre-se apenas que foi pela nossa luta, com a greve de 2013, que esse concurso existiu. lembre-se que pela nossa luta, 39 mil professores já se efetivaram. Não se trata da luta da APEOESP, como diretoria, mas dos professores que arriscaram seus empregos. Ao virar as costas ao sindicato, está virando as costas a todos esses colegas.
      Bebel

      Responder
      • 30. Denise  |  03/01/2015 às 23:58

        bom a algo errado com sua interpretação, pois eu disse que a MAIORIA DOS QUE ESTÃO NA DUZENTENA são aprovados no concurso e a solução era ter a chamada agora.
        O ingresso PEB 1 sera realmente no inicio do ano , porem com o ano letivo em andamento e ai entrara o sindicato para atrapalhar as chamadas!
        Quanto aos 39 mil, eu tenho uma pergunta a senhora leu o D.O qual aquela quantidade de exoneração? Quase metade exonerou.
        Mas fique em paz, sua luta contra os professores será vencida.
        Esse concurso não aconteceu por luta de sindicato nenhum, o governo sempre abre concurso em proximidades de eleição, não queira atribuir uma vitoria que não é do sindicato.
        Vitoria é quando a senhora passar a lutar pelo o que os professores querem, pois acho que ninguém que le o seu blog é a favor de ingressar em 2016.

      • 31. apeoesp  |  04/01/2015 às 13:30

        Prezada professora Denise,
        Suas palavras são movidas por mágoa e rancor, por isso não vou considerá-las. Entendo pelo que está passando e entendo que você não reconheça nenhum mérito no sindicato por não ter resolvido sua situação pessoal. Entretanto, a realidade é histórica e suas palavras não poderão apagar nossa luta pelo concurso, nem as três semanas de greve, com muitos professores da categoria O sofrendo assédio moral e arriscando seus empregos para todos pudessem ter a chance de um concurso. Também não apagam o fato de que houves tantas eleições e tão poucos concursos, o que desmonta sua tese.
        Durante todo o segundo semestre lutamos por uma terceira chamada do concurso. Em dezembro ainda fizemos uma nova tentativa, como está expresso no boletim Informa Urgente 57, de 04/12/2014:
        “V. Chamada dos aprovados no concurso de PEB II
        O Sindicato voltou a cobrar que seja realizada uma nova chamada de professoras e professores aprovados no concurso de PEB II, ainda para a atribuição de aulas (pois temos posição contrária ao ingresso durante o ano letivo, pois causa desemprego de professores que já estão ministrando aulas e tumultua o processo pedagógico). A CGRH alegou uma série de dificuldades para a realização desta chamada imediatamente
        A APEOESP continua lutando para que todos os professores aprovados no concurso sejam chamados.”
        Ficam aí suas palavras e as minhas. O leitor avaliará.
        Bebel

      • 32. Denise  |  04/01/2015 às 05:28

        a senhora falou que minha opinião não é da maioria, engraçado acho que é o contrario
        O sindicato não representa os professores.

      • 33. apeoesp  |  04/01/2015 às 13:34

        Prezada professora Denise,
        Não responderei. Como disse, é questão de opinião. É um direito inalienável cada pessoa ter sua opinião sobre qualquer assunto.
        Bebel

  • 34. Mariana  |  28/12/2014 às 19:08

    Boa tarde gostaria de uma informação professor categoria O que teve o contrato encerrado este ano tem direito a seguro desemprego? Obrigada.

    Responder
    • 35. apeoesp  |  03/01/2015 às 22:28

      Prezada professora Mariana,
      Infelizmente, não.
      Bebel

      Responder
  • 36. Claudinei  |  29/12/2014 às 04:31

    Bebel no meu post você disse que luta pela lista unica de classificação, porem vamos ser realistas o nosso amável governador não vai fazer isso agora, pois iria mexer com a classificação e iria dar um trabalho grande a SEE que para essa altura do campeonato até eu sei que não da.
    Mas a questão é como teremos uma lista de remanescentes e uma de Os com contrato, por que os Remanescentes não escolhem primeiro? O que queremos é apenas uma vantagem, pois seremos futuros efetivos.
    Existe como a Senhora passar isso para a SEE, isso é bem justo já que não terá a chamada então que nos deixe pegar aula primeiro.

    Responder
    • 37. apeoesp  |  03/01/2015 às 22:32

      Prezado professor Claudinei,
      Porque os professores da categoria O que escolherão primeiro estão com contratos em vigor.
      Bebel

      Responder
      • 38. Claudinei  |  04/01/2015 às 07:50

        Ok Bebel
        mas então os remanescentes não terão privilegio nenhum?
        O sindicato se opõe da chamada e a maioria se prejudica.
        Me desculpa, mas estou inconformado com isso.

      • 39. apeoesp  |  04/01/2015 às 13:39

        Prezado professor Claudinei,
        A classificação para a atribuição de aulas dos professores temporários sempre foi feita com base na nota da “provinha”. Neste ano, por nossa solicitação, professores remanescentes de concurso não precisaram fazer a provinha. Ela sequer existiu. Com isso, milhares de professores que querem ingressar como categoria O e não prestaram o concurso terão que aguardar o cadastro emergencial.
        Em segundo lugar, não aceito que se diga que o sindicato se opõe à terceira chamada. Lutamos por ela durante todo o segundo semestre. Você, que compareceu a todas as assembleias e atividades que convocamos, é testemunha de que cobramos do governo essa chamada. Por que, então, diz que formos contra a terceira chamada?
        Ainda em dezembro, lutávamos para que fosse feita. Veja o que está escrito no boletim Informa Urgente 57, de 04/12/2014:
        “V. Chamada dos aprovados no concurso de PEB II
        O Sindicato voltou a cobrar que seja realizada uma nova chamada de professoras e professores aprovados no concurso de PEB II, ainda para a atribuição de aulas (pois temos posição contrária ao ingresso durante o ano letivo, pois causa desemprego de professores que já estão ministrando aulas e tumultua o processo pedagógico). A CGRH alegou uma série de dificuldades para a realização desta chamada imediatamente
        A APEOESP continua lutando para que todos os professores aprovados no concurso sejam chamados.”
        Espero que não continue divulgando a inverdade que não queríamos a terceira chamada.
        Bebel

  • 40. ROSANA  |  29/12/2014 às 16:22

    OI! BEBEL
    COMO DEVO FAZER P/ MUDAR DE UNIDADE ESCOLAR NA ATRIBUIÇÃO INICIAL , SOU CATEGORIA “F”.COMO DEVO PROCEDER????POR QUE A ATRIBUIÇÃO DO CAT. ‘F” NÃO SERÁ VIA DIRETORIA DE ENSINO????
    GRATA!

    Responder
    • 41. apeoesp  |  03/01/2015 às 22:43

      Prezada professora Rosana,
      Não há, neste momento, como mudar de unidade, a não ser, posteriormente, pelo concurso de remoção.
      Temos reivindicado que a atribuição seja na DE, mas a SEE alega que quer fixas os professores nas escolas e manter a estabilidade das equipes escolares.
      Bebel

      Responder
  • 42. Prof Clovis  |  30/12/2014 às 08:53

    Um ministro que acha que devemos trabalhar pelo amor e não pelo salário e é manifestamente contra a Lei do Piso deve ser repudiado pela categoria imediatamente. Nossa luta é contra os inimigos da educação e dos trabalhadores. Obrigado.

    Responder
    • 43. apeoesp  |  03/01/2015 às 22:48

      Prezado professor Cloovis,
      Nossa entidade em nível nacional é a CNTE, à qual é filiada a APEOESP. Vamos aguardar seu posicionamento. Eu, pessoalmente, não fiquei satisfeita com a escolha. Preferiria alguém da área da educação. temos muitos bons representantes, competentes e com vivência na educação pública.
      Bebel

      Responder
  • 44. Prof Clovis  |  30/12/2014 às 21:20

    “De ponto positivo, pesou em favor do secretário o fato de ele ter boa relação com os professores (não houve greve com grande adesão em sua gestão).” Este comentário é da Folha de SP (30/12/2014) sobre a permanência do Secretário. Greve neles. Obrigado.

    Responder
    • 45. apeoesp  |  03/01/2015 às 22:57

      Prezado professor Clóvis,
      Uma greve com grande adesão, maior do que a de 2013, é de que precisamos para levar este secretário a uma negociação mais produtiva para a nossa categoria.
      Bebel

      Responder
  • 46. carla  |  31/12/2014 às 23:14

    Boa noite!
    Gostaria de saber qual vai ser o posicionamento da APEOESP frente ao que foi publicado no DO de 31/12/2014,
    referente às turmas de ACD serem atribuídas somente em Março, no qual irá ocasionar um transtorno gigantesco para os professores de EDUCAÇÃO FÍSICA.
    Obrigado.
    Feliz ano novo!

    Responder
    • 47. apeoesp  |  04/01/2015 às 12:22

      Prezada professora Carla,
      Já solicitei agendamento de audiência com o Secretário para tratar dessa e outras questões referentes à atribuição de auolas.
      Bebel

      Responder
  • 48. Aurea  |  01/01/2015 às 22:58

    Acho errado da sua parte ser contra o ingresso no meio do ano, pois houve isso agora em 2014 e mesmo a Apeoesp sendo contra ocorreu o ingresso no meio do ano e eu fui prejudicada perdendo aula em Março, Agosto e Novembro em escolas diferentes, fiquei chateada, pois entro em duzentena e a unica coisa que me salvaria é a 3° chamada do concurso, porem o sindicato que deveria defender a opinião dos profs está se colocando ao lado oposto.
    Entendo que os Fs que é a preocupação da Apeoesp vão perder aulas, só que a oportunidade foi dada igual para todos se os Fs não passaram lamento pela situação, agora é super errado empaca um concurso só para 2016 para proteger a minoria.
    Meu marido é aprovado no concurso também e aguarda a 3° chamada revoltado com essa situação e revoltado que os remanescentes vão escolher como O e ainda por ultimo, ou seja, fazer o concurso não prestou para nada, o minimo que se poderia fazer é colocar os remanescentes para escolher antes Fs, mesmo que seja como O, agora colocar por ultimo e ainda não fazer a chamada é um desrespeito.
    Estou mandando vários e-mails a SEE e as DREs e espero que a sugestão de que os remanescentes escolham primeiro seja levada pela senhora, pois não adianta Bebel você me responder que luta por uma classificação unica, sabemos que o Governador não vai fazer isso agora, então por favor ao menos isso será que da para ser negociado.

    Responder
    • 49. apeoesp  |  04/01/2015 às 12:27

      Prezada professora Aurea,
      Sua mensagem expõe claramente o problema. Há interesses contraditórios nessa questão. Qualquer posição que a APEOESP assuma causará descontentamento em outra parte. Você mesma diz que foi prejudicada pelo ingresso no meio do ano. Os professores que receberão aulas na atribuição não desejam perdê-las no decorrer do ano. Assumem compromissos, tem família e não desejam ficar sem emprego.
      Do ponto de vista legal, os professores da categoria F tem precedência na escolha de aulas, pois são estáveis.
      Bebel

      Responder
  • 50. lucas  |  02/01/2015 às 01:37

    Olá, Bebel,
    Desejo que seu 2015 seja de muitas conquistas
    e ainda desejo muita paz, amor e saúde.
    Bom, estava relendo o edital do concurso PEBII pelo qual aguardamos a 3 chamada e encontrei na parte de homologação o seguinte:

    2. O prazo de validade do Concurso Público será de 2 (dois) anos a partir da publicação de sua
    homologação, nos termos do artigo único da Disposição Transitória do Decreto 54.556, de 16 de
    julho de 2009, podendo ser prorrogado por mais dois anos, caso haja candidatos remanescentes.

    Isso quer dizer que caso haja remanescentes em 01/2016 (quando teremos 2 anos da homologação) o estado é obrigado a prorrogar o concurso por mais 2 anos ou eu interpretei errado?
    Obrigado Bebel e vamos juntos lutar por uma educação de qualidade em 2015.

    Responder
    • 51. apeoesp  |  04/01/2015 às 12:30

      Prezadao professor Lulas,
      Feliz 2015 pra você também.
      O Estado não é obrigado a prorrogar a validade do concurso por mais dois anos, mas a SEE já assumiu o compromisso de fazê-lo.
      Bebel

      Responder
  • 52. Laura  |  02/01/2015 às 18:50

    Ola Bebel,secretario da educação reconduzido e nós professores da categoria O que encerramos os contratos no fim de 2014,desempregados.Logo as atribuições se iniciam e novamente vários professores impedidos de trabalhar.Vou preparar uma bela carta e postar nas redes ,SOU PROFESSSOR DESEMPREGADO,FALTAM PROFESSORES NAS ESCOLAS MAS O GOVERNO IMPEDE OS MESMOS DE TRABALHAREM POR 200 DIAS….PROFESSOR DESEMPREGADO,PASSANDO FOME POR CAUSA DO GOVERNO DO ESTADO!!!de SÃO PAULO!!!Findou-se o ano e não conseguimos nada para derrubar essa lei,por enquanto nem através do mandato de segurança conseguimos se quer realizar a inscrição!!!Há alguma novidade sobre esse caso?abç e feliz 2015!!

    Responder
    • 53. apeoesp  |  04/01/2015 às 12:40

      Prezada professora Laura,
      Temos duas ações judiciais em tramitação no TJSP, uma delas em conjunto com a UBES, UPES e CRECE. O judiciário está em recesso no momento, mas temos muita confiança de que venceremos.
      Bebel

      Responder
  • 54. Vânia  |  02/01/2015 às 21:14

    Olá presidente.

    tenho algumas duvidas então vou escrever uma por vez e espero que a senhora me tire elas de forma clara:

    1° – Por que haverá ingresso no meio do ano do concurso para PEB 1 e do PEB 2 não? pois sabemos que o ingresso do PEB 1 sera em fevereiro e março, então qual é o problema da chamada do PEB 2 ser agora também, é ridículo o sindicato querer empacar o concurso e olhar apenas um lado que é da minoria, pois se a senhora viu no D.O houve muitas exonerações em 2014 então tem vagas para uma 3° chamada.
    Cada vez que leio os comentários em seu blog ou em redes sociais só vejo professores reclamando dessa atitude do sindicato, não vi ninguém parabenizando a Senhora pela BRILHANTE IDEIA de defender a minorias que não passou no concurso.Se houver a chamada os Fs tem as horas de permanência e não saem prejudicados e os Os a grande maioria é aprovado em concurso, e os que não são podem eventuar até conseguir aula, fora que, existe o PAA, ou seja, não teremos desemprego.

    2° – Alem de não ter chamada os aprovados do concurso vão escolher aula com cat O por ultimo, quer dizer o resto é nosso!
    Li que a senhora disse que luta por uma classificação unica, porem a senhora sabe que isso não vai acontecer, então vamos bater de frente com a realidade e colocar para a SEE que já que não vão fazer a 3° chamada então os remanescentes vão escolher como O mas antes dos Fs e Os com contrato, afinal alguma coisa tem que valer de ter feito esse concurso.
    Fui em vários atos de manifestação da APEOESP e nesses últimos noto que os profs estão desanimados com as escolhas que a Senhora faz sem antes saber se aquilo era o interesse geral dos professores, como por exemplo a 3° chamada para 2016.

    3° – Bebel de que lado você está?
    Estou com essa duvida

    Responder
    • 55. apeoesp  |  04/01/2015 às 12:56

      Prezada professora Vânia,
      Ironias e acusações não resolvem nossos problemas.
      Há mais de trinta anos a APEOESP é contrária ao ingresso de concursados no meio do ano letivo. Não repetirei aqui todas as razões.
      Não haverá ingresso de professores PEB I no meio do ano. O compromisso da SEE é de que participarão da atribuição ainda no início das aulas, quando há possibilidades de reacomodações.
      A decisão de não realizar ingresso de professores no início do ano letivo não foi da APEOESP. Durante vários meses, cobramos isto da SEE. Como você mesma diz, convocamos várias assembleias e ato público. São pelo menos 70 mil concursados aguardando a terceira chamada. Se apenas dez por cento tivessem comparecido, já teríamos tido grandes atividades para pressionar a Secretaria. infelizmente, isto não ocorreu. O resultado é que a SEE empurrou a questão com a barriga. Em todas as reuniões que fizemos com a SEE colocamos esse assunto. Chegamos a propor (e foi aprovado em assembleia) estado de greve para a Secretaria negociasse conosco, não apenas esse ponto, mas também salários, jornada do piso e outras. Entretanto, a categoria definiu que não era o momento da greve.
      Qualquer posição que a APEOESP assuma prejudicará um grupo. A assembleia da categoria decidiu pela posição de reafirmar que não queremos ingresso no meio do ano. Entretanto, a APEOESP não é o governo. Se quisesse, como fez em 2014, a SEE decidiria pelo ingresso no meio do ano.
      Não tive brilhante ideia alguma. Como professora concursada, você deveria ficar atenta á legislação. O professor da categoria F é estável por força de lei e tem o direito legal de escolher aulas após os professores efetivos. A APEOESP não pode, em sã consciência, pretender uma lista única que misture efetivos, estáveis e temporários. Lutamos pela lista única por segmento, cujo critério seja o tempo de serviço. Aliás, somos contra essa forma de contratação dos professores temporários. Lutamos por uma forma justa, com direitos assegurados.
      Sempre lutamos contra a “provinha”. Sempre lutamos para que fossem realizados concursos públicos. Este concurso em que você foi aprovada foi resultado da nossa luta, da greve de 2013, na qual muitos professores da categoria O arriscaram seus empregos. mas não fazemos as leis e a lei não dá qualquer prerrogativa na atribuição de aulas para os professores aprovados em concurso. O que conseguimos é que não houvesse a provinha e que a nota do concurso pudesse substitui-la.
      O que temos de compromisso da SEE é que a atribuição dos professores da categoria O será realizada nas DEs. vamos verificar se será feita uma unica lista ou não.
      Bebel

      Responder
  • 56. ADRIANA  |  03/01/2015 às 06:23

    Bebel
    estou desesperada, não pude fazer a inscrição para a atribuição, porém sou aprovada no concurso, mas vejo que o sindicato é contra a 3 chamada e vejo também que ficarei sem aula, pois os remanescentes escolhem por último, ou seja, depois até de Bacharel.
    Estou frustrada e desanimada, quase procurando outro emprego e abandonando meu sonho.
    Ano passado, quando eu e outros professores falamos com a SEE foi nos dito que haveria 3 chamada junto com a 1 chamada do PEB1. Se isso acontecer vai ser ótimo, pois assim como eu existe uma grande quantidade de professores que estão em desespero.

    Responder
    • 57. apeoesp  |  04/01/2015 às 13:16

      Prezada professora Adriana,
      Há um gravíssimo problema de informação na sua mensagem. O Sindicato não é e nunca poderia ser contra a terceira chamada dos concursados. Lutamos por isso durante todo o segundo semestre. Aliás, este concurso só existiu e aprovou tantos professores graças à nossa luta. Fizemos greve em 2013, em situação muito difícil, e conquistamos este concurso.
      Durante vários meses cobramos da SEE a terceira chamada. Não podemos aceitar, agora, que por desorganização do governo, haja novo ingresso no meio doa no, causando desemprego de professores e tumultos na aprendizagem dos alunos.
      Ainda em dezembro fizemos uma nova tentativa, como está expresso no Boletim Informa Urgente nº 57, publicado em 04/12/2014 e que repdouzi neste blog:
      “V. Chamada dos aprovados no concurso de PEB II
      O Sindicato voltou a cobrar que seja realizada uma nova chamada de professoras e professores aprovados no concurso de PEB II, ainda para a atribuição de aulas (pois temos posição contrária ao ingresso durante o ano letivo, pois causa desemprego de professores que já estão ministrando aulas e tumultua o processo pedagógico). A CGRH alegou uma série de dificuldades para a realização desta chamada imediatamente
      A APEOESP continua lutando para que todos os professores aprovados no concurso sejam chamados.”
      Como pode dizer que somos contra a terceira chamada? Muitos professores espalham essa verdadeira calúnia sem se preocuparem em informar-se corretamente.
      Quanto à atribuição de aulas, conseguimos da SEE o compromisso de que fosse feita para os temporários nas DEs. No retorno do recesso vamos conversar com o Secretário de que forma será feito, se em lista única ou não. Nossa posição é pela lista única, onde prevaleça o tempo de serviço.
      Bebel

      Responder
  • 58. dirceu  |  03/01/2015 às 14:15

    Bebel, o novo ministro deverá anunciar na semana que vem novo piso nacional que deverá ter aumento de 12 a 14%. o piso atual é de 1697. sao paulo paga um piso maior 1894. Alckmin quer cortar despesas provavel tera q reajustar talvez para 1917 para obedecer a lei. Herman acena com valorização dos professores no segundo mandato foi reconduzido. quer terminar plano de carreira ate junho de 2015. o que achas?

    Responder
    • 59. apeoesp  |  04/01/2015 às 13:18

      Prezado professor Dirceu,
      Independentemente de declarações, definimos que 2015 será uma no de lutas. Vamos à greve para defender reajuste salarial, jornada do piso, fim da superlotação das salas de aula, nova forma de contratação dos professores temporários, plano de carreira e outras questões fundamentais.
      Começaremos o ano mobilizados, com reunião do CER já no dia 31/01.
      Bebel

      Responder
  • 60. Cristiano Carneiro  |  03/01/2015 às 23:06

    Ola Bebe, sou professor categoria O com contrato iniciado em fevereiro de 2014, com aulas de substituição de vice diretor. Para minha surpresa, no pagamento de janeiro recebi apenas ate o dia 19 de dezembro. Isto está correto?

    Responder
    • 61. apeoesp  |  04/01/2015 às 13:23

      Prezado professor Cristiano,
      O Estado paga de acordo com o ano letivo, mas se você tem contrato em vigor, não deveria sofrer interrupção de pagamento. Por favor, ligue para 11.33506214 ou procure o departamento jurídico na subsede para informar-se melhor.
      Bebel

      Responder
  • 62. Renata  |  04/01/2015 às 04:09

    Bebel, primeiramente, Feliz Ano Novo.
    Estou com uma dúvida: Respondi ao Questionário da APEOESP em relação a quarentena ou duzentena e fui informada que irei cumprir a quarentena. porém, não consegui efetuar minha inscrição no GDAE. Como devo proceder? Vai abrir novamente a inscrição para todos que se encontram na mesma situação que a minha ?
    Obrigada

    Responder
    • 63. apeoesp  |  04/01/2015 às 13:32

      Prezada professora Renata,
      Sim, é possível que as inscrições sejam reabertas para corrigir as distorções. Solicitei reunião com o Secretário da Educação para tratar de questões como essa.
      Bebel

      Responder
  • 64. André  |  04/01/2015 às 16:12

    Ola Bebel
    Que 2015 nossa categoria possa ter muitas vitorias.
    Gostaria de saber se em 2015 o STF irá julgar a ação da apeoesp em relação a implantação da lei do piso.
    Desde já te agradeço.

    Responder
    • 65. apeoesp  |  11/01/2015 às 10:36

      Prezado professor André,
      Obrigada. Vamos juntos fazer de 2015 um ano de conquistas.
      Quanto à jornada do piso, esperamos que seja nomeado o juiz relator e que o processo seja julgado neste ano. estamos confiantes.
      Bebel

      Responder
  • 66. Evandro Faria  |  04/01/2015 às 19:01

    Gostaria de uma informação Bebel, me efetivei em março. Tenho jornada inicial de 20 aulas+12 suplementar. Minha duvida é que não recebo mais vale alimentação. A GOE me disse que não faço jus porque meu salario bruto ultrapassa o valor estipulado pelo governo. Isso realmente acontece? É um procedimento legal? Existe alguma luta ou reivindicação da Apeoesp para reverter essa situação, por que se eu me efetivei agora e não recebo, quem é o professor efetivo ou F que recebe?
    Obrigado desde já!

    Responder
    • 67. apeoesp  |  11/01/2015 às 10:45

      Prezado professor Evandro,
      Sim, o limite é de 141 UFESPs (R$ 2.993,00). A APEOESP, bem como todas as demais entidades do funcionalismo, lutam há anos para derrubar este limite e também para aumentar o valor do vale, hoje em R$ 8,00.
      Bebel

      Responder
  • 68. Paulina  |  04/01/2015 às 19:58

    Bebel estou lendo os comentários em seu blog e realmente concordo que os remanescentes devem escolher 1°, porem você disse que luta por uma lista unica onde seja valido o tempo de serviço.
    Bom tenho 2 perguntas

    1° como seria feito isso para os remanescentes?

    2° se a SEE se opor de fazer uma lista unica haverá possibilidades de escolhermos 1°?

    Responder
    • 69. apeoesp  |  11/01/2015 às 10:47

      Prezada professora Paulina,
      Não há. Os professores da categoria O que tem contrato em vigor tem a prerrogativa de escolher em primeiro lugar. Se forem preteridos, ganharão facilmente na justiça. Outra coisa seria uma decisão da SEE de instituir uma lista única, de classificação, mais defensável do ponto de vista legal, embora, mesmo assim, possa ser questionada no judiciário.
      Bebel

      Responder
  • 70. Professor Thiago  |  05/01/2015 às 02:39

    Bebel, qual é o limite de alunos por sala de aula? Sei que legalmente não há nenhuma definição, mas acredito que a SEE estabeleça um limite.

    Lembro que há 2 anos foi ao ar no Fantástico queixas contra uma escola que tinha salas lotadas e na época falaram que a SEE orienta até 35 alunos por sala no Fund II. Pois bem, minha diretora quer salas com 45 alunos nesse ano… Isso causará falta de aulas para os professores na atribuição, nos obrigando, os últimos em pontuação, a buscar salas em outras escolas para completar a jornada.

    Algo pode ser feito? Obrigado…

    Responder
    • 71. apeoesp  |  11/01/2015 às 11:13

      Prezado professor Thiago,
      As escolas, com ou sem orientação da SEE, estão fechando classes, causando prejuízos a professores e alunos.
      Por favor, encaminhe com urgência os dados de sua escola (nome, diretoria de ensino, classes que estão sendo fechadas) para presiden@apeoesp.org.br para que possamos levar o caso ao Secretário da Educação.
      Bebel

      Responder
  • 72. Fábio  |  05/01/2015 às 10:01

    Bom dia!
    Segundo o que foi publicado em 31/12/2014, sobre a atribuição das aulas de ACD ( atividades curriculares desportivas), serem atribuídas em março, e sendo professor de Educação Física, gostaria de colocar meu ponto de vista e indignação;

    Ponto positivo (para o estado)
    . esgotamento das aulas
    . professores de educação física efetivos não serão mais convocados, evitando assim as faltas, que geram aulas para eventuais.

    Pontos negativos
    . Inviabilização dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, por uma série de motivos, CREF, acumulo de cargo…
    . Trabalho contínuo com resultados, sendo interrompido ou cessado.
    . Fechamento das turmas e suas respectivas aulas.
    . Diminuição da visão de mundo e expectativa de vida que o esporte proporciona adquiridas ao sair das suas comunidades e irem para lugares diferentes com pessoas diferentes.
    . Deslocar professores que estão próximo a se aposentar ou não, para outras unidades escolares,sendo que em suas respectivas unidades escolares, existe carga horária disponível (vai contra a ideia de manter o grupo escolar).
    . Inviabilização do acumulo de cargo.

    Gostaria de saber se haverá alguma reivindicação por parte do Sindicato em relação a esse problema.

    Obrigado

    Responder
    • 73. apeoesp  |  11/01/2015 às 11:15

      Prezado professor Fábio,
      Sim, estamos buscando contato com a SEE para discutir essas questões. Obrigado pela sua contribuição. Publicarei qualquer resultado no blog, bem como no portal da APEOESP e nos boletins.
      Bebel

      Responder
  • 74. ROSANA  |  05/01/2015 às 14:19

    OI! BEBEL

    POR FAVOR ME ESCLAREÇA (CATEGORIA “F”) PODERÁ PEDIR “REMOÇÃO DURANTE O ANO?? REMOÇÃO NÃO É SÓ P/ OS EFETIVOS???
    SOU CAT. “F” PODEREI PEDIR REMOÇÃO EM 2015??Necessito mudar de unidade escolar…

    AGRADEÇO POR TUDO!!!E DESEJO À TI NOSSA PRESIDENTE BEBEL UM ANO NOVO COM MUITA PROSPERIDADE E SAÚDE P/ CONTINUAR NOS AJUDANDO… VC É MUITO GUERREIRA!!!!

    Responder
    • 75. apeoesp  |  11/01/2015 às 11:22

      Prezada professora Rosana,
      Não, o professor da categoria F não pode pedir remoção. Se desejar, pode tentar a via judicial. Informe-se melhor pelo telefone 11.33506214 ou com o advogado na subsede.
      Bebel

      Responder
  • 76. Sueli aljonas Piva  |  06/01/2015 às 17:18

    Bebel, professores readaptado já pode pedir aposentadoria tenho, 25 anos de magisterio. Obrigada

    Responder
    • 77. apeoesp  |  11/01/2015 às 11:53

      Prezada professora Sueli,
      Sim. Temos uma liminar em vigor. Informe-se pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 78. Sueli  |  07/01/2015 às 13:38

    Bebel o professor readaptado, que ja completo 25 anos de magisterio, pode pedir aposentadoria.

    Responder
    • 79. apeoesp  |  11/01/2015 às 12:07

      Prezada professora Sueli,
      Sim. Temos liminar em vigor. Informe-se e oriente-se pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder
  • 80. Angela  |  09/01/2015 às 10:12

    Bebel bom dia.
    Deixei um comentário aqui há alguns dias, vc não respondeu e foi excluído, pooque? Só perguntei sobre a lei do piso, que eu como categoria O não recebo os 1697,oo que é de 2014, teremos aumento em 2015?
    Grata, se for possível a resposta.

    Responder
    • 81. apeoesp  |  11/01/2015 às 12:50

      Prezada professora Angela,
      Desculpe-me, por alguma razão não encontrei seu comentário.
      Ninguém deve receber abaixo do piso salarial profissional nacional. Por favor, procure o departamento jurídico na subsede para verificar o que deve ser feito no seu caso.
      Bebel

      Responder
  • 82. Osvaldo  |  13/01/2015 às 03:04

    Gostaria de saber, por favor, o número de remanescentes do concurso PEB II 2013. É possível?

    Responder
    • 83. apeoesp  |  17/01/2015 às 10:39

      Prezado professor Osvaldo,
      A SEE informou que há cerca de 70 mil professores nesta situação.
      Bebel

      Responder
  • 84. PAULO  |  14/01/2015 às 12:28

    Olá bebel
    Quando teremos uma resposta sobre a ação em relação a duzentena? Teremos que ficar até o meio do ano, ou seja, cumprir a duzentena para termos uma resposta ?Milhares de professores com familia estão angustiados e desesperados por não saberem se poderão trabalhar e até agora nada, o ano já se iniciou a atribuição já foi definida e nada.

    Responder
    • 85. apeoesp  |  17/01/2015 às 11:15

      Prezado professor Paulo,
      O judiciário esteve em recesso. Estamos aguardando uma decisão no início desta semana que vem.
      Bebel

      Responder
  • 86. vera  |  15/01/2015 às 21:59

    Boa noite, Bebel…
    Não sei se minha dúvida pode ser feita aqui, mas gostaria de saber: Em um site, tem muitos professores informando que o 1/3 de férias não está provisionado no banco e nem na fazenda, e no meu caso também não está. Sou efetiva e no ano de 2014 tive licença saúde. Por acaso, você tem alguma informação se teve algum problema no RH da secretaria da fazenda e se tem previsão de quando será feito o pagamento. Caso eu tenha direito, não deveria vir proporcional a 20 dias? Agradeço e aguardo resposta.

    Responder
    • 87. apeoesp  |  17/01/2015 às 12:33

      Prezada professora Vera,
      O estado está cometendo uma ilegalidade contra os professores. Procure o departamento jurídico para ajuizar ação.
      Bebel

      Responder
  • 88. Lucinéia Pereira Clemente  |  27/01/2015 às 00:07

    Boa noite Bebel,
    Meu contrato venceu em 19/12/2014, gostaria de saber se teremos pagamento de ferias em fevereiro, e em qual data, e se já existe uma data sobre a contratação de emergência.
    Desde já agradeço, um grande abraço.

    Responder
    • 89. apeoesp  |  31/01/2015 às 13:12

      Prezada professora Lucinéia,
      De acordo com a SEE, o pagamento ocorrerá em 06/02 ou em folha suplementar.
      Bebel

      Responder
      • 90. Lucinéia Pereira Clemente  |  19/02/2015 às 01:44

        Boa Noite Bebel,
        Não pagaram as ferias em 06/02 e até agora ninguém sabe de nada, Liga na folha de pagamento e eles informam não saber, gostaria de saber se vocês da Apeoesp tem alguma informação a respeito deste assunto ,

        Desde já agradeço, um grande abraço.

      • 91. apeoesp  |  21/02/2015 às 12:29

        Prezada professora Lucinéia,
        De acordo com informações da SEE, deve ser feito até 27/02. Caso não ocorra, procure o departamento jurídico na subsede para orientar-se sobre como proceder.
        Bebel

  • 92. Ana Fabricia de Sousa Bazon  |  14/05/2015 às 23:41

    Segundo informações dadas para os professores na data da escolha de vagas para professores do peb I do concurso de 2014, vão assumir no segundo semestre de 2015 isso procede?
    Isso não ocasionará problemas para o aprendizado dos alunos, trocar de professor no meio do ano?
    Obrigada.

    Responder
    • 93. apeoesp  |  16/05/2015 às 17:33

      Prezada professora Ana,
      Sim, causará. Por isso não concordamos com ingresso no meio do ano. No caso dos PEB I, o ingresso deveria ter ocorrido no início do ano, mas a incompetência da SEE provocou o atraso.
      Bebel

      Responder
  • 94. geildo vicente alves  |  03/07/2015 às 15:33

    Prezada Bebel boa tarde, foi publicado no jornal de noticia urgente do apeosp, do dia 30/03 que teria prorrogação para pebll do concurso para 2016 e convocação no segundo semestre de 2015. gostaria de confirmar essa noticia pois não vejo nelhuma movimentação do SEE, isso é fato ou nota criada.

    Responder
    • 95. apeoesp  |  05/07/2015 às 13:00

      Prezado professor Geildo,
      A informação foi dada pelo pessoalmente pelo Secretário da Educação em reunião com a APEOESP. Quanto a ele cumprir o que promete, já não podemos garantir. Obviamente, vamos cobrar.
      Bebel

      Responder

Deixar mensagem para apeoesp Cancelar resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 5.492.906 hits

Comentários

Daniel Amolin Pinhei… em REUNIÕES TÉCNICAS ENTRE A APEO…
Maria Imaculada Teix… em