Mais uma vítima da violência nas escolas. Até quando irá a inação do Governo Estadual?

20/05/2015 at 14:55 Deixe um comentário

Chocante e lamentável o ocorrido na EE Leonor Quadros, na Capital, onde uma aluna de 12 anos foi estuprada por três outros alunos, também menores de idade, no interior do banheiro masculino da unidade escolar.

De forma terrível, o acontecimento exemplifica o descaso do Governo Estadual para com as escolas públicas paulistas e a persistência de uma situação que vimos há anos denunciando: faltam funcionários nas unidades escolares e faltam políticas destinadas a combater a violência nas escolas.

A APEOESP realizou em 2013 uma pesquisa sobre a violência nas escolas, evidenciando uma série de deficiências rede estadual de ensino. A pesquisa evidenciou, mais que tudo, a ausência de uma atitude do Governo Estadual, não apenas para garantir a integridade física de professores, estudantes e funcionários dentro das unidades escolares e no seu entorno, como, principalmente, medidas estruturais, pedagógicas e de gestão democrática, com ampla participação da comunidade, destinadas a prevenir e reduzir a violência.

Quatro em cada dez professores afirmaram ter sido vítimas de alguma forma de violência dentro de uma escola da rede estadual de ensino. A pesquisa demonstrou também que há violência entre os próprios alunos, o que se comprova mais uma vez.

Esperamos que a ocorrência de mais um caso possa despertar nas autoridades o sentido de urgência que a situação requer. Nossas escolas devem ser espaços de construção de cidadania e futuro e não espaços de insegurança e de violência.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Bispo de Marília apoia a nossa luta. Publicado o acordão do julgamento da liminar que proíbe o desconto dos dias parados na greve

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,830,441 hits

%d blogueiros gostam disto: