Sobre a UNIMED

11/08/2015 at 19:54 12 comentários

Temos recebido muitas reclamações e questionamentos com relação ao reajuste no valor das mensalidades do plano de saúde da UNIMED para os professores associados da APEOESP, que entrará em vigor no mês de setembro.

Quero, em primeiro lugar, dizer que a prioridade da APEOESP é garantir atendimento médico de qualidade para os professores no Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (IAMSPE), ao qual todos os servidores públicos têm direito e pelo qual pagam mensalmente.

A APEOESP oferece alternativamente, aos associados que desejarem, a possibilidade de acesso a convênios médicos.

Como todos, também considero altos os preços de convênios médicos e não concordamos com o aumento. Porém, não temos governabilidade sobre a formação dos preços dos convênios e, frente às legislações existentes, nosso poder de negociação é limitado. Ainda assim, em 2014 conseguimos evitar um reajuste maior e, neste ano, também conseguimos reduzir um pouco o percentual de reajuste, frente ao que pretendia inicialmente a UNIMED.

Para baratear os custos do convênio e para buscar seu equilíbrio atuarial, beneficiando os associados que optam por terem um plano de saúde, vamos trabalhar para que haja maior adesão, inclusive de pessoas de menores faixas etárias, de forma a termos um menor percentual de reajuste no próximo ano.

Reafirmo: a prioridade da APEOESP, como representante dos professores da rede pública estadual de ensino e de redes municipais de ensino, é de trabalhar por saúde pública de qualidade, direito de toda a população e nosso também. Entretanto, sempre faremos todo o possível para que os valores cobrados de nossos associados pelos planos de saúde sejam os menores possíveis.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Secretaria da Educação confirma: pagamento dos dias parados de março e abril sai dia 24/08! Nossa campanha pelo atendimento das reivindicações continua.

12 Comentários Add your own

  • 1. Célia  |  13/08/2015 às 00:50

    Boa tarde,
    Este plano oferecido pelo sindicato é um plano de adesão, não regulado pelo governo, quando entrei em contato com a apeoesp para esclarecimentos sobre 33% de aumento contra nenhum centavo de aumento em nosso salário, a justificativa que me deram é que não havia como negociar porque eram 37.000 pessoas aderidas ao convênio e por isso o índice de reajuste foi tão grande.
    Bom, sempre imaginei o contrário, quanto maior um grupo, maior pressão ele exerce quando quer.
    Bem, gostaria de saber se a apeoesp não poderia nos oferecer um plano empresa e não por adesão, porque o plano empresa ainda é regulado pelo governo e não tem essa abertura para se aumentar o quanto quiser feito por estes planos por adesão, haja visto que somos 37.000 conveniados, não é possível que não haja uma saída imediata para isto.
    Não dá para esperar até o ano que vem, este reajuste é imoral frente ao nosso salário e a todo este cenário gravísssimo de crise que estamos vivendo.
    Muitos que usam o plano estão em meio a tratamentos e se vêem sem saída.

    Responder
    • 2. apeoesp  |  15/08/2015 às 14:40

      Prezada professora Célia,
      A APEOESP sempre buscou as melhores opções de planos de saúde como alternativas para os associados que desejam, pois temos 187 mil associados e 4/5 não fizeram essa opção;por isso nos concentramos em lutar para melhorar a saúde pública, opção da maioria.
      Ocorre que plano empresa é para empregados da empresa. Não beneficiaria associados.
      O problema, por outro lado, é que a grande maioria dos 37 mil aderentes tem idades maiores, o que torna o uso dos planos mais intensivo e mais caros. Trata-se de uma conta atuarial. Vamos trabalhar para que o plano aceite familiares, pois aumentaria o número de aderentes de menor idade, contribuintes e que usariam menos os recursos do plano, criando condições para mensalidades menos caras.
      Bebel

      Responder
  • 3. maria  |  13/08/2015 às 11:28

    professora bom dia. Gostaria de uma informação, porém gostaria do seu email para envia-la, sou do Pará, e gostaria de falar sobre a lei do piso e a jornada do professor.

    Responder
  • 5. Prof. Carlos  |  13/08/2015 às 18:12

    Boa Tarde Bebel. Quando ocorrer a terceira chamada, haverá cargos com 9 aulas? Se o edital que é considerado com a lei do concurso diz que o professor poderá optar entre as jornadas de 9 ou 19 aulas, o estado precisa cumprir o que consta. Seria possível adiantarmos com o apoio do M.P abrindo um processo para que quando a chamada ocorrer, essas tais 9 aulas estarem disponíveis? Obrigado

    Responder
    • 6. apeoesp  |  15/08/2015 às 14:22

      Prezado professor Carlos,
      A APEOESP já ingressou com ação judicial sobre essa questão e não obteve liminar. O juiz orientou ao ingresso de ações individuais, que estão sendo feitas à medida que os professores são prejudicados. O Governo de fato não irá oferecer vagas para jornada reduzida.
      Bebel

      Responder
  • 7. Thiago  |  13/08/2015 às 21:24

    Bebel, minha escola fechou duas salas de aulas entre julho e agosto. Os professores estão desesperados. Fechamento de salas no meio do ano é episódico na minha escola, ou está ocorrendo sistematicamente?

    Posso te enviar os dados da minha escola para uma cobrança da secretaria de educação? Me ajude a reverter isso Bebel!

    Responder
    • 8. apeoesp  |  15/08/2015 às 14:17

      Prezado professor Thiago,
      Sim, estão ocorrendo. Por favor, envie os dados para presiden@apeoesp.org.br.
      Bebel

      Responder
  • 9. Prof. Sebastião Miguel  |  14/08/2015 às 02:16

    Bebel, boa noite.

    Li os informes e também a decisão do TJSP sobre a improcedência da ação, quero saber se realmente o pagamento referente aos meses de março e abril serão efetuados no dia 24 de agosto, ou mais uma vez seremos obrigados a amargar nossos prejuízos.

    pela interpretação que fiz das notícias no UOl e portal G1 entendi que o governo vai pagar apenas o mês de junho não vai pagar isso procede?

    Agradeço.

    Responder
    • 10. apeoesp  |  15/08/2015 às 14:10

      Prezado professor Sebastião,
      Fizemos contato com a SEE na sexta-feira e a informação, por enquanto, é que nada muda. Ou seja, será feito o pagamento no dia 24/08. No entanto, estamos atentos e informaremos qualquer alteração. A APEOESP também está recorrendo do julgamento do dissídio.
      Bebel

      Responder
  • 11. meire  |  21/08/2015 às 11:19

    bom dia, gostaria de saber o que a apeoesp vai fazer sobre a duzentena para os professores cat. o?

    Responder
    • 12. apeoesp  |  22/08/2015 às 12:31

      Prezada professora Meire,
      Durante seis anos, desde 2009, temos feito de tudo para acabar com a duzentena, tanto do ponto de vista de mobilizações, greves, paralisações, atos públicos, pressão sobre os deputados e sobre o governo; quanto do ponto de vista judicial, com seguidas ações judiciais todos os anos. Em 2014, conseguimos liminar, que foi derrubada. Em 2015, nada conseguimos. Os processos demoram a tramitar, mas vamos até o Supremo com essa questão.
      Do ponto de vista político, o que pudemos conseguir foi a possibilidade de que seja utilizada a quarentena uma vez, porém a partir daí aplica-se a duzentena.
      O Governo enviou em 13 de maio um ofício dizendo que enviaria para a ALESP um projeto alterando a forma de contratação, com a validade dos contratos subindo para 3 anos e 10 meses, com intervalo de 180 dias. Não o fez até o momento. Claro que, quando enviar, lutaremos para a eliminação ou redução do tempo deste intervalo.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,862,085 hits

Comentários

apeoesp em
apeoesp em Temer, inimigo da educação, ve…

%d blogueiros gostam disto: