Visita ao jornal Diário de S. Paulo

03/09/2015 at 14:22 2 comentários

visita diario sp

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Todos à assembleia de 25 de setembro!

2 Comentários Add your own

  • 1. Gustavo Leal  |  05/09/2015 às 10:41

    Bebel, Bom Dia! Em relação ao decreto, eu o interpretei na seguinte maneira. Gostaria que analisasse e me dissesse se eu estou sendo otimista ou equivocado com a situação.
    “Depois do Decreto Caótico que foi divulgado ontem, em conversa com alguns outros professores e com dois amigos advogados, após lermos com atenção toda escrita Nefasta, eis a conclusão, desde 2013 quando ocorreu o concurso público, o objetivo deste certame foi a de reduzir ao máximo o número de contratados. E esse Decreto é a maior prova disso. Quando se faz uma Lei ou Decreto que envolve TODAS as Secretarias, seria estranho dizer “Tal Secretaria pode ter concurso e convocação e a outra não”, no caso o texto deverá ser bastante universal (envolvendo todas as Secretarias) e cada setor envolvido terá que analisar de acordo com a sua realidade. E a nossa é essa: o maior prejudicado serão os contratados, por causa da LC de 2013 que trata na redução no número de contratos por ano (redução de 50% 2015, 40% 2016 e 10% 2017).
    Quanto a chamada do concurso, não se esqueçam que há professores exonerando e se aposentando… e com isso, de acordo com esse Decreto, o Estado, melhor dizendo, o Governador em caráter EXCEPCIONAL poderá ceder futuras admissões e (ou) contratações. A terceira Chamada do Concurso poderá acontecer de fato, só que ocorrerá um pouco mais tarde do que todos vocês imaginavam. Finalizando, o Governador tem que seguir o que consta no edital (que nada mais é do que a LEI do concurso), ou seja, preencher as 59mil vagas prometidas. Se descumprido, os prejudicados poderão acionar o M.Público e com um mandado de segurança reverter a situação ou até mesmo quebrar este Decreto.
    Para quem for remanescente do concurso, ótimo! Tens chances de se efetivarem… caso o contrário, melhor irem atrás de um novo emprego desde que não seja na Educação Estadual.

    Responder
    • 2. apeoesp  |  05/09/2015 às 11:57

      Prezado professor Gustavo,
      A terceira chamada do concurso foi prometida pelo Secretário da Educação para este segundo semestre porque há vagas, mas não se sabe a quantidade. Essas vagas não podem continuar sendo ocupada por temporários, existindo concurso em vigor. Por esta razão, estamos preparando mandado de segurança para assegurar a chamada. Para aulas livres, também deverão contratar, pois os estudantes não podem ficar sem professores. Neste caso, você tem razão, os remanescentes do concurso tem chances. Porém, os estiverem em duzentena não poderão ser contratados. Se ainda houver estudantes sem professores, deverá haver outras contratações. É um cenário possível, mas somente a nossa mobilização poderá garantir os direitos da categoria. Por isso é muito importante a presença de todos na assembleia estadual, no dia 25/09, às 14 horas, na Praça da República.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,929,226 hits

%d blogueiros gostam disto: