Governo estadual não tem compromisso com a aprendizagem

15/06/2016 at 13:28 6 comentários

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo que reproduzo mostra que a Secretaria Estadual da Educação desmontou o reforço escolar e a recuperação na rede estadual de ensino.

Aulas de reforço à distância não resolvem o problema. De nada adianta uma recuperação para inglês ver. É necessário que a recuperação seja presencial, com o professor que ministra a disciplina ou outro professor preparado. A interação entre professor e estudante é fundamental.

Para a APEOESP, o reforço escolar é parte integrante do processo de aprendizagem, não pode ser tratado como um apêndice. Ele faz parte da formação dos estudantes; é um momento importante para o estudante que teve dificuldade em determinado conteúdo curricular. Por meio das aulas de reforço ele pode não somente reaprender aquele conteúdo, mas estar preparado para a aprendizagem de novos conteúdos.

Nosso Sindicato continuará lutando pela formação integral dos estudantes e vai insistir com a Secretaria Estadual da Educação para que abra classes de reforço escolar e de fato implemente um processo de recuperação que contribua para a formação, com qualidade, dos estudantes da rede estadual de ensino.

fspa115_06appefspab415_06appecA reportagem do jornal Folha de S. Paulo que reproduzo mostra que a Secretaria Estadual da Educação desmontou o reforço escolar e a recuperação na rede estadual de ensino.

Aulas de reforço à distância não resolvem o problema. De nada adianta uma recuperação para inglês ver. É necessário que a recuperação seja presencial, com o professor que ministra a disciplina ou outro professor preparado. A interação entre professor e estudante é fundamental.

Para a APEOESP, o reforço escolar é parte integrante do processo de aprendizagem, não pode ser tratado como um apêndice. Ele faz parte da formação dos estudantes; é um momento importante para o estudante que teve dificuldade em determinado conteúdo curricular. Por meio das aulas de reforço ele pode não somente reaprender aquele conteúdo, mas estar preparado para a aprendizagem de novos conteúdos.

Nosso Sindicato continuará lutando pela formação integral dos estudantes e vai insistir com a Secretaria Estadual da Educação para que abra classes de reforço escolar e de fato implemente um processo de recuperação que contribua para a formação, com qualidade, dos estudantes da rede estadual de ensino.

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Luta dos professores conquista aprovação do Plano Estadual de Educação Sobre o PEE e avaliação de seu conteúdo

6 Comentários Add your own

  • 1. Sandra Andrade  |  16/06/2016 às 21:34

    Maria Izabel,
    Boa noite!
    Faltou o jornalista Paulo Saldaña (Folha de S. Paulo) dizer quantos alunos, dentre os 104 mil que acessaram o site de recuperação, cumpriram as tais missões e com que desempenho. Porque, pelos índices do SARESP 2015, as notas são alarmantes e denunciam a má qualidade do ensino. Isso porque os alunos só foram avaliados nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, o que se configura como forma de camuflar a realidade do baixo nível do ensino estadual.
    Achei adequado o texto crítico da APEOESP sobre a reportagem, mas há equívoco no trecho: “Por meio das aulas de reforço ele [o aluno] pode não somente reaprender aquele conteúdo, mas estar preparado para a aprendizagem de novos conteúdos.” Como o aluno vai reaprender, nas aulas de reforço, aquele conteúdo que ele ainda não aprendeu? A situação é a seguinte: o aluno tomará contato, nas aulas de reforço, com determinado conteúdo não assimilado nas aulas regulares, e, sob condições diferentes (menos alunos na sala, por exemplo), tentará aprender esse conteúdo. Esse aprendizado não é 100% alcançado por meio de aulas de reforço presenciais, e terá menos garantia de ser atingido se as “aulas” forem por plataformas virtuais, sem a presença do professor.
    Até a próxima!
    Atenciosamente,
    Sandra

    Responder
    • 2. apeoesp  |  18/06/2016 às 11:50

      Prezada professora Sandra,
      Concordo com você, no sentido de que as chances de aprendizagem reduzem-se ainda mais por meio de ensino a distância. Obviamente, tratamos a questão do reforço escolar como um direito do estudante, em aulas presenciais, que não podem ser substituídas por ensino virtual. Talvez o termo reaprender não tenha sido o mais adequado, mas estamos falando a mesma coisa.
      Bebel

      Responder
      • 3. Sandra Andrade  |  21/06/2016 às 18:56

        Prezada Maria Izabel,
        Boa tarde!
        Também penso da mesma maneira em relação à importância de garantir ao aluno o direito às aulas de reforço/ recuperação presenciais (e com professor, claro!). Porém, acrescento que essas aulas têm de ser bem administradas pelos gestores porque, considerando-se a minha experiência no magistério, a assiduidade dos alunos foi baixa.
        Fiquei satisfeita com a sua resposta!
        Obrigada,
        Sandra

      • 4. apeoesp  |  26/06/2016 às 16:53

        Prezada professora Sandra,
        Que bom. Obrigada.
        Bebel

  • 5. Carlos Roberto da Silva  |  16/06/2016 às 23:32

    Bebel, uma dúvida. Sou filiado ao sindicato e tenho dois cargos. O desconto do sindicato cai sempre no primeiro cargo mais antigo. No segundo , nunca foi feito desconto. Perante a lei, sou filiado ao sindicato nos dois cargos?, Ambos são do estado, professor peb 2. pergunto por que, em relação à liminar das licenças saúde, a delegacia de ensino da minha região( são joão da boa vista)diz que só tenho direito à liminar no primeiro cargo onde é feito o desconto. no segundo não tenho direito. Isso procede?

    Responder
    • 6. apeoesp  |  18/06/2016 às 11:47

      Prezada professor Carlos,
      Seu vinculo com a APEOESP, diferentemente do Estado, não se dá por cada um dos cargos e sim como individualmente como professor. Portanto, trata-se de uma interpretação restritiva do Estado. Assim, é preciso conversar com o(a) advogado(a) da subsede para que seja feito o recurso judicial cabível. Você pode informar-se melhor pelo telefone 11.33506214.
      Bebel

      Responder

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