REFORMA DO ENSINO MÉDIO: MAIS UM GOLPE CONTRA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

16/09/2016 at 13:36 6 comentários

Para quem tem dúvidas sobre o DNA tucano do governo golpista de Temer, com Maria Helena Guimarães de Castro no Ministério da Educação.

Alckmin tentou fazer a reforma do ensino médio no ano passado, apóia a nossa greve, talvez imaginando que estávamos fracos; mas não estávamos. Reagimos imediatamente e impedimos que fizessem a tal flexibilização ou “currículo a la carte”, como denominamos na ocasião. O Governo do Estado, ainda com o secretário Herman à frente da SEE, manobrou e inseriu a perspectiva de um “novo modelo de ensino médio” como a meta 21 do Plano Estadual de Educação. Fomos à luta. A APEOESP, juntamente com o Coordenador do Fórum Estadual de Educação fez pressão, brigou, buscou todos os canais de diálogo e negociação, foi à ALESP inúmeras vezes, mobilizou os professores, entidades estudantis também se mobilizaram para exigir audiência pública sobre o PEE. Com toda essa luta conseguimos muitos avanços (na verdade, a retomada da redação original do PEE, formulada democraticamente pelo Fórum Estadual de Educação). Um dos avanços foi a retirada da meta 21 inserida pelo Governo do PSDB.

Pois bem, após o golpe, uma das primeiras providências do Governo biônico PMDB/PSDB é retomar o mesmo projeto, paralisar o debate da Base Nacional Curricular Comum e editar uma Medida Provisória (!!) para impor a reforma do ensino médio. Não podemos permitir esse golpe, entre tantos outros golpes e retrocessos que estão aplicando no Brasil neste momento.

Nós vamos nos mobilizar! Nós vamos solicitar à CNTE e a todas as entidades nacionais pertinentes que abram uma frente de luta nacional contra a reforma do ensino médio. Queremos ensino médio inclusivo, de qualidade, que atenda aos interesses dos filhos e filhas da classe trabalhadora e isto só pode ocorrer com debate democrático e qualificado e não como imposição de cima para baixo.
Devemos nos lembrar de que as diretrizes curriculares nacionais do ensino médio foram formuladas pelo Conselho Nacional de Educação num processo em que houve debates, consultas e audiências. Estamos preparando uma análise sobre o conteúdo desta reforma e brevemente publicaremos nosso posicionamento. Independentemente disto, não podemos concordar com o método. Fazer uma reforma educacional por medida provisório é o fim da picada, o máximo do autoritarismo.

Mais um motivo para estarmos todos no Vão Livre do MASP, na Avenida Paulista, dia 22/9, às 14 horas.reforma-do-ensino-medio

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

CGRH da SEE informa que professor efetivo pode computar tempo de serviço como categoria O Vínhamos avançando, mas a perspectiva agora é só de retrocessos

6 Comentários Add your own

  • 1. Maria clemente  |  17/09/2016 às 00:02

    Bebel ate o momento este ministro não explicou esta reforma, segundo informações ele pretende retirar disciplinas do currículo como não poderia deixar de ser estas disciplinas são de humanas como filosofia sociologia e historia que formam ser pensantes, o que este

    ministro quer junto com seu presidente e formar a mão de obra barata para o mercado, jamais podemos aceitar um retrocesso como este , milhares de professores desempregados, e alunos alienados e analfabetos políticos.

    Responder
    • 2. apeoesp  |  18/09/2016 às 13:45

      Prezada professora Maria,
      Sim, é verdade. É necessário uma grande campanha nacional contra esse absurdo. Vamos fazer a nossa parte no dia 22/9, às 14 horas, na Avenida Paulista.
      Bebel

      Responder
  • 3. Maria clemente  |  17/09/2016 às 17:55

    Bebel esta reforma vai causar milhares de desemprego, a formação especifica do professor não esta sendo valorizada, o aluno não tem maturidade para escolher o que quer estudar no 2° ano, se não fizermos nada, veremos nosso ensino médio nas, mão da iniciativa privada.

    Responder
    • 4. apeoesp  |  18/09/2016 às 13:44

      Prezada professora Maria,
      A reforma está sendo feita para cortar gastos e vai comprometer irremediavelmente a qualidade do ensino e o futuro de nossos jovens. Por isso temos todos que estar no dia 22/9, às 14 horas, na Avenida Paulista, com paralisação.
      Bebel

      Responder
  • 5. Maria clemente  |  23/09/2016 às 23:29

    Ola Bebel eu estava na assembleia , estava emocionante ver aquela quantidade de pessoas lutando por seus direitos. Temos todos os motivos para ocuparmos as ruas e tudo que for possível, para barrar esta barbárie desta reforma do ensino médio , para formar a mão de obra barata para o mercado, sem dialoga com professores alunos e a sociedade, e querem retirar as disciplinas importantes para formação do aluno , o que mais me chamou atenção foi o secretario da educação do estado de são Paulo , dizer QUE A RETIRADA DESTAS MATERIAS VÃO PREJUDICAR A FORMAÇÃO CRITICA DO ALUNO.Esse governo ilegítimo quer acabar com todos os direitos dos trabalhadores, e agora com a única forma de acabar com o distanciamento entre pobres e ricos que e a educação, ele quer , que o aluno da escola publica os filhos da classe operaria sejam formados somente para o trabalho humilhante e degradante, alienados, sem questionar nada. Bebel o que acontece com o professor efetivo, caso estas disciplinas sejam retiradas? pois de acordo com meus conhecimentos, este professor so poderia ser mandado embora mediante processo. MAS JUNTOS SAMOS MAIS FORTES DO QUE ESTE GOVERNO E SEU MINISTRO DA ESDUCAÇÃO.

    Responder
    • 6. apeoesp  |  24/09/2016 às 13:55

      Prezada professora Maria,
      Acabo de publicar um texto sobre a reforma do ensino médio. No dia 30/9, às 14 horas, no Club Homs, Avenida Paulista, 735, vamos realizar uma webconferência nacional sobre o assunto, com transmissão ao vivo pelo portal da APEOESP – http://www.apeoesp.org.br. Vamos à luta. Espero que muitos mais professores compreendam o que está em jogo em venham para as mobilizações.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,929,226 hits

%d blogueiros gostam disto: