Primeiras impressões sobre a eleição de Trump

09/11/2016 at 15:44 6 comentários

trumpprotesto-trump
A eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos é um fator de muita preocupação no contexto da atual guinada conservadora em todo o mundo.

Inesperada para muitos, mas não de todo imprevista, a vitória de Trump infelizmente sinaliza mais insegurança, mais conflitos, menos diálogo internacional, mais xenofobia, mais racismo, mais machismo, mais desigualdade entre as nações.

No âmbito interno dos Estados Unidos, as tensões e as discriminações tendem ao acirramento. De certa forma este processo já começou, com protestos contra a eleição de Trump em Oakland, na Califórnia, Portland, estado do Oregon e outras cidades. É cedo para avaliar se esses protestos poderão se generalizar.

A política de imigração de Trump poderá prejudicar mais de 1 milhão de brasileiros que residem nos Estados Unidos, boa parte em situação irregular. Muçulmanos residentes no país e países de maioria muçulmana já relatam medo diante da presença de Trump na Presidência, tendo em vista o teor de sua campanha eleitoral.
Políticas protecionistas aventadas por Trump “para preservar empregos dos trabalhadores norte-americanos” podem afetar negativamente as economias de países que exportam para os Estados Unidos, entre eles o Brasil.

No Oriente Médio, à primeira vista, a posição de Israel contra os palestinos tende a se fortalecer. De acordo com portal UOL “o ministro da Educação israelense, membro da coalizão governamental e chefe das fileiras do lobby dos colonos judeus, afirmou que a ideia de criar um Estado palestino coexistente com Israel está superada depois da vitória de Donald Trump.”

A reação dos líderes europeus foi variável, porém, relatam agências de notícias, há um “clima de lamento e resignação” entre eles. Fraçois Hollande, da França, disse que se abre “um período de incerteza”.
Na Alemanha, apesar de palavras conciliadoras da chanceler Angela Merkel, o chefe da diplomacia, Frank-Walter Steinmeier, disse esperar tempos “mais difíceis” e que a política externa americana deve se tornar “menos previsível no futuro próximo”. O vice-chanceler, Sigmar Gabriel, disse que Trump é “pioneiro de um novo movimento internacional autoritário e chauvinista”.

Como se vê, o mundo está chocado e preocupado com a eleição de Trump e nós, trabalhadores brasileiros, temos motivos para nos preocupar também. E devemos nos preparar para lutar ainda mais.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Dia estadual de luta contra a reforma do ensino médio, contra a PEC 55 e demais ataques do Governo Temer Secretário da Segurança desrespeita vítimas da violência policial

6 Comentários Add your own

  • 1. Cristina  |  10/11/2016 às 00:27

    Estamos passando por um momento muito tenso em nosso município, pois por aqui , só se fala em municipalização do fundamental II , como fica a situação do professor cat F às vésperas de aposentadoria?

    Responder
    • 2. apeoesp  |  13/11/2016 às 16:26

      Prezada professora Cristina,
      A primeira coisa a fazer é unir os professores para evitar que isto ocorra. Qual é o seu Município?
      Bebel

      Responder
  • 3. roberto de santi  |  10/11/2016 às 00:29

    Gostaria que Apeoesp no informassem oficialmente quando sairá o resultado do processo de remoção dos professores, pois, na internet só tem especulações.
    grato

    Responder
    • 4. apeoesp  |  13/11/2016 às 16:25

      Prezado professor Roberto,
      Recebi informação de que já está disponível no GDAE.
      Bebel

      Responder
  • 5. Elena  |  10/11/2016 às 09:07

    bom dia,
    gostaria de saber se ja ha uma data provavel para a atribuicao o ano que vem?

    Responder
    • 6. apeoesp  |  13/11/2016 às 16:24

      Prezada professora Elena,
      Ainda não.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,910,351 hits

%d blogueiros gostam disto: