O Brasil perde Antonio Candido

12/05/2017 at 13:57 2 comentários

O Brasil perdeu na madrugada desta sexta-feira, 12 de maio, uma de suas mentes mais lúcidas. Faleceu o crítico literário Antonio Candido, aos 98 anos.

Além de crítico literário, Antonio Candido foi professor da Universidade de São Paulo, conferencista, linguista e um intelectual profundamente engajado nas causas populares e democráticas.

Sua militância política começou na juventude,na resistência ao Estado Novo, tendo participado do Grupo Radical de Ação Popular, da União Democrática Socialista e da Esquerda Democrática, juntamente com o Historiador Sérgio Buarque de Holanda, ambos fundadores do Partido dos Trabalhadores. A Esquerda Democrática mais tarde se tornaria Partido Socialista Brasileiro. Foi candidato a Deputado Federal em 1950, mas não se elegeu.

Antonio Candido foi um intelectual brilhante, que fará falta na universidade na cultura do Brasil. Formou-se na antiga Faculdade de Filosofia da mesma universidade (atual Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH), onde assumiu em 1942 o cargo de professor assistente de sociologia. Tornou-se doutor em Ciências Sociais em 1954. Em 1960 passou a ser professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH, onde se aposentou em 1978. Foi professor ainda na Faculdade de Filosofia de Assis e coordenou o Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No exterior, lecionou na Universidade de Paris, de 1964 a 1966, e na Universidade Yale, em 1968.

Foi crítico literário em diversos órgãos de imprensa, mas, sobretudo, nunca se omitiu diante das injustiças e desigualdades da sociedade brasileira. Participou dos mais importantes movimentos políticos e mobilizações populares do nosso país, sempre apoiando as lutas democráticas, pela Anistia, pelas eleições diretas, pelos direitos políticos, sindicais, sociais.

Uma perda enorme, que, em nome da APEOESP, lamento profundamente.

Maria Izabel Azevedo Noronha
Presidenta da APEOESP

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Comissão paritária para implementar a meta 17 e reposição de aulas Feliz Dia das Mães!

2 Comentários Add your own

  • 1. Paulo Ferreira  |  14/05/2017 às 01:35

    Bebel bom dia.
    Não sei porque razão os descontos voluntário da contribuição sindical (APEOSP) foram suspensos. Já cansei de mandar e-mails para a Central pedindo que o desconto seja normalizado. Estou bastante preocupado porque temos ações importantes em curso e issp pode nos prejudicar. Assim afirmo porque já tive prejuízos por esse erro que não tenho absolutamente nada a ver.
    Tenho plena margem para o desconto sindical e não quero ser prejudicado.
    Mandei dezenas de e-mails reclamando para que seja normalizado o desconto, a APEOESP recebe o e-mail e não acusa recebimento, mesmo com minha insistência.
    Não quero ser prejudicado, nada fiz para que haja interrupção da cobrança.
    Aguardo sua imediata interferência para solução desse impasse, já que os meios ordinários não resolveram nada.
    Atenciosamente
    prof.Paulo Ferreira

    Responder
    • 2. apeoesp  |  14/05/2017 às 14:42

      Prezado professor Paulo,
      Infelizmente esta situação está ocorrendo. Nosso cadastro é gigantesco e desde que o governo alterou o sistema de cobrança da prodesp, temos tido problemas. Contratamos recentemente um analista de sistemas que está trabalhando em cima desta questão, que esperamos que se resolva loga. Peço que, mais uma vez, envie email diretamente para a presidência: presiden@apeoesp.org.br colocando o problema, para verificarmos uma solução.
      Desculpe-nos pelo transtorno, mas a alteração na prodesp está causando esses problemas devido a algum tipo de incompatibilidade, em alguns casos.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 4,831,336 hits

%d blogueiros gostam disto: