“Novo” programa da SEE não aumenta número de mediadores

04/10/2017 at 14:12 10 comentários

Em resposta à pesquisa divulgada pela APEOESP, demonstrando com números a percepção de toda a sociedade sobre o agravamento da violência nas escolas, a Secretaria Estadual da Educação emitiu nota na qual alega que seu “novo” programa de mediação amplia o número de mediadores na rede estadual de ensino.

Não é verdade! Houve redução do número de professores mediadores entre 2016 e 2017, passando de 2.750 para apenas 1.200. O novo programa “amplia” este número para 1.795. Ou seja, ainda estamos aquém do número de professores mediadores que existiam em 2016.

A SEE diz que haverá 6.795 profissionais capacitados em mediação – porém, 5.000 são vice-diretores e nas escolas do programa escola da família apenas eles responderão pela mediação escolar.

Vice-diretores tem outras atribuições e seu trabalho não está focado na mediação escolar. Será mais uma sobrecarga de trabalho.

Professores mediadores devem ser preparados e estar integralmente para a tarefa. A violência nas escolas não pode ser secundarizada ou tratada superficialmente, para “economizar” recursos.

Pura enganação. Precisamos tratar essa questão com muito mais seriedade. A SEE deveria abrir o diálogo e não tomar medidas unilaterais que apenas mascaram o problema. Enquanto isso, os casos de agressões contra professores e professoras não param de aumentar.

Maria Izabel Azevedo Noronha
Presidenta da APEOESP

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Por que estudantes agridem professores? Combater a violência nas escolas exige verdade. E respeito também.

10 Comentários Add your own

  • 1. Any Mery Sousa  |  04/10/2017 às 21:53

    Boa noite…sei que esse post relata um assunto, mas gostaria de desabafar outro..se possível!Esse governo horroroso que aqui está..divulgou na imprensa a chamada de PEB 1 A Secretaria da Educação de São Paulo definiu para 10, 11 e 16 de outubro as datas do processo de escolha de vagas de professores aprovados no concurso de educação básica I (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental). O cronograma obedece a região e a classificação do candidato. O edital foi publicado na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial do Estado, no Caderno Executivo I. Clique aqui e confira a lista.Há 1.158 cargos disponíveis em unidades da rede estadual da capital, Carapicuíba, Guarulhos, Mauá, Campinas e São José dos Campos. Os profissionais convocados devem comparecer aos locais indicados com documento de identidade (RG) e cadastro de pessoas físicas (CPF). O candidato que não atender a chamada será excluído do concurso
    Não sei as outras cidades, mas vou falar da de Mauá…Nosso polo é o 4….divulgaram 68 vagas..sendo que a lista dos contratados vai até 468 vagas, além das aposentadorias..gostaria de saber se tem como rever isso, pois se tem esse monte de gente trabalhando tem vaga, gostaria de saber também a questão da estabilidade do F, pois os PEB II ficaram sem aula por conta do ingresso e foi garantido a permanência, já os PEB I estão falando sobre a garantia das classes para eles, pois eles também têm a estabilidade..como funciona isso na prática..as salas não foram para a chamada da escolha as que estão com os Fs..?.isso quer dizer que está tudo certo para o ano seguinte? Ficou um pouco confuso..mas porque não tiveram esse olhar para com o PEBII? ou….só são boatos? desde já eu agradeço a atenção!

    Responder
    • 2. apeoesp  |  08/10/2017 às 11:02

      Prezada professora Any,
      A chamada de concursados ocorre para vagas existentes. Há casos de categorias nas quais centenas ou milhares se inscrevem para disputar uma ou duas vagas. O professor da categoria F tem estabilidade, mas não tem cargo ou jornada. No caso de PEB II, por ser estável, escolhe aulas disponíveis para eles, pois não teria sentido ser estável sem aulas. A situação é análoga no caso de PEB I da categoria F. Uma situação excepcional criada pela tentativa do Governador José Serra de demitir 80 mil professores contratados pela lei %00 em 2007.
      Bebel

      Responder
  • 3. ricardo  |  04/10/2017 às 22:30

    E ai Apeoesp o que faremos com o projeto que de demissão de funcionário publico? vai deixar isso barato? ou vai organizar uma festa pra comemorar?

    Responder
    • 4. apeoesp  |  08/10/2017 às 10:56

      Prezado professor Ricardo,
      Talvez o senhor comemore.Nós vamos lutar contra, juntamente com a CNTE e a CUT, que são as entidades nacionais às quais a APEOESP é filiada. O projeto ainda passará por 3 comissões.
      Bebel

      Responder
  • 5. Rafael  |  05/10/2017 às 20:34

    Oi Bebel,tdb?
    Olha o que foi publicado no Jornal Atribuna de Santos.
    Segue,
    “Diretoria de Ensino justifica baixa frequência para encerrar Cleóbulo Amazonas Duarte e Braz Cubas

    Cleóbulo tem 160 alunos e lugar para 600; Braz Cubas tem frequência igual espaço para 2 mil
    A Diretoria Regional de Ensino de Santos informou que a partir do ano que vem não haverá mais aulas da rede nas escolas estaduais Braz Cubas e Cleóbulo Amazonas Duarte. Os alunos das unidades serão transferidos para outras escolas.
    Segundo o dirigente regional de Ensino, João Bosco, hoje, os colégios estão funcionando com um número muito aquém de suas capacidades. Só de janeiro a setembro deste ano, segundo ele, 85 estudantes pediram transferência do Cleóbulo.
    “Essas escolas vêm perdendo muitos alunos por conta das mudanças das famílias. Hoje, no Cleóbulo, por exemplo, há uma classe de 9º ano do Fundamental, dois primeiros, dois segundos e um terceiro ano do Ensino Médio, somando 160 alunos com frequência média. O prédio tem capacidade para cerca de 600”, garante o dirigente.

    Atualmente, além das aulas, o Cleóbulo abriga a Diretoria de Ensino de Santos. Com a mudança, a expectativa do Governo do Estado é utilizar todo o prédio para as atividades do órgão, levando para lá as ações de capacitação de professores e também a programação da Rede do Saber, com videoconferências.”

    Responder
    • 6. apeoesp  |  08/10/2017 às 10:54

      Prezado professor Rafael,
      No dia 5 realizamos uma manifestação na frente da DE em Santos e ingressamos com ação junto ao Ministério Público pelo não fechamento das escolas.
      Bebel

      Responder
  • 7. Ana  |  06/10/2017 às 03:11

    OlÁ Bebel!

    A respeito do reajuste de 10,5% para os Peb I, gostaria de saber se todos irão receber, pois sou ingressante do ano passado e no início do ano recebi o reajuste em forma de abono. Esse reajuste que a Apeosp coseguiu contemplará tbm os ingressantes que já receberam o reajuste em abono ou não?

    Obrigada

    Responder
    • 8. apeoesp  |  08/10/2017 às 10:53

      Prezada professora Ana,
      O reajuste deve ser para todos os PEB I, da ativa e aposentados, porém o governo descumpre mais uma vez a sentença judicial.A APEOESP está trabalhando junto ao tribunal para que o governo cumpra a decisão judicial e pague para todos.
      Bebel

      Responder
      • 9. Vera  |  10/10/2017 às 11:54

        Bom dia,
        Aproveitando o tema reajuste:
        1) Será para qualquer categoria aposentadada educação (ex: PebI e II)? Ou só para PebI? Todos estão defasados.
        2) E para os PebII que estão na ativa e com salários desatualizados há tempos? Também terão correções?
        Grata

      • 10. apeoesp  |  14/10/2017 às 12:52

        Prezada professora Vera,
        Nossa luta é para que todos, PEB I e PEB II, da ativa e aposentados, tenham reajuste. No caso de PEB I, a justiça determinou que fosse para os da ativa e para os aposentados, mas o governo está descumprindo a decisão. Já recorremos novamente ao tribunal.
        Bebel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 5,115,989 hits

%d blogueiros gostam disto: