Mobilização adia votação da Base Nacional Comum Curricular

07/12/2017 at 19:28 Deixe um comentário

Presidenta da APEOESP e caravana do sindicato participam da pressão sobre o Conselho Nacional de Educação nesta quinta-feira, 7/12, em Brasília

Prevista para esta quinta-feira, 7/12, no Conselho Nacional de Educação, a votação do documento da Base Nacional Comum Curricular proposto pelo governo golpista de Michel Temer foi adiada.

Com o auditório do CNE lotado por professores de São Paulo e outros estados, bem como de representantes de outros segmentos sociais, as conselheiras Aurina de Oliveira Santana, Malvina Tania Tuttman e Márcia Ângela da Silva Aguiar pediram vistas do documento, argumentando que é necessário examiná-lo com tempo e mais cuidado, tendo em vista que o Ministério da Educação (MEC), não havia divulgado previamente a versão encaminhada ao CNE.

A Presidenta da APEOESP, professora Bebel, que já foi membro do CNE, Vice Presidenta da Câmara de Educação Básica e teve seu retorno vetado por Temer por defender a educação pública, gratuita, laica de qualidade socialmente referenciada para todos e todas, esteve presente, juntamente com a delegação de professores e professoras paulistas e manifestou com veemência nossa oposição à proposta do MEC.

A proposta de BNCC de Temer é excludente, fragmentária (pois trata apenas da educação infantil e ensino fundamental, quebrando o conceito de educação básica que deve embasar todas as políticas educacionais) e vem sendo imposta por um governo sem votos e sem legitimidade, fruto de um golpe contra a democracia. A fragmentação também pretende legitimar, sem debate, a reforma do ensino médio como sendo a própria base curricular deste nível de ensino, o que é inaceitável.

Esta BNCC é retrógrada, adota proposições preconceituosas e antipedagógicas do movimento denominado “escola sem partido” e foi construída sem ouvir e considerar, de fato, as opiniões e propostas daqueles que trabalham efetivamente no processo educativo, no chão da escola, em contato diário com a comunidade escolar.

Estamos atentos e mobilizados para impedir qualquer nova tentativa de imposição da proposta de BNCC deste governo.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

O CIS é para privatizar escolas Governo desumano quer demitir 33 mil professores no Natal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 5.325.174 hits

Comentários

apeoesp em
apeoesp em APEOESP assegura afastamento a…

%d blogueiros gostam disto: