Uma grande vitória da APEOESP e dos professores da categoria O

11/12/2017 at 21:15 2 comentários

Não haverá demissão em massa no Natal

Acaba de ser divulgado pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira, 11/12, que será enviado projeto de lei para a Assembleia Legislativa em caráter de urgência para a redução da “duzentena” (180 dias) para 40 dias.

Trata-se de uma grande vitória da APEOESP e de todos os professores e professoras que lutaram por uma solução que evite a demissão de 33 mil professores temporários em pleno Natal.

Há mais de um ano, a APEOESP vem lutando para que o Governo dê uma solução definitiva para este segmento da categoria, por meio da implementação da Estratégia 18.20 do Plano Estadual de Educação, que determina uma nova lei de contratação que equipare os direitos dos temporários aos dos professores efetivos.

Entretanto, aproximando-se o final do ano letivo e, diante da perspectiva de demissão em massa, passamos a trabalhar com a proposta de uma medida emergencial que agora está sendo tomada, após muitas reuniões, manifestações, solicitações e documentos encaminhados à Secretaria da Educação, aos Deputados Estaduais e ao Governador do Estado.
Pessoalmente, protocolei no dia 21/11, durante audiência pública com o Secretário da Educação, na ALESP, um documento contendo consistente argumentação jurídica para embasar a redução para 40 dias e vencer as resistências da Procuradoria Geral da Estado.

No dia 7/11, acompanhada de comissão de professores da categoria O, estive na Secretaria da Educação, em reunião com o senhor Wilson Levy, Chefe de Gabinete. Diante das incertezas sobre possíveis soluções, sensibilizamos o Governo Estadual. Também, de forma ordenada fizemos uma campanha por meios eletrônicos que certamente ajudou a mostrar ao governo a extensão do problema.

Agora, com satisfação, alívio e sensação do dever cumprido, tomamos conhecimento do anúncio do governo. Entretanto, há mais uma importante etapa a cumprir: assegurar a aprovação do projeto a tempo de resolver a situação, ainda que emergencialmente, para que os professores da categoria O, cumprindo o afastamento de 40 dias, possam participar do processo inicial de atribuição de aulas de 2018.

Uma vitória, sem dúvida. Vamos comemorá-la. Mas não percamos de vista que o objetivo maior é assegurar a todos os professores e professoras uma forma de contratação digna, assim como condições de trabalho adequadas para a garantia da qualidade do ensino.

Vamos continuar lutando juntos para conquistar novas vitórias.

Professora Bebel
Presidenta da APEOESP

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

Mais uma conquista da APEOESP Novos concursos serão realizados

2 Comentários Add your own

  • 1. paulo ricardo abrahão berardo  |  12/12/2017 às 13:08

    parabéns bebel , por acreditar na luta dos professores , obrigado por mostrar pra mim essa força da apeoesp , fiquei muito feliz por ter conhecido você pessoalmente , desculpa por dizer meses atrás que você só estavam preocupados com efetivos e categoria f , você mostrou que professores unidos sempre vencem , valeu paulo ricardo abrahão berardo de são joaquim da barra

    Responder
    • 2. apeoesp  |  17/12/2017 às 14:23

      Prezado professor Paulo,
      Nossa luta é coletiva e os resultados são alcançados com os esforços de todos e todas. Obrigada.
      Bebel

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 5,115,989 hits

%d blogueiros gostam disto: