NESTE ANO CONSTRUIREMOS A GREVE!

19/05/2018 at 10:45 11 comentários

Pela qualidade da educação, contra a privatização da educação no estado de São Paulo e pelo pagamento imediato dos 10,15%

Reunidos no Vão Livre do MASP, professoras e professores de todo o estado decidiram intensificar a pressão pelo pagamento do reajuste de 10.15% conquistado pela apeoesp na justiça e também contra a privatização da educação no estado de São paulo, especialmente, neste momento, contra a privatização do ensino médio, que o governo quer fazer por meio da antireforma do ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular que os golpistas querem impor com votação no Conselho Nacional de Educação. A reforma do ensino médio, combinada com a BNCC, permitirá que até 40% do currículo do ensino médio regular (parte diversificada) seja privatizado, por meio do ensino a distância, em convênio com entidades privadas e empresas. O mesmo poderá ocorrer com até 100% da Educação de Jovens e Adultos

É importante ressaltar que embora a Ministra Carmen Lúcia, Presidenta do Supremo Tribunal Federal, tenha suspendido o pagamento dos 10.15%, a iniciativa de solicitar essa suspensão foi do Governo do Estado.

Contra o golpe, pela democracia, em defesa dos nossos direitos

O Brasil vive momentos de grandes retrocessos e somente a nossa luta pode impedir seu aprofundamento. Lutamos contra o golpe e pela democracia, luta essa que passa hoje por denunciar e combater o uso político da justiça, que mantém o ex-Presidente Lula preso sem que tenha sido provado que tenha cometido crimes, para impedi-lo de disputar e vencer as eleições presidenciais. Assim, a APEOESP luta pelas liberdades democráticas, pelo direito à presunção de inocência, pois esta prisão ilegal abre caminho para outras prisões injustas e sem provas, como já vem ocorrendo.

Ao mesmo tempo, como parte da mesma luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e da população (que estão sendo atacados e retirados pelos golpistas) defendemos melhores salários, valorização e condições de trabalho para o magistério, fundamentais para a qualidade da educação.

Campanha

Por isso a APEOESP lançou na assembléia a campanha pela qualidade da educação e contra a privatização da educação no estado de São Paulo. Mais que slogans e todos os materiais produzidos (cartazes, banners, folders, vídeos, busdoor, camisetas e outros) a campanha será composta de atividades concretas nas regiões e no estado: mobilizações, debates, rodas de conversa, panfletagens, aulas públicas para engajar a categoria, os estudantes, a comunidade, movimentos sociais e entidades na defesa da escola pública, que é nossa e ninguém toma.

Calendário
Assim ficou definido o calendário:
25/5 – iniciar acampamento na Praça da República – Queremos o pagamento dos 10.15%!

6/6 – realizar a reunião do CER em frente ao Palácio dos Bandeirantes e formar uma comissão para cobrar o reajuste de 10.15%.

8/6 – comparecer em massa à audiência pública promovida pelo Conselho Nacional de Educação no Memorial da América Latina – contra a privatização do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular.
A APEOESP proporá à CNTE que defenda na Conferência Nacional Popular de Educação que este seja um dia nacional de paralisação.

Foi aprovado, ainda, indicativamente, a realização de um dia estadual de paralisação, caso as mobilizações até então definidas não produzam o resultado esperado.

Em agosto será realizada uma assembleia para avaliar as condições para uma greve da categoria. O lema desse processo de construção, que estará presente em nossos materiais: Neste ano construiremos a greve.

Encaminhamentos da campanha

Em junho, as macrorregioes da APEOESP organizarão os lançamentos regionais da campanha pela qualidade da educação e contra a privatização da educação no estado de São Paulo, envolvendo estudantes, pais, a comunidade, demais entidades.

Serão produzidos 1 milhão de panfletos, a serem distribuídos em dias de panfetagens em praças públicas, previamente programados.

Serão realizados debates, aulas públicas, rodas de conversa, encontros e outras formas de discussão e interação com a comunidade, para combater e esclarecer sobre a privatização do ensino, BNCC, MMR e outras medidas que compõem a política desse governo.

A APEOESP já solicitou nova audiência com o Secretário da Educação para que ele dê respostas às pendências relativas a:

– contratação de professores, reposição de aulas.

– nova forma de contratação de temporários, de acordo com a estratégia 18.20 do Plano Estadual de Educação, que prevê a equiparação de direitos com os efetivos, sem quarentena ou duzentena.

– facilitação da reposição de aulas das paralisações de 2017 e 2018.

– falta médica parcial.

– limite de 25 estudantes por classe.

E outras.

Anúncios

Entry filed under: Artigos.

PUBLICADO NOVO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PEB I PARA ESCOLHA DE VAGAS Professores podem pedir abono de ponto em consequência da paralisação dos caminhoneiros

11 Comentários Add your own

  • 1. Prof. Clóvis  |  19/05/2018 às 12:38

    Triste espetáculo, novamente, guerra de vaidades. A direita golpista adorou. Não vai ser desta maneira que vamos mobilizar a categoria. A base tem que reagir, as “lideranças” têm outros interesses.

    Responder
    • 2. apeoesp  |  20/05/2018 às 10:51

      Prezado professor Clóvis,
      Não entendi realmente o que quis dizer. O senhor leu o boletim? Acha mesmo que não temos motivos para nos mobilizar? Por que tanto cuidado agora? Por que mudou o governo? Mas é mais do mesmo. E nossas reivindicações continuam a ser negadas.
      Bebel

      Responder
  • 3. Prof. Clóvis  |  20/05/2018 às 15:04

    Eu quis dizer que enquanto a gente perde tempo com brigas que não trazem nada de positivo para a categoria e para a esquerda, a direita golpista vai cada vez massacrando mais os trabalhadores. O momento é muito crítico, chega de oportunistas em nossa categoria. Os professores que participam de uma assembléia, que perdem um dia de seu salário, não se motivam para mobilizar e fazer um movimento forte. Eu não disse que não é para mobilizar, disse que o discurso de mobilização não está condizendo com a prática das lideranças. As brigas no caminhão são de vaidades e não de concepção política.

    Responder
  • 4. Magali de Cássia Merenda  |  21/05/2018 às 20:22

    Bebel
    Boa tarde
    Sobre os 10.15 de reajuste salarial, há a possibilidade de novamente a ministra Carmen Lúcia vetar? O que quer dizer quando a Apeoesp diz que já é causa ganha? O governo tem ainda a possibilidade de não pagar? Obrigada desde já pelos esclarecimentos.
    Prof Magali

    Responder
    • 5. apeoesp  |  27/05/2018 às 10:40

      Prezada professora Magali,
      É causa ganha. O que o Governo conseguiu foi uma suspensão de forma extraordinária. No mérito a causa é nossa. Mais dia, menos dia, terão que pagar. Estamos lutando para que seja imediatamente, ainda que de forma negociada.
      Bebel

      Responder
  • 6. Fabiane  |  22/05/2018 às 23:41

    Boa noite! Gostaria de saber se houve acordo para uma nova chamada dos remanescentes do concurso de 2013? Ou vai ser realizado novo concurso?

    Responder
    • 7. apeoesp  |  27/05/2018 às 10:37

      Prezada professora Fabiane,
      A SEE afirma que realizará novo concurso, mas temos ação judicial para que 15 mil vagas de 2013 sejam preenchidas.
      Bebel

      Responder
  • 8. Juliano  |  30/05/2018 às 17:19

    Estou aposentado desde julho do ano de 2.017 e sou afiliado à apeoesp, gostaria de saber se terei direito a esse e a outros reajuste que venham a ocorrer?

    Responder
    • 9. apeoesp  |  02/06/2018 às 13:40

      Prezado professor Juliano,
      Sim. Tem direito aos reajustes.
      Bebel

      Responder
      • 10. Juliano  |  06/06/2018 às 12:41

        Na minha sub-sede informaram que eu não tenho direito a paridade.

      • 11. apeoesp  |  10/06/2018 às 11:28

        Prezado professor Juliano,
        Por favor, ligue para 11.33506214 e informe-se melhor.
        Presidência da APEOESP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 5.204.433 hits

%d blogueiros gostam disto: