Salário, emprego, carreira, sim! Provinha e provão, não!

20/02/2010 at 20:17 196 comentários

Assembleia dia 5 de março, às 15 horas, na Praça da República, com indicativo de greve.

Feche a sua escola e compareça!

Eixos centrais:

Por reajuste salarial imediato de 34,3%

Pela incorporação das gratificações e extensão aos aposentados

Por um plano de carreira justo

Pela garantia de emprego

Contra as avaliações excludentes (provão dos ACTs/avaliação de mérito)

Pela revogação das leis 1093,1094,1097

Concurso público de caráter classificatório

Entry filed under: Artigos.

Batalha judicial continua! Um ataque baixo que não merece resposta

196 Comentários Add your own

  • 1. Monica  |  20/02/2010 às 21:27

    Bebel,
    Na minha DE e principalmente em minha escola estamos nos mobilizando p/comparecer no dia 05/03, porém as DEs. irão atribuir aulas nesse dia. Nós não poderemos faltar pois senão as aulas serão atribuídas compulsóriamente. Outro fato, se houver atribuição os representantes da APEOESP estarão na atribuição. Então o que faremos? Tenho certeza que farão de tudo p/ atribuir aulas nesse dia, justamente p/ desestabilizar o movimento.

    Responder
    • 2. apeoesp  |  21/02/2010 às 11:46

      Pezada professora,
      Agindo assim, o governo mostra que teme o movimento. Tenho a certeza de que vocês encontrarão uma forma criativa de se fazerem presentes no movimento. Mas, não esqueçam; é dia de paralisação também. Não vamos ter aulas neste dia.
      Bebel

      Responder
      • 3. pedrinhorenzi  |  23/02/2010 às 12:42

        CONCURSADO NUMERO 374 NO ESTADO DE S.PAULO NUNCA ASSUMI A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA AINDA NO GOVERNO DO FINADO MONTORO…
        AGORA,O GOV. SERRA FALA EM AULAS DE SOCIOLOGIA DISCIPLINA OBRIGATORIA NA “GRADE CURRICULAR”…ESPERO ASSUMIR AS AULAS DE DIREITO E FATO..CASO PASSE NO CONC. PUBLICO DO GOV. PAULISTA….
        ATÉ QUANDO?
        POR UMA EDUCAÇÃO PUBLICA DE QUALIDADE!
        COM ERROS E ACERTOS PARABENS A LUTA SINDICAL DA APEOESP!!! TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO! MENTIRA NÃO!!!

      • 4. Rosana  |  05/03/2010 às 21:51

        Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u702882.shtml

        05/03/2010 – 17h07

        ANDRÉ MONTEIRO
        da Folha Online
        Atualizado às 17h48.

        Diversas entidades que representam os professores da rede estadual de ensino de São Paulo decidiram paralisar suas atividades a partir da próxima segunda-feira (8). A decisão foi anunciada na tarde desta sexta, em assembleia e manifestação que acontece na praça da República, no centro da cidade de São Paulo, em frente à Secretaria Estadual de Educação.

        Segundo a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), cerca de 10 mil professores participam da manifestação, que teve início às 15h. A Polícia Militar, porém, estima em aproximadamente 5.000 o número de manifestantes, segundo o capitão Félix, responsável pelo monitoramento do protesto.

        De acordo com os organizadores, a manifestação foi motivada pela proposta, feita pelo governo, de incorporar as gratificações ao salário dos professores. Pelos cálculos do sindicato, com esse projeto, o reajuste salarial da categoria ficaria em 0,27% –para professores até a 4ª série do ensino fundamental-, e em 0,59% para os professores da 5ª série do ensino fundamental ao ensino médio.

        Entretanto, as entidades representativas reivindicam um reajuste salarial de 34,3% para todos os professores. Além da Apeoesp, participaram da manifestação o Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo), Apase (Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo), CPP (Centro do Professorado Paulista) e Afuse (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo).

        Com a greve, os professores esperam que a gestão José Serra (PSDB) sinta-se pressionada e inicie um processo de negociação para o reajuste dos salários.

        A paralisação deve permanecer até a próxima sexta-feira (12), quando ocorre uma nova assembleia para avaliação e definição dos rumos a serem tomados. O local escolhido para o encontro foi o vão do Masp, na avenida Paulista –os organizadores esperam sair de lá em passeata.

        A Folha Online ainda não conseguiu contato com a Secretaria de Educação para comentar o anúncio da greve.

    • 5. Priscila  |  27/02/2010 às 13:15

      Pessoal,

      Vcs ainda não entenderam que essa tal de Marta não é professora coisa nenhuma? Se ela defende tanto o Serra e adora a vida como ela está, se está se sentindo bem assim, quem vcs acham que essa pessoa é? parece obvio não? é claro que é alguem a mando do Serra !!!! somente para tentar fazer nos desunirmos cada vez mais, provocar a guerra entre nós, fazer com que nos mudemos de ideia, está tentando fazer com que a grave não se realize, tentar provar para nos que não devemos lutar por algo que almejamos, e pior de tudo: tentar com que acreditamos que exista alguem que está feliz com o que está acontecendo na área da Educação.
      Vamos lutar!!!!! ?Vamos deixar de lado pessoas que não tem nada a ver com a nossa categoria!!!!!

      Professores, VAMOS A LUTA!!!!!!
      TODOS EM GREVE DIA 5!!!!!

      Beijos a todos da categoria!!
      Priscila

      Responder
  • 6. Edilza  |  20/02/2010 às 22:19

    Sim, estarei lá vamos luta.

    Responder
  • 7. Antonio Cezar Fontolan  |  20/02/2010 às 22:48

    “UM POR TODOS E TODOS POR UM”

    05/03 15H. NA PRAÇA DA REPÚBLICA

    Responder
  • 8. Daniela Ferraz  |  21/02/2010 às 01:57

    MINHA SITUAÇÃO É A SEGUINTE:NÃO FIZ A INSCRIÇÃO PARA A PROVA,SOU CATEGORIA F(ACHO QUE AINDA SOU),ENTREI COM VÁRIOS RECURSOS E FORAM NEGADOS PELA DELEGACIA DE ENSINO.PODEREI ME INSCREVER PARA ESTE NOVO PROCESSO SELETIVO?POR FAVOR,AGUARDO RESPOSTA.OBRIGADA!!!

    Responder
    • 9. apeoesp  |  21/02/2010 às 11:35

      Prezada professora,
      A prova é obrigatória. Com os recursos indeferidos, você é desligada da rede. Procure o departamento jurídico.
      Bebel

      Responder
  • 10. Daniela Ferraz  |  21/02/2010 às 02:00

    Não fiz a inscrição para a prova.Entrei com todos os recursos possíveis e mesmo assim,meu nome não apareceu na 2ª lista.Semana que vem terei reunião com o advogado da APEOESP para entrar com ação judicial individual.Estou com uma dúvida,enquanto não entro com esta ação,não poderei participar das próximas atribuições ou eventuar??? (Sou categoria F)

    Responder
    • 11. apeoesp  |  21/02/2010 às 11:32

      Prezado professor,
      enquanto não resolver a questão você não poderá participar de atribuições, pois a prova é obrigatória.
      Bebel

      Responder
      • 12. Luci  |  23/02/2010 às 15:48

        Bebel!
        Olá, sou da catgoria L e não fui aprovada. Será que poderei dar aulas em substituição na falta de um professor? Pois está faltando profissional e os alunos estão ficando sem aula!!
        Obrigada!

        Lci

        Prezada professora,
        Nosso entendimento é que sim. Tente e insista.
        Bebel

  • 13. Marta  |  21/02/2010 às 05:17

    Sou ingressante e consegui pegar aulas, já estou até lecionando!!!! Que legal, estou APAIXONADA, teve gente tentando desanimar nós novatos, falando mil e uma coisas horríveis a respeito da educação no Brasil, porém eu nunca dou ouvidos a pessoas despeitadas, eu estou feliz com meu novo trabalho e tenho sim ajuda de muitos professores veteranos (efetivos), que estão super felizes com os novos que chegaram para dar um “up” na educação. Vocês estão certos em brigar por melhoria salarial e respeito, mas querer que o governo “sustente” os ofas que não passaram na prova, como se fosse obrigação “cuidar” e “dar” dinheiro, é demais, né? Em qualquer lugar que a pessoa vá trabalhar ela é avaliada e, se não corresponde às expectativas, é demitida, porque que com os professores terceirizados seria diferente? Diga numa empresa qualquer que um funcionário terceirizado está requerendo direitos, em menos de 15 minutos estará na rua. Não sei porque o sindicato insiste em manter a educação como está, essa bagunça, ao invés de querer gente nova e com vontade de ensinar. Vocês não defendem a educação, defendem gente encostada que só quer saber de uma aposentadoria do Estado.

    Responder
    • 14. apeoesp  |  21/02/2010 às 11:26

      Prezada professora,
      Já comentei demais aqui este tipode opinião, que compara uma escola com empresa privada. Gostaria apenas de perguntar, professora, se você sabe que, em 2011, não poderá ministrar aulas na rede, por força da quarentena de 200 dias imposta pelo governador Serra através da lei complementar 1093?
      Bebel

      Responder
      • 15. Marta  |  22/02/2010 às 02:20

        Sei sim, Bebel, não sou desinformada, mas tenho capacidade suficiente para estar empregada em 2011, soujovem e capaz e posso muito bem trabalhar numa escola particular, entrei no Estado para dar minha melhor contribuição e mostrar pros dinos que quando se tem vontade, é fácil fazer alguma coisa. Pode ficar tranquila que não sou nenhuma “vampira” do Estado, que só sabe mandar os alunos copiarem textos e decorarem fórmulas enquanto leio revistas. Estou sempre de olho no que acontece, eu sei da quarentena, mas não me assusto nem um pouco, não sou nenhum dino…

      • 16. apeoesp  |  22/02/2010 às 13:20

        Prezada professora,
        Não tenho motivos para duvidar de sua capacidade, o que lamento é que, mesmo sabendo que o governo contrata professores por apenas um ano, obrigando-os a ficar um ano fora da rede, sem se preocupar com a continuidade do processo pedagógico, você considere que isto não tem nada a ver com a qualidade da educação. De fato, a experiência é que traz a maturidade.
        Bebel

      • 17. Marta  |  22/02/2010 às 14:18

        Ah, Bebel, claro que tem coisas que não devemos aceitar e concordar, e eu (felizmente ou infelizmente) não consigo aceitar certos comentários. Realmente falta investimento e capacitação, lutar por isso é certo, sim, e não lutar somente para favorecer quem tem tempo não permitindo que outras pessoas ingressem, pode ser que a prova não tenha sido o melhor método, mas foi o que o governo decidiu e eu não fiquei chorando ou reclamando, estudei e passei, eu também tive que me esforçar, tenho filho, marido, casa, não sou nenhuma “menina” começando a vida agora, então pergunto? E meu esforço? E minha vontade? E meu empenho, estudando até de madrugada, pesquisando na internet (pois os livros eram caros demais), e minhas pesquisas em bibliotecas? Muita gente reclamou que era impossível encontrar a bibliografia, mas acredito que foi falta de interesse, preferiram acreditar na anulação da prova, e muitos nem se deram ao trabalho de comparecer, e agora que se viram apertados, começa essa briga toda, para prejudicar os que passaram. Por mais que você e outros usem o discurso de que não é justo o professor mais antigo ficar atrás dos mais novos, eu te pergunto: Porque muitos não estudaram? Porque muitos nem compareceram ao local da prova? Porque muita gente simplesmente não se preocupa com reciclagem? Falta de recursos? Tem muita coisa gratuita por aí, eu sei porque faço, tem muita coisa interessante na internet, e existem postos gratuitos para usa-la. Desculpe Bebel, mas é como eu penso: O ocioso NUNCA tem tempo para nada…

      • 18. apeoesp  |  22/02/2010 às 15:34

        Prezada professora,
        Pelo jeito, não vamos no convencer mutuamente, mas o tempo poderá esclarecer muitas coisas. A posição do sindicato é, muitas vezes, delicada, pois não temos condições de tomar posições que atendam, na exata medida, interesses individuais de 238 mil pessoas que compõem o magistério estadual, considerando os aposentados. Então, definimos posições e por ela lutamos, lembrando sempre que estas posições são tomadas em praça pública e sempre reúnem milhares de professores.
        Há, entretanto, um princípio do qual não abrimos mão: professores têm que ser valorizados e não descartados. Não vamos aceitar, em hipótese nenhuma, que uma prova, por melhor que seja, defina que pode ou não ministrar aulas, inclusive desrespeitando os que estudaram especificamente para isto. Afinal, o magistério é ou não é profissão?
        Se pretendo cobrar resultados, tenho que dar condições para que eles existam. Não estou defendendo cada um individualmente, pois pode ter havido casos, reconheço, de professores que não se esforçaram etc e tal. Agora, alguns fatos são inegáveis: foi uma prova que não conseguiu avaliar corretamente os professores, em época péssima, com apenas um mês para ser estudada uma bibliografia mal elaborada, extensa e, inclusive, com muitos títulos esgotados. Aí, perguntamos: por que o governo não realizou o concurso público? Não teve tempo? Mas teve tempo de fazer duas provas (temporários e de mérito).
        Prezada professora, você não ficou “chorando ou reclamando” e resolveu seu problema particular (embora só possa ministrar aulas neste ano, é bom reafirmar); mas o papel do sindicato não é aplaudir as medidas do governo, quando não concordamos com elas. Ao lutar contra todas as coisas erradas que eles vêm fazendo, estamos defendendo todos, inclusive os novos professores, que já entram na rede com direitos ainda mais rebaixados em relação ao mais antigos, e que já têm uma péssima situação. Você acha mesmo que piorar a situação do professor é a forma de elevar o nível da educação estadual? Eu não acho.
        Finalmente, de um modo geral, não se trata de ociosiodade. Aliás, isto é o que maioria dos professores da rede estadual de enisno menos têm, pois se desdobram em mais de uma escola, com centenas de alunos, para receber uma salário baixíssimo. Não façamos regras somando exceções e não vamos generalizar certos juizos de valor. Isto nunca dá certo.
        Bebel

      • 19. Cassiano  |  23/02/2010 às 01:09

        Professora Marta,
        Pode ter certeza que vc vai ter sua chance, como eu tive, fui o último durante muitos anos na minha escola, hoje sou o primeiro da lista (História), sempre respeitei meus colegas, inclusive aprendi com aqueles que não agiam corretamente, de como eu não deveria ser,fiz concurso fui aprovado, tomei posse, mas nunca concordei com atitudes e projetos injustos como esses e outros (se não fosse com muita luta não teriamos nem aulas suficientes para todos, os profs de sociologia e filosofia sabem do que estou falando).
        Apoie os seus colegas. lute pelo que é certo, tenho certeza que vai realizar os seus sonhos, Deus é justo.
        Abs

      • 20. Neo  |  01/03/2010 às 02:31

        Concordo plenamente com a marta, pois para o fracasso sempre tem uma desculpa… não tive tempo… dormi demais…. tinha muitos diários(todos mal preenchidos)… não deu tempo… errei o gabarito e cadê a garra e a força de vontade do professor que não desiste nunca minha campanha é: é hora de renovar e acordar pra vida as aulas começaram e não da para utilizar o método de trinta anos atrás pois os alunos não aguentam mais!!!

        05/02 fiquem na escola tá belezinha!!!

        Estuda, esforça e não acomoda que dá certo!!!
        abraço a todos…

      • 21. marilene  |  01/03/2010 às 07:04

        NÓS RESTA DA PARABÉNS A VC, QUEM SABE UM TROFEU POR TANTO DESENPENHO PARABÉNS MAS UMA VEZ

      • 22. Vitor  |  27/02/2010 às 13:57

        Queremos fazer algumas observações sobre os comentários que a nossa mais jovem colega Marta está fazendo. Ela deve estar muito feliz por ter conquistado um emprego, porém já está alienada quando se trata de entender a confusão que as leis atuais provocaram na nossa categoria. Dividiram-nos para nos enfraquecer. “Um reino dividido é um reino vencido”. Com essas ideias, cara Marta, a Senhorita está prejudicando o seu próprio futuro. Nós, os que a jovem, trata de “dinos”, aliás, estamos muito ofendidos com esse tratamento, imaginamos que hove falha na sua formação Ética. Até concordamos que existem alguns acomodados na Rede, mas quando você generaliza comete mais um erro, falta lógica no pensamento. Portanto, estamos alertado, não só a você, Senhorita Marta, mas a todos os que estão chegando agora que, como disse, certa vez, um jogador de futebol, “acabou de chegar e já quer sentar na janelinha”. Vá com calma. Não queremos vê-la excluída, temos muito para aprender juntos.

    • 23. Edilza  |  21/02/2010 às 17:26

      Lamento sua postura colega Marta, vc ficará dois anos sem trabalhar na rede e ai ?vai falar do governo tb? em qualque empresa qdo somos demitidos recebemos FGTS, seguro desemprego, e quem ficou sem emprego recbeu o que? nada isso é justo? vc está chegando agora é melhor ficar de boca calada sua ignorante, se o governo pagar uma boa grana para quem ficou de fora ótimo, qto ao sindicato, ele está correto.

      Responder
      • 24. Marta  |  22/02/2010 às 02:25

        Querida amiga Edilza, primeiramente, ignorante é você que com certeza é mais uma REPROVADA preocupada, deveria ter se preocupado antes e estudado, agora é tarde (nem adianta falar que é efetiva, ou que tem cargo na Prefeitura, porque sei que é mentira, senão você não estaria desesperada assim), quanto a ficar dois anos sem trabalhar, pode ficar sossegada, eu sou capaz, NUNCA fiquei desempregada, estou no Estado porque quero mostrar pra vocês que o que falta não são benefícios e sim vontade, coisa que vocês não tem. FGTS, seguro desemprego? Isso nunca teve, você não sabia antes de entrar? Provavelmente você é mais uma incapaz que escolheu lecionar no Estado (sem passar em concurso), achando que seria efetivada de graça… e agora? Ataca quem tem mais inteligência e capacidade do que você? Caso eu me desiluda, é só sair e arrumar outro emprego, como já disse tenho capacidade, mas por enquanto prefiro ficar onde estou, com as aulas que os reprovados perderam…

        Beijo, me liga

        Marta

      • 25. Edilza  |  23/02/2010 às 02:30

        Seja mais educada, em primeiro lugar não sou sua amiga, viu como vc é ignorante, saiba o que é amiga e colega onde vc estudou não te ensinaram, pq ficou tão brava, pq vai ficar na rua o ano que vem, que pena!!!!!

      • 26. Cesar  |  01/03/2010 às 21:20

        Edilza, não podemos pedir para pessoas com síndrome de nazismo, ter ética, não é mesmo. por mais que elas matem, não se importam em continuar matando. esta “professora” com certeza irá matar a consciência política de centenas de alunos(lembrando, enquanto estiver admitida) é uma pena.

    • 27. Sebastião Miguel  |  01/03/2010 às 12:37

      Sou a favor de uma educação de qualidade, principlamente quando estamos lidando com nossas crianças. Entretanto, o governo do PSDB só vem destruindo as escolas e avida de milhares de educandos e educadores estão longe dos planos desse governo.
      Como profissional da educação desde 2004 fui informado que seria enquadrado na categoria L. através da APEOESP entrei com uma ação e a justiça entendeu que essa decisão da DE foi equivocada me dando o ganho de causa.
      Só para orientar a professora Marta, ano que vem a senhora deve cumprir a duzentena e isso é bom? Basta! Vamos à greve só assim o governo recua.
      OBS. Além de minha graduação sou especialista em análise do discurso e literatura pela PUC-SP. Sem nenhuma ajuda do governo que tanto fala em educação continuada. Onde está a ajuda? Se eu não conseguisse aula como iria pagar meu curso?
      Não é desabafo, é hora de mostra que somos uma categoria unida seja L, F, I. J….qualquer que seja a letra.

      PARABÉNS APEOESP.

      Responder
  • 28. Marta  |  21/02/2010 às 05:23

    Ah, esqueci de dizer que meu voto e o de muitos colegas ingressantes, são do Serra, sim, pois estamos muito chateados e decepcionados com a apeoesp que só defende os antigos. Mesmo que todos os ofas não votem nele, podem ter certeza de que somos a maioria, e ninguém está feliz com as atitudes do sindicato que tenta a todo custo atrapalhar nosso ingresso na educação, sem falar nas mães e pais que estamos mobilizando para ficarme contra os reprovados. Podem ter certeza de que tme muitos pais e mães revoltados com professores nota zero dando aulas para seus filhos. No primeiro dia de aula uma mãe perguntou pra professora nova do filho dela, se ela fazia parte da “leva de reprovados”, e se fosse ela iria reclamar com a diretora, pois não entregaria seu filho a uma pessoa “incapaz”, como ela mesma disse. Vocês pensam que os novatos estão de braços cruzados? Será que os ofas são em maior número do que os ingressantes, os veteranos aprovados (sim, tem muito L APROVADO revoltado com a idéia de um F REPROVADO passar na frente) e os pais dos alunos? Estamos fazendo uma grande campanha para defender nosso lado também, apesar do sindicato que deveria pensar em nós também, tentar nos derrubar.

    Responder
    • 29. apeoesp  |  21/02/2010 às 11:30

      Prezada professora,
      Você agora pertence à nossa categoria. Ao lutar pela revogação da lei 1093, estamos lutando por você, pois terá que ficar fora da rede em 2011 se esta lei continuar em vigor.
      Quanto ao seu voto, é questão de foro ínitimo, mas acho lamentável que você pense em votar em alguém que vai lhe deixar sem emprego no ano que vem.
      Bebel

      Responder
    • 30. victor  |  22/02/2010 às 01:59

      Sua novata!!!!!!!!!!!!!!!

      Responder
      • 31. victor  |  22/02/2010 às 02:00

        È a Marta claro!!!!!!!!!!!!!!!

      • 32. Kelly  |  22/02/2010 às 12:37

        Sr. Victor:

        O sr. nunca foi novato??? Já ingressou no Magistério sabendo tudo??? Pelo visto, claro que não, pois até hoje ainda não aprendeu o que é democracia e respeito!!! E antes que pense, não sou novata, não. Estou no Estado há um bom tempo. Mas não foi exercendo minha profissão ao longo dos anos que aprendi a respeitar as opiniões alheias não. Isso eu aprendi com meus pais, dentro da minha casa!!!!

      • 33. Marta  |  22/02/2010 às 17:02

        Esses são os veteranos reprovados… Beijos Vitinho…

    • 34. Marcio  |  22/02/2010 às 20:41

      Marta,
      Gostaria de pedir mais respeito para com a nossa categoria, vc é apenas mais uma puxa saco do Serra. O tempo vai se encarregar de mudar esse pensamento seu, depois que vc estiver um bom tempo no estado vai perceber que não é bem assim….. Há esqueci. vc não vai ficar muito tempo no estado…..pense bem garota o governo é o problema e não os prefessores.

      Responder
    • 35. dalva  |  23/02/2010 às 22:33

      Sua petulante, eu passei na prova, mas mesmo assim estou do lado do colegas que não passaram não por incopetencia e sim por falta de tempo, se eles fossem como você uma desocupada teriam passado com certeza, portanto tenha mais respeito com os meus colegas e com o sindicato ,pois vc é uma despeitada só passou porque não tinha nada pra fazer e teve a infeliz ideia de fazer uma faculdade pensando em mamar nas tetas do governo, mas se deu mal e vai ficar de quarentena, vai trabalhar 6 meses e ficar 6 meses coçando e assi sussecivamente, desinformada, boas férias pra vc em 2011.bjus kkkkkkkk.

      Responder
    • 36. Neo  |  01/03/2010 às 02:11

      Adorei a prova, pois estou no segundo ano de faculdade ou seja não tenho nem 50% do curso e também nunca trabalhei de eventual e no meu primeiro ano completei a carga de 30 aulas enquanto os professores desatualizados de 20 anos ficaram para trás… por mim essa prova tem que continuar e não vou aderir a greve pois estou muito bem e acredito que a questão de não trabalhar ano que vem vai cair pois o estado não tem tanto professor assim… a lógica é essa não estuda dança e professor que não estuda esta na profissão errada, agora que vocês não conseguiram vencer os estudantes estão preocupados e é bom para servir de ajuda na hora de estudar no ano que vem!!!
      Quem não chora não mama…

      Responder
  • 37. ana lucia vecchi  |  21/02/2010 às 14:12

    eheheheheheh, boa Bebel, essa Marta tá é deslumbrada demais, isso ai Martinha, vota no Serra e fica desempregada ano q vem tá, bobinha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, nossa Bebel q comentário mais descompensado, sem noçao nenhuma essa marta, eu sou efetiva, e por Deus não ajudo ninguem q faz um comentario assim!!!!, prova-se o qto de falta decoro essa pessoa tem, coitado dos alunos, isso sim, e duvido q tem pais e maes fazendo tais comentarios, de q nao querem professores reprorvados lecioando para seus filhos, isto são palavras desta professora, prepotente, arrogante e preconceituosa, olha a falta de humildade, e vais ficar de quarentena ta, mas vota no Serra amor!. Bebel em minha escola é diferente, os novatos chegaram de mansinho, pois não vamos deixar q destratem professores reprovados q pegaram aulas e foram para minha escola, nós efetivos bem como direção, não vamos deixar ninguem pisar ou esculhambar ninguem,onde já se viu, uma menina tonta dessa falar tanta asneira, q a educação tá linda, ah!!!!, vai para o raio minha filha, e vc é mentirosa, pois em minha escola ao contrario os pais de alunos preferem professores antigos, …….Bebel, deixa-para lá, esses novatos vão aprender, tadinhos, na teoria é lindo, mas deixa daqui há 2 meses, kkkkkkkkkk, e AMIGA BEBEL MINHA ESCOLA TBEM VAI PARA A GREVE, ESTAMOS NOS PREPARANDO PARA O DIA 05/03 ABRAÇOS! A LUTA CONTINUA MSM COM GENTE TORCENDO CONTRA, E VOTANDO NO SERRA, PARA FICAR DESEMPREGADA DEPOIS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,UI! É RUIM HEIM MARTA, NEM DE POLITICA ENTENDE…………………….BÁ, FUI………………..QTA XURUMELA TENHO Q LER, DESSES NOVOS, NEM TODOS, VIU, TEM NOVOS SUPER EDUCADOS, HUMILDES É POR AI VIU DONA MARTA!

    Responder
    • 38. Marta  |  22/02/2010 às 02:10

      Olá querida ana lucia (escrevi seu nome com letras minúsculas, pois acredito que sua mãe deve te-la registrado assim mesmo), estou mesmo deslumbrada, coisa que você e outros tantos dinos encostados deveriam estar também, e todo dia!!!! Ri muito dos seus comentários, ou você pensa que vou ficar nervosa? Como eu já disse, estou muito feliz com minhas aulas, adorei os meus alunos, adoro a minha profissão. Coitados dos seus alunos, com uma “professora” que escreve tão mal assim, sem acento, misturando tudo, credo! Você me chamou de tonta, mentirosa e outros adjetivos, que com certeza aprendeu com seus pais, mas mesmo assim eu te agradeço, pois são os dinos desesperados como você que me fazem rir muito, kkkk! Você não deve ser efetiva coisa nenhuma, deve ser é mais uma F REPROVADA, e revoltada.

      beijos e obrigada pelos comentários, pode falar mais que eu não ligo, tá amor?

      Ah, e voto no Serra mesmo, pois tudo que esse sindicato apóia, eu discordo, já que tentam a todo custo prejudicar a nós, os ingressantes…

      Marta

      Responder
    • 39. Kelly  |  22/02/2010 às 15:53

      Que coisa feia, sra. Ana Lúcia. Mentir desse jeito. A sra. não é efetiva coisa nenhuma, nem ao menos passou na prova e segundo seu comentário em outro post nest mesmo site, chegou até mesmo a ser desprezada na escola onde foi cumprir suas 12 aulas. Sinto muito pela sua situação, mas não é mentindo e muito menos ofendendo outros colegas que a sra. conseguirá resolver sua situação. Experimente ser mais humilde, faz muito bem para nossa alma.

      Responder
  • 40. carlos augusto  |  21/02/2010 às 14:57

    Prezada Presidenta, considero muito legal seu espaço e gosto da forma como se dirige aos seus interlocutores, sua educação é muita mesmo diante de provocações estúpidas como a da “nova professorinha Marta” , que “companheira de classe” o Serra foi “arrumar” pra gente, não ? rsrsrs . É isso que dá fazer concurso “marca barbante”, entra de tudo. Tenho uma crítica ao site da APEOESP, ele ainda não tocou no assunto do bônus, sei que somos contra pois o importante é o salário e coisa e tal mas o bônus é parte ,hoje, da vida do professor e mesmo sendo contra a APEOESP devia nos informar “à quantas anda” o SARESP, IDESP e tudo que envolve esse momento. Será que termos que esperar o jornal “Agora São Paulo” – que considero o porta voz oficial da S E – noticiar ? Penso que a APEOESP tem força suficiente para conseguir informações e então traçar meios de promover um debate sobre o tema. Continue firme no seu espaço que é uma forma mais direta e moderna de diálogo e espero que continue sendo “paciente” com as “martas” da vida , que vêem o trabalho de uma categoria como uma guerra de egos e preconceitos. Vamos torcer para que ela saia do “lado negro da força” e junte-se a nós que lutamos pelo direito adquirido. A “prova do Serra” mediu apenas uma situação que envolve o processo de aprendizagem; conviver positivamente com alunos e outros tantos funcionários que compõem todo o processo é outra história …

    Responder
    • 41. apeoesp  |  21/02/2010 às 18:12

      Prezado professor,
      Obrigada pelas suas palavras.
      Quanto ao bônus, o que obtivemos de informação extra-oficial é que seu pagamento estaria previsto para o final de março, pois estariam aguardando a finalização dos resultados do Saresp.
      Acho que cada um de nós tem um papel decisivo para trazer a categoria à assembleia do dia 5 de março, às 15 horas, na Praça da República, para iniciarmos um forte movimento de resgate do nosso papel social e valorização da profissão.
      Bebel

      Responder
    • 42. Marta  |  22/02/2010 às 02:30

      carlos (com letra minúscula, rsrsrsrsr), obrigada pelos elogios, “professorinha”, adorei, é muito carinhoso e gentil de sua parte, realmente você tem razão, nesses tipos de concurso entra de tudo mesmo, inclusive um monte de dinos que chutaram e tiveram sorte de acertar, pois nem abriram qualquer livro pra estudar, eu mesma conheço uma… mas deixa pra lá, é melhor assim do que ficar sustentando “vampiros do Estado”, que são terceirizados e pensam que tem direitos…

      Beijos

      Marta

      Responder
  • 43. ´pedro  |  21/02/2010 às 15:14

    Sou contra a greve!

    Responder
  • 44. Cíntia  |  21/02/2010 às 16:01

    PREZADA BEBEL ! ESTÁ VENDO COMO ESTÃO PENSANDO OS “NOVOS” ? ” ELES ” Ñ SE SENTEM NA CATEGORIA !!!! QUERER TRABALHAR TDS QUEREM, É ÓBVIO…..MAS, TDS NÓS TEMOS QUE COMPREENDER : FAZEMOS PARTE DA CATEGORIA E TEM MUITOS ÍTENS QUE ESSE GOVERNO IRÁ ” RETIRAR ” DA CLASSE DOS PROFESSORES SE Ñ HOUVER UMA INTERVENSÃO JÁ…..SUBTRAIR + AINDA !!!!!!! MAIS D. K JÁ FOI RETIRADO….

    Responder
  • 45. alessandro  |  21/02/2010 às 16:45

    Caros professores novatos, qualquer que seja a sua catecoria, não da mais . o SR govenador acabou com o funcionlismo público, e tem mais nós servidores somos maioria, os cursos de habilitação estão fechando, Professores, o ano que vem os novatos ficarão em casa…..e ai como fica . então vota nele e depois não reclama,.
    Quando algum professor novato falar alguma coisa, pesquise, pense antes de escrever, conheça a legislação, uma pessoa que vive expedindo resolução, não é confiante.
    Vocês estudantes que viraram professor, não poderão fazer dívida, estarão desempregados o ano que vemmmmmmmmm..

    Responder
    • 46. Antonio Cezar Fontolan  |  21/02/2010 às 22:16

      É preciso lembrar todos os colegas que o SERRA e o PAULO RENATO deixam seus cargos em março…para a corrida presidencial

      Nós professores aprovados ou não temos que nos unir pq os dois já estão fora…

      Responder
  • 47. Neide  |  21/02/2010 às 19:25

    Olá Bebel, sou categoria L, por força da safadeza do Serra e Paulo Renato, gostaria que me esclarecesse algo: se a lei 1093 for revogada, estes duzentos dias sem dar aula no Estado acabarão?
    Fiquei muito indignada com esta divisão que houve na categoria, pois em 02/06/07 eu ( como é a situação de muitos colegas), estava dando aulas eventuais no Estado, agora veja, se naquele dia um aluno se machucasse ou morresse, quem é que responderia por ele, o professor eventual ou o da sala?
    Quanto a esta colega Marta, o fato do professor ter passado na prova não significa que ele seja o melhor, pois conheço o trabalho de muitos professores bons que não passaram na prova.
    Tambén, gostaria de te dizer Marta, desde que comecei no Estado sempre lutei bastante e procuro fazer um trabalho sério, assim como outros colegas, quando comecei dava aulas só com o curso Normal e mesmo com o salário de eventual consegui concluir o curso de Pedagogia, passei no concurso de 2005, mas este caducou e não fui chamada, passei nas provas de 2008/2009, só que ainda não peguei aulas. Enfimj, te digo não existe justiça.
    Seja mais humilde e pense nos outros.

    Bebel, por favor esclareça minhas dúvidas.
    Boa tarde.

    Responder
    • 48. apeoesp  |  22/02/2010 às 11:56

      Prezada professora,
      A revogação da lei 1093 implica, sim, em revogar a quarentena que ela prevê.
      Bebel

      Responder
  • 49. Benedito  |  21/02/2010 às 20:02

    Prezada Presidenta Bebel, Foi muito importante a aprovação no CR a indicação de greve. No entanto é necessário construi-la como você mesma diz.Por isso estou lhe sugerindo a liberação de todos os diretores do sindicato para percorrer escola, esta liberação seria por conta do sindicato, que se disporia a pagar o dia do CR não trabalhado. Penso que aií sim , fazendo este movimento em nivel de estado com os CRs passando não só na sua escola mais também acessorando outros lugares onde temos Crs com pouca experiência . Independente desta sugestão ser aceita é necessário que os diretores e CRs saibam que a responsabilidade pela construção desta greve se passa pelas mãos deles e que se por ventura alguns se encontram em escola particulares dando aulas ,é necessário um esforço muito maior ainda ,pois se trata de neste momento organizar o nosso batalhâo e não podemos dispensar ninguèm . Se por ventura o professor diretor do sindicato não puder fazer este trabalho que de um passo para trás abrindo mão para aquele que está em condições melhores neste momento.
    Nós temos que lutarmos com todas nossas armas e neste momento as questões táticas tem que serem pensadas de modo que , a construção da greve não fique prejudicada porque um diretor tem compromissos pessoais, agora é vez da categoria que ele representa .Portanto seus esforços neste momento tem que estar voltado para a construção da greve de sua categoria nada de diretor fazer corpo mole. A guerra tem data e hora para ser iniciada e ela tem que sair sob pena da desmoralização de nossos professores, isto não é brincadeira! se tem diretor que ainda não se convenceu ou acha que fará corpo mole , nós também saberemos cobrar isto nas eleiçoes do sindicato !
    Um abraço. e vamos para a asembléia com paralisação dia 5 de março na praça da república!

    Responder
  • 50. Kelly  |  21/02/2010 às 20:31

    É realmente lamentável que alguns “profissionais” utilizem este espaço para se dirigir de maneira tão baixa a outros colegas.
    Chamar a professora de “arrogante”, “prepotente”, “ignorante”, “professorinha”???
    São esses tipos de atitudes que denigrem ainda mais a nossa classe diante da sociedade. Este espaço é visitado por alunos, pais de alunos e profissionais procurando por algum tipo de ajuda e/ou esclarecimentos acerca de sua situação trabalhista.
    Pessoas com esse tipo de comportamento estão ou já estiveram em uma sala de aula ensinando sobre “democracia”, “liberdade de expressão”, “coletividade”, “respeito às idéias alheias”???
    É assustador!!!
    A educação em nosso país está carente,sim, mas não só pelos abusos do governo, pela sua ineficácia ao lidar com a classe de trabalhadores mais importantes deste país. Há uma carência muito grande também de profissionais que deveriam dar exemplos, mesmo porque a educação vem do berço, pessoas que utilizem para sí também, os ensinamentos que coloca aos seus alunos.
    Não sou “novata”. Já trabalho há algum tempo no Estado e quando comecei também tinha meus sonhos. Com o tempo, aprendi que muitos deles eu não poderia realizar, pois não dependiam somente da minha vontade. Mas alguns sonhos permaneceram e ao longo da minha carreira foram se tornando realidade. Hoje, os sonhos são outros, mas ainda os trago comigo e são esses sonhos que me fazem acreditar que um dia teremos realmente uma educação de qualidade em nosso país.
    Infeliz o homem que deixa de sonhar e mais infeliz ainda, aquele que ainda não sabe utilizar com sensatez o significado de respeito e educação!!!

    Responder
    • 51. Marta  |  22/02/2010 às 02:38

      Kelly, você é maravilhosa e tenho certeza de que é uma ótima profissional também, eu fui sim dura com esses “professores” porque eles não respeitaram minhas idéias, eu me sinto prejudicada pelo sindicato e gostem ou não vou dar minha opinião, e esses “educadores” (kkk), são o pior exemplo de educação que se pode dar. Com gente como você e (graças a Deus) os Professores da escola onde peguei aulas dá gosto aprender, eles (dos comentários acima), dizem que não ajudam nem ensinam nada, mas quem falou que eu quero aprender com eles? Deus me livre!!!! Procuro os inteligentes, capazes, educados e com boa vontade (e tem muitos independente de ser F, L, efetivo, etc… aprovados ou não), já encontrei com profissionais excelentes que não passaram na prova, mas tem capacidade e conseguem ou já até conseguiram emprego (alguns até acumulavam cargo) na iniciativa privada. Acontece que eu não tenho “sangue de barata”, e com gente sem educação é na base da grosseria mesmo. Independente de nossas opiniões divergirem ou não, agradeço e digo que o que salva a educação são os profissionais como você. Muito obrigada.

      Marta

      Responder
  • 52. alessandro  |  21/02/2010 às 20:43

    AMANHA EU VOU NO FORÚM LOGO CEDO, EU SOU PROFESSOR, E ESTUDANTE DE DIREITO, DO PRIMEIRO ANO, JÁ QUE O ESTADO FEZ UMA BAGUNÇA, VAMOS APROVEITAR, EU VOU ADVOGAR SEM ESTAGIO E SEM A ORDEM, JÁ QUE VIROU TERRA DE NINGUEM.
    PRESTEM ATENÇÃO AO ESTUDANTES E NOVATOS, EU AINDA SOU ESTUDANTE, O COMENTARIO DE UMA PROFESSORA FOI INFELIZ, SÓ CRIA DIVISÃO .
    SE MEU FILHO TIVER AULAS COM UM ESTUDANTE SEM HABILITAÇÃO É UMA VERGONHA, TIRARIA DA ESCOLA IMEDIATAMENTE, É A MESMA COISA EM UMA UNIVERSIDADE, TEM QUE TER TITULOS………..TITULOSSSSS
    ……………………………SER FORMADA, SER FORMADOS…..
    VAMOS ACORDAR PROFESSORES………GREVE…….JÁ

    Responder
    • 53. victor  |  22/02/2010 às 01:46

      É isso aí Alessandro, Greve já!!!!!!!!!!!!!!!!!! Urgentemente!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aproveitar que esse ano é politico. Estarei lá na Praça da República também!!!!!!!!!!!!

      Boa Noite!!!!!!!!!!!!!!

      Responder
  • 54. Paula Maria Lúcia Picarelli  |  21/02/2010 às 21:55

    Prezada Bebel .

    Não conte comigo para fazer greve. Afinal ,sou estudante e a senhora e seu sindicato fizeram de tudo para me prejudicar .Não espere meu apoio .

    Também já sabia dessa estória absurda de quarenta, aliás todo mundo já sabe .Mas não vai ser esse argumento que me fará seguir com a Apeoesp .

    Agora ,IInês é morta
    .

    Responder
    • 55. victor  |  22/02/2010 às 01:43

      Paula você é leiga infelizmente não sabe a realidade da nossa educação é por isso que fala esse monte de besteira contra o sindicato que luta por nós. Você tem muito que aprender.

      Responder
      • 56. Marta  |  22/02/2010 às 17:07

        Pra que ela vai participar de uma manifestação para defender o direito de ir pro final da fila? Ela está é certa de não ir coisa nenhuma, aliás, com certeza nenhum ingressante e muitos “L”, não vão aparecer por lá… Você só sabe criticar quem não tem a mesma opinião que a sua…

    • 57. Marta  |  22/02/2010 às 02:44

      Faço minhas as suas palavras, Paula. Inclusive meus amigos da faculdade (nos formamos agora em 2009) e eu vamos sim votar no Serra, mesmo que a maioria discorde de nossas opiniões. Acho que cada um deve trilhar seu caminho e decidir por si mesmo se a experiência foi boa ou não, qualquer comentário que não beneficie os dinos encostados (lembrando que tem n professores veteranos maravilhosos) e incapazes recebe respostas duras, sem um pingo de educação, com palavreados que nem de longe deveriam ser usados por um “professor”, inclusive da nossa presidenta Bebel, que não aceita qualquer crítica ou opinião que não seja para elogiar professores que só tem tempo de serviço, pois inteligência e capacidade passaram longe deles.
      Independente de ser ou não “elogiada” pelos desesperados, vou continuar postando aqui, e espero que nossa amiga Bebel não deixe de incluir meus comentários, afinal gostem vocês ou não SOU PROFESSORA e estou ministrando aulas, deslumbrada sim e com muito orgulho, e acredito que este espaço deva ser usado por todos, mesmo que não concorde com a apeoesp.

      Marta

      Responder
      • 58. dalva  |  23/02/2010 às 22:56

        Martinha professorinha, porque não vai procurar algo pra fazer urgentemente, vc está muito revoltada e preocupada pois vais ficar desempregada em 2011, cai fora minha filha procura outo emprego , deixe para os competentes brigarem por sues direitos, você é novata e não entende de nada de educaçao, vc quer é só brincar de ser professorinha, cai foraaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!

  • 59. Paula Maria Lúcia Picarelli  |  21/02/2010 às 21:57

    E tem mais ,se eu quiser fazer dividas ,eu faço .Ano que vem consigo emprego em uma escola particular ,sei lá ,me viro .Sou de uma geração que não precisa do Estado para sobreviver .Álias ,as atitudes da Apeoesp só me reforçaram essa certeza …

    Responder
  • 60. Cíntia  |  21/02/2010 às 22:19

    FAÇO AS MESMAS PALAVRAS DO COLEGA ALESSANDRO !!!!!

    Responder
    • 61. Cassiano  |  21/02/2010 às 23:45

      Prezada Bebel,
      Quando comecei a minha carreira de professor (em 1992 com sobras de atribuição, aulas de reforço,recuperação,como qualquer um em início de carreira, me efetivei em 1996, com a Rose falando que os profs eram burros, Covas agredindo profs,etc), respeitava os meus colegas, aprendi muito com eles e os acompanhavam ems suas decisões, uma vez uma professora de Ed. Artistíca (Profa Edna – hoje aposentada a qual rendo minhas homenagens), comentou que tem lutas que passam por uma vida inteira e os seus frutos são vistos por outras gerações( fim da escravidão, democracia,etc..), acredito nisso, isso me comoveu, espero que principalmente professores e professoras pensem assim, fraternalmente (essa palavra que nem é mais usada), que tenho certeza pensando no coletivo, serão felizes, se não, apenas viverão nos seus pequenos mundos.
      Dia 05/03 é o dia estaremos lá.
      Abs

      Responder
      • 62. Edilza  |  23/02/2010 às 13:40

        Parabéns colega. É isso. Quanta bobagem esse pessoal está escrevendo. Tudo passa!

  • 63. Paula Maria Lúcia Picarelli  |  21/02/2010 às 22:48

    Que conversa é essa sr Alessandro ? Há anos que o governo não abre concurso e há anos que o Estado “quebra o galho” com estudantes .Pq só agora essa ira toda ? vixi !!!

    Responder
  • 64. MARLI  |  21/02/2010 às 23:14

    Boa Noite a todos….

    Lamentavel como os professores novatos na rede estadual estão se portando perante a crise que todos estão vivendo.
    Eu no ano passado, deixei um emprego estável numa multinacional conceituadissima, porque acreditava que seria tudo de bom lecionar na rede estadual. Conclusão > Cai do cavalo! Hoje me encontro sem emprego, ainda não consegui aulas, e por er ficado 1 ano fora da empresa privada dificil conseguir uma nova colocação. Então, senhores “novatos”, não fique se gabando….pois o feitiço pode virar contra o feiticieiro. Estou aqui rezando todos os dias para que a APEOESP consiga reverter toda essa situação….
    Braços.

    Marli

    Responder
  • 65. Ivan  |  22/02/2010 às 01:08

    Prezada Bebel e professores,
    fico muito decepcionado com a conduta de nossos colegas que estão utilizando este espaço de reflexão para criar ofensas e tecer comentários nada adequados. Sou efetivo, tenho apenas dois anos de magistério e nem por ter esta condição “privilegiada” de ter aulas e emprego garantido fico rebaixando meus colegas Acts.
    Aos estudantes revoltados digo a eles que estão realmente fazendo o que nosso governo deseja, o de criar o caos e a confusão na categoria. Mas lembrem-se que este governo truculento ainda irá esticar as suas garras contra vocês, na quarentena, na ausência do FGTS, de férias remuneradas, de previdência estadual, do Iamspe e outros.
    Ao invés de criticarem, arregacem as mangas e lutem por um país melhor, onde nós, professores, a base de todo o saber, possamos ser finalmente reconhecido.

    Responder
  • 66. Carolina  |  22/02/2010 às 02:14

    Bebel, veja um dos comentários que está no fórum do PCI concursos para professores OFA:

    “INfelizmente batalhar pelas propostas do sindicato é batalhar contra quem conseguiu passar na prova…….
    Ou uma coisa, ou outra…..
    O sindicato simplesmente está trabalhando em pról de uma minoria e se esquece de uma grande maioria que foi aprovada na prova…..Não existe uma única proposta do sindicato a favor de quem passou na prova……..
    As únicas propostas são: acabar com a prova….acabar com o Programa mais Qualidade na Educação…..acabar com as avaliações externas…..acabar com a Evolução por Mérito…..Acabar….Acabar…..Acabar……E construir???? Nada……
    Ué…..que proposta é essa???? A proposta da destruição total????? Da terra arrasada???? Do quanto pior melhor???? Melhor para quem??? Para os candidatos a deputado do sindicato, que logo mais irão pedir seus votos para essas massas de professores que eles dizem beneficiar….
    Ou seja, mais uma proposta eleitoreira……..Se mudarem a proposta…..Mudo a minha fala…..”

    A imagem do sindicato está assim entre o pessoal novo, agora pergunto? Porque vocês insistem em prejudicar os novos?

    Carol

    Responder
    • 67. apeoesp  |  22/02/2010 às 11:53

      Prezada professora,
      muita pessoas, como você, insistem em dizer que a APEOESP prejudica os novos. não vou me estender muito sobre isto. Nada temos contra os novos, mas, acreditamos que como em qualquer profissão, a experiência dos professores tem que ser valorizadae não descartada. Vamos vero que você e outros pensarão quando chegar a sua vez de serem descartados.
      O governo está contratando novos professores em situação ainda pior que a dos antigos. Vocês, novos, não poderão dar aulas no ano que vem, sabia disto? Sabia que vocês estão ingressando com menos direitos, ainda, que os professores que já estão na rede? E olhe que os direitos dos professores temporários que já ministram aulas praticamente não existem. Quem está acabando com a educação não somos nós, maso governo estadual. Ano após ano, vão destruindo alguma coisa e substituindo por medidas que “coisificam” a educação através de manuais, apostilas e guias curriculares, transformandoo professorem mero monitor em sala deaula. Gostem alguns ou não, a APEOESP vai continuar lutando contra isto.
      Bebel

      Responder
  • 68. Marcia  |  22/02/2010 às 02:15

    Bebel, sou categoria F e fui reprovada na prova do ofa, mas consegui acertar 53% na prova de promoção.Gostaria de saber se vou ter que fazer a prova do ofa no final do ano?

    Responder
    • 69. apeoesp  |  22/02/2010 às 11:23

      Prezado professor,
      Não.Você está dispnesado de fazer a prova novamente.
      Bebel

      Responder
    • 70. Fátima  |  27/02/2010 às 22:21

      se acertou 53% como é que reprovou?????

      Responder
  • 71. tina  |  22/02/2010 às 03:11

    Realmente este espaço está um tanto quanto tumultuado.Mas a verdade é uma só: infelizmente nossa classe não é unida, sejam novatos, sejam antigos, a grande maioria só pensa em benefício próprio( o que é uma lástima) haja vista a prova para promoção por mérito, onde a grande maioria participou.Pelo menos aqui na minha região, nem deram bola para a apeoesp.O pensamento é o seguinte: quanto menos gente fizer a prova, mais chance eu tenho de passar.
    Gostaria de deixar claro que não sou contra avaliações, mas devem ser feitas com mais seriedade e justiça.
    Voces sabem como funciona na Finlândia? è assim: o professor é avaliado todo ano, porém se ele não passar, terá de fazer um curso de capacitação por 06 meses (com salário pago pelo governo) e após esse período ele faz nova avaliação e aí sim, se ele não passar está provado que não está apto para exercer a função. Por isso são os melhoes do mundo.Porque priorizam a educação e porque sabem respeitar o professor. Aqui é bem diferente né! Faça uma avaliação mas só 20% terão aumento. E o professor foi lá e fez…
    é de chorar.
    Só espero que todos reflitam e entendam que essa manifestação é importante, e que se conquistarmos alguma coisa, será para todos, novatos, antigos e efetivos e o que o governo mais quer é isso, que perneçamos desunidos.
    Pensem colegas!

    Responder
  • 72. Rafaela  |  22/02/2010 às 03:26

    Cara colega Paula Maria,

    Você também acredita em Papai Noel????? Conseguir uma vaga em escola privada é muito difícil não digo impossível, mas é uma batalha para se vencer a guerra. Você tem QI “quem indica”? Se a resposta for positiva, o que você está fazendo no Estado?????
    Eu sou “novata” e não quero ficar desempregada no ano que vem escolhi esta profissão para poder exerce-la e não trabalhar um ano sim e outro não.
    Quanto ao fato da apeoesp defender a escolha de aulas primeiro pelos já formados e depois os estudantes eu acho
    perfeitamente correto. Não seria justo com os já formados. A apeoesp está lutando pelo correto e não a favor dos “vetreranos”.

    Greve já!!!!!!!!!!

    abraços

    Responder
  • 73. ana lucia vecchi  |  22/02/2010 às 11:23

    ahahahahah;;;;;;;;;;;;;;;;prova-se msm, q quem esta despreparado sao novatos msm, se vc kelli se dirigiu a mim, chamei msm a professora de prepotente e arrogante, to nem ai, mas vc queridinha leu o comentário dela, q diz que queremos mais é ser aposentados, nos chamou de acomodados, vc esta se doendo pque?, já q disse q não é nova no estado!…….ora vá entaopara outro site kelly e martas da vida, aqui não há espaço para seres arrogantes E QUE ACABAM COM O SINDICATO, FALOU!!….SE VCS NÃO ESTAO PREOCUPADAS COM A QUARENTENA Q VAO FICAR, A DONA KELLY NÃO SEI…, MAS DONA MARTA SIM, ENTAO VÃO LÁ CORAÇOES FAÇAM DÍVIDAS E MUITAS, VCS DEVEM SER É RIQUINHAS DO PAPAI, ……MAS DISCORDANDO DE VC, NENHUM PROFESSOR Q CONHEÇO, OS REPROVADOS COMO VCS DIZEM, OU DINOS, FICAM SÓ EM ESCOLAS PÚBILCAS, A GENTE SE DESDOBRA EM ESCOLAS PARTICULAR E MUNICÍPIO TBEM TÁ……., NÃO FICAMOS PRESOS SÓ AO ESTADO SENÃO MORRERIAMOS DE FOME,,,,, E EU NÃO CONSEGUIRIIA PAGAR A FACULDADE DOS MEUS FILHOS, AH!!!, VAZAM DAQUI DO SITE, E SE APAIXONEM MSM, PQ LECIONAR É MARAVILHOSO,…….MAS HUMILDADE E EDUCAÇÃO TBEM, NÃO ADIANTA FICAR BOMBARDEANDO PROFESSORES OFAS REPROVADOS……..PQ ELES SÃO SUPER COMPETENTES, A DONA MARTA ESTA FAZENDO TUDO O QUE O SERRA QUER, E PARECE Q TEM UM MONTE DE ALIADOS, KKKKKKKKKKKKKKKK, TÁ , MAS ANO Q VEM NÃO CHOREM NÃO VIU, PQ ESCOLAS PARTICULARES TBEM É MEIO Q DIFICL PEGAR AULAS, VÃO SONHANDO TÁ, É PRECISO TER TITULOS, VCS TEM?????, BJIM LINDAS!!!!! AH!!!, E NÃO ESQUEÇAM VOTEM NO TITIO SERRA O Q VAI DEIXAR A MARTA SEM EMPREGO NO ESTADO ANO Q VEM, AFF E TENHO DITO.

    Responder
    • 74. Kelly  |  22/02/2010 às 13:56

      Sra. Ana Lúcia (deve ser esta a maneira correta de escrever seu nome, não é?):
      Acho que pelos seus comentários, a pessoa arrogante aqui não sou eu. Mas como eu já disse, aprendi com minha família a respeitar a opinião alheia e a me dirigir às outras pessoas com educação e não é utilizando palavras pejorativas que revelam o nível em que você se encontra como ser humano é que algo se resolverá.
      Em momento algum dirigi-me a colegas, chamando-os de “dinos” ou de “reprovados”, mesmo porque sei respeitar as pessoas, bem como suas opiniões. Com certeza, a sra. não leu meu comentário, do contrário, não teria escrito tamanha asneira.
      Não sou “filhinha de papai”, não. Trabalhei muito e continuo trabalhando e ao contrário do que escreveu em seu triste comentário, gosto muito da minha profissão.
      Não deseje que eu esteja desempregada no próximo ano, porque isso não vai acontecer. Passei na prova com mais de 40 pontos e tenho minhas aulas, mas nem por isso desmereço ou critico colegas que, por infelicidade não passaram. Ao contrário, gostaria que a atribuição tivesse uma única lista, com todos os professores participando, como sempre foi. Posso te garantir que mesmo assim, teria minhas aulas, como sempre tive.
      Quanto à ser aliada do governo Serra, só um ser tão despreparado quanto você, pensaria uma coisa assim.
      O que eu questionei foi (vou tentar explicar novamente para não ter que desenhar) a maneira utilizada para se dirigir a colegas. Não importa se são ou não “novatos”. O que importa é que todos merecem nosso respeito e ficar ofendendo-os (“novatos” ou não), só mostra o grau de despreparo de nossa classe ao lidar com o ser humano. Temos alunos em nossas mãos e ajudaremos a aprimorar nos mesmos, conceitos de “respeito”, “educação”, “cidadania”, “convivência”, “coletividade”.
      Nossa função é formar seres humanos críticos, porém éticos, mas é impossível alguém ensinar o que ainda não aprendeu!!

      Responder
    • 75. Marta  |  22/02/2010 às 14:27

      Querida, “vazam daqui do site?”, o que é isso? Primeiro, você não é nada pra dizer quem pode e quem não pode escrever aqui, e em segundo lugar, que escrita horrorosa você tem, não sabe nem usar a pontuação, letras maiúsculas, minúsculas, concordância verbal, credo! Tomara que não seja “professora” de Língua Portuguesa, apesar de que, todo professor tem obrigação de escrever corretamente, pelo visto você não tem condições nem de ficar na sala de informática, coitados dos alunos. AH, e eu li seu comentário em outro tópico, você “choramingando” e se fazendo de vítima, porque te destrataram na escola, te humilharam, eu adorei e acho que você merece mesmo ser tratada da pior forma possível, porque deve ser a professora mais mal educada da escola. E sem emprego eu não fico meu bem, e você não acumula coisa nenhuma, eu li seu post, tá? Ridícula, enquanto você fica escrevendo asneiras, eu leciono e muito melhor do que você.

      Beijo, me liga reprovadinha

      Marta

      Responder
  • 76. ana lucia vecchi  |  22/02/2010 às 11:34

    PARABÉNS A RAFAELA, PRECISAMOS DE JOVENS Q TEM PENSAMENTOS CLAROS REAIS COM OS NOVOS TEMPOS , TEMPO DE UNIÃO E NÃO DE BRIGUINHAS BANAIS, PARABENS RAFAELA E PODE TER CERTEZA Q VC NÃO FICARA DESEMPREGADA NÃO ANO Q VEM, VEM COM A GENTE PARA A GREVE DIA 05/03, JÁ Q O JOSE SERRA MAS O SECRETARIO PAULO RENATO VÃO SE AFASTAR PARA SEREM CANDIDATOS, MUITA COISA AINDA VAI MUDAR, E QUEM SABE PARA VC SERA MELHOR AINDA TÁ , COMO É BOM LER COMENTARIO DE PESSOAS NOVAS MAS Q TEM MATURIDADE E CONHECIMENTO DAS LEIS DA EDUCAÇÃO DE SP. BEM VINDA AO SITE RAFAELA. SE PRECISAR DE AJUDA CONTA COMIGO TÁ. BJOS. DA PROFESSORA ANA LUCIA. É DE COMENTARIOS ASSIM Q PRECISAMOS E DE UNIÃO TBEM, AFINAL ESTAMOS NO MSM BARCO, CADA ANO A EDUAÇÃO DE SP AFUNDA MAIS AINDA E ANO Q VEM?, COMO VAI SER?….GREVE JÁ, BJOS BEBEL.

    Responder
  • 77. HÉLIA REGINA  |  22/02/2010 às 11:40

    Sempre entro nesse espaço para me informar e levar aos meus colegas informações que são interessantes. Sigo sempre que posso e me posiciono a todas as ações do sindicato, pois acredito que sozinho não construímos nada. O sindicato é apenas o meu representante e sempre que quero dar a minha opinião vou às assembléias e voto. Como sabe quem vai até elas. Tudo é votado e decidido pela maioria. Por isso faço parte e decido junto sobre as decisões.
    O que está faltando é união, nada do que aconteceu nas atribuições foi surpresa, pois acompanhei tudo por esse espaço. Fico muito triste por esses entitulados professores usarem um espaço tão importante pra fazer esses comentários inadequados e sem sentido. Se seremos bons ou não, não será uma provinha que avaliará nossa capacidade. O que vale a pena é você passar ou entrar em algum lugar e ser reconhecido por um aluno e ele com muito orgulho te apresentar: “- Esse foi o melhor professor que já tive” só isso basta pra prosseguirmos. Essa é nossa missão. Por isso lamento por esses comentários ofensivos e sem base.Só o tempo pra mudar essas falas.

    Responder
  • 78. Kelly  |  22/02/2010 às 12:24

    Agradeço suas palavras, cara colega. Faço o melhor que posso e continuo aprendendo dia a dia. O que precisamos em nosso meio é mais respeito uns pelos outros. Cursos que ensinassem boas maneiras e educação seriam bem vindos, pois percebo que alguns colegas precisam com urgência.
    Vivemos em um país democrático e temos o direito de expressar nossas idéias. Se não concordamos com a maneira de pensar de um colega, coloquemos nosso ponto de vista, mas de maneira coerente, sensata e educada, sem deixar transparecer o lado irracional que todos temos.
    A educação está passando por um momento crítico, como houveram tantos outros e se não tivermos um governo que trate-nos como profissionais indispensáveis que somos, nos valorizando de verdade, essa situação continuará se arrastando ainda por muito tempo.
    Como em todas as profissões, temos de tudo um pouco: os bons profissionais, os maus profissionais e os indefinidos, que ainda não são verdadeiramente profissionais.
    Ética, cidadania, respeito e educação (que deveria der aprendida em casa) ensinamos aos nossos alunos, mas antes de ensinar, deveríamos aprender!!!
    E infelizmente, ao contrário do que alguns colegas pensam, não são só os “novatos” que não estão sabendo de portar diante dessa crise pela qual passa a educação. Há muitos professores antigos que também estão nesse meio.
    Quanto à greve, prefiro não me pronunciar, pois tenho meu posicionamento quanto ao assunto está formado há muito tempo.

    Responder
    • 79. apeoesp  |  22/02/2010 às 13:23

      Prezada professora,
      Com sua licença, concordo com você: precisamos de governantes que nos tratem como profissionais indispensáveis, e não como peças descartáveis.
      Bebel

      Responder
  • 80. antonio  |  22/02/2010 às 13:35

    Oi presidenta se puder me exclarecer uma duvida fico grato,ainda não peguei aula sou categoria L,fiquei sabendo que se for eventuar terei que assinar contrato e passar para a categoria O,ou seja não posso eventuar se não corro o risco de entrar de quarentena,é melhor esperar para pegar aula estarei lá dia 05um abraço.

    Responder
    • 81. apeoesp  |  22/02/2010 às 15:20

      Prezado professor,
      O entendimento do nosso departamento jurídico, pelo que me foi transmitido, é que não haveria mudança de “categoria”, caso obtenha aulas como eventual. Em todo o caso, se você não obtiver nenhuma aula, será desligado da rede; então, neste caso, vale a pena conseguir aulas como eventual. De toda forma, procure o departamento jurídico em sua subsede.
      Bebel

      Responder
      • 82. Regina Veras  |  22/02/2010 às 19:44

        Cara Presidenta Bebel…lendo o post do amigo professor acima, percebi que eventuar será quase impossivel não é?
        Não passei na prova, fiz 39 pontos, e agora não me permitem nem eventuar…a diretora da escola que procurei disse que quem não passou na prova não dá aulas este ano. Me tire uma dúvida: a prova não era apenas classificatoria? Porquê existem então 3 listas? estou na categoria L, pois fiquei fora da rede no ano passado.
        Poderia por gentileza me responder estas questões?
        Agradeço.
        PS: Estarei lá dia 05

        Prezada professora,
        A prova é classificatória. No nosso entendimento, você pode pegar aulas como eventual. Insista e não aceite um não como resposta.
        Bebel

      • 83. Regina Veras  |  23/02/2010 às 19:41

        Obrigada Bebel pelas respostas,tentarei conseguir eventuar este ano, em 5 escolas que fui não me aceitaram pois dizem que não passei na prova então não posso dar aulas,teria alguma lei, ou onde posso me basear para buscar meus direitos?
        Na eescola onde trabalhava minha diretora quer me aceitar de volta, pois sou uma ótima professora, amo o que faço, mas ela diz que não posso eventuar sem ter passado na prova.
        Estou sem saber o que fazer, pois nem na minha DE conseguem me esclarecer este ponto.
        Agradeço a sua ajuda.
        Prof Regina Veras.

        Prezada professora Regina,
        De nada. Disponha sempre.
        Bebel

  • 84. regis  |  22/02/2010 às 15:29

    Professora Marta,
    Sou professor a 15 anos, estou com minhas aulas, acho lamentavel a forma que vc. coloca suas palavras. Acredito que a Srta. deveria respeitar as pessoas e quem sabe a sim mesmo.Chamar professores de dino, mostra sua postura desagravel para que esta começando um trabalho na educação. Se vc. esta ingressando neste novo trabalho deveria respeitar também este sindicado que esta sendo bem representado pela Presidente Bebel. Pela sua palavras da a enteder que você começou a trabalhar em um parque de diversão. Escolas são locais sérios, de respeito, pense bem no que esta falando.

    Responder
  • 85. Mauro  |  22/02/2010 às 16:04

    Antes de mais nada, gostaria de registrar aqui minha indignação as discussões recorrentes, cujo enfoque procura polarizar professores iniciantes e professores experientes. Acho que este seja um debate que não levará a lugar nenhum!

    No entanto, não significa dizer que o número alto de “reprovação” na “provinha” lançada pelo governo não demonstre uma defasagem de conteúdo em grande parte dos profissionais da educação do estado (seja ele “novato” ou “dino”). Salvo algumas exceções, grande parte dos “reprovados” não possuíam o conhecimento mínimo exigido (isto é fato). E diferente do que pensa o Sindicato, acredito que não seja o governo o único grande culpado por esta situação. Para mim, uma conjugação de fatores serviu para ocorrência deste infortúnio: má formação (visto a quantidade de Uni… com cursos defasadíssimos aprovados pelo MEC), falta de incentivo do Estado e, porque também não, falta de vontade de muitos professores (ainda não consigo digerir um professor de Geografia reclamando que teria que LER para fazer a prova).

    Outro ponto que também merece menção aqui é o outro argumento também recorrente que os estudantes estão pegando as aulas dos professores com mais tempo. Bem, eu como aluno do último ano de graduação, faltando apena uma disciplina para me formar (um erro de sistema impediu que eu me forma-se em 2009), não vi diferença nenhuma entre este ano e a atribuição do ano passado, continua sobrando, utilizando um dito popular, “a rapa do taxo” para os estudantes. Não diferente do que sempre foi as atribuições de aulas, meia dúzia de aulas de substituição com prazo de validade de dois ou três meses. Portanto, vamos parar de utilizar os estudantes de “bode expiatório”, nossa situação não está melhor e nem pior, continua o que sempre foi. Apesar de ainda estudante, já peguei aulas no Estado e isto nunca foi problema, até o presente momento.

    PS. Este ano não consegui nenhuma aula

    Responder
  • 86. neide  |  22/02/2010 às 16:33

    quero apenas deixar meu protesto em relaçao a prova, nao acredito nela , eu nao passei, porem passei em concursos publicos e nao fui chamada, estou a 15 anos no estado e sei que sou uma profissional competente e compromissada. Todos nos devemos nos unir e ajudarmos tantos efetivos, ofas , L, O enfim, somos uma classe e temos direitos , lutamos pela igualdade, pela inclusao, pelo ensino, por uma sociedade prospera e democratica.

    Responder
  • 87. o  |  22/02/2010 às 16:43

    VIVA OS PROFESSORES INGRESSANTES… SANGUE NOVO NO ORGANISMO CANCEROSO DA EDUCAÇÃO

    Responder
    • 88. Fátima  |  27/02/2010 às 22:27

      novo até quando???quando começarem a correria, de escola para escola, salas superlotadas, salário nem se fala…é vamos ver até quando.

      Responder
  • 89. célia  |  22/02/2010 às 16:44

    não aguento mas tanta humilhacão fui mal recebida na minha escola e achei que me olharam com desdém só porque não passei na prova. Lá nem tinha muito novatos; era mais os professores efetivos e ofas com muito tempo, mas que se acham melhores porque passaram na provinha, e eu, que tenho mais de 20 anos de magistério, fico com dez aulinhas esperando me darem serviço ou substituindo quem faltou. Bebel, estou esperançosa com a anulação da provinha para a atribuição voltar tudo e os F pegarem na frente mesmo sem ter passado. Será que isso vai acontecer????

    Responder
    • 90. apeoesp  |  22/02/2010 às 17:48

      Prezada professora,
      Não podemos afirmar nada, pois não há nenhuma sinalização da justiça neste sentido.
      Entretanto, erga a cabeça, não se deixe abater e venha lutar junto conosco para mudarmos esta situação.
      Dia 05/03, 15 horas, na Praça da República.
      Bebel

      Responder
  • 91. célia  |  22/02/2010 às 16:45

    ANULAÇÃO DA PROVA JÁAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Responder
  • 92. Anelise  |  22/02/2010 às 17:18

    BEBEL, FIQUEI SABENDO QUE HAVERÁ ATRIBUIÇÃO NO DIA 05/03, E AGORA????!!!! SE EU NÃO COMPARECER, PERCO MINHAS AULAS OU TEREI ATRIBUIÇÃO COMPULSÓRIA!!!??? SINTO MUITO MAS TEREMOS DE MUDAR O DIA DA PARALISAÇÃO… ESPERE TERMINAR AS ATRIBUIÇÕES… POR FAVOR!!!

    Responder
    • 93. apeoesp  |  22/02/2010 às 17:44

      Prezada professora,
      Esta atribuição, aparentemente, veio para tentar esvaziar nossa assembleia, pois já estávamos divulgando esta data. Entretanto, tenho a certeza de que em cada região os professores garantirão um grande comparecimento, sem prejudicar os que precisam participar da atribuição.
      Bebel

      Responder
  • 94. Anelise  |  22/02/2010 às 17:19

    PELOS COMENTÁRIOS SÓ POSSO DIZER QUE NOVATOS É QUE NÃO SERVEM PARA A EDUCAÇÃO, ESQUECERAM QUE FORAM OS OFAS QUE TROUXERAM VOCÊS ATÉ AQUI??? SE ALGUÉM ME DESTRATAR EM ALGUMA ESCOLA PARTO PRA IGNORÂNCIA, POIS AGORA É TOLERÂNCIA ZERO COM NOVATOS!!!!

    Responder
    • 95. Neo  |  01/03/2010 às 02:38

      Anelise, obrigado pela sua educação e acabei de perceber por suas frases que é uma ótima educadora com certeza vai ter um belo futuro na educação claro que na limpeza pois vc é muito ruim sou estudante e queria que você partice para a ignorancia comigo pois nunca mais iria se esquecer um grande abraço!!! querida rsrsrss

      Responder
  • 96. lucivelo  |  22/02/2010 às 17:30

    Este espaço específico não é para se discutir a paralisação com indicativo de greve????

    Responder
    • 97. apeoesp  |  22/02/2010 às 17:42

      Prezada professora,
      Deveria ser, mas não direciono os comentários e procuro publicar todos, desde que, como já manifestei anteriormente, seus conteúdos não impliquem em consequências legais (calúnia, difamação e outros crimes tipificados).
      Bebel

      Responder
  • 98. Deusdete  |  22/02/2010 às 18:10

    Professora Marta, se possível, informe o nome da sua escola e sua Diretoria de Ensino, pois jamais irei trabalhar em escolas em que a senhora ministre aulas e muito menos dividir o mesmo espaço na sala dos professores!!!!!
    Sou F reprovada, não possuo ideias funestas em relação à educação e aos meus colegas de trabalho. Em 15 anos de trabalho nunca vi essas atitudes!!!!!!!
    Este espaço é um blog. Não sou profª de Gramática, verique seus erros de concordância e pontuação e outros que qualquer linguístico ou gramático notaria de imediato.

    Responder
    • 99. Marta  |  23/02/2010 às 16:54

      Eu também não sou professora de gramática, mas sei que o mínimo que se espera é que se faça entender através de um texto, e convenhamos, usar o “internetês” de adolescentes é ridículo vindo de um professor. Ah, e pode ficar tranquila eu não sou a dona da escola, pois se fosse a primeira exigência é que obtivese uma boa nota numa prova, e com certeza a Senhora não entraria.

      Responder
  • 100. Deusdete  |  22/02/2010 às 19:21

    Sabe hoje eu penso, qual a vantagem de ter sido aprovada nessa prova da SEE/SP?!
    As salas de aula continuam lotadas, as escolas não tem bibliotecas e bibliotecários( tem sala de leitura), nas salas de informática não tem professores habilitados em informática ( licenciatura Plena), nas escolas não há professores habilitados p/ o atendimento de alunos portadores de necessidades especiais e psicopedagogos, enfim falta muita coisa para escola ser escola em seu sentido nato. Ah! E o Plano de Carreira?! O quê é isso?! E o salário?!?!?!
    Pois bem, sempre estudei em esolas e universidades públicas. Na particular, não tinha condições de pagar; então tive que esforçar e estudar em Instituições Públicas. E desde então nunca parei de estudar, fiz a graduação e cursos de extensão como posso citar algumas: UFG, UNB, USP, UFBA ,UFES, UFPE e estou preparando em estudo e grana para o próximo curso na UFOP. Não me considero “Inteligente”, estudo por prazer, e percebo que tenho muito à aprender. Afinal, a vida é um eterno aprendizado. Como dizia a grande escritora Cora Coralina: “A melhor escola é o tempo!”
    Conheço colegas da rede que tem mais título de conhecimento universitário que eu, e olha não é só na teoria e na prática!!!!
    Já passei em concurso para Diretor de SBC, caducou e não me chamou. E passei nos concursos de coordenador do estado, do qual, exerci por um tempo a função.
    Não convém, nesse espaço, eu delatar o meu estado emocional e psíquico no dia da prova da SEE/SP. Afinal, com mais de uma década de sala de aula o governo nunca me ofereceu um único curso de aperfeiçoamento. Fui reprovada!!! Mas ficaria constrangida ver o meu conhecimento ser medido dessa forma e receber as homenagens de ‘Inteligente”. O mínimo que um educador precisa saber é a História da Educação e Legislação do estado onde atua; aí saberiam sobre a Histórias dos concursos e quais disciplinas havia nesses concursos. E olha esse é o mínimo do mínimo,inclusive, as várias formas de avaliação.
    Vejo o Ensino Público de São Paulo na UTI agonizando! E o pior é ver educadores conscientes das Políticas Públicas Educacionais sendo massacrados e humilhados pela mídia sob o comando do Serra e Paulo Renato provando sua ideologia de inquisição facista e nazista.
    Dia 05/03 estarei na Praça da República!
    Durante todo o ano de 2009 tomei conhecimento das assembléias e não participei, pois, fiquei doente dos dois pés!!!! Mas fiquei indignada do dia que foi aprovada essa Lei ,de madrugada, e o Serra deixou os professores na rua num frio que doia os ossos! Já participei de muitas passeatas: Diretas Já! Fora Collor! Com o Covas jogando cavalos e polícia nos professores… e agora meus pés estão bons e irei para a luta. Sou educadora e o governo precisa conhecer sala de aula e as necessidades da qualidade do Ensino Público à serviço da sociedade.
    Parabéns a APEOESP e a Bebel que a preside com categoria Ética e Postura.

    Abraços!!
    Deusdete

    Responder
    • 101. apeoesp  |  22/02/2010 às 20:08

      Obrigada professora,
      Estamas juntas na luta.
      Bebel

      Responder
  • 102. lucivelo  |  22/02/2010 às 19:21

    Os erros de português aqui chegam a ser um insulto a quem preza o idioma e mesmo a quem escolheu uma profissão que, no mínimo, deveria ter a língua mãe como principal ponto de partida para qualquer atividade escrita ou falada…

    Responder
  • 103. ana lucia vecchi  |  22/02/2010 às 19:29

    kelly e marta….duas bobocas!!…………….kkkkkkkkkkkkkkkk, estou com poucas aulas fofas, mas tenho todas na particular ok!, ah!!!, kelly…………minha mãe é educada sim, já faleceu, inclusive uma poetisa….., qto a escrever errado, e outras xurumelas, eu sei o q escrevo e sei escrever, erro de digito msm, to nem ai pra ti, valeu, e vão lá as duas minas votar no serra, OPS, SERRA MAISCULA, KKKKKKKKKKKKKKKK, PARA FICAREM DESEMPREGADAS ANO Q VEM, BABACAS!…..EU SEMPRE FICO COM POUCAS AULAS NO ESTADO TÁ LINDAS, E SOU EFETIVA DA PREFEITURA, ISSO É MUITO BOM, REALMENTE NO ESTADO NÃO SOU, E NEM PRETENDO, PAG-SE TAO MAL, PEGUEM VCS!, JÁ TENHO 12, MAIS PARTICULAR MAIS MINHAS AULAS GARANTIDA NO MUNICIPIO…………………E BEBEL É GREVE JÁ, E AOS NOVATOS OS PUXA-SCAOS DO SERRA, BOM ANO LETIVO, É ISSO AI,NÃO PRECISAM PARTICIPAR DA GREVE NÃO SUAS BOBINHAS ALIENADAS……………….NÃO ENTEDEM DE EDUCAÇÃO MSM……………….SÓ FICAM ALFINETANDO E DESFERINDO PATADAS CHAMANDO PROFESSORES DE DINOS, E EU NÃO ESTOU E NUNCA FICO DESESPERADO, POIS TODO ANO É ASSIM……………….A EDUCAÇÃO DE SP ESTÁ FALIDA, MAS PELO Q ESTOU LENDO OS NOVATOS VAO REERGUER O SISTEMA FALIDO COM O SANGUE NOVO, E DÁ LHES NOVATOS!!!!, E DESEMPREGADOS ANO Q VEM!!!!!, E NEM VEM FALAR Q ESCREVI ERRADO, BURRA SÃO VCS Q SE DEIXAM ABDUZIR POR ESTA EDUCAÇAO DITATORIAL DO SERRA,,,,,,,,,,,,,XAU ANJOS DE ALTO QI, REALMENTE TERÃO Q TER SANGUE PQUE A CLIENTELA É DIFÍCL, …………MAS VCS ESTÃO APAIXONADAS NÉ!….PELA EDUCAÇÃO, AHAHAHAHAHAHAH, VÃO LÁ , QUER DIZER JÁ FORAM NÉ NENENS……………….COITADOS DOS ALUNOS, E COTADINHAS DE VCS, MAS ANO Q VEM VCS PEGAM AULAS NA PARTIUCULAR, QUEM SABE NÉ,,,,,,,KKKKKKKKKK, MAS ESTÁ DIFICL VIU!, É PRECISO TITULOS, VCS TEM!, FLORES, VÃO PASTAR VÃO, AH!!!, EU SEI VÃO DIZER Q SOU BURRA DESPROVIDA DE CÉREBRO ,Q NÃO ACENTUO PALAVRAS, Q DOU UMA DINO, AHAHAHAH, ACHO Q DESESPERADAS ESTAO É VCS, COMO DIZ O DITADO O FEITIÇO VIRA CONTRA O FEITICEIRO E ANO Q VEM VCS ESTÃO DE QUARENTENA, E MSS ASSIM VÃO VOTAR NO SERRA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, DESCULPE BEBEL, TEM Q RIR ´PIADA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E FUI LITERALMENTE PARA NÃO VOLTAR, TENHO MUITO TRABALHO, ESTAREI SIM NA PARALISAÇÃO DIA 05/03……………….EDUCAÇÃO PARA NOVOS RUMOS COM NOVATOS LIDERANDO PARA FAZER DESSE SISTEMA O PRIMEIRO DO MUNDO IGUAL A FINLANDIA, SUÉCIA, SU[IÇA,, KKKKKKKKKKKKKKKKKK, SANGUES NOVOS, A TRALHA VELHA PODE JOGAR FORA NÃO PRESTA, SERÁ Q ESSES SERES TBEM VÃO FAZER ISSO COM OS PAIS, QDO OSA PAIS DESSES FICAREM BEMVELHINHPS, EU HEIM!!!!!, ……………MARTAs e kelllys da vida são seres frios, sem nenhuma compaixão quiçá solidariedade passa longe,…..AH!!, VÃO CATAR COQUINHO E VESTIR A CAMISETA DO SERRA, E QUARENTENA ANO Q VEM FUI, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Responder
    • 104. Kelly  |  22/02/2010 às 21:33

      Sra. Ana Lúcia:
      Torno a repetir que é lamentável uma pessoa de seu nível ser “educadora”. Leia o que escrevi e não atribua-me coisas que não são verdades. Não me referi a sra. sua mãe em nenhum momento. Acho que a sra. está precisando procurar um analista. Procurei me dirigir à sra. com toda educação possível, mas percebo que foi em vão. Realmente a sra. desconhece essa palavra.
      Tenho mais tempo que a sra. no Estado e repito para que entenda de uma vez. Fiz a prova e passei com mais de 40 pontos, portanto, não farei outra prova e também não participarei da quarentena. Mas sei que existem muitos colegas que, infelizmente passarão por essa experiência desumana ditada por um governo realmente despreparado para lidar com a educação em nosso país.
      Não dou aulas em escolas particulares porque não quero. Prefiro ter meu tempo voltado aos alunos do Estado, que têm carências muito maiores. Gosto de fazer meu trabalho da melhor maneira possível, e para isso, preciso me dedicar exclusivamente à ele. Ganha-se pouco sim, mas foi o que escolhi e agradeço à Deus por tê-lo.
      Seus comentários realmente são muito desagradáveis e inadequados para uma “educadora”. É realmente lamentável!!!

      Responder
    • 105. Marta  |  23/02/2010 às 16:50

      Gente, que barraqueira essa ana lucia (letra minúscula) e como escreve mal… que horror!!! Ainda bem que reprovou, filha de poetisa, hahahahaha, coitada!!! Filha de chocadeira, isso sim, efetiva? Até parece que uma burra feito você é efetiva… escolar particular? Com esse vocabulário? Duvido muito. Você está é desesperada e fica inventando mentiras… boboca ou não eu estou com minhas aulas, e você?

      Fofa,

      Beijinhos…

      Responder
  • 106. lucivelo  |  22/02/2010 às 19:31

    Bebel

    Se a paralisação for principalmente por salário, o que há muito não ocorre, pretendo mobilizar minha escola para seu sucesso, do contrário, se o assunto principal for, novamente, a causa dos tremporários, não vamos paralisar, pois já paralisamos várias vezes e os próprios OFAs trabalharam, sem o menor constrangimento. Pode parecer picuinha, mas é a pura verdade e, como somos muito unidos, não aceitaremos nenhuma pauta que não envolva principalmente a questão salarial.

    Responder
    • 107. apeoesp  |  22/02/2010 às 20:10

      Prezada professora,
      Veja a pauta de reivindicações (resumida) no próprio texto que postei. A questão salarial é a principal, mas também a carreira e a valorização da profissão, em todos os sentidos.
      Bebel

      Responder
  • 108. Carolina  |  22/02/2010 às 20:48

    Bom, creio que seja desnecessário lamentar e me posicionar completamente contrária a essa verdadeira guerra que parece se fomentar entre os professores. Ainda custo a entender essa dicotomia que se estabeleceu entre ‘novos’ e ‘antigos’. Creio que perdi a parte da explicação da carreira onde só pessoas com mais de dez anos de serviço teria direitos defendidos pelo sindicato e pelos colegas, ou que qualquer professor com essa experiência deveria ser “jogado fora”. Pra mim, qualquer um desses posicionamentos, com o perdão da palavra, burros, não convence. Só espelham fraqueza de argumentação, posicionamento e, me arrisco a dizer, de caráter.

    Como reivindicar algo que seja conjunto se as diferenças internas parecem mais latentes que nunca?? Como mobilizar professores que se beneficiaram com a avaliação (e não vou defender/denegrir seus méritos por hora) a lutar numa greve que a exclui? (entendo que quem se beneficiou com a prova estaria devolvendo seu emprego) Como exigir que não haja avaliação do docente (melhor não seria propor uma comissão conjunta com o sindicato, balizando a prova e exigindo formação continuada?)

    Sei que a proposta de greve deve ser abrangente, mas a meu ver, temos que dar o passo conforme a perna, como diz o ditado. Temos que lutar por um programa de greve que seja possível em sua completude, não apenas “pedir muito pra ter alguma vitória”. Minha sugestão é criar pontos que sejam integralmente possíveis, para que a greve não seja frustrada com pequenas conquistas. (deixo-as aqui pela impossibilidade de viajar para São Paulo):
    *reajuste salarial com percentual que seja aceito (convenhamos, não teremos essa porcentagem, mas deve-se estipular um valor que não seja passível de negociação)

    * atualização do docente (utilizando melhor os horários de HTPC) e criação de uma comissão (com membros do sindicato) para criar um programa de reciclagem e apoio ao professor

    * avaliações classificatórias, que componham a nota para atribuição de OFAS (já que considerar apenas o tempo de serviço exclui sumariamente todos os professores ingressantes)

    * compromisso de concurso público periódico

    * revogação das citadas leis

    * aumento através de um PROCESSO de “avaliação por mérito” que reúna prova, avaliação do diretor da escola, tempo de serviço e outros indices que forem pertinentes, APÓS REAJUSTE COLETIVO, como bonificação para os professores que se destacam (o que, a meu ver, não parece injutos: se todos tem salários dignos, me parece correto que quem se destaque – com meios de atualização, etc – seja bonificado)

    * programa de carreira para todos

    Ficam minhas sugestões e meu apelo para que essa INFUNDADA E ABSURDA ‘RIXA’ ENTRE FAIXAS ETÁRIAS TERMINE!!!! SOMOS TODOS PROFESSORES E, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, TEMOS NOSSOS MÉRITOS SIM!!!

    Responder
  • 109. pedro  |  22/02/2010 às 20:58

    Gente de onde saiu esse fiasco de professora( Marta), isso se for mesmo professora, nunca vi tamanha ignorância, sou novato na profissão e passei nessa prova, mas nem por isso vou ficar menosprezando e agredindo outros colegas coitados dos alunos que tiver um professora assim, mostra claramente que não tem preparo algum para o trabalho docente.

    Responder
    • 110. Marta  |  23/02/2010 às 16:40

      Pedro, vai devolver o chip da sua namorada e me deixe em paz!!!! Não foi com você que eu falei…

      Beijo, me liga

      Responder
  • 111. Neide  |  22/02/2010 às 21:18

    Prezada Bebel, existe alguma possibilidade da lei 1010/07 ser revogada para oa professores que já atuavam no Estado, quando ela foi criada?
    Aguardo resposta

    Responder
    • 112. apeoesp  |  23/02/2010 às 03:59

      Prezada professora,
      Não se cogita a revogação desta lei. Mas há possibilidade de ação judicial para enquadramento como “F”.
      Bebel

      Responder
  • 113. tina  |  22/02/2010 às 23:08

    Gente…. que barraco tá isso aqui!!!
    Vcs estão do jeito que o diabo gosta; e o que ele quer é justamente isso, todo mundo desunido.
    Que coisa linda…

    Responder
    • 114. apeoesp  |  23/02/2010 às 03:53

      Prezada professora,
      Há, neste espaço, pessoas que carregam nas tintas e são até mesmo agressivas. Mas, quem sabe, debatendo nas escolas e mostrando a todos o que deve nos unir – pois todos estamos no mesmo barco – não conseguiremos realizar um grande e forte movimento contra quem realmente nos oprime?
      Estou trabalhando para isto.
      Bebel

      Responder
  • 115. Maria de Lourdes Lima  |  23/02/2010 às 02:22

    Colegas professores, achei desagradável algumas posturas e vocabulário chulo utilizados por alguns “ditos” professores.
    Por favor, estamos vivendo um momento de crise com muitos colegas passando por uma situação difícil e humilhante. Tenham mais educação ao abordar essas questões. É o minímo que se espera de um educador, seja ele iniciante ou com maior tempo de magistério.

    Responder
  • 116. NIVALDO  |  23/02/2010 às 09:41

    PROFESSORA MARTA SEM ATAQUESCOM COM OS VETERANOSNAO GENERELIZE TEMOS OTIMOS VETERANOS QUE NAO PASSARAM NAO PORQUE NAO ESTUDADRAM TIVEMOS VARIOS PROBLEMAS COMO NO CASO DA UNIVERSCIDADE .ESSES ENCANTOS ACABAM QUANTO VC E AGREDIDA PELOS ALUNOS TANTO VERBALMENTE COMO FISICAMEMTE COMO JA PRESENCIEI AQUI EM GARULHOS AI VC LEVA O ANJINHO PRA DIERETORIA E TE FALAM NAO POSSO FAZER NADA ESSE ALUNO E L.A OU E UM ANJINHO DA BIQUEIRA OU TB A FAMILIA DELE E QUEM COMANDAE ETC…..HOJE MARTA VC ASSOBRA UM ALUNO E ELE DIZ VOU TE DENUNCIAR NO CONSELHO TUTELAR E ATE VC PROVAR AO CONTRARIO SUA VIDA VIRA DE PONTA CABEÇA . NA MINHA ESCOLA UMA PROFESSORA DE ARTES PEDIU PRO ALUNO TIRAR O FONE DO OUVIDO POR 4 VEZES ELE NAO ATENDEU AI ELA FOI ATE ELE E PEDIU NOVAMENTE O ANJINHO FEZ UM MOVIMENTO EO O FONE BATEU NA CABEÇA DELE AI O ANJINHO COMEÇOU A BERRAR CHORAR DIZENDO QUE A PROFESSORA TINHA BATIDO NELE FOI UM CONFUSAO RESUMINDO ELE CHEGOU EM CASA E FALOU PRA MAE DE IMEDIATO EL A LIGOU PRA ESCOLA FALANDO QUE IA NA POLCIA FAZER A DENUNCIAE MO CONSELHO TUTELAR TODO MUNDO FOI PRA DELEGACIA TERMINDO DEPOIS DA CONFUSAO O MENINO DISSE QUE NAO ACONTECEU NADA .ENTAO ENTRA R NUMA SALA DE AULA POR MAIS EXPEREIENTES TEMOS DE TOMAR CERTOS CUIDADOS PRA EES SUA VONTADE VISLUMBRI NAO ACABE EM DECEPÇAO SEM ATQUES MALDOSOS,SOU DINO SIM COM MUITA HONRA COM 20 ANOS NA SALA ANO SOU SOU CONTRA NOVATOS PELO CONTRARIO TEM DE HAVER A RENOVAÇAO EU ADORO OS JOVENS NAO PASEI NA PROVA E EVENTUO E TENHO 12 HORAS AULA E ESTOU PASSANDO MINHA EXPERIENCIA A ELES NAS DAMOS MUITO BEM TEM 2 DA MINHA AREA LA BIOLOGIA E CIENCIAS E EASSIM QUE TEM QUE SER TROCAS DE EXPERIENCIAS.BOM DIA

    Responder
  • 117. marcia  |  23/02/2010 às 11:13

    Os coordenadores que nao alcançaram a nota vao ter que volta para a sala!!!!!!!!!! A partir de quando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
    • 118. apeoesp  |  23/02/2010 às 13:46

      Prezada professora,
      Nosso entendimento é que a resolução do governo fere direito adquirido. Por favor, contate o departamento jurídico.
      Bebel

      Responder
  • 119. fernando  |  23/02/2010 às 11:23

    sou professor categoria F, peguei 18 aulas de substituição de coordenadores vou perder essas aulas pois o professor das aulas nao alcançou a pontuação minima?
    A partir de quando eles voltam a sala?

    Responder
    • 120. apeoesp  |  23/02/2010 às 13:48

      Prezado professor,
      Nosso entendimento é que a resolução do governo fere direito adquirido. O coordenador pode ingressar com ação. De toda forma, a cessação se dará apenas após a divulgação das notas da prova de mérito e do concurso.
      Bebel

      Responder
  • 121. Marcelo  |  23/02/2010 às 12:12

    Prezada Presidenta-

    Aqui na minha cidade, Botucatu, a DE deu esse comunicado que os professores L que NÃO passou na prova podera pegar aulas
    na Atribuição, isso se conseguir, mas não pode dar aulas como
    EVENTUAL, .Como podemos mudar isso já que se a prova é CLASSIFICATORIA, gostaria de sabe em que eles se basearam para tomar tal atitude contra nós PROFESSORES L REPROVADOS
    Obrigado pela atenção

    Responder
    • 122. apeoesp  |  23/02/2010 às 13:49

      Prezado professor,
      Este é um assunto sobre o qual procuraremos conversar com a Secretaria.
      Bebel

      Responder
  • 123. nil  |  23/02/2010 às 14:29

    Bebel, sou categoria L e não fiz a a prova, por causa do evento daquele dia, no site não saiu nem a minha classificação. Procede a afirmação da UE que eu não poderei dar aula nem como eventual?

    Responder
    • 124. apeoesp  |  23/02/2010 às 16:36

      Prezada professora,
      Por favor, procure o departamento jurídico. Pode haver margem para um mandado de segurança.
      Bebel

      Responder
  • 125. Edna  |  23/02/2010 às 14:50

    Prezada Bebel,

    Leciono desde 1999. Em 2007 fiquei fora da rede e por esse motivo sou L. Fiz uma pontuação excelente na prova e não concordo com algumas pessoas que nomeiam os professore F de “dinos”. Sou a favor da prova poque acredito na justiça e essa prova tende a colocar todos os professores em chance de igualdade por aulas. Sou contra comentários rídiculos que alguns professores andam fazendo entre si.
    Pessoal, é hora de TODOS acordarem. Os professores L não estão com direito algum. Cassaram nossos direitos, vocês conseguem ENTENDER isso tudo?
    Categorizaram os professores e isso é muito ruim.
    Por que os L,O e sei lá mais o que devem receber menos direito que os F? Eles estão com 12 aulas atribuídas. Mesmo os que não passaram, conseguem ENTENDER?
    Os L que foram melhores pegaram aula na frente, mas e aí? Ano que vem estarão FORA da rede! Eu mesmo sou uma das professoras que está fora…
    Essa greve não é só pelos F, mas por TODOS os professores, inclusive os efetivos. Pessoal, vamos acordar!
    Vamos parar com essas brigas e nos unir!
    Acredito na prova, acredito em uma classificação justa, acredito na melhoria do ensino no país, porém, não acredito que dividindo professores em CATEGORIAS irá mudar alguma coisa. Percebe-se pela leitura dos “post” desse blog que os professores estão se agredindo…tudo por causa da divisão por categorias!
    Cada qual sabe da sua capacidade, cada qual conhece até onde pode chegar. Não é necessário ficar diminuindo ninguém por motivo algum.
    Vamos pensar coletivamente. É o momento exato de paralisar. Não há outra forma, não há outro jeito

    Dia 5 estarei lá!
    Sou a favor da melhoria no ensino!
    Sou a favor da EDUCAÇÃO!

    Responder
    • 126. apeoesp  |  23/02/2010 às 16:38

      Prezada professora,
      Todas as palavras em favor da união, como as suas, são importantes e bem vindas neste momento.
      Todos à Praça no dia 05/03.
      Bebel

      Responder
  • 127. Paula  |  23/02/2010 às 18:25

    Puxa, eu estava tão feliz e contente para prestar o concurso de PEB II, porque eu só entro se for como efetiva, como temporária não entraria nem morta, depois de ver todo esse desgaste emocional e humilhação, mas confesso que estou triste pois dentre muitos comentários grosseiros, tem alguns que me deixaram chateada, como o de uma professora (não me lembro o nome) que chama a outra de “deslumbrada” só porque ela está feliz em lecionar, não entendo, se a área é tão ruim porque ela não procura outra coisa? Acho que a gente deve trabalhar feliz, pois se você gostar do que faz, não terá de trabalhar nem um dia na vida, será sempre bom estar no seu cargo… Eu tenho tanta vontade de lecionar, tenho tantas idéias, tenho tanta esperança, será que vale a pena? O concurso eu vou prestar, pois me preparo há um tempão, acabei de me formar em 2009 e estou com 28 anos de idade, até fiz a prova dos ACT, mais como treinamento para o concurso, fui muito bem, mas como já disse não sairia do meu emprego para ficar estressada desse jeito. Como estou com tudo “fresquinho” na memória e estudo todos os dias além de gostar da área (matemática), acredito que até consigo passar, a gente tem de acreditar, não é mesmo? Mas me diga Bebel, vale a pena ser professor?

    Responder
    • 128. apeoesp  |  23/02/2010 às 19:16

      Prezada professora,
      Vale a pena ser professor(a), quando pensamos no resultado do nosso trabalho, que não se mede em números, em quantidades, mas em perspectivas de futuro para tantas crianças e jovens que, do contrário, não teriam futuro algum.
      Sei hoje do destino de muitos dos meus alunos, na cidade de Piracicaba, e posso sentir em cada um deles o que significou o meu trabalho. Mas não sou daquelas que acha que ser professor(a) é sacerdócio. Não, ser professor(a) é profissão, e uma das mais belas que há. Como toda profissão, ela precisa de condições para ser bem realizada; como toda profissão, ela precisa ser valorizada e reconhecida, não apenas para a satisfação dos profissionais, mas, sobretudo, porque valorização e reconhecimento significam o apoio necessário para que ela atinja seus objetivos.
      É verdade, o exercício do magistério, hoje, no estado de São Paulo, é penoso. Mas, curiosamente, muitos querem entrar e ninguém quer sair. Por que? Fundamentalmente porque somos apaixonados(as) pelo que fazemos. Enfrentamos situações estressantes todos os dias, sobretudo nas grandes cidades, mas estamos sempre lá, nas escolas, porque cada vez que um de nossos alunos vence um obstáculo, a vitória é um pouco nossa também.
      Educação é uma via de mão dupla. Paulo Freire nos diz, em seu texto Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra que “O aprendizado do ensinante ao ensinar não se dá necessariamente através da retificação que o aprendiz lhe faça de erros cometidos. O aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica à medida em que o ensinante, humilde, aberto, se ache permanentemente disponível a repensar o pensado, rever-se em suas posições; em que procura envolver-se com a curiosidade dos alunos e dos diferentes caminhos e veredas, que ela os faz percorrer. Alguns desses caminhos e algumas dessas veredas, que a curiosidade às vezes quase virgem dos alunos percorre, estão grávidas de sugestões, de perguntas que não foram percebidas antes pelo ensinante. Mas agora, ao ensinar, não como um burocrata da mente, mas reconstruindo os caminhos de sua curiosidade — razão por que seu corpo consciente, sensível, emocionado, se abre às adivinhações dos alunos, à sua ingenuidade e à sua criatividade — o ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar mas aprende a ensinar ao ensinar algo que é reaprendido por estar sendo ensinado.”
      Por tudo isto, professora, vale a pena ser professor(a), mesmo com todos os problemas, mesmo com todos os percalços, mesmo com todas as dificuldades.
      Um abraço,
      Bebel

      Responder
  • 129. lucivelo  |  23/02/2010 às 19:30

    Bebel

    Que tal mencionar os nomes dos professores a quem você está se dirigindo em vez de “prezada professora”.

    Responder
    • 130. apeoesp  |  23/02/2010 às 19:37

      Prezada professora Luciana,
      Sua sugestão foi aceita.
      Obrigada,
      Bebel

      Responder
  • 131. Vera  |  23/02/2010 às 21:39

    Boa tarde a todos!

    Sou professora efetiva em dois cargos, prestes a me aposentar em um deles.
    Sempre fui favorável a greve e sempre participei,nunca tirei licença prêmio por conta dissoe ainda tenho um longo períodoa percorrer a té que dê o tempo de minha aposentadoria, também por conta disso.

    Acredito ainda que esse seja o único instrumento que temos para nos manter valorizados, porém devo dizer que nos nossos últimos movimentos percebi um número muito reduzido de professores contratados.

    Os professores efetivos também estão muito insatisfeitos como que anda acontecendo. Essa nova jornada ampliada que criaram nãodando condições para determinadas disciplinas compor essa jornada é , no mínimo, ridícula.

    Professores efetivos também são sindicalizados.

    As negociações de greve também precisam ser revistas.
    Pagar os dias parados não é a mesma coisa de descontar.

    Cessar uma greve no meiodas negociações tambémnão é correto,caimos no descrédito.

    Educação não é brincadeira, greve também não.

    Revistos esses itens, contem comigo e com meu incentivo aos demais colegas.

    Abraços

    Responder
  • 132. Monica  |  24/02/2010 às 00:00

    Bebel, a atribuição da minha DE será no dia 03/03-confirmado. Portanto, poderá contar conosco no dia 05/03. Meus amigos Ofas (F e L), mesmo os que estão com aulas atribuídas irão porque ninguém mais quer passar por todo esse sofrimento.
    Eu, como sempre estarei lá.

    Responder
    • 133. apeoesp  |  24/02/2010 às 01:21

      Prezada professora Monica,
      Que bom. Contamos com vocês.
      Bebel

      Responder
  • 134. Neide  |  24/02/2010 às 01:53

    Cara Bebel, obrigada pela atenção.
    Boa noite

    Responder
    • 135. apeoesp  |  24/02/2010 às 02:20

      Prezada professora Neide,
      Disponha sempre.
      Bebel

      Responder
  • 136. CLAUDIO MARQUES  |  24/02/2010 às 11:31

    SRA. BEBEL ……………..UMA PERGUNTA SIMPLES E CURTA
    CADE O BONUS DOS PROFESSORES ……????????????
    SERA QUE O GOVERNADOR FICARA COM O DINHEIRO PARA
    USAR EM SUA CAMPANHA POLITICA OU VAI USAR PARA
    COMPRAR PANETONE [ COMO O GOVERNADOR DE BRASILIA ]
    POR FAVOR TENTE RESPONDER ……………
    OBRIGADO

    Responder
    • 137. apeoesp  |  24/02/2010 às 12:56

      Prezado professor Cláudio,
      A informação que temos é que sairá no final de março.
      Bebel

      Responder
  • 138. REINALDO  |  24/02/2010 às 13:45

    OLÁ MARTA..SOU EFETIVO, GRAÇAS A DEUS, E APESAR DE DISCORDAR DE SEUS COMENTÁRIOS, FICO FELIZ POR VC CONSEGUIR SUAS AULAS.
    MAS, DIGO QUE, NÃO SE ILUDA COM ESSE GOVERNO. O PSDB ESTÁ HÁ MAIS DE 20 ANOS NO GOVERNO E NÃO FEZ NADA PELA EDUCAÇÃO, E HOJE CRITICA OS PROFESSORES. TORÇO PARA QUE VC MUDE SUA POSTURA, POIS, TEMOS QUE NOS UNIR PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM SP E QUE HAJA AULAS PARA TODOS. NÃO CONSIGO ME SENTIR FELIZ, QUANDO VEJO MEUS COLEGAS DE PROFISSÃO SENDO MASSACRADO POR ESSE GOVERNO.

    Responder
  • 139. Clarice  |  24/02/2010 às 19:24

    Sou professora há muito tempo e por motivos de força maior fiquei afastada da rede estadual por alguns anos.
    Retornei este ano, como categoria O e fiquei chocada com o contrato que nos foi imposto. Condições degradantes de trabalho coroadas com esse afastamento de 200 dias.
    Eu li a lei 1093 mas não entendi o motivo desse afastamento, qual a alegação do governo! Alguém poderia me esclarecer essa dúvida? Desde já agradeço.

    Responder
    • 140. apeoesp  |  24/02/2010 às 22:25

      Prezada professora Clarice,
      É difícil mesmo entender as razões deste governo. Às vezes penso que é o simples desejo de tripudiar, mostrar poder. Muitas vezes tento encontrar alguma razão econômica que possa justificar esta medida, mas não encontro. Finalmente, penso que o governo quer evitar que se constituam laços entre os professores, por isto impõe este afastamento. Mas, na realidade, é muito dífícil saber ao certo.
      Certo mesmo é que não aceitamos isto e vamos lutar para revogar estas leis.
      Bebel

      Responder
  • 141. Matheus  |  24/02/2010 às 21:42

    Bebel, sou categoria L e estou na segunda lista ,trabalho como evental desde 2007, fui na escola onde trabalhei e me informaram que só poderei ser eventual se tiver primeiro aula atribuida .Gostaria de saber se isso é verdade .

    MUITO OBRIGODO.

    Responder
    • 142. apeoesp  |  24/02/2010 às 22:30

      Prezado professor Matheus,
      Nosso entendimento é diverso deste. Consideramos que você tem, sim, direito a aulas como eventual.
      Sugiro que procure o departamento jurídico para verificar se algo pode ser feito.
      Bebel

      Responder
  • 143. Johnny  |  25/02/2010 às 03:55

    Podem aumentar o quanto for os salários, e a categoria não deixará de ser medíocre. professores no Brasil matam mais aulas do que alunos. Professores querem ter direito a faltar e terem suas faltas abonadas. são contra provas, provinhas e provões, pois isso desvelaria suas incompetências, anacronismos e má formação profissional. Professores querem única e exclusivamente aumento de salários e de corporativismo. A categoria só deixará de ser medíocre quando vigorar a meritocracia – quem faz e produz mais ganha mais, quem faz e produz menos, ganha menos e ascende menos na carreira. Foi isso que melhorousignificativamente a qualidade de ensino em NY – mas falar dos EUA é subserviência, né? O que a vanguarda do atraso gosta é de descer o pau no istêitis.

    Responder
  • 144. fatima  |  25/02/2010 às 20:08

    Bebel fiquei indignada com o golpe baixo que o governo agora nos quer dar. Acho que deveríamos arriscar, deixem que os professores que ainda não conseguiram pegar suas aulas, isso é se ainda tiver aulas, possam participar dessa atribuição. Pode ser que seja mais uma manobra para desviar a atenção da ASSEMBLEIA NO DIA 5
    Acho que deveríamos conclamar toda a categoria explicar o que de fato está ocorrendo, principalmente os estudantes que estão iludidos. Enfim, tentar levar o máximo de professores possível, mas levá-los para a Av.Paulista e dar o troco a esse governo que só visa a presidência.

    Responder
  • 145. marilene  |  27/02/2010 às 11:32

    Poderia me ajudar? Entrei com recurso na D.E e ganhei sou categoria f atingiu os pontos na prova so que meu nome saiu na lista dos l não aprovados. Meu recurso continua valendo, né?

    Responder
    • 146. apeoesp  |  27/02/2010 às 15:20

      Prezada professora Sandra,
      Sim, continua valendo. Faça valer o seu direito.
      Bebel

      Responder
  • 147. sandra  |  27/02/2010 às 13:00

    ME AJUDEM A ENTENDER,SE UMA PROFESSORA DEU AULA A SUA VIDA INTEIRA E CONTRIBUIU COM A SISPREV,E POR CAUSA DE 3 MESES QUE ELA ESTAVA EM SALA DE AULA ELA CAIU PRA CATEGORIA “O” ,É JUSTO,E O TEMPO DA PROFESSORA ONDE FICA,TEM COMO MUDAR DE CATEGORIA?OBRIGADA

    Responder
    • 148. apeoesp  |  27/02/2010 às 15:18

      Prezada professora Sandra,
      Temos conseguido reverter muitos casos na justiça.
      Entretanto, o tempo de serviço não se perde.
      Procure o departamento jurídico.
      Bebel

      Responder
  • 149. jan  |  27/02/2010 às 13:21

    Prezados colegas… gostaria de registrar aqui a falta de uniao da classe…estou indignada ao ler tais comentários.Sou professora readaptada,cat.F aprovada no concurso…estou na rede a 20 anos e há 7 anos atras passei por graves problemas emocionais devido a problemas de educação dentro da educação o que ocasionou esse afastamento.O que sempre lutei em conseguir de meus alunos em primeiro lugar e ter e usar a educação ,pois só atraves dela consiguimos conviver em qual quer meio .Quando se tem educação se tem respeito e obviamente lealdade….meus ultimos anos em sala de aula fui demasiadamente frustante…sou professora de artes e amo minha matéria,organizava planos de aula,pastas de trabalho,etc…entrava na sala de aula e tinha aluno que sequer abria a mochila para tirar o material e isso me afetava profundamente,mesmo afastada convivo com alunos e sei o quanto esta sendo dificil o respeito do aluno ao professor …e fica aqui a minha reflexão : se um colega de trabalho agride de forma natural verbamente ao outro,como pedir para que o aluno respeite o professor???como mudar a educação se não se avalia a bagagem que esse professor traz de sua casa???com certeza em muitas penitenciarias tem pessoas extramente inteligentes que sem sombra de duvidas passariam em primeiro lugar em qualquer concursos,traçam planos e metas sem sequer terem primeiro grau com tamanha perfeição…mas que não aprederam a ser cidadão e desviaram sua “inteligencia”…excluindo-se da sociedade….então passar em concursos é gratificante ao professor??? com certeza e sem sombras de dúvidas é sim….mas isso ainda não é mais importante que formar cidadão, penso que isso seja mais gratificante pois para mim é ai que encaixa o dom de ser professor, o dom do professor e o orgulho é colocar aquele cidadão humilde que chega sem visão de futuro e que é transformado para viver numa socidade ultrapassando as linhas de preconceitos….e nós só consiguimos isto quando temos conciencia de que precisamos viver numa sociedade justa e igualitária…dificil né???mas é nosso papel nem tanto como professor mas como individuo e quando falta esse respeito é nosso papel lutar, mesmo que tenhamos só o tempo a nosso favor…em muitas situações acredito que viver é melhor que sonhar….mas existem aqueles que acreditam que dormindo é que se consegue ser feliz….então,colegas a hora é essa… greve não é confronto é a consciencia de que se luta por que se tem um ideal…uma proposta de justiça e lealdade …

    Responder
  • 150. jan  |  27/02/2010 às 13:40

    Em tempo….que Apeoesp em geral continue sendo coberta com o manto da sabedoria e olhando e lutando pela classe….para mim esse sindicato é confiavel e com muita visão de solidaridade,de respeito e acima de td de lealdade e em hipotese alguma se esforçaria em prejudicar de forma injusta a quem quer que fosse.

    Responder
  • 151. Salete "Araraquara S.Paulo.  |  27/02/2010 às 14:03

    Célia è muita Humilhação, mesmo!!!!!!! Mas isto tudo quem provoca é o Senhor governador Serrrrrra, que serrou tudo de bom entre os professores…Também passei no concurso de 2005 Pra saber: na avaliação escrita consegui 17,5 pontos. Mas, muitos concorrentes, nosso Estado é muito grande. Não fui chamada …só classificada…..Passei também nas tais provinhas dos ACTS 2008 e agora 2009. Mas, mesmo assim sou classifica como categoria O. Dizem que raio não cai duas vezes em uma só pessoa ….Cai sim. Tenho 19 anos de Estado, precisamente na função F Permanente…E por não estar com vínculo no dia 2 de junho de 2007 virei L, mesmo sendo recontratada no dia 5 de junho de 2007…Logo então, a escola em que eu mantinha vínculo municipalizou nos dia em que o senhor Serra assinava a lei 1093, aquuueeeeelaaaa lei que me transforma em CATEGORIA O……….. Por isso, pense bem ,,,quem está acabando com nossa profissão? E jogando profissionais da educação, uns contra os outros? Pois somos constitucionalmente iguais …..Fizemos faculdade e tudo que era preciso….Agora aparece quem não quer nada com nada, nem olha nosso passado profissional e joga tudo fora ……VAMOS REVERTER ISSO!!!!! COM AJUDA DE TODOS! Beijussss minhas cara colegas …. Tudo de bom pra você, BEBEL. Responder

    Responder
    • 152. apeoesp  |  27/02/2010 às 15:16

      Obrigada, professora Salete.
      Quanto ao seu caso, procure o departamento jurídico. Temos conseguido reverter muitos casos na justiça.
      Bebel

      Responder
  • 153. Paulo  |  27/02/2010 às 14:20

    E como fica a situação das atribuições de aulas.Pois na Diretoria de Araraquara terça feira vai ser atribuidas aulas não respeitando as devidas categorias.Categoria L e Candidatos a contratação antes da categoria F..Como vai ficar isso…

    Responder
    • 154. apeoesp  |  27/02/2010 às 15:22

      Prezado professor,
      Por enquanto, nossa liminar está suspensa. o professor categoria O que obteve a pontuação na prova e candidatos ao ingresso na mesma situação estão na primeira lista; escolhem primeiro.
      Bebel

      Responder
  • 155. adriana  |  27/02/2010 às 14:33

    prezada Bebel!!!
    não posso deixar passar em branco a minha indignação com esse GOVERNO é ridículo o que aconteceu em minha DE ( interior)
    professores em exercício mesmo assim estudaram muiiiito… são de categoria F e passarm em uma boa classificação mas… como tiveram que escolher 1º pois essa bendita atribição COMPULSÓRIA E CASSES CONGELADAS pegaram aula a 200km de casa . Sabe o que significa isso em cidade do interior???
    E mais!! agora professores que passarm atrás na calssificação vão pegar aula na própria cidade ou SE DERAM MELHOR NÉ??
    NÃO CONSIGO CONCORDAR COM ISSO TEM VÁRIOS ACASOS ACONTECENDO E PROF. BONS DE 20 ANOS NO MAGISTÉRIO NESSA SITUAÇÃO
    POR FAVOR ME DE UM ESCALRECIMENTO??
    OBS: AHHH!! E TEM MAIS ..ELES NÃO PODEM TROCAR POR AULAS QUE IRÃO ACONTECER EM BREVE ATRIBUIÇÃO…
    DESDE JÁ AGRADEÇO E QUE ESTE ASSUNTO SEJA DE GRANDE VALI

    Responder
    • 156. apeoesp  |  27/02/2010 às 15:25

      Prezada professora Adriana,
      Muitas pessoas que acreditam que o governo está certo e que a culpa pelos problemas da educação é dos professores se recusam a ver coisas como esta. São quase 16 anos de governos do PSDB e a atribuição de aulas é uma bagunça. Com milhares e milhares de professores temporários e regras injustas e confusas, a situação fica cada vez pior. Por istoa nossa luta é importante e é preciso uma grande mudança na educação do nosso estado.
      Bebel

      Responder
  • 157. Giomário Nunes Torres  |  27/02/2010 às 15:06

    Esta paralisação da Apeoesp inclui também a revogação da lei 1093?

    Esta lei é uma falta de respeito e consideração com os professores!

    Vamos todos a greve!

    Responder
    • 158. apeoesp  |  27/02/2010 às 15:13

      Prezado professor Giomário,
      inclui, sim.
      Bebel

      Responder
  • 159. maria  |  27/02/2010 às 16:56

    EU ACHO QUE PROFESSORES, NÃO PODEM SE TRATAR DESSA MANEIRA, POIS QUERENDO OU NÃO SOMOS UMA SÓ CATEGORIA……QUE CONVIVE COM UMA ESCOLA SUCATEADA,
    CHEIO DE ALUNOS SEM INTERESSE ALGUM POR NÓS E….O ….PIOR SEM RESPEITO….ALGUM POR TODA CATEGORIA.
    NÂO É UMA QUESTÃO DE FORMAÇÃO….A QUESTÃO É QUE O ALUNO NÃO RESPEITA O MAL FORMADO E O BEM FORMADO TAMBÉM….TÁ TODO EM UMA MESMA SITUAÇÃO ENTÃO SE TRATEM COM RESPEITO PELO MENOS , USE A ÉTICA PROFISSIONAL E NÃO O ACHISMO

    Responder
  • 160. Cristiano  |  27/02/2010 às 18:50

    De a César o que é de César.
    Todo povo tem o governo que merece.
    Se você professor(a) acha que essa luta não é sua, não entre, todos temos o livre arbítrio, agora se está na educação há tempos e conhece a nossa história, tem a obrigação de lutar junto.
    Não se compara uma evolução funcional com as arbitrariedades e injustiças impostas por esse governo que destrói a cidade a anos. Se a idéia é separar e as pessoas aceitam se separar, não se pode fazer nada a respeito agora espero que no futuro de tudo certo a essas pessoas e que seus sonhos, como os nossos sejam realizados com acima de tudo competência.
    Concordo que a qualificação dos professores de São Paulo não seja a ideal, mas também, pelo tempo que estou, desde que o governo colocava professores em sala só porque haviam se inscrito em qualquer faculdade (Governo Covas lembra?) e agora querem selecior os ditos melhores com autores que em sua maioria não são referencia nas outras UFs do Brasil.
    Eu vou lutar pela educação que possa mudar a cara de nosso país e que acredito que é diferente da proposta pelo Governo do PSDB, muita coisa tem de mudar mas não no caminho seguido por eles, quem quiser ir pra luta, conte comigo.
    P.S. passei na provinha idiota do Governo que tira dinheiro direcionado à Educação.

    Responder
  • 161. Gisele  |  27/02/2010 às 20:41

    Caros amigos,não devemos nos ofender com comentarários como da senhorita Marta,ou de quem quer que seja,pois uma hora,se não conseguirmos mudar isso,o governo acabará prejudicando novos e antigos.Hoje somos nós amanhã será eles (os novos),só que tenho confiança que nosso sindicato consiga mudar essa situação e aí os ditos novos serão beneficiados também e ficarão quietinhos.O que me deixa mais indignada é que tem tecnólogo,baixarel e alunos dando aulas no lugar de quem tem anos de sala de aula e se engana quem acha que começa e se aposenta sem mudar o pensamento, a maturidade em sala de aula só vem com o tempo.Nós que temos faculade de licenciatura para lecionar,ficamos anos aprendendo a didatica para sermos professores e pergunto se um tecnólogo ou baixarel tem a mesma “didática” para ensinar.O que todos nós temos que ver é que o governo faz a lógica de que “quando pior melhor”,coloca na tv propagando enganosa mostrando de como é maravilhosa a vida de um professor e todos caem sem saber a verdadeira realidade de um professor.Não temos aumento ha mais de anos, suportamos salas superlotadas,temos que lecionar em várias escolas e depois vem esses jovens de cabeça vazia, sem a preocupação e o desgaste de anos trabalhando assim e se acham o máximo por ter passado em uma prova que não condiz em nada com a realidade de sala de aula, eles não fizeram mais que abrigação deles de serem aprovados e nós deveríamos deixar de lado nossa responsabilidade com nossos alunos e termos estudado mais,devíamos faltar ao serviço para estudar.Muitos de nós nãotivemos tempo nem de ler alguma coisa ainda mais de estudar uma bibliografia tão extensa,sem deixar de lado nosso trabalho.Por isso sintam-se vencedores,pois se não passamos foi para cumprir com nosso dever de ensinar em primeiro lugar e mantenham a cabeça erguida,pois isso vai mudar com as eleiçõese espero que o próximo governante seja menos arbitrário.

    Responder
  • 162. Fátima  |  27/02/2010 às 22:37

    Marta você conseguiu passar na prova , que ótimo, parabéns.Agora por favor seja mais humilde, principalmente com seus colegas, o mundo dá muitas voltas, e sempre encontramos po aí, alguém que um dia citicamos e precisamos dele.

    Responder
  • 163. Liliane  |  28/02/2010 às 02:16

    Podem contar comigo para defender a nossa categoria, que acredito que não seja de produção, mas sim de FORMAÇÃO.
    Sendo assim, não teríamos que nos desdobrar para manter a nossa casa, como vejo todos os dias, professores cansados, estressados…, pois estão trabalhando 60 horas por semana.
    A verdade é cruel para todos, tantos os que passaram na prova, quanto os que não passaram, o salário está sendo uma ajuda de custo.

    Responder
  • 164. Adriana  |  28/02/2010 às 03:48

    Na minha opinião, estudante despolitizado que passou em provinha e está achando que ingressou em Harvard, na categoria L ou qquer que seja a letra, tem é que perder o emprego mesmo no ano que vem e ir lecionar em escola particular, que é onde os eleitores do Serra estão.
    Que venham novos professores, politizados, sem precisar de provinha pra mostrar seu valor, mas que demonstrem, como Paulo Freire, que educação é política sim, é abraçar uma causa que seja progressista e não o lixo fascista da sociedade, representado pelo PSDB e seus asseclas.
    Obrigada.

    Responder
  • 165. Priscila  |  28/02/2010 às 19:17

    Pessoal

    Não percam tempo respondendo essa tal Marta; ela não é e nem nunca foi professsora, não tem a menor noção do que é uma sala de aula,portanto ignorem-na.
    Vamos lutar por nossa categoria, pois nós sabemos quem somos.
    TODOS DIA 05/03 NA PRAÇA DA REPUBLICA BRIGAR PELOS NOSSOS DIREITO.

    ATÉ LÁ!!
    PRISCILA

    Responder
  • 166. veiu prof  |  28/02/2010 às 19:52

    essa tal de “marta” em minúsculo , em conformidade com sua postura e carater, não passa de “uma” assalariada dos psdemos para bagunçar com o coreto….dão bola prella não…é peda de tempo, deixem ela expelir suas bobagens….ela é tão profa como sou de médico…

    Responder
  • 167. Marcio Ferro  |  01/03/2010 às 01:45

    Sou professor há oito anos e ingressei como professor efetivo em 2005, ocupando dois cargos na rede. Sinceramente, estou cansado e, caso eu não veja uma melhor perspectiva, abandonarei os cargos, pois nesses oito anos, não vi nenhum avanço na escola pública paulista.
    Vejo a discussão e a polêmica provocada pela professora Marta e me decepciono. Não pela mesma manifestar suas opiniões e intenções de voto, mas por ver que a cada ano, ingressam pessoas com total descompromisso com a educação paulista.
    Ao mesmo tempo em que me decepciono, acho graça na situação. Sou TOTALMENTE CONTRÁRIO ao regime de “provas e promoções” imposto pelo governo. Até agora não encontrei ou não entendi a vantagem desta política educacional. Sou a favor de avaliações, desde que as mesmas sejam justas. Querem avaliar? Então deêm condições adequadas de trabalho, garantam segurança, verifiquem a quantas jornadas os professores tem que se submeter, quantos alunos estes professores encontram em sala, reajustem os salários, elaborem um VERDADEIRO plano de evolução e carreira. Após darem todas as condições para que professores possam desempenhar seu trabalho e para que os alunos possam REALMENTE aprender façam avaliações justas para verificar os avanços e auxiliar as escolas e profissionais que necessitem de apoio.
    Professora Marta, recente pesquisa da Fundação Victor Civita, mostra que somente 2% dos alunos do ensino médio tem interesse em se tornar professor. Esse índice chega próximo de zero quando levados em conta apenas os resultados das escolas particulares. E o pior, é que estes 2% que tem a intenção de cursar uma licenciatura, são representados pelos alunos com as piores notas. Ou seja, como diz o jornalista Gilberto Dimenstein (com o qual não concordo em muitas de suas opiniões, salvo esta) “Ser professor é a opção de quem não tem opção”. Você já reparou professora, que em quase 20 anos a educação paulista não avançou? Reparou que as faculdades, de uns 10 anos para cá, oferecem aulas obrigatórias de reforço de português e matemática em seus curriculos? Que a educação é a carreira menos atrativa para os jovens? Que estamos submetidos a condições totalmente insalubres e desumanas de trabalho? Acorde professora! Aproveite o próximo ano para pensar sobre sua situação e a situação de seus colegas. E digo colegas por que você não leciona sozinha! Você não representa a escola sozinha! Você, assim como eu e todos nós, não é capaz de garantir o sucesso educacional de seus alunos apenas com simpatia ou boa vontade! Tenha ao menos a dignidade e a ética de respeitar a situação e a luta de seus pares!
    Em oito anos de magistério sabe à quantas formaturas eu fui como professor? Uma. E foi a experiência mais vergonhosa e decepcionante de minha vida, pois ao entregar o canudo para um aluno formando do ensino médio que sabia somente assinar o próprio nome eu jurei que nunca mais participaria daquela celebração enquanto não visse uma turma que realmente tivesse condições de se formar. Não posso concordar com um sistema que permite com que um aluno analfabeto avance, ano após ano, até chegar ao nível de ingressar no ensino superior sabendo, apenas, assinar o próprio nome.
    Não culpo os alunos, mas o sistema como um todo. Concordo que realmente existam professores “encostados” e que as vezes uma renovação seja necessária. Mas não se iluda professora! O fato de ter sido aprovada em uma prova não lhe dá o direito de se colocar acima de ninguém! Como dizia um sábio professor que tive: “Prova não prova nada!”. O tempo também passará para você e, ao continuar na rede, também se acostumará a mesmice e o conhecimento “fresco” que você possui se esvairá, uma vez que não será colocado em prática. E aí, veremos se você será capaz de “passar” nas provas e continuar com sua soberba.
    Aproveite este ano para se acostumar. Acostume-se a não ter horário de almoço. Acostume-se a horas e horas de trabalho extra sem remuneração (afinal, as provas e trabalhos não se corrijem sozinhos!). Acostume-se a pagar taxas para tomarem conta de seu carro, para comprar água potável, para comprar café, para comprar “presentinhos” para os alunos. Acostume-se a ser desrespeitada por alunos e pais. Acostume-se a ser perseguida por divergência de opiniões com diretores e coordenadores. Acostume-se a ficar doente e não poder se tratar. Acostume-se a receber um salário menor do que o de um cobrador de ônibus (com todo respeito a nobre profissão). Acostume-se a ouvir a seguinte pergunta: “Você só da aula? Não trabalha?”. Acostume-se a viver a dura situação de um professor da rede estadual. Mas, se você não vier a se acostumar, venha conosco. Não somos rancorosos e, de braços dados, juntos, lutaremos por nossos direitos (não esmolas, pois não somos pedintes!) e por condições para que realmente possamos exercer nossa profissão com eficiência, dignidade e respeito!
    Um lembrete: não se iluda com os pais que você tanto defende, pois eles serão os primeiros a lhe julgar e agredi-la quando chamar a atenção de seu filho (afinal, a responsabilidade pela educação deles agora é sua!).
    Termino deixando um abraço à todos os meus companheiros. Mesmo com todas as dificuldades tenho orgulho em ser professor e de fazer parte desta categoria. Nesses oito estive junto com meus companheiros e não será desta vez que os abandonarei!
    DIA 05/03 É O NOSSO DIA “D”! ACORDEM PROFESSORES! VAMOS A LUTA COM ESPERANÇA E SEM MEDO!

    Responder
  • 168. marilene  |  01/03/2010 às 07:01

    educadores,agora e a hora pra todos pararem, trabalhamos em sla de aula sempre falando com os alunos sobre respeito sendo que nós educadores fomos desrespeitado de uma forma violenta por aqueles que estão sentados em seus gabinetes com ar condicionados e nem sonham nossas realidades em sla de aula.facil ficar em um gabinete assinando papeisque ne m sabe o reflexo que tera na vidas dos outros e no caso somos nós vamos a luta PARAR NO MOMENTO E O NOSSO CAMINHO

    Responder
  • 169. ELOQUIZA  |  01/03/2010 às 12:28

    MARTA!!!!!!!!!!!VC É PÍOR QUE O MARCELO DOURADO. ESPERO VOCÊ SEXTA-FEIRA, DE VESTIDO ROSA CHOQUE RIRIRIRIRIRIRI….
    VC SE FORMOU NA UNISERRABANDO…..RRIRIRIRIRIRIRIRIRII………..VC ESTA PRONTA PRA TRABALHAR NO BBB11?POUSAR EM REVISTA PORNÔ? PASSA LONGE DE SER UMA PROFESSORA.SUAS PIADAS SÃO ÓTIMAS…RIRIRRIIRIRI….. ATÉ SEXTA. SE FORMOS DEZ MULTIPLIQUE POR MIL, É O QUE VALE CADA UM DE NÓS QUE LUTA POR UMA CARREIRA DIGNA

    Responder
  • 170. Tadeu  |  01/03/2010 às 13:00

    Gostaria que alguém me respondesse por favor:

    Se eu passar nesse concurso do Estado, em que horário irei fazer o curso na escola de professores ? Se eu ficar com os horários da manhã , tarde e da noite, como farei esse curso?

    Obrigado

    Responder
    • 171. apeoesp  |  02/03/2010 às 03:40

      Prezado professor Tadeu,
      Também temos feito este questionamento à Secretaria da Educação, mas não obtivemos resposta.
      Bebel

      Responder
  • 172. MARCIO  |  01/03/2010 às 13:01

    Prezados colegas, pelo que posso obsrevar o governo está conseguindo o que queria, dividindo a categoria e colocando colegas contra colegas . É preciso neste momento a união de todos, seja qual for a categoria A, F, L, O, em fim essa briga não pade ser entre nós..

    Responder
  • 173. ELOQUIZA  |  01/03/2010 às 13:53

    PARABÉNS!!! BEBEL NÓS ESTAMOS COM VOCÊ. SERRA É ANTIECOLÓGICO (SERRA, SERRA, SERRA DÔ….PRO SERRA MEU VOTO NÃO DO).MARTA!!!!!!!! MARTA!!!!!!!! SEU DIA VAI CHEGAR………E PARA APEOESP VOCÊ VAI SE VOLTAR…….PODE TER CERTEZA NÓS ESTAREMOS LA TE ESPERANDO DE BRAÇOS ABERTO. VOCÊ É UMA MENINA MUITO LEVADA, NÃO SABE NADA DA VIDA. VAMOS TE AGUARDAR.SEMPRE COM A BEBEL VAMOS ESTAR………O MAIOR ERRO DO GOVERNO BRASILEIRO FOI TER ANESTIADO ESTE SERRA QUE ESTAVA BANIDO DE NOSSO CONVIVIO….

    Responder
  • 174. Salete  |  01/03/2010 às 14:34

    Professores e professoras do Estado de São Paulo :, Ofas F,L,O,Estagiário , Eventuais , Efetivos ,Coordenadores, ..Enfim Vamos todos na luta pela melhoria de Salários e condições reais de trabalho…….Chega de propaganda enganosa dos nossos governantes ….Já passaram muitos políticos durante minha vida profissional …Desde 1988 .. Imaginem só ,se não houvessem as lutas ….mesmo sendo as de greves …Será que poderia exiistir algum mestre ,dando aulas na faculdade de nossos filhos, ?ou algum vestigio de professores como nós!!!?!!!!!Que ainda vamos resistir e existir … TODOS LÁ DIA 5 …pARA REVOGAÇÃO DAS COISINHAS MALDITAS E MALFEITAS, COnTRA PROFISSIONAS COMPETENTES….sou professora e não mal casada ….como dizia um político mal informado……..beijos a todos os colegas ……PS AH ! !também estou na lista dos concursados de Diretores /2007 Obrigada pela atenção……

    Responder
  • 175. ELOQUIZA  |  01/03/2010 às 15:01

    PARABÉNS BEBEL!!!!!!!!!!!!!
    TODOS PROFESSORES TEM ORGULHO DA APEOESP.

    “SERRA, SERRA, SERRA DÔ…
    O MEU VOTO PRO SERRA EU NÃO DÔ”

    OBRIGADA POR LUTAR POR NÓS…….

    JA DEMOS MUITO ESPAÇO PARA A MARTA.

    ELA TEM MUITO QUE APRENDER.

    Responder
  • 176. SARUTAIA  |  01/03/2010 às 15:06

    PSDB …….. É

    PARTIDO SEM SALARIO DO BRASIL
    ´´´´´´´´´ SEM EDUCAÇAO´´´´´´´´´´´
    ´´´´´´´´´´´´ SEM SEGURANÇA´´´´´´´´
    ´´´´´´´´´´´´ SEM SAUDE ´´´´´´´´´´´´´´´
    ´´´´´´´´´´´´´SEM ESTRADAS ´´´´´´´´
    ´´´´´´´´´´´SEM VERGONHA´´´´´´´´´

    BOM A DITADURA VOLTOU E COM ELA O ESTADO DE SAO PAULO ESTA A TODO O VAPOR COM A CARTILHA NZ DE UM DITADOR SEM MORAL QUE COLOCA O ESTADO DEBIXO DO TAPETE VERMELHO DA VERGONHA DA FALTA DE ETICA QUE VENDE A NOSSA CAIXA UM BEM MAIOR DO ESTADO PARA O BANCO DO BRASIL E QUE COLOCA AS ESTRADAS CHEIAS DE PEDAGIOS A QUE NAO TEM TA CHEIA DE BURACO , BOM NESSE CAMINHO NAO É SÓ OS PROFESSORES QUE SOFREM — CAMINHONEIROS , EMPRESA DE ONIBUS ,PEQUENOS PRODUTORES RURAIS QUE DEPENDE DE ESTRADAS.
    OBS…….. VENEZUELA É AQUI NO ESTADO DE SAO PAULO FORA PSDB CHEGA BASTA !!!!

    Responder
  • 177. ELOQUIZA  |  01/03/2010 às 15:35

    MARTA !!!!!!!!!!!!! VAMOS CANTAR NUMA SÓ VOZ

    CHEGA DE ALUGUEL…..CHEGA DE BLA, BLA, BLA…….
    É GRÉVE, É GREVE, É GREVE JÁ………..

    DIA 05 ESTAREMOS LA
    NA PRAÇA DA REPÚBLICA

    Responder
  • 178. Wilians  |  01/03/2010 às 17:15

    Pessoal, estarei lá dia 05 com certeza!

    Não podemos ficar parados, e mais, devemos começar a nos mobilizar desde já, buscando convencer o maior número de professores e pessoas a comparecerem…seja no boca a boca, pela internet…

    Vamos dar um basta nisso!!!

    Responder
  • 179. Richy de Paula  |  01/03/2010 às 19:53

    Estou horrorizada com os comentários feitos pela Marta.

    Responder
  • 180. Moisés dos Santos Ferreira  |  01/03/2010 às 20:39

    Eu sou da categoria L e estou na luta com a apeoesp, não somente por causa dessas idiotice que teve desse Governo que quer massacrar os professores, graças a Deus temos um sindicato que luta pelos professores até mesmo que conseguiu que a cada quatro anos fossem realizados concursos para acabar com essa anomalia que existe no nosso estado de São Paulo mais de 100 mil Professores temporários, saiba querida Professora Bebel e todos do sindicato que estou com vocês pois eu apesar de não ser partidário de nenhum partido sou contra o PSDB desde quando era aluno pois é ridiculo essa questão da Progressão Continuada que empurra os alunos para a oitava série sem saberem absolutamente nada, sou a favor da minha profissão e do aprendizado dos meus alunos e quero vê los bem, por isso sou contra esse partido de autoritários e composto de pessoas desinteressadas com a educação.

    Responder
  • 181. Moisés dos Santos Ferreira  |  01/03/2010 às 20:56

    Eu sou contra esse Governo do PSDB em razão dessas idiotices que tem acontecido e sou contra o PSDB por causa da Progressão Continuada que empurra os alunos para a oitava série sem estarem preparados para isso, como podem exigir professores preparados se a educação é defasada por causa da progressão continuada, com certeza eu acredito que tem que ter professores preparados mais em nivel de concurso ou seja ter mais professores efetivos na rede escolar e acabar com essa anomalia que existe mais de 100 mil professores temporários na rede escolar, ao contrário disso o que o Governo anuncia na Secretaria da Educação é que esse ano tem Professores supostamente preparados sem ser efetivos? e a bendita lei da Progressão Continuada existir não acredito que o PSDB podem melhorar a educação com provão e sim com concurso e anulação da Progressão Continuada, mas o PSDB melhorar a educação? parece brincadeira para esse partido que não estão interessados na educação!

    Responder
  • 182. MIRIAM  |  02/03/2010 às 00:02

    GOSTARIA DE SABER UMA COISA PRESIDENTA BEBEL, NÃO PASSEI ESSE ANO NA PROVA SOU SA CATEGORIA F E ESTOU NO ESTADO HÁ 16 ANOS E EM 2004 EU PASSEI NOS DOIS CONCURSOS DA MINHA ÁREA DE CIÊNCIAS E EM BIOLOGIA E NÃO FUI CHAMADA ISSO AGORA NÃO VALE MAIS NADA?

    Responder
    • 183. apeoesp  |  02/03/2010 às 03:34

      Prezada professora Miriam,
      Infelizmente, não.
      Bebel

      Responder
  • 184. David  |  02/03/2010 às 01:21

    A questão que não foi levantada aqui não é da justiça ou não da prova ou do mérito/demérito dos professores aprovados/reprovados. A questão é mais ampla. Desde sempre, o governo não investiu nos professores, sejam efetivos ou ofas. Nos últimos anos, sempre que precisou, convocou os ofas para ministrarem as aulas, sem realizar concurso público. Esses professores convivem, há muito tempo, com uma situação profissional no mínimo inusitada: não tem estabilidade, como os servidores públicos, nem são resguardados pela CLT, como os que labutam na iniciativa privada. Na prática, são trabalhadores informais a serviço do Estado! É mole? O próprio Estado se encarrega de deixá-los na informalidade. O correto, ao meu ver, seria a realização de concurso público para o provimento de todos os cargos ociosos. O professor não-efetivo que não conseguisse aprovação, que fosse contratado pela CLT, ou algo do tipo. Da forma como a lei esta, hj em dia, nenhum direito trabalhista é respeitado. Se a secretaria de educação não quer mais que professores reprovados em suas provas lecionem, que pague o equivalente ao que um trabalhador da iniciativa privada receberia de FGTS. Isso nunca vai acontecer, justamente pq o governo não pode dsipensar, de uma só vez, todos os ofas. Ao invés disso, utiliza a mão-de-obra nova e barata que surge todos os anos, como os estudantes, e perpetua esse verdadeiro crime trabalhista. Quem, hj, é a favor da prova, continua sem nenhum direito. Quem realmente acha que faz um bom trabalho e presta um grande serviço aos alunos e, portanto, mereceria ficar à frente dos tais “dinos”, que se junte à luta por concurso público e valorização profissional ou, em alguns anos, começará a desenvolver escamas…

    Professor Márcio Ferro, brilhante análise!

    Abraços!

    Responder
    • 185. Márcio Ferro  |  08/03/2010 às 03:21

      Caro Professor David,

      Agradeço e retribuo o elogio. Li seu comentário e achei muito apropriado, principalmente no que diz respeito à informalidade do trabalho docente.

      Um abraço,

      Prof. Márcio Ferro

      Responder
  • 186. Patricia Souza  |  02/03/2010 às 03:51

    É imperdoável que se perca nosso precioso tempo, com discussões dispendiosas. Nada disto nos levará a lugar nenhum, infelizmente,alguns desses míseros 10%, que passaram em uma prova,”eu disse 10%” apenas, nunca entenderão a importância de ensinar uma pessoa na 5ªsérie, 8ªsérie, talvez 2ºano à aprender a ler, escrever, somar,subtrair, pois é isto que temos que enfrentar em nosso dia-a-dia e garanto que não sobra tempo para competir por isso ou aquilo.Sem falar das inclusões,onde somos obrigados a trabalhar sem preparo algum e muitas vezes sem “vocação” com alunos com múltiplas deficiências, que deveriam por direito ter todo o aparato q a LEI lhes garante, pois não são apenas números e sim seres humanos muito especiais,verdadeiros anjos, que o governo insiste em tratar como meros números, q só se lembra em destinar verbas para entidades como as APAES (geralmente abandonadas, que vivem de doações), na época de campanha.Isto sim deveria preocupar! Todo professor entende o processo educacional, sabe que a avaliação não é a melhor maneira de se testar conhecimentos, nunca foi e nunca será, todos conhecemos casos de pessoas que passam em concursos “colando”, que maravilha, esses sim são BONS! A EDUCAÇÃO senhores, há muito deixou de ser prioridade para alguns governantes,precisamos de “ANALFABETOS FUNCIONAIS”, escrevem o nome? ÓTIMO! Esta é a meta! E ainda temos que presenciar, aqueles que estão “achando”que entraram neste sistema, que estamos tentando salvar do total naufrágio, disputando “APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO”???PRIMEIRO ENTREM DENTRO DE SALAS DE AULA COM 50,60 ALUNOS, SEM VENTILAÇÃO, SEM MATERIAL “ADEQUADO”, (pois que eu saiba nenhum professor da ativa, foi consultado, para o preparo dos tais “cadernos”), SEM SALA DE INFORMÁTICA “ATIVADA”, SEM BIBLIOTECAS ADEQUADAS, SALAS DE LEITURA, MERENDA( pois o ensino médio não tem direito, mas acho que isso não é importante… meu aluno cansado com fome tem que “RENDER”) FORA O MOBILIÁRIO, A DISTÂNCIA DAS UEs,OS HORÁRIOS TUMULTUADOS E UMA SÉRIE DE “COISINHAS” QUE NÓS DINOS CONHECEMOS BEM! MARTAS, MARIAS, JOSÉS, ESTUDEM E TENTEM ENTENDER DE “LEIS”, NINGUÉM É CONTRA O NOVO, MAS SIM CONTRA O “ILEGAL”. SE PASSARAM, SABEM QUE ALGUNS DE VOCÊS, ESTÃO ILEGALMENTE DIZENDO TRABALHAR, ISSO QUANDO NÃO NOS PERGUNTAM QUAL A “MATÉRIA A DAR “, QUE “ORGULHO”, OS “DINOS”(grande parte deles) SABEM!!!!!!!

    Responder
  • 187. Ana  |  02/03/2010 às 04:15

    Marta
    Quem é vc para julgar quem não passou na prova? Abaixe um pouco o seu nariz, vc não tem na sua categoria direito a nada, além de trabalhar um ano sim e outro não…
    Com esta sua arrogância vc não vai chegar a lugar algum. Se vc chegar assim em muitas salas de aula que eu conheço, alguns alunos vão te bater dentro da sala de aula!
    Respeite seus colegas de profissão, pare de dar respostinhas, hj são eles desempregados, amanhã poderá ser vc.
    Ao invés de humilhar quem não passou, agradeça a Deus pelas aulas que conquistou e dê palavras de incentivo para quem não passou, existem muitos professores-pais e mães de família, passando por necessidades, devido a esta situação. E criticando vc náo vai ajudar em nada, além de ganhar muitos inimigos na sua escola.
    E por fim, menina, cresça para depois querer aparecer!!!!!

    Responder
  • 188. ELOQUIZA  |  02/03/2010 às 12:54

    Parabéns! Bebel por este espaço . onde podemos tirar duvidas ,acompanhar os nossos movimentos e nos mantermos informados. Pena que muitos professores ainda não fazem uso deste veiculo. Porem dizem que muitas vezes os presidentes das instituiçoes não sabem como funciona o atendimento. Veja: contato, fale conosco ainda não está atingindo os professores que procuram. afrem nossos email mas não se dão ao trabalho de responder. Muitas vezes nos perguntamos nas subsedes e eles nos infornam como os representantes pensam ser, dai se recorre a central e não temos respostas, ou seja lemos uma mensagem (seu email foi aberto , isso não significa que será atendido, ou respondido.)

    Responder
    • 189. apeoesp  |  02/03/2010 às 15:07

      Obrigada, professora Eloquiza.
      Sua informação é importante. Vamos procurar melhorar o atendimento aos associados.
      Bebel

      Responder
  • 190. MARCIO  |  03/03/2010 às 02:32

    PAREM DE DAR ATENÇÃO A ESTA SRA. MARTA, POIS DEVE SER UMA INFILTRAÇÃO DESTE GOVERNO, NÃO SEJAMOS INGÊNUOS A PONTO DESTA RIDÍCULA, QUE NEM CHEGOU E JÁ ACHA QUE SABE O MELHOR DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA EDUCACIONAL. DEIXAMOS QUE PASSEM 18 ANOS COMO EFETIVA E ELA VERÁ QUE SOZIINHA NÃO CONSEGUIRÁ NEM SE QUER PAGAR SUAS CONTAS COM PSIQUIATRIA, VISTO QUE APOSTAR NESTE GOVERNO SÓ PODE SER IDIOTA OU DOIDA.
    AGRADEÇO A TODOS QUE LUTAM POR QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E POLÍTICA ESPECIALMENTE EM NOSSO ESTADO.

    Responder
  • 191. Carlos Magno  |  03/03/2010 às 22:27

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a Bebel , e dizer que estamos juntos nessa luta.Digam SIM á paralização!! Sou professor formado e faz 10 anos que leciono, e é lamentável ver pessoas que tentam “dividir” nossa categoria. Recentemente me filiei a Apeoesp e estou muito contente de ver o empenho com que lutam pelos nossos direitos. Muitos professores que não passaram nessa prova são competentes sim para lecionar, e não é hora de ficarmos discutindo se passou ou não passou na prova, e sim lutarmos JUNTOS por melhores salários e melhores condiçoes dentro da sala de aula. Esse governo que ai está é um tirano, infringe as leis, violenta a LDB, agride a honra do professor, humilha a categoria e por isso vamos dar troco e o que ele merece no dia das eleições e também para aqueles deputados que votaram naquela madrugada aprovando as LCs. FORA SERRA, FORA PSDB !!!!!! SIM A GREVE!!!! PROFESSORES DE TODO O ESTADO, UNI-VO NOS!!!! PARABÉNS A APEOESP”!!!!

    Responder
    • 192. apeoesp  |  04/03/2010 às 01:51

      Obrigada, professor Magno.
      A luta é de todos e todas nós.
      Bebel

      Responder
  • 193. ana luiza  |  04/03/2010 às 00:43

    Oi BEBEL tudo bem sou da DE de MOGI MIRIM houve atribuiçao no dia 03/03/ 2010, onde os mesmos foram atribuido aulas para alunos que passaram na prova sendo que nos da categoria F ficamos apos eles, sendo que apresentamos a lei ao supervisor mas mesmo assim ele continou a atribuir para alunos.Havia representante do SINDICATO,ele comunicou pelo microfone da propria atruibuiçao lendo a lei mas mesmo assim o supervisor continou a atruiçao desrespeito a categoria F QUE NAO PASSOU NA PROVA.,gostariamos de sua atençao desde ja agradeço esperndo o que nos orienta a fazer.

    Responder
    • 194. apeoesp  |  04/03/2010 às 01:57

      Prezada professora Ana Luiza,
      Por favor, procure o departamento jurídico para ajuizamento de ação.
      Bebel

      Responder
  • 195. luiz  |  05/03/2010 às 01:49

    está na hora dos ofas pararem de reclamar e aprenderem a estudar para não denegrirem a boa reputação da educação paulista

    Responder
  • 196. Mauro Sergio  |  09/03/2010 às 04:07

    Marta. eu ja fui iniciante um dia tambem, estou a 4 anos no magisterio lecionando, nao passei na prova e nem por isso me julgo menos capaz de lecionar do que um professor que conseguiu passar na prova! Nao é uma prova que julga se vc tem capacidade ou nao, o que julga sua capacidade é aquilo que vc consegue passar pra uma sala de aula, o que conseguem aprender! Eu torço pra que vc se de muito bem nessa sua nova profissao, assim como torço pra todos, pois nao existe nada mais digno do que lecionar, passar conhecimento! So acho que vc foi extremamente infeliz em seus comentarios com os demais, ate por que aqui ninguem começou por cima, muitos aqui ja comeram muita grama, ja ralaram muito pra chegar onde estao, e pode ter certeza que vc vai ralar tambem! Nao sao as suas 33 aulas que te farao melhor que os outros e sim a sua simpatia e sua humildade , principalmente! Pense que no proximo ano vc tera que lutar pra conseguir aulas novamente, e se vc nao conseguir, sera pior que os outros??? Creio eu que nao! Entao por favor, menos, bem menos, desça do salto um poko e experimente pisar no chao! Moro no interior, fui nascido e criado aqui, e como dizia o pessoal mais antigo que mora no sitio, “pau que bate em Chico, bate em Francisco”!
    Quanto a sua opçao de voto, vc tem todo direito em escolher quem vc quiser!
    E quanto ao pessoal mais antigo de magisterio que vc citou como “Dino”, apenas respeite um poko mais pra futuramente vc ter o respeito que merece ter!
    Ate por que quando começei, tambem tinha os Dinos que pegavam aula, nao sobrava nada, as vezes nem botava o nariz dentro da sala de atribuiçao, as vezes nem chegava e ja tinha que ir embora pois as aulas ja tinham acabado, mas nem por isso deixei de trata-los com educaçao e com os respeitos que merecem, pois se sao Dinos, pode te certeza que lutaram pra chegar nesse estagio!!
    Grande abraço e sucesso na sua nova carreira!!
    bem-vinda ao magisterio!!!

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Mensagem da Presidenta da APEOESP às professoras

Clique no play para ouvir.

Blog Stats

  • 5.494.255 hits

Comentários

Daniel Amolin Pinhei… em REUNIÕES TÉCNICAS ENTRE A APEO…
Maria Imaculada Teix… em